sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Lição 04 - Não Farás Imagens de Esculturas. CPAD - Revista Professor.

Lição 04                                       25 de Janeiro de 2.015.
Não Farás Imagens de Esculturas.

Violar este mandamento é repudiar a totalidade de relação do concerto, pois se trata nada maia nada menos, de alta traição.

( Deuteronômio 6:2 - Para que temas ao SENHOR teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados. ).
( Deuteronômio 5:27 - Chega-te tu, e ouve tudo o que disser o SENHOR nosso Deus; e tu nos dirás tudo o que te disser o SENHOR nosso Deus, e o ouviremos, e o cumpriremos.)
( Deuteronômio 5:28 - Ouvindo, pois, o SENHOR as vossas palavras, quando me faláveis, o SENHOR me disse: Eu ouvi as palavras deste povo, que eles te disseram; em tudo falaram bem. )
( Deuteronômio 5:29 - Quem dera que eles tivessem tal coração que me temessem, e guardassem todos os meus mandamentos todos os dias, para que bem lhes fosse a eles e a seus filhos para sempre. )

TEXTO ÁUREO
“Portanto meus amados, fugi da idolatria.”
 I Corintios 10: 14

Verdade Prática
O segundo mandamento proíbe, a idolatria, adoração de ídolo, imagem de um deus ou de qualquer objeto de culto.

Leitura Diária
Segunda - ( Levítico 19:4 - Não vos virareis para os ídolos nem vos fareis deuses de fundição. Eu sou o SENHOR vosso Deus. )
Deus proíbe a fabricação de ídolos e deuses de fundição.

Terça - ( Deuteronômio 4:12 - Então o SENHOR vos falou do meio do fogo; a voz das palavras ouvistes; porém, além da voz, não vistes figura alguma. )
A adoração a Deus deve ser sem imagens e sem figuras.

Quarta – ( Mateus 4:10 - Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. )
Somente a Deus deve ser adorado e a Ele devemos servir.

Quinta – ( João 4:24 - Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. )
Deus é Espirito e deve ser adorado em espirito e em verdade.

Sexta ( Atos 17:24 - O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; )
( Atos 17:25 - Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;)
Deus não habita em templo feito por mãos de homens.

Sábado – ( I João 5:21 - Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém. )
O combate á idolatria é mantido pelo apostolo João.


                           Enfatizar sobre a adoração:
Adoração é serviço sagrado, culto ou reverência a Deus por suas obras.
É somente a Deus que se deve adorar ( Mateus 4:10 - Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.); (Apocalipse 19:10 - E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia. ); (Apocalipse 22:8-9 - E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar. )
(Apocalipse 22:9 - E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus. ).

Estatística desta lição

INTRODUÇÃO

I – proibição à idolatria.

1. Ídolo e imagem.

2. Idolatria.

3. Semelhança ou figura.

Subsidio Didático

II – Ameaças e promessas.

1. O Deus zeloso.

2. As ameaças.

3. As promessas.

III – O culto verdadeiro.

1. Adoração.

2. Deus é espirito.

3. Deus é imanente e transcendente.

IV – As imagens e o catolicismo Romano.

1. O que dizem os teólogos católicos romanos?

2. Uma interpretação forçada.

3. O uso de figuras como símbolo de adoração.

4. Mariolatria

Subsidio didático.

Conclusão

Para refletir.


                             Leitura bíblica em classe.
Êxodo 20. 4- 6; Deuteronômio 4. 15 – 19.

( Êxodo 20:4 - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. )
( Êxodo 20:5 - Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. )
( Êxodo 20:6 - E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos. )

(Misericórdia divina. Atribuição de Deus que o leva a perdoar os pecados e faltas cometidas pelos pecadores.)

( Deuteronômio 4:15 - Guardai, pois, com diligência as vossas almas, pois nenhuma figura vistes no dia em que o SENHOR, em Horebe, falou convosco do meio do fogo; )
( Deuteronômio 4:16 - Para que não vos corrompais, e vos façais alguma imagem esculpida na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou mulher; )
( Deuteronômio 4:17 - Figura de algum animal que haja na terra; figura de alguma ave alada que voa pelos céus; )
( Deuteronômio 4:18 - Figura de algum animal que se arrasta sobre a terra; figura de algum peixe que esteja nas águas debaixo da terra; )
( Deuteronômio 4:19 - Que não levantes os teus olhos aos céus e vejas o sol, e a lua, e as estrelas, todo o exército dos céus; e sejas impelido a que te inclines perante eles, e sirvas àqueles que o SENHOR teu Deus repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus. )

Objetivo Geral:
Mostrar que Deus se revela ao homem sem a necessidade de meras reproduções.

Objetivo Específicos:

Ø  I = Explicar a proibição bíblica quanto á idolatria.

Ø  II  = Apresentar a característica zelosa de Deus.

Ø  III = Conscientizar sobre o verdadeiro culto a Deus.

Ø  IV = Esclarecer quanto á idolatria da teologia romana.



Interagindo com o professor.

            Caro professor, a lição desta semana relembra-nos o caráter único de Deus.
O nosso Pai não aceita dar a sua glória a outrem.
            O ser humano religioso é vulnerável quanto aos misticismos do mundo atual.
Ás vezes, uma coincidência na vida de uma pessoa é interpretada como uma dádiva de um “santo” ou o beneficio de um “anjo”.
Entretanto, a Bíblia apresenta o único intermediário entre Deus e a humanidade: Jesus Cristo, o Homem ( I Timóteo 2:5 - Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. )
( I Timóteo 2:6 - O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo. ).
O Senhor Jesus foi sacrificado, morto e ressuscitou ao terceiro dia, para nos dar vida suficiente.
Ele rasgou o véu e, por isso, não podemos tornar a costurá-lo devido a cultura ou a tradição de um povo.
Que o Senhor ilumine a nossa mente e resplandeça sobre nós o conhecimento da sua Palavra.
Boa aula!

                                           INTRODUÇÃO
O primeiro mandamento estabelece a adoração somente a Deus e a mais ninguém.
A ordem do segundo mandamento é para adorar a Deus diretamente, sem mediação de qualquer objeto. ( Isaías 42:8 - Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura. ); ( Isaías 48:11 - Por amor de mim, por amor de mim o farei, porque, como seria profanado o meu nome? E a minha glória não a darei a outrem. )
( Isaías 42:17 - Tornarão atrás e confundir-se-ão de vergonha os que confiam em imagens de escultura, e dizem às imagens de fundição: Vós sois nossos deuses.)
A idolatria é o primeiro dos três pecados capitais na tradição judaica, "a idolatria, a impureza e o derramamento de sangue".
Os cristãos devem se abster da contaminação dos ídolos ( Atos 15:20 - Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue. ).

                    I – proibição á idolatria.


Comentário de Daniel Barros de Lima
Sobre Moloque:
Primeiramente vamos ler juntos o (Levítico 18:21 " E da tua semente não darás para a fazer passar pelo fogo perante Moloque; e não profanarás o nome de teu Deus. Eu o Senhor".)

Quero deixar claro o que significa MOLOQUE ( aparência de meio homem e meio boi ), entidades manifestas em centros espíritas.

(Levitico. 20:1
Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:)
(Levitico. 20:2-
Também dirás aos filhos de Israel: Qualquer que, dos filhos de Israel ou dos estrangeiros que peregrinam em Israel, der da sua semente a MOLOQUE, certamente morrerá: o povo da terra o apedrejará com pedras.)
(Levitico. 20:3-
E eu porei a minha face contra esse homem e o extirparei do meio do seu povo, porquanto deu da sua semente a MOLOQUE, para contaminar o meu santuário e profanar o meu santo nome.)

(1 Timóteo 5:8  Mas, se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel. )
  
                            1. Ídolo e imagem.
 O termo hebraico empregado aqui para "imagem de escultura" ( Êxodo 20:4 - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. ); ( Deuteronômio 5:8 - Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra; ) é péssel, usado no Antigo Testamento para designar os deuses (Isaías 42:17 - Tornarão atrás e confundir-se-ão de vergonha os que confiam em imagens de escultura, e dizem às imagens de fundição: Vós sois nossos deuses.), como Aserá, a divindade dos cananeus ( II Reis 21:7 - Também pôs uma imagem de escultura, do bosque que tinha feito, na casa de que o SENHOR dissera a Davi e a Salomão, seu filho: Nesta casa e em Jerusalém, que escolhi de todas as tribos de Israel, porei o meu nome para sempre; ).
Esses ídolos eram esculpidos em pedra, madeira ou metal ( Levítico 26:1 - NÃO fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura, nem estátua, nem poreis pedra figurada na vossa terra, para inclinar-vos a ela; porque eu sou o SENHOR vosso Deus.  ); ( Isaías 45:20 - Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar.  ).
A Septuaginta traduz péssel pela palavra grega eidolon, "ídolo", a mesma usada no Novo Testamento ( I Corintios 10:14 - Portanto, meus amados, fugi da idolatria.  ); ( I João 5:21 - Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém. ).
O ídolo é um objeto de culto visto pelos idólatras como tendo poderes sobrenaturais e a imagem é a representação do ídolo.

                                          2. Idolatria.
O termo "idolatria" vem de eidolon, "ídolo", e latreia, "serviço sagrado, culto, adoração".
Idolatria é a forma pagã de adoração a ídolos, de adorar e servir a outros deuses ou a qualquer coisa que não seja o Deus verdadeiro.
É prática incompatível com a fé judaico-cristã, pois nega o senhorio e a soberania de Deus.
Moisés e os profetas viam na idolatria a destruição de toda a base religiosa e ética dos israelitas, além de negar a revelação ( Deuteronômio 4:23 - Guardai-vos e não vos esqueçais da aliança do SENHOR vosso Deus, que tem feito convosco, e não façais para vós escultura alguma, imagem de alguma coisa que o SENHOR vosso Deus vos proibiu. )
( Deuteronômio 4:24 - Porque o SENHOR teu Deus é um fogo que consome, um Deus zeloso. )
( Deuteronômio 4:25 - Quando, pois, gerardes filhos, e filhos de filhos, e vos envelhecerdes na terra, e vos corromperdes, e fizerdes alguma escultura, semelhança de alguma coisa, e fizerdes o que é mau aos olhos do SENHOR teu Deus, para o provocar à ira;  ). 

Ponto Central:
Deus se revelou ao homem sem necessidade de mediações sob meras reproduções imagéticas e humanas.

                     3. Semelhança ou figura.
A frase "Nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra" (Êxodo 20:4 - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. ); (Deuteronômio 5:8 - Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra; ), à luz de ( Deuteronômio 4:12 - Então o SENHOR vos falou do meio do fogo; a voz das palavras ouvistes; porém, além da voz, não vistes figura alguma.) (Deuteronômio 4:15 - Guardai, pois, com diligência as vossas almas, pois nenhuma figura vistes no dia em que o SENHOR, em Horebe, falou convosco do meio do fogo; ), proíbe adorar o próprio Deus verdadeiro por intermédio de qualquer objeto.
A palavra hebraica para "semelhança" é temunah, "aparência, representação, manifestação, figura".
Sua ideia básica é de aparência externa, ou seja, uma imagem vista numa visão ( Números 12:8 - Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a semelhança do SENHOR; por que, pois, não tivestes temor de falar contra o meu servo, contra Moisés? ); ( Deuteronômio 4:12 - Então o SENHOR vos falou do meio do fogo; a voz das palavras ouvistes; porém, além da voz, não vistes figura alguma. ), (Deuteronômio 4:16 - Para que não vos corrompais, e vos façais alguma imagem esculpida na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou mulher; )
( Deuteronômio 4:17 - Figura de algum animal que haja na terra; figura de alguma ave alada que voa pelos céus; )
( Deuteronômio 4:18 - Figura de algum animal que se arrasta sobre a terra; figura de algum peixe que esteja nas águas debaixo da terra; ); ( Jó 4:16 - Parou ele, porém não conheci a sua feição; um vulto estava diante dos meus olhos; houve silêncio, e ouvi uma voz que dizia: ); ( Salmos 17:15 - Quanto a mim, contemplarei a tua face na justiça; eu me satisfarei da tua semelhança quando acordar.).
Essa proibição inclui a representação de coisas materiais como homens e mulheres, pássaros, animais terrestres, peixes e corpos celestes ( Deuteronômio 4:16 - Para que não vos corrompais, e vos façais alguma imagem esculpida na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou mulher; )
( Deuteronômio 4:17 - Figura de algum animal que haja na terra; figura de alguma ave alada que voa pelos céus; )
( Deuteronômio 4:18 - Figura de algum animal que se arrasta sobre a terra; figura de algum peixe que esteja nas águas debaixo da terra; )
( Deuteronômio 4:19 - Que não levantes os teus olhos aos céus e vejas o sol, e a lua, e as estrelas, todo o exército dos céus; e sejas impelido a que te inclines perante eles, e sirvas àqueles que o SENHOR teu Deus repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus. ).

Síntese do Tópico I
Reproduzir imagens humanas, de animais ou qualquer outra coisa, com a finalidade de adorar, foi proibido ao povo de Deus.

Subsidio Didático
Professor após expor esse primeiro tópico, ressalte ao aluno que, diferentemente do Antigo Testamento, a maioria dos ídolos do século XXI não é feita por mãos humanas, mas se alimenta dos pensamentos e desejos das mentes e dos corações de carne.
Os ídolos atuais são invisíveis, pois na maioria das vezes não têm corpo e sangue, nem ferro ou madeira.
Os ídolos do século XXI alimentam-se das ambições das pessoas, do desejo desenfreado e egoísta de ter mais e mais.
Não há como servir ao Senhor, nosso Deus e ao mesmo tempo , a Mamon.

                      II – Ameaças e promessas.
( Deuteronômio 7:9 - Saberás, pois, que o SENHOR teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos. )

                            1. O Deus zeloso.
O adjetivo hebraico qanna, "zeloso", aparece apenas cinco vezes no Antigo Testamento ( Êxodo 20:5 - Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. ); (Êxodo 34:14 - Porque não te inclinarás diante de outro deus; pois o nome do SENHOR é Zeloso; é um Deus zeloso. ); ( Deuteronômio 4:24 - Porque o SENHOR teu Deus é um fogo que consome, um Deus zeloso. ); (Deuteronômio 5:9 - Não te encurvarás a elas, nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até à terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. ); (Deuteronômio 6:15 - Porque o SENHOR teu Deus é um Deus zeloso no meio de ti, para que a ira do SENHOR teu Deus se não acenda contra ti e te destrua de sobre a face da terra. ) e está associado ao nome divino el, "Deus".
O zelo de Jeová consiste no fato de ser Ele o único para Israel, e este não deveria partilhar o amor e a adoração com nenhuma divindade das nações.

Esse direito de exclusividade ( Isaías 42:8 - Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura. )
era algo inusitado na época e único na história das religiões, pois os cultos pagãos antigos eram tolerantes em relação a outros deuses.

                              2. As ameaças.
A expressão "terceira e quarta geração"= ( Espaço de tempo que separa cada grau de filiação: cada século compreende cerca de três gerações. Pai, filho, neto e bisnetos )
Testamento ( Êxodo 20:5 - Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. ); ( Deuteronômio 5:9 - Não te encurvarás a elas, nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até à terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. ) indica qualquer número ou plenitude e não se refere necessariamente à numeração matemática, pois se trata de máxima comum na literatura semítica (Amós 1:3 - Assim diz o SENHOR: Por três transgressões de Damasco, e por quatro, não retirarei o castigo, porque trilharam a Gileade com trilhos de ferro. )
(Amós 1:6 - Assim diz o SENHOR: Por três transgressões de Gaza, e por quatro, não retirarei o castigo, porque levaram em cativeiro todos os cativos para os entregarem a Edom. )
(Amós 1:11 - Assim diz o SENHOR: Por três transgressões de Edom, e por quatro, não retirarei o castigo, porque perseguiu a seu irmão à espada, e aniquilou as suas misericórdias; e a sua ira despedaçou eternamente, e conservou a sua indignação para sempre. )
(Amós 1:13 - Assim diz o SENHOR: Por três transgressões dos filhos de Amom, e por quatro, não retirarei o castigo, porque fenderam o ventre às grávidas de Gileade, para dilatarem os seus termos. ); ( Amós 2:1 - ASSIM diz o SENHOR: Por três transgressões de Moabe, e por quatro, não retirarei o castigo, porque queimou os ossos do rei de Edom, até os tornar a cal. )
( Amós 2:4 - Assim diz o SENHOR: Por três transgressões de Judá, e por quatro, não retirarei o castigo, porque rejeitaram a lei do SENHOR, e não guardaram os seus estatutos, antes se deixaram enganar por suas próprias mentiras, após as quais andaram seus pais. )
( Amós 2:6 - Assim diz o SENHOR: Por três transgressões de Israel, e por quatro, não retirarei o castigo, porque vendem o justo por dinheiro, e o necessitado por um par de sapatos, ); ( Provérbios 30:15 - A sanguessuga tem duas filhas: Dá e Dá. Estas três coisas nunca se fartam; e com a quarta, nunca dizem: Basta! )
( Provérbios 30:18 - Estas três coisas me maravilham; e quatro há que não conheço:)
( Provérbios 30:21 - Por três coisas se alvoroça a terra; e por quatro que não pode suportar: )
( Provérbios 30:29 - Estes três têm um bom andar, e quatro passeiam airosamente;).
O objetivo aqui é contrastar o castigo para "terceira e quarta geração" com o propósito de Deus de abençoar a milhares de gerações.

                                 3. As promessas.
Salta à vista de qualquer leitor a diferença entre castigo e misericórdia.
A ira divina vai até a quarta geração, no entanto, a misericórdia de Deus chega a mil gerações sobre os que guardam os mandamentos divinos ( Êxodo 20:6 - E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos. ); (Deuteronômio 5:10 - E faço misericórdia a milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos. ).
Muito cedo na história, o nosso Deus revela que seu amor ultrapassa infinitamente o juízo ( Deuteronômio 7:9 - Saberás, pois, que o SENHOR teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos.)

Síntese do Tópico I I
Deus é um Deus zeloso e não divide a sua glória com ninguém.

                        III – O culto verdadeiro.

                                1. Adoração.
O segundo mandamento proíbe fazer imagem de escultura e também de se prostrar diante dela para adorá-la: "não te encurvarás a elas, nem as servirás" (Êxodo 20:5 - Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. ); (Deuteronômio 5:9 - Não te encurvarás a elas, nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até à terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. ).
Adoração é serviço sagrado, culto ou reverência a Deus por suas obras.
É somente a Deus que se deve adorar ( Mateus 4:10 - Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.); (Apocalipse 19:10 - E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia. ); (Apocalipse 22:8-9 - E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar. )
(Apocalipse 22:9 - E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus. ).

                                2. Deus é espirito.
O Catecismo Maior de Westminster (1648)* declara que "Deus é Espírito, em si e por si infinito em seu ser ( João 4:24 - Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. ); (Êxodo 3:14 - E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.); (Jó 11:7 - Porventura alcançarás os caminhos de Deus, ou chegarás à perfeição do Todo-Poderoso? )
(Jó 11:8 - Como as alturas dos céus é a sua sabedoria; que poderás tu fazer? É mais profunda do que o inferno, que poderás tu saber? )
(Jó 11:9 - Mais comprida é a sua medida do que a terra, e mais larga do que o mar.).
O espírito é substância imaterial e invisível, diferentemente da matéria.
É também indestrutível, pois o "espírito não tem carne nem ossos" ( Lucas 24:39 - Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. ).
Além de a Bíblia afirmar que Deus é espírito, declara também de maneira direta que Ele é invisível ( Colossenses 1:15 - O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; ); ( I Timóteo 1:17 - Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém. ).
Assim, a espiritualidade que tem Deus como alvo é incompatível com as imagens dos ídolos.

3. Deus é imanente = ( Que fazer parte de maneira inseparável da essência de um ser ou de um objeto ) e transcendente = (Que excele em seu gênero; superior: espírito transcendente )
A imanência é a forma de relacionamento de Deus com o mundo criado e principalmente com os seres humanos e sua história.
O Salmo 139 é um exemplo clássico.
A transcendência significa que Deus é um ser que não pertence à criação, não faz parte dela, transcende a toda matéria e a tudo o que foi criado ( João 17:5 - E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse. ), ( João 17:24 - Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo. ); (Colossenses 1:17 - E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.); ( I Timóteo 6:16 - Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.).
O exclusivismo da sua adoração é natural porque Deus é incomparável; ninguém há como Ele no universo (Romanos 11:33 - Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!)
(Romanos 11:34 - Porque, quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? )
(Romanos 11:35 - Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? )
(Romanos 11:36 - Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. ).

Síntese do Tópico III
Deus é Espirito e importa que o adoremos em espirito e em verdade.

             IV – As imagens e o catolicismo Romano.

            1      - O que dizem os teólogos católicos romanos?
A edição brasileira do Catecismo da Igreja Católica, publicado em 1993, no período do pontificado do papa João Paulo II, afirma que o culto de imagens não contradiz o mandamento que proíbe os ídolos.
Os teólogos católicos romanos ensinam que a confecção da arca da aliança com os querubins e a serpente de metal no deserto ( Êxodo 25:10 - Também farão uma arca de madeira de acácia; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio, e de um côvado e meio a sua altura. )
( Êxodo 25:11 - E cobri-la-á de ouro puro; por dentro e por fora a cobrirás; e farás sobre ela uma coroa de ouro ao redor; )
( Êxodo 25:12 - E fundirás para ela quatro argolas de ouro, e as porás nos quatro cantos dela, duas argolas num lado dela, e duas argolas noutro lado. )
( Êxodo 25:13 - E farás varas de madeira de acácia, e as cobrirás com ouro. )
( Êxodo 25:14 - E colocarás as varas nas argolas, aos lados da arca, para se levar com elas a arca. )
( Êxodo 25:15 - As varas estarão nas argolas da arca, não se tirarão dela. )
( Êxodo 25:16 - Depois porás na arca o testemunho, que eu te darei. )
( Êxodo 25:17 - Também farás um propiciatório de ouro puro; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio. )
( Êxodo 25:18 - Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório. )
( Êxodo 25:19 - Farás um querubim na extremidade de uma parte, e o outro querubim na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório, fareis os querubins nas duas extremidades dele. )
( Êxodo 25:20 - Os querubins estenderão as suas asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório; as faces deles uma defronte da outra; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório. )
( Êxodo 25:21 - E porás o propiciatório em cima da arca, depois que houveres posto na arca o testemunho que eu te darei. )
( Êxodo 25:22 - E ali virei a ti, e falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão sobre a arca do testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel. ); ( I Reis 6:23 - E no oráculo fez dois querubins de madeira de oliveira, cada um da altura de dez côvados. )
( I Reis 6:24 - E uma asa de um querubim era de cinco côvados, e a outra asa do querubim de outros cinco côvados; dez côvados havia desde a extremidade de uma das suas asas até à extremidade da outra das suas asas. )
( I Reis 6:25 - Assim era também de dez côvados o outro querubim; ambos os querubins eram de uma mesma medida e de um mesmo talhe. )
( I Reis 6:26 - A altura de um querubim era de dez côvados, e assim a do outro querubim. )
( I Reis 6:27 - E pôs a estes querubins no meio da casa de dentro; e os querubins estendiam as asas, de maneira que a asa de um tocava na parede, e a asa do outro querubim tocava na outra parede; e as suas asas no meio da casa tocavam uma na outra. )
( I Reis 6:28 - E revestiu de ouro os querubins. ); ( I Reis 7:23 - Fez mais o mar de fundição, de dez côvados de uma borda até à outra borda, perfeitamente redondo, e de cinco côvados de alto; e um cordão de trinta côvados o cingia em redor. )
( I Reis 7:24 - E por baixo da sua borda em redor havia botões que o cingiam; por dez côvados cercavam aquele mar em redor; duas ordens destes botões foram fundidas quando o mar foi fundido. )
( I Reis 7:25 - E firmava-se sobre doze bois, três que olhavam para o norte, e três que olhavam para o ocidente, e três que olhavam para o sul, e três que olhavam para o oriente; e o mar estava em cima deles, e todas as suas partes posteriores para o lado de dentro. )
( I Reis 7:26 - E a grossura era de um palmo, e a sua borda era como a de um copo, como de flor de lírios; ele levava dois mil batos. ); ( Números 21:8 - E disse o SENHOR a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela. ) permitem o culto às imagens.

                   2- Uma interpretação forçada.
O argumento da igreja católica é falacioso porque os antigos hebreus não cultuavam os querubins nem a arca, menos ainda a serpente de metal.
O povo não dirigia orações a esses objetos.
A arca e os querubins do propiciatório sequer eram vistos pelo povo, pois ficavam no lugar santíssimo ( Êxodo 26:33 - Pendurarás o véu debaixo dos colchetes, e porás a arca do testemunho ali dentro do véu; e este véu vos fará separação entre o santuário e o lugar santíssimo, ); (Levítico 16:2 - Disse, pois, o SENHOR a Moisés: Dize a Arão, teu irmão, que não entre no santuário em todo o tempo, para dentro do véu, diante do propiciatório que está sobre a arca, para que não morra; porque eu aparecerei na nuvem sobre o propiciatório.); (Hebreus 3:5 - E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar; ).
Quando o povo começou a cultuar a serpente  que foi construída no deserto, o rei Ezequias mandou destruí-la  ( II Reis 18:4 - Ele tirou os altos, quebrou as estátuas, deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera; porquanto até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso, e lhe chamaram Neustã. ).
As peças religiosas a que os teólogos católicos romanos se referem serviam como figuras da redenção em Cristo ( Hebreus 9:5 - E sobre a arca os querubins da glória, que faziam sombra no propiciatório; das quais coisas não falaremos agora particularmente. )
( Hebreus 9:6 - Ora, estando estas coisas assim preparadas, a todo o tempo entravam os sacerdotes no primeiro tabernáculo, cumprindo os serviços; )
( Hebreus 9:7 - Mas, no segundo, só o sumo sacerdote, uma vez no ano, não sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas culpas do povo; )
( Hebreus 9:8 - Dando nisto a entender o Espírito Santo que ainda o caminho do santuário não estava descoberto enquanto se conservava em pé o primeiro tabernáculo, )
( Hebreus 9:9 - Que é uma alegoria para o tempo presente, em que se oferecem dons e sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que faz o serviço; ); ( João 3:14 - E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; )
( João 3:15 - Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.).

           3      - O uso de figuras como símbolo de adoração.

A adoração ao Deus verdadeiro por meio de figura, símbolo ou imagem é idolatria.
Isso os israelitas fizeram no deserto (Êxodo 32:4 - E ele os tomou das suas mãos, e trabalhou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito. )
(Êxodo 32:5 - E Arão, vendo isto, edificou um altar diante dele; e apregoou Arão, e disse: Amanhã será festa ao SENHOR. )
(Êxodo 32:6 - E no dia seguinte madrugaram, e ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas; e o povo assentou-se a comer e a beber; depois levantou-se a folgar. ).
Mica e Jeroboão I, filho de Nebate, procederam da mesma maneira ( Juízes 17:2 - O qual disse à sua mãe: As mil e cem moedas de prata que te foram tiradas, por cuja causa lançaste maldições, e de que também me falaste, eis que esse dinheiro está comigo; eu o tomei. Então lhe disse sua mãe: Bendito do SENHOR seja meu filho. )
( Juízes 17:3 - Assim restituiu as mil e cem moedas de prata à sua mãe; porém sua mãe disse: Inteiramente tenho dedicado este dinheiro da minha mão ao SENHOR, para meu filho fazer uma imagem de escultura e uma de fundição; de sorte que agora to tornarei a dar.)
( Juízes 17:4 - Porém ele restituiu aquele dinheiro à sua mãe; e sua mãe tomou duzentas moedas de prata, e as deu ao ourives, o qual fez delas uma imagem de escultura e uma de fundição, que ficaram em casa de Mica. )
( Juízes 17:5 - E teve este homem, Mica, uma casa de deuses; e fez um éfode e terafins, e consagrou um de seus filhos, para que lhe fosse por sacerdote. ); ( Juízes 18:31 - Assim, pois, estabeleceram para si a imagem de escultura, que fizera Mica, por todos os dias em que a casa de Deus esteve em Siló. ); (I Reis 12:28 - Assim o rei tomou conselho, e fez dois bezerros de ouro; e lhes disse: Muito trabalho vos será o subir a Jerusalém; vês aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito. )
(I Reis 12:29 - E pôs um em Betel, e colocou o outro em Dã. )
(I Reis 12:30 - E este feito se tornou em pecado; pois que o povo ia até Dã para adorar o bezerro. )
(I Reis 12:31 - Também fez casa nos altos; e constituiu sacerdotes dos mais baixos do povo, que não eram dos filhos de Levi. )
(I Reis 12:32 - E fez Jeroboão uma festa no oitavo mês, no dia décimo quinto do mês, como a festa que se fazia em Judá, e sacrificou no altar; semelhantemente fez em Betel, sacrificando aos bezerros que fizera; também em Betel estabeleceu sacerdotes dos altos que fizera. )
(I Reis 12:33 - E sacrificou no altar que fizera em Betel, no dia décimo quinto do oitavo mês, que ele tinha imaginado no seu coração; assim fez a festa aos filhos de Israel, e sacrificou no altar, queimando incenso. ).
Os ídolos que a Bíblia condena não se restringem a animais, corpos celestes ou forças da natureza, pois inclui também figuras humanas ( Salmos 115:4 - Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens. )
( Salmos 115:5 - Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem. )
( Salmos 115:6 - Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram. )
( Salmos 115:7 - Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. )
( Salmos 115:8 - A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam. ).

                                    4. Mariolatria
É o culto de Maria, mãe de Jesus.
Seus adeptos dirigem oração a ela, prostram-se diante de sua imagem e acreditam que sua escultura é milagrosa.
Isso é idolatria!
Os devotos, propagandeados pela mídia, atribuem a Maria uma posição que a Bíblia não lhe confere.
Nós reconhecemos o papel honroso da mãe de nosso Senhor Jesus Cristo, mas ela mesma jamais aceitaria ser cultuada (Lucas 1:46 - Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, ), ( Lucas 1:47 - E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador; ); ( Lucas 11:27 - E aconteceu que, dizendo ele estas coisas, uma mulher dentre a multidão, levantando a voz, lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste. )
( Lucas 11:28 - Mas ele disse: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam. ); ( I Timóteo 2:5 - Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. ).

Síntese do Tópico IV
Não há base bíblica para praticar o que a teologia romana ensina á igreja.

                                        Subsidio didático.
Professor, a devoção ás imagens e esculturas, no Brasil, é um fenômeno religioso poderoso.
Milhares de pessoas, ano a ano, pagam as suas promessas, subindo ás mais altas escadarias das catedrais para celebrar o santo.
Mas é importante que expliquemos aos alunos que, por trás da idolatria, há interesses econômicos poderosos.
O teólogo Lawrence Richards, comentando o capitulo 19 do livro de Atos, explica com clareza a razão econômica da idolatria praticada em Éfeso:
(...) Em Éfeso, Paulo arruína o negócio daqueles que fabricam e vendem imagens da deusa Àrtemis, Demétrio, presidente de um dos sindicatos locais, inicia uma revolta entre os negociantes preocupados. “Precisamos parar este movimento”, clama Demétrio, “ou todos ficaremos sem emprego”.
A preocupação expressa pelas vitimas desse missionário cristão ( ou seja, Paulo ) é verdadeira.
Diariamente, os cidadãos americanos gastam mais de 80 milhões de dólares com o ocultismo.
Eles visitam cartomantes, com encantos e amuletos, contratam mágicos para curar doenças ou amaldiçoar inimigos.
Ora, toda indústria turística americana está baseada nas promessas visitando cidades como Éfeso, onde há famosos templos e santuários.
Simplesmente falando, o império não pode dar-se ao luxo de tolerar pessoas como Paulo, que pregam contra a feitiçaria e a idolatria.
Toda a nossa economia desmoronará se estes fanáticos forem tolerados.
Alguns podem argumentar que a mensagem de Paulo é verdadeira, e que o poder de seu Espirito Santo e de Jesus é maior do que o poder dos espíritos dos quais eles dependem.
Isso pode ser verdade.
Mas, definitivamente, não ousamos nos converter, tornando-nos cristãos.
Há muita gente que ganha a vida com o ocultismo.
É uma indústria que o império simplesmente precisa apoiar.

(RICHARD. Lawrence. Comentário Histórico- Cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD. P. 275 ).

                                             Conclusão
Devemos ter discernimento para distinguir ídolos de objetos meramente decorativos.
Tudo aquilo que a pessoa ama mais do que a Deus torna-se idolatria ( Efésios 5:5 - Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. ); ( Colossenses 3:5 - Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; ).
A Bíblia não proíbe as artes, nem a escultura em si mesma e nem a pintura.
Deus mesmo inspirou artistas entre os israelitas no deserto ( Êxodo 35:30 - Depois disse Moisés aos filhos de Israel: Eis que o SENHOR tem chamado por nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá. )
( Êxodo 35:31 - E o Espírito de Deus o encheu de sabedoria, entendimento, ciência e em todo o lavor, )
( Êxodo 35:32 - E para criar invenções, para trabalhar em ouro, e em prata, e em cobre, )
( Êxodo 35:33 - E em lapidar de pedras para engastar, e em entalhar madeira, e para trabalhar em toda a obra esmerada. )
( Êxodo 35:34 - Também lhe dispôs o coração para ensinar a outros; a ele e a Aoliabe, o filho de Aisamaque, da tribo de Dã.)
( Êxodo 35:35 - Encheu-os de sabedoria do coração, para fazer toda a obra de mestre, até a mais engenhosa, e a do gravador, em azul, e em púrpura, em carmesim, e em linho fino, e do tecelão; fazendo toda a obra, e criando invenções. ).
O rei Salomão mandou esculpir querubins na parede e touros e leões para decorar o templo ( I Reis 6:29 - E todas as paredes da casa, em redor, lavrou de esculturas e entalhes de querubins, e de palmas, e de flores abertas, por dentro e por fora.); ( I Reis 7:29 - E sobre as cintas que estavam entre as molduras havia leões, bois, e querubins, e sobre as molduras uma base por cima; e debaixo dos leões e dos bois junturas de obra estendida. ) e o palácio real ( I Reis 10:19 - Tinha este trono seis degraus, e era o alto do trono por detrás redondo, e de ambos os lados tinha encostos até ao assento; e dois leões, em pé, juntos aos encostos. )
( I Reis 10:20 - Também doze leões estavam ali sobre os seis degraus de ambos os lados; nunca se tinha feito obra semelhante em nenhum dos reinos. ), mas nunca com objetivo de que tais objetos fossem adorados

                                           Para refletir:
É correto afirmar que a idolatria se caracteriza apenas por imagens de escultura?
Não. A idolatria se caracteriza por tudo aquilo que toma o lugar de Deus no coração da pessoa.

Com a máxima semítica “terceira e quarta geração”, o autor bíblico quer se referir ao número exato de vezes que Deus castigará a geração?
Não. O objetivo é contrastar o castigo para terceira e quarta geração com o propósito de Deus abençoar a milhares de gerações.

Por que não podemos ter uma atitude de adoração ou devoção a Maria?
Em primeiro lugar, Maria, apesar de ser mãe de Jesus, era uma mulher igual ás outras, mas achada graciosa pelo Senhor.
E ela jamais aceitaria ser cultuada, pois a glória deve ser dada somente a Deus.

Ter objetos decorativos em casa é idolatria?
Não. Não há nada na Bíblia que condene ter objetos decorativos em casa.

A Bíblia proíbe as artes?
Não. Temos de ter discernimento para não proibirmos o que a Bíblia não proíbe.
Temos de distinguir os ídolos dos objetos meramente decorativos e das artes e esculturas artísticas.
Deus mesmo inspirou artistas entre os israelitas no deserto ( Êxodo 35:30 - Depois disse Moisés aos filhos de Israel: Eis que o SENHOR tem chamado por nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá. )
( Êxodo 35:31 - E o Espírito de Deus o encheu de sabedoria, entendimento, ciência e em todo o lavor, )
( Êxodo 35:32 - E para criar invenções, para trabalhar em ouro, e em prata, e em cobre, )
( Êxodo 35:33 - E em lapidar de pedras para engastar, e em entalhar madeira, e para trabalhar em toda a obra esmerada. )
( Êxodo 35:34 - Também lhe dispôs o coração para ensinar a outros; a ele e a Aoliabe, o filho de Aisamaque, da tribo de Dã.)
( Êxodo 35:35 - Encheu-os de sabedoria do coração, para fazer toda a obra de mestre, até a mais engenhosa, e a do gravador, em azul, e em púrpura, em carmesim, e em linho fino, e do tecelão; fazendo toda a obra, e criando invenções. )



                               Tenham uma boa aula, Deus os abençoe...
                            Por diácono Daniel Barros de Lima
Dia 25 de Janeiro de 2.015



Nenhum comentário:

Postar um comentário