Lição 10. 07 de Setembro de 2.014
O Perigo da Busca pela Autorrealização Humana.
TEXTO ÁUREO
"Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará"
Tiago 4.10.
Verdade Prática
A
realização humana, à parte de Deus, é impossível de acontecer, pois a criatura
não pode viver longe do Criador.
Hinos sugeridos:
60, 77, 201.
Leitura Diária
Segunda - ( Jó
30:15 - Sobrevieram-me
pavores; como vento perseguem a minha honra, e como nuvem passou a minha
felicidade. )
A felicidade passageira.
Terça – (
Colossenses 2:20 - Se,
pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos
carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: )
(
Colossenses 2:21 - Não
toques, não proves, não manuseies? )
(
Colossenses 2:22 - As
quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos
homens;)
(
Colossenses 2:23 - As
quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária,
humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a
satisfação da carne. )
A frustração advinda dos
preceitos humanos.
Quarta
– ( II Timóteo 3:1 - SABE, porém, isto:
que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. )
( II
Timóteo 3:2 - Porque
haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos,
blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, )
( II
Timóteo 3:3 - Sem
afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor
para com os bons, )
( II
Timóteo 3:4 - Traidores,
obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, )
( II
Timóteo 3:5 - Tendo
aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. )
A dissimulação humana.
Quinta – ( Lucas 12:13 - E disse-lhe um da
multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança. )
( Lucas 12:14 - Mas ele lhe disse:
Homem, quem me pôs a mim por juiz ou repartidor entre vós? )
( Lucas 12:15 - E disse-lhes:
Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste
na abundância do que possui. )
( Lucas 12:16 - E propôs-lhe uma
parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; )
( Lucas 12:17 - E ele arrazoava
consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. )
( Lucas 12:18 - E disse: Farei
isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali
recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; )
( Lucas 12:19 - E direi a minha alma:
Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e
folga. )
( Lucas 12:20 - Mas Deus lhe disse:
Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem
será? )
( Lucas 12:21 - Assim é aquele que
para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus. )
A insensatez do materialista.
Sexta – ( I
Timóteo 6:17 - Manda
aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na
incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas
para delas gozarmos; )
A esperança na incerteza
das riquezas.
Sábado – ( Apocalipse
3:17 - Como
dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és
um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; )
A tragédia da
autoconfiança humana.
Estatística
desta lição
INTRODUÇÃO
I – A origem dos conflitos e das discórdias ( Tiago 4:1 - DE onde vêm as
guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos
deleites, que nos vossos membros guerreiam?)
( Tiago 4:2 - Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis
alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. )
( Tiago 4:3 - Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em
vossos deleites. )
1. Que sentimentos
são esses?
2. A origem dos males
( Tiago 4:2 - Cobiçais, e nada tendes;
matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada
tendes, porque não pedis.)
3. O porquê de não
recebermos bênçãos ( Tiago 1:3 - Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. )
II – A busca egoísta ( Tiago
4:4 - Adúlteros
e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus?
Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. )
( Tiago 4:5 - Ou cuidais vós que em
vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes? )
1. Adúlteros e amigos
do sistema mundano ( Tiago 4:4 - Adúlteros e
adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus?
Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. )
2. “Inimigos de Deus.”
3. O Espirito tem
“Ciumes” ( Tiago 4:5 - Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que
em nós habita tem ciúmes? )
III – A busca da autorrealização ( Tiago 4:6 - Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos
soberbos, mas dá graça aos humildes. )
( Tiago 4:7 - Sujeitai-vos, pois, a
Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. )
( Tiago 4:8 - Chegai-vos a Deus, e
ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo,
purificai os corações. )
( Tiago 4:9 - Senti as vossas
misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso
gozo em tristeza. )
( Tiago 4:10 - Humilhai-vos perante
o Senhor, e ele vos exaltará. )
1. Humilhando-se
perante Deus (Tiago 4:6 - Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos
soberbos, mas dá graça aos humildes. )
( Tiago 4:7 - Sujeitai-vos, pois, a
Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. )
2. Convertendo a
soberba em humildade ( Tiago 4:8 - Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos,
pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.)
( Tiago 4:9 - Senti as vossas
misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso
gozo em tristeza. )
3. “Humilhai-vos
perante o Senhor” ( Tiago 4:10 - Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. )
Conclusão.
Auxílio Bibliográfico I.
Subsidio Teológico.
Guerras e porfias
Auxílio Bibliográfico II.
Subsidio Bibliológico.
Leitura bíblica em
classe.
Tiago 4. 1 – 10.
(
Tiago 4:1 - DE onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm
disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? )
(
Tiago 4:2 - Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis
alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. )
(
Tiago 4:3 - Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos
deleites.)
(
Tiago 4:4 - Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é
inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo
constitui-se inimigo de Deus. )
(
Tiago 4:5 - Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós
habita tem ciúmes? )
(
Tiago 4:6 - Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos,
mas dá graça aos humildes. )
(
Tiago 4:7 - Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
)
(
Tiago 4:8 - Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos,
pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. )
(
Tiago 4:9 - Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso
riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. )
(
Tiago 4:10 - Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. )
Interação:
Todo se Humano almeja se realizar
profissionalmente, no ministério, em família e nas diversas áreas da vida.
Esta busca é normal e legitima.
Ela faz com que venhamos a trabalhar, estudar,
casar ter filhos, nos leva a correr em busca dos nossos sonhos e projetos.
Todavia, a realização pessoal se torna pecado
quando ela é colocada acima de Deus.
A Palavra de Deus é bem clara quanto a isso: ( Mateus
6:33 - Mas, buscai
primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão
acrescentadas. ).
Deus deseja que venhamos ter uma vida abundante, de
realizações, mas não podemos deixar de levar e apresentar a Ele todos os nossos
projetos.
Se nossos alvos são alcançados, não é por
merecimento próprio, mas porque Deus assim permitiu pela sua graça e bondade
infinitas.
Não seja arrogante ou autossuficiente, mas se
humilhe perante o Senhor e Ele o exaltará.
Objetivos
Após
esta aula o aluno deverá estar apto a:
·
Analisar qual é a origem dos conflitos e discórdias na vida
do crente e da igreja.
·
Mostrar que o crente não pode flertar com o sistema do
mundo.
·
Compreender que a autorrealização não pode vir em primeiro
lugar em nossas vidas.
Orientação
pedagógica:
Professor, para
iniciar o primeiro tópico da lição, escreva no quadro a primeira parte do
versículo um do capitulo quatro de Tiago: ( Donde
vêm as guerras e pelejas entre vós? ).
Peça que os alunos discutam e respondam esta
indagação.
Em seguida explique que as disputas entre os
crentes são sempre prejudiciais.
Nestas contendas não existem vencedores.
Toda a igreja sofre, pois em geral as discussões e
disputas são resultado de desejos egoístas e perversos.
Explique que a cura para os desejos egoístas e
malignos é a humildade.
Encerre lendo com os alunos ( I Pedro 5:5 - Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos
anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade,
porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. )
( I Pedro 5:6
- Humilhai-vos, pois, debaixo da
potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; )
Introdução
Realização
profissional, pessoal e o desejo de uma melhor qualidade de vida são anseios
legítimos do ser humano.
Entretanto, o
problema existe quando esse anseio torna-se uma obsessão, um desejo cego,
colocando o Senhor nosso Deus à margem da vida para eleger um ídolo: o sonho
pessoal.
Ao concluirmos o
estudo dessa semana veremos que não se pode abrir mão de Deus para
realizarmos os nossos sonhos, pois os dEle devem estar em primeiro lugar!
Palavra-chave
Autorre alização:
Ato
ou efeito de realizar a si próprio.
I – A origem dos conflitos e das discórdias ( Tiago 4:1 - DE onde vêm as
guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos
deleites, que nos vossos membros guerreiam?)
( Tiago 4:2 - Cobiçais, e nada
tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e
guerreais, e nada tendes, porque não pedis.
)
( Tiago 4:3 - Pedis, e não
recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. )
1 – Que sentimentos são esses?
Tiago abre o capítulo 4 perguntando: "Donde vêm as
guerras e pelejas entre vós?".
Em seguida, responde retoricamente: "Porventura, não vêm
disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?"
(v.1).
Aqui, o líder da igreja de Jerusalém denuncia o tipo de
sabedoria que estava predominando na igreja: a terrena, animal e diabólica.
Por quê?
Ora, entre aqueles crentes havia "guerras e
pelejas" e "interesses dos próprios deleites", enquanto os menos
favorecidos estavam à margem dessas ambições.
Estava nítido que eles não semeavam a paz.
2. A origem dos males ( Tiago 4:2 - Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis
alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis.).
"Combateis e
guerreais" ( Tiago 4:2 - Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis
alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis.), é a afirmação do meio-irmão do Senhor em relação àquelas
igrejas.
Tiago não mascara o
que está no coração humano: a cobiça e a inveja.
Estas são as
predisposições básicas da nossa natureza para desenvolver uma atitude combativa
e de guerra contra as pessoas, até mesmo em nome de Deus ( João 16:2 - Expulsar-vos-ão das
sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um
serviço a Deus. ).
Quem procede assim
ainda não entendeu o Evangelho e nem mesmo atina para a verdade de que Deus não
tem compromisso algum com os desejos egoístas, mas atenta à pureza e a
verdadeira motivação do coração ( I Samuel 16:7 - Porém o SENHOR disse
a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua
estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem,
pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o
coração. ); ( Lucas 18:9 - E disse
também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos,
e desprezavam os outros: )
( Lucas 18:10 - Dois homens subiram
ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. )
( Lucas 18:11 - O fariseu, estando em
pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os
demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.
)
( Lucas 18:12 - Jejuo duas vezes na
semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. )
( Lucas 18:13 - O publicano, porém,
estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia
no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! )
( Lucas 18:14 - Digo-vos que este
desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo
se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado. ).
3. O porquê de não recebermos bênçãos ( Tiago 1:3 - Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. )
O texto sagrado
mostra o porquê de as pessoas que agem assim não receberem as bênçãos de Deus, apesar
de muitas vezes aparecerem "profetas" profetizando o contrário.
Em primeiro lugar, Deus não é um garçom
que está diuturnamente ao nosso serviço.
Segundo, como vimos, Ele não têm
compromisso com os nossos interesses mundanos.
E, finalmente, quando
pedimos, o pedimos mal, pois não é a vontade divina que está em nosso coração,
mas o desejo egoístico da natureza humana pedindo a Deus para chancelá-lo.
SINOPSE do tópico I
As guerras e pelejas entre os crentes
são frutos dos desejos egoístas e carnais que carregamos em nosso interior.
II – A busca egoísta ( Tiago 4:4 - Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade
contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se
inimigo de Deus. )
( Tiago
4:5 - Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O
Espírito que em nós habita tem ciúmes? )
1 - Adúlteros
e amigos do sistema mundano ( Tiago 4:5 - Ou cuidais vós
que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes? ).
Tiago chama de "adúlteros e adúlteras" os crentes
que flertaram com o sistema do mundo.
Mas a qual sistema mundano o escritor da epístola se refere?
Olhando para o contexto anterior da passagem em apreço,
veremos que Tiago se refere às más atitudes ( a inveja, a cobiça,
o deleite carnal, as pelejas e as guerras, isto é, o egoísmo
do coração humano) que caracterizam o sistema presente deste mundo.
Os que flertaram com tal sistema fizeram-se inimigos de Deus.
2. “Inimigos de Deus”.
O líder da igreja de Jerusalém faz esta afirmação baseado nas
duas imagens linguísticas usadas por ele para configurar a amizade dos crentes
com o sistema mundano: "adúlteros e adúlteras".
Quando Tiago usa essas duas imagens, ele quer mostrar que da
mesma forma que Israel procurou estabelecer acordos não só com o Deus de
Abraão, mas também com Baal, Asera e outras divindades de Canaã, os leitores de
Tiago também procuraram estabelecer tanto a amizade com o mundo, quanto com
Deus.
Todavia, Tiago mostra que a amizade com Deus e com o
mundo, transformará as pessoas em "inimigas de Deus".
3. O Espirito tem “ciúmes” (Tiago 4:5 - Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita
tem ciúmes? )
O Espírito Santo que em nós habita é zeloso.
Ele é o selo que marca-nos como propriedade exclusiva de Deus
( II Corintios 1:21 - Mas o que nos confirma convosco em Cristo, e o que nos ungiu,
é Deus, )
( II Corintios 1:22 - O qual também nos selou e deu o penhor
do Espírito em nossos corações. ); ( I Pedro 2:9 - Mas vós sois a geração
eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis
as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; ).
No ( Tiago 4:5 - Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita
tem ciúmes? ), os leitores de
Tiago aparecem como o objeto dos "ciúmes do Espírito".
Por isso, o autor sagrado os confronta chamando-os de
"adúlteros e adúlteras".
Tal advertência é a admoestação de Deus para o seu
povo.
Aqui, também cabe lembrar-nos de uma promessa registrada na
Primeira Epístola Universal de João: temos um advogado à destra de Deus ( I João
2:1 - MEUS
filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar,
temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. )
( I João 2:2 - E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente
pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.).
SINOPSE DO TÓPICO 2
Os crentes que estão divididos entre a
igreja e o mundo são denominados por Tiago de “adúlteros e adulteras”.
O crente jamais deve flertar com o
sistema do mundo.
III – A busca da autorrealização ( Tiago 4:6 - Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas
dá graça aos humildes. )
(
Tiago 4:7 - Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti
ao diabo, e ele fugirá de vós. )
(
Tiago 4:8 - Chegai-vos a Deus, e ele se chegará
a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os
corações. )
(
Tiago 4:9 - Senti as vossas misérias, e
lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em
tristeza. )
(
Tiago 4:10 - Humilhai-vos perante o Senhor, e
ele vos exaltará. )
1 – Humilhando-se perante Deus (Tiago 4:6 - Antes, ele dá maior graça.
Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. )
(
Tiago 4:7 - Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti
ao diabo, e ele fugirá de vós. )
Uma vez admoestados
pelo Espírito Santo, temos a promessa de que Ele nos dará "maior
graça".
Tal maior graça é o
fato de que "Deus resiste aos soberbos", mas "dá, porém, graça
aos humildes".
Se acolhermos a advertência do Senhor,
a tão almejada realização humana acontecerá de maneira completa em Deus.
Humilharmo-nos diante
do Senhor é reconhecermos quem somos à luz da sua admoestação.
É acolher com
humildade o confronto do Senhor.
O arrogante, o soberbo e o ganancioso
nunca terão esta atitude e, por isso, serão abatidos.
E ainda, à luz do
ensino de Tiago, resistir ao Diabo significa não desejar as mesmas coisas que a
falsa sabedoria nos oferece: egoísmo, orgulho, soberba
etc.
É não almejarmos a
posição dos mestres orgulhosos e soberbos, mas contentarmo-nos com a vocação de
servirmos ao Senhor, voluntária e espontaneamente, em espírito e em verdade ( João
4:23 - Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o
Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. ).
2. Convertendo a soberba em humildade ( Tiago 4:8 - Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e,
vós de duplo ânimo, purificai os corações. )
(
Tiago 4:9 - Senti as vossas misérias, e
lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em
tristeza. )
Se o orgulhoso e o soberbo decidirem-se por se achegarem a
Deus, o Senhor lhes será propício.
( Isaías 59:1 - EIS que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não
possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. )
O que precisa acontecer é um verdadeiro
arrependimento!
A exortação bíblica de Tiago a essas pessoas é que o
"riso" e a "aparente felicidade" delas, produzidos pela
amizade do mundo, convertam-se em "choro", "lamento" e
"miséria" ( Tiago 4:9 - Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se
o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. ); ( II Corintios 7:10 - Porque a tristeza segundo Deus opera
arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do
mundo opera a morte. ), assim que elas
perceberem-se como "inimigas de Deus".
Esta é a atitude genuína de um verdadeiro arrependimento.
3. "Humilhai-vos perante o Senhor" ( Tiago 4:10 - Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. ).
Ao abrir mão de nossa
autorrealização sob as perspectivas mundanas do egoísmo, do individualismo,
da soberba e da inveja, seremos pessoas satisfeitas e realizadas
com o Dono da vida.
Como poderemos ser
felizes sem a presença do Doador da vida ( João 12:25 - Quem ama a sua vida
perdê-la-á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida
eterna. )?
A exaltação do Senhor
ser-nos-á dada mediante a sua graça e bondade infinitas.
Humilhemo-nos,
portanto, debaixo da potente mão de Deus ( I Pedro 5:6 - Humilhai-vos, pois,
debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;)!
SINOPSE DO TÓPICO 3
Como criaturas, precisamos nos humilhar diante do
nosso Criador, reconhecendo que sem Ele nada somos e nada podemos fazer.
Conclusão:
A partir dos
ensinamentos do Senhor Jesus, desfrutaremos da verdadeira felicidade em Deus.
Que venhamos atentar
para o ensinamento desta lição, humilhando-nos na presença de Deus através de
Cristo Jesus.
Reflexão:
“Tiago não mascara o
que está no coração humano: a cobiça e a inveja.”
Eliezer de Lira.
Auxilio Bibliográfico I
Subsidio Teológico.
‘Guerras e
pelejas’
Essas guerras e pelejas dentro do individuo, que levam á
‘guerras e pelejas’ dentro da comunidade, poderiam ser evitadas se as pessoas
simplesmente pedissem a Deus as coisas que necessitam, particularmente a
‘sabedoria’ ou a ‘palavra’, que conformaria seus desejos á vontade de Deus.
Pois, mesmo quando realmente pedem, seus motivos divinos e
pecaminosos ( manifestado aqui pelo desejo de ‘gastar em vossos deleites’)
Representam a certeza de que não ‘receberão do Senhor alguma
coisa’.
Existem entre os comentaristas uma acentuada tendência para
interpretar a exortação de Tiago ‘combateis e guerreais’ (Tiago 4:2 - Cobiçais, e nada
tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e
guerreais, e nada tendes, porque não pedis.
), como uma simples figura de retórica.
De acordo com esses estudiosos, Tiago está acompanhando a
precedência de Jesus quando se referiu ao ódio como assassinato ( Mateus 5:21 -
Ouvistes
que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de
juízo. )
( Mateus 5:22 - Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se
encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu
irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu
do fogo do inferno. ).
Porém, pode existir um aspecto pelo qual Tiago acredita que
essa alegação seja apropriada dentro de um sentido literal.
( Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Vol. 2. 4. Ed.
Rio de Janeiro, CPAD, 2009, p 877 ).
Auxilio Bibliográfico II
Subsidio Bibliológico.
“A expressão
que Tiago usa para chamar a audiência de ‘adulteros e adulteras’ ( Tiago 4:4 - Adúlteros e
adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus?
Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. ), provavelmente se originou não só de uma
anterior associação com os mandamentos que concedam o assassinato e o adultério
( Tiago 2:11 - Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também
disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás
feito transgressor da lei. ), como
também da associação usual de ‘deleites’ (Tiago 4:3 - Pedis, e não
recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. ) com o desejo sexual.
Isso lembra duas poderosas imagens do Antigo Testamento: uma
delas é a descrição do ‘caminho da mulher adultera’ que ‘come’ ( um eufemismo
para as relações sexuais) e depois diz, ‘não cometi maldade’ ( Provérbios
30:20 - O caminho da mulher adúltera é assim: ela come, depois limpa a sua boca
e diz: Não fiz nada de mal! ).
Sua declaração está de acordo com aquela atitude de
impunidade e de vulgaridade, á qual Tiago acusa de levar seus leitores a
cometer pecados.
Outra imagem é a tradição profética que considerava Israel
como a esposa infiel de Deus ( Jeremias 3:20 - Deveras, como a
mulher se aparta aleivosamente do seu marido, assim aleivosamente te houveste
comigo, ó casa de Israel, diz o SENHOR.
) (Oséias 2:2 - Contendei com vossa
mãe, contendei, porque ela não é minha mulher, e eu não sou seu marido; e
desvie ela as suas prostituições da sua vista e os seus adultérios de entre os
seus seios. )
(Oséias 2:3 - Para que eu não a despoje, ficando ela nua, e a ponha como no
dia em que nasceu, e a faça como um deserto, e a torne como uma terra seca, e a
mate à sede; )
(Oséias 2:4 - E não me compadeça de seus filhos, porque são filhos de
prostituições.)
(Oséias 2:5 - Porque sua mãe se prostituiu; aquela que os concebeu houve-se
torpemente, porque diz: Irei atrás de meus amantes, que me dão o meu pão e a
minha água, a minha lã e o meu linho, o meu óleo e as minhas bebidas. )
( Oséias 3:1 - E O SENHOR me disse: Vai outra vez, ama uma mulher, amada de
seu amigo, contudo adúltera, como o SENHOR ama os filhos de Israel, embora eles
olhem para outros deuses, e amem os bolos de uvas.).
Da mesma forma como Israel procurou estabelecer acordos não
só com Deus de Abraão, mas também com Baal, Asera e outras divindades de Canaã,
os leitores de Tiago também procuraram estabelecer tanto a ‘amizade com o mundo’,
quanto com Deus.
Mas tão certo como o adultério destrói o relacionamento entre
os casais, o desejo ambivalente pelo bem e o mal – amizade com Deus e com o
mundo – ao final transformará as pessoas em ‘inimigos de Deus’
( ARRINGTON, French L; STRONSTD ( Eds).
Comentário Biblico Pentecostal Novo
Testamento. Vol. 2. 4. Ed. Rio de Janeiro, CPAD, 2009, p. 877 ).
Deus os abençoe.
Por diácono Daniel Barros de
Lima
Dia 04 de
setembro de 2.014
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