quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Lição 12 - ISAQUE, O SORRISO DE UMA PROMESSA. - Revista do Professor - CPAD.

Lição 12                                    16 de Dezembro de 2.015.
                                                                                          
ISAQUE, O SORRISO DE UMA PROMESSA.

TEXTO ÁUREO
"E disse Sara: Deus me tem feito riso; e todo aquele que o ouvir se rirá comigo"
Genesis 21.6.

Verdade Prática
A promessa divina, ainda que pareça tardia, sempre nos sorri no momento certo e na estação apropriada.

Hinos sugeridos:
265 – 295 - 315 – Harpa cristã.

Leitura Diária
Segunda - ( Gênesis 18:10 - E disse: Certamente tornarei a ti por este tempo da vida; e eis que Sara tua mulher terá um filho. E Sara escutava à porta da tenda, que estava atrás dele. )
Deus promete a Abraão um herdeiro.

Terça - ( Gênesis 21:1 - E O SENHOR visitou a Sara, como tinha dito; e fez o SENHOR a Sara como tinha prometido. )
( Gênesis 21:2 - E concebeu Sara, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha falado. )
Deus é fiel, nasce o filho da promessa.

Quarta – ( Gênesis 24:58 - E chamaram a Rebeca, e disseram-lhe: Irás tu com este homem? Ela respondeu: Irei. )
( Gênesis 24:59 - Então despediram a Rebeca, sua irmã, e sua ama, e o servo de Abraão, e seus homens. )
( Gênesis 24:60 - E abençoaram a Rebeca, e disseram-lhe: Ó nossa irmã, sê tu a mãe de milhares de milhares, e que a tua descendência possua a porta de seus aborrecedores! )
( Gênesis 24:61 - E Rebeca se levantou com as suas moças, e subiram sobre os camelos, e seguiram o homem; e tomou aquele servo a Rebeca, e partiu. )
( Gênesis 24:62 - Ora, Isaque vinha de onde se vem do poço de Beer-Laai-Rói; porque habitava na terra do sul. )
( Gênesis 24:63 - E Isaque saíra a orar no campo, à tarde; e levantou os seus olhos, e olhou, e eis que os camelos vinham. )
( Gênesis 24:64 - Rebeca também levantou seus olhos, e viu a Isaque, e desceu do camelo. )
( Gênesis 24:65 - E disse ao servo: Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro? E o servo disse: Este é meu SENHOR. Então tomou ela o véu e cobriu-se. )
( Gênesis 24:66 - E o servo contou a Isaque todas as coisas que fizera. )
( Gênesis 24:67 - E Isaque trouxe-a para a tenda de sua mãe Sara, e tomou a Rebeca, e foi-lhe por mulher, e amou-a. Assim Isaque foi consolado depois da morte de sua mãe. )
Uma esposa para Isaque, o filho da promessa.

Quinta – ( Gênesis 25:21 - E Isaque orou insistentemente ao SENHOR por sua mulher, porquanto era estéril; e o SENHOR ouviu as suas orações, e Rebeca sua mulher concebeu. )
Os filhos de Isaque, herdeiros da promessa.

Sexta ( Gênesis 27:1 - E ACONTECEU que, como Isaque envelheceu, e os seus olhos se escureceram, de maneira que não podia ver, chamou a Esaú, seu filho mais velho, e disse-lhe: Meu filho. E ele lhe disse: Eis-me aqui. )
( Gênesis 27:2 - E ele disse: Eis que já agora estou velho, e não sei o dia da minha morte;)
( Gênesis 27:3 - Agora, pois, toma as tuas armas, a tua aljava e o teu arco, e sai ao campo, e apanha para mim alguma caça. )
( Gênesis 27:4 - E faze-me um guisado saboroso, como eu gosto, e traze-mo, para que eu coma; para que minha alma te abençoe, antes que morra. )
( Gênesis 27:5 - E Rebeca escutou quando Isaque falava ao seu filho Esaú. E foi Esaú ao campo para apanhar a caça que havia de trazer. )
( Gênesis 27:6 - Então falou Rebeca a Jacó seu filho, dizendo: Eis que tenho ouvido o teu pai que falava com Esaú teu irmão, dizendo: )
( Gênesis 27:7 - Traze-me caça, e faze-me um guisado saboroso, para que eu coma, e te abençoe diante da face do SENHOR, antes da minha morte. )
( Gênesis 27:8 - Agora, pois, filho meu, ouve a minha voz naquilo que eu te mando: )
( Gênesis 27:9 - Vai agora ao rebanho, e traze-me de lá dois bons cabritos, e eu farei deles um guisado saboroso para teu pai, como ele gosta; )
( Gênesis 27:10 - E levá-lo-ás a teu pai, para que o coma; para que te abençoe antes da sua morte. )
( Gênesis 27:11 - Então disse Jacó a Rebeca, sua mãe: Eis que Esaú meu irmão é homem cabeludo, e eu homem liso; )
( Gênesis 27:12 - Porventura me apalpará o meu pai, e serei aos seus olhos como enganador; assim trarei eu sobre mim maldição, e não bênção. )
( Gênesis 27:13 - E disse-lhe sua mãe: Meu filho, sobre mim seja a tua maldição; somente obedece à minha voz, e vai, traze-mos. )
( Gênesis 27:14 - E foi, e tomou-os, e trouxe-os a sua mãe; e sua mãe fez um guisado saboroso, como seu pai gostava. )
( Gênesis 27:15 - Depois tomou Rebeca os vestidos de gala de Esaú, seu filho mais velho, que tinha consigo em casa, e vestiu a Jacó, seu filho menor; )
( Gênesis 27:16 - E com as peles dos cabritos cobriu as suas mãos e a lisura do seu pescoço; )
( Gênesis 27:17 - E deu o guisado saboroso e o pão que tinha preparado, na mão de Jacó seu filho. )
( Gênesis 27:18 - E foi ele a seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui; quem és tu, meu filho? )
( Gênesis 27:19 - E Jacó disse a seu pai: Eu sou Esaú, teu primogênito; tenho feito como me disseste; levanta-te agora, assenta-te e come da minha caça, para que a tua alma me abençoe. )
( Gênesis 27:20 - Então disse Isaque a seu filho: Como é isto, que tão cedo a achaste, filho meu? E ele disse: Porque o SENHOR teu Deus a mandou ao meu encontro. )
( Gênesis 27:21 - E disse Isaque a Jacó: Chega-te agora, para que te apalpe, meu filho, se és meu filho Esaú mesmo, ou não. )
( Gênesis 27:22 - Então se chegou Jacó a Isaque seu pai, que o apalpou, e disse: A voz é a voz de Jacó, porém as mãos são as mãos de Esaú. )
( Gênesis 27:23 - E não o conheceu, porquanto as suas mãos estavam cabeludas, como as mãos de Esaú seu irmão; e abençoou-o. )
( Gênesis 27:24 - E disse: És tu meu filho Esaú mesmo? E ele disse: Eu sou. )
( Gênesis 27:25 - Então disse: Faze chegar isso perto de mim, para que coma da caça de meu filho; para que a minha alma te abençoe. E chegou-lhe, e comeu; trouxe-lhe também vinho, e bebeu. )
( Gênesis 27:26 - E disse-lhe Isaque seu pai: Ora chega-te, e beija-me, filho meu. )
( Gênesis 27:27 - E chegou-se, e beijou-o; então sentindo o cheiro das suas vestes, abençoou-o, e disse: Eis que o cheiro do meu filho é como o cheiro do campo, que o SENHOR abençoou; )
( Gênesis 27:28 - Assim, pois, te dê Deus do orvalho dos céus, e das gorduras da terra, e abundância de trigo e de mosto. )
( Gênesis 27:29 - Sirvam-te povos, e nações se encurvem a ti; sê senhor de teus irmãos, e os filhos da tua mãe se encurvem a ti; malditos sejam os que te amaldiçoarem, e benditos sejam os que te abençoarem. )
( Gênesis 27:30 - E aconteceu que, acabando Isaque de abençoar a Jacó, apenas Jacó acabava de sair da presença de Isaque seu pai, veio Esaú, seu irmão, da sua caça; )
( Gênesis 27:31 - E fez também ele um guisado saboroso, e trouxe-o a seu pai; e disse a seu pai: Levanta-te, meu pai, e come da caça de teu filho, para que me abençoe a tua alma. )
( Gênesis 27:32 - E disse-lhe Isaque seu pai: Quem és tu? E ele disse: Eu sou teu filho, o teu primogênito Esaú. )
( Gênesis 27:33 - Então estremeceu Isaque de um estremecimento muito grande, e disse: Quem, pois, é aquele que apanhou a caça, e ma trouxe? E comi de tudo, antes que tu viesses, e abençoei-o, e ele será bendito. )
( Gênesis 27:34 - Esaú, ouvindo as palavras de seu pai, bradou com grande e mui amargo brado, e disse a seu pai: Abençoa-me também a mim, meu pai. )
( Gênesis 27:35 - E ele disse: Veio teu irmão com sutileza, e tomou a tua bênção. )
( Gênesis 27:36 - Então disse ele: Não é o seu nome justamente Jacó, tanto que já duas vezes me enganou? A minha primogenitura me tomou, e eis que agora me tomou a minha bênção. E perguntou: Não reservaste, pois, para mim nenhuma bênção? )
( Gênesis 27:37 - Então respondeu Isaque a Esaú dizendo: Eis que o tenho posto por senhor sobre ti, e todos os seus irmãos lhe tenho dado por servos; e de trigo e de mosto o tenho fortalecido; que te farei, pois, agora, meu filho? )
( Gênesis 27:38 - E disse Esaú a seu pai: Tens uma só bênção, meu pai? Abençoa-me também a mim, meu pai. E levantou Esaú a sua voz, e chorou. )
( Gênesis 27:39 - Então respondeu Isaque, seu pai, e disse-lhe: Eis que a tua habitação será nas gorduras da terra e no orvalho dos altos céus. )
( Gênesis 27:40 - E pela tua espada viverás, e ao teu irmão servirás. Acontecerá, porém, que quando te assenhoreares, então sacudirás o seu jugo do teu pescoço. )
( Gênesis 27:41 - E Esaú odiou a Jacó por causa daquela bênção, com que seu pai o tinha abençoado; e Esaú disse no seu coração: Chegar-se-ão os dias de luto de meu pai; e matarei a Jacó meu irmão. )
( Gênesis 27:42 - E foram denunciadas a Rebeca estas palavras de Esaú, seu filho mais velho; e ela mandou chamar a Jacó, seu filho menor, e disse-lhe: Eis que Esaú teu irmão se consola a teu respeito, propondo matar-te. )
( Gênesis 27:43 - Agora, pois, meu filho, ouve a minha voz, e levanta-te; acolhe-te a Labão meu irmão, em Harã, )
( Gênesis 27:44 - E mora com ele alguns dias, até que passe o furor de teu irmão; )
( Gênesis 27:45 - Até que se desvie de ti a ira de teu irmão, e se esqueça do que lhe fizeste; então mandarei trazer-te de lá; por que seria eu desfilhada também de vós ambos num mesmo dia? )
( Gênesis 27:46 - E disse Rebeca a Isaque: Enfadada estou da minha vida, por causa das filhas de Hete; se Jacó tomar mulher das filhas de Hete, como estas são, das filhas desta terra, para que me servirá a vida? )
Isaque, o filho da promessa abençoa seus filhos.

Sábado – ( Gênesis 27:26 - E disse-lhe Isaque seu pai: Ora chega-te, e beija-me, filho meu. )
Isaque, o filho bendito do Senhor.

Leitura bíblica em classe.

Gênesis 21. 1 – 8.
( Gênesis 21:1 - E O SENHOR visitou a Sara, como tinha dito; e fez o SENHOR a Sara como tinha prometido. )
( Gênesis 21:2 - E concebeu Sara, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha falado.)
( Gênesis 21:3 - E Abraão pôs no filho que lhe nascera, que Sara lhe dera, o nome de Isaque. )
( Gênesis 21:4 - E Abraão circuncidou o seu filho Isaque, quando era da idade de oito dias, como Deus lhe tinha ordenado.)
( Gênesis 21:5 - E era Abraão da idade de cem anos, quando lhe nasceu Isaque seu filho. )
( Gênesis 21:6 - E disse Sara: Deus me tem feito riso; todo aquele que o ouvir se rirá comigo. )
( Gênesis 21:7 - Disse mais: Quem diria a Abraão que Sara daria de mamar a filhos? Pois lhe dei um filho na sua velhice.)
( Gênesis 21:8 - E cresceu o menino, e foi desmamado; então Abraão fez um grande banquete no dia em que Isaque foi desmamado. )

Objetivo Geral:
Saber que Deus é fiel e que Ele nos “sorri” e cumpre o que prometeu no momento certo e na estação própria.

Objetivos Específicos:

Ø  I = Conhecer a promessa de Deus a Abraão.

Ø  II = Saber que Isaque era o bem mais precioso de Abraão.

Ø III = Mostrar como se deu o casamento de Isaque com Rebeca.

Ø IV = Compreender que Isaque era o filho bendito que o Senhor havia prometido.

INTRODUÇÃO
Já haviam se passado 24 anos desde que Abraão saíra de Ur dos Caldeus.
E, apesar da promessa que o Senhor lhe fizera quanto à posse das terras de Canaã, o patriarca continuava sem herdeiros.
Ele já estava com 99 anos e Sara beirando à casa dos 90.
Numa idade tão avançada, teriam eles ainda o prazer de embalar o próprio filho?

Para Deus nada é impossível.
O Senhor prometeu ao patriarca que um filho haveria de nascer-lhe do ventre amortecido de Sara.
Esta, ao ouvir a boa-nova, ri-se do que Deus disse.
Logo ela veria que apesar de seu riso, o Senhor cumpriria sua promessa.
Ele sempre nos surpreende em nossas limitações.


Ponto Central:
O nascimento de Isaque foi o cumprimento de uma promessa a Abraão.

I – ISAQUE, O SORRISO TÃO ESPERADO.
Da promessa ao nascimento de Isaque, passou-se um ano (Gênesis 18:20 - Disse mais o SENHOR: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito, ).
Para quem já havia esperado tanto tempo, aqueles meses correram rapidamente.

1.   O nascimento do "riso".
No tempo apontado pelo Senhor, eis que Sara dá à luz o seu unigênito.
Na tenda do patriarca, ouve-se agora o choro do filho da promessa, através do qual viriam heróis, reis e o próprio Cristo ( Mateus 1:1 - LIVRO da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. )
( Mateus 1:2 - Abraão gerou a Isaque; e Isaque gerou a Jacó; e Jacó gerou a Judá e a seus irmãos; ).
Ao embalar o filhinho, Sara comenta: (Gênesis 21:7 - Disse mais: Quem diria a Abraão que Sara daria de mamar a filhos? Pois lhe dei um filho na sua velhice. ).

2     - Isaque e Ismael.
Se Isaque era o filho da promessa, Ismael estava ali na conta do filho da desesperança e do arranjo carnal.
Por isso, o filho de Abraão com Agar, sentindo-se enciumado com a chegada do meio-irmão, põe-se a zombar dele.
A situação ficou tão insustentável que, quando do desmame de Isaque, Sara diz ao esposo: ( Gênesis 21:10 - E disse a Abraão: Ponha fora esta serva e o seu filho; porque o filho desta serva não herdará com Isaque, meu filho. )

Embora a palavra de Sara fosse-lhe dura, Abraão, orientado por Deus, despede a escrava e seu filho.
O Senhor, no entanto, já tinha um plano para Agar e Ismael.
Afinal, aquele menino também era descendência do patriarca (Gênesis 21:15 - E consumida a água do odre, lançou o menino debaixo de uma das árvores. )
(Gênesis 21:16 - E foi assentar-se em frente, afastando-se à distância de um tiro de arco; porque dizia: Que eu não veja morrer o menino. E assentou-se em frente, e levantou a sua voz, e chorou. )
(Gênesis 21:17 - E ouviu Deus a voz do menino, e bradou o anjo de Deus a Agar desde os céus, e disse-lhe: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está. )
(Gênesis 21:18 - Ergue-te, levanta o menino e pega-lhe pela mão, porque dele farei uma grande nação. )
(Gênesis 21:19 - E abriu-lhe Deus os olhos, e viu um poço de água; e foi encher o odre de água, e deu de beber ao menino. )
(Gênesis 21:20 - E era Deus com o menino, que cresceu; e habitou no deserto, e foi flecheiro. )
(Gênesis 21:21 - E habitou no deserto de Parã; e sua mãe tomou-lhe mulher da terra do Egito. ).

Síntese do tópico I
Isaque, o tão esperado herdeiro, ao nascer encheu o coração dos pais de alegria.

II - ISAQUE, O BEM MAIS PRECIOSO DE ABRAÃO.

Em Moriá, o Senhor não somente provou a fidelidade de Abraão, como também introduziu Isaque na dimensão da fé confessada por seu pai.

1.   A provação das provações.
Certa noite, o Senhor ordenou a Abraão: ( Gênesis 22:2 - E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi. ).
Na manhã seguinte, ainda de madrugada, o patriarca conduziu o filho amado ao sacrifício supremo.

O patriarca, todavia, tinha absoluta certeza de que retornaria do Moriá com o filho, pois aos servos ordenou claramente: (Gênesis 22:5 - E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós. ) (Hebreus 11:17 - Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito.)
( Hebreus 11:18 - Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar; )
( Hebreus 11:19 - E daí também em figura ele o recobrou. )

2.   O encontro de Isaque com Deus.
Não há dúvida de que o Senhor queria provar a fé do patriarca.
Todavia, era sua intenção também levar o jovem Isaque a um encontro pessoal e fortemente experimental com o Deus de seu pai.

A primeira lição que Isaque aprende é que Deus proverá todas as coisas (Gênesis 22:8 - E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos. ).
Por isso, deita-se e deixa-se amarrar pelo pai ao altar do holocausto ( Gênesis 22:9 - E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha. ).
No momento certo, o Senhor haveria de intervir, como de fato interveio.
Deus tinha planos para Isaque, e mostraria ao jovem que Ele cumpre suas promessas.
O Deus de Abraão seria também o Deus de Isaque.

Síntese do tópico II
Isaque tornou-se o bem mais precioso de seus pais.
Somente Deus deve ter a primazia em nossos corações.

III - O CASAMENTO DE ISAQUE

Se Isaque quisesse, poderia ter se casado com uma das jovens daquela terra.
Entretanto, ele sabia que as cananeias eram idólatras e dadas ao pecado.
Por isso, resolveu confiar no Deus que tudo provê.

1.   Uma esposa para Isaque.
Sabendo que Isaque era um homem espiritual e seletivo, Abraão encarregou seu mais antigo servo para buscar uma esposa na Mesopotâmia para seu filho ( Gênesis 24:1 - E ERA Abraão já velho e adiantado em idade, e o SENHOR havia abençoado a Abraão em tudo. )
( Gênesis 24:2 - E disse Abraão ao seu servo, o mais velho da casa, que tinha o governo sobre tudo o que possuía: Põe agora a tua mão debaixo da minha coxa, )
( Gênesis 24:3 - Para que eu te faça jurar pelo SENHOR Deus dos céus e Deus da terra, que não tomarás para meu filho mulher das filhas dos cananeus, no meio dos quais eu habito. )
( Gênesis 24:4 - Mas que irás à minha terra e à minha parentela, e dali tomarás mulher para meu filho Isaque. )
( Gênesis 24:5 - E disse-lhe o servo: Se porventura não quiser seguir-me a mulher a esta terra, farei, pois, tornar o teu filho à terra donde saíste? )
( Gênesis 24:6 - E Abraão lhe disse: Guarda-te, que não faças lá tornar o meu filho.)
( Gênesis 24:7 - O SENHOR Deus dos céus, que me tomou da casa de meu pai e da terra da minha parentela, e que me falou, e que me jurou, dizendo: À tua descendência darei esta terra; ele enviará o seu anjo adiante da tua face, para que tomes mulher de lá para meu filho. ).

Na cidade de Naor, o mordomo orou ao Eterno: ( Gênesis 24:14 - Seja, pois, que a donzela, a quem eu disser: Abaixa agora o teu cântaro para que eu beba; e ela disser: Bebe, e também darei de beber aos teus camelos; esta seja a quem designaste ao teu servo Isaque, e que eu conheça nisso que usaste de benevolência com meu senhor. )

A moça que assim procedesse revelaria as seguintes virtudes: espiritualidade, gentileza, respeito, disposição e amor ao trabalho.
Eis que aparece Rebeca, bela e formosa virgem, preenchendo todos esses requisitos.

3.   O casamento de Isaque.
Tendo consultado sua família e recebido o consentimento desta, Rebeca acompanha Eliezer até chegarem onde Isaque morava.
O encontro de Isaque com Rebeca foi singular e romântico.
Ele saíra a orar, à tarde, quando avistou a jovem na feliz comitiva.
Depois de ouvir o servo do pai, ele a conduz à tenda da mãe e a toma por esposa ( Gênesis 24:67 - E Isaque trouxe-a para a tenda de sua mãe Sara, e tomou a Rebeca, e foi-lhe por mulher, e amou-a. Assim Isaque foi consolado depois da morte de sua mãe. ).
Assim Isaque foi consolado da perda de sua mãe, Sara.

3 - Os filhos que não vinham.
Rebeca também era estéril.
Isaque, todavia, ao invés de arranjar um herdeiro através de um ventre escravo, como haviam feito seus pais, foi buscar a ajuda de Deus.
Ele orou insistentemente ao Senhor por sua mulher ( Gênesis 25:21 - E Isaque orou insistentemente ao SENHOR por sua mulher, porquanto era estéril; e o SENHOR ouviu as suas orações, e Rebeca sua mulher concebeu. ).
Isaque se casou com Rebeca quando tinha quarenta anos ( Gênesis 25:20 - E era Isaque da idade de quarenta anos, quando tomou por mulher a Rebeca, filha de Betuel, arameu de Padã-Arã, irmã de Labão, arameu. ), e foi pai aos sessenta anos ( Gênesis 25:25 - E saiu o primeiro ruivo e todo como um vestido de pêlo; por isso chamaram o seu nome Esaú. ).
Pela Palavra de Deus, entendemos que Isaque orou por vinte anos, até ter sua oração respondida.
Ele era um homem de oração, e não se deixou abater pelo passar do tempo, pois tinha uma promessa de Deus para sua família.
E Deus lhe deu dois filhos: Esaú e Jacó.

Síntese do Tópico III
Deus, ouviu o clamor do servo Abraão e providenciou uma noiva para Isaque.
        
         IV - ISAQUE, O BENDITO DO SENHOR.
Desde a sua experiência no Moriá, Isaque fez-se ousadíssimo na fé.
As bênçãos sobre a sua vida multiplicaram-se de tal forma, que ele já era visto pelos reis de Canaã como um príncipe de Deus.

1.   Príncipe de Deus.
Embora não fosse rei, Isaque tornou-se tão grande que chegou a incomodar até mesmo o poderoso Abimeleque, rei de Gerar ( Gênesis 26:16 - Disse também Abimeleque a Isaque: Aparta-te de nós; porque muito mais poderoso te tens feito do que nós. ).
Este, vendo que o patriarca já lhe era superior em bens e força, pediu-lhe uma aliança chamando-o de "bendito do Senhor" ( Gênesis 26:29 - Que não nos faças mal, como nós te não temos tocado, e como te fizemos somente bem, e te deixamos ir em paz. Agora tu és o bendito do SENHOR. ).

Naquela época, tal título equivalia a ser chamado de príncipe de Deus.

2.   Profeta de Deus.
A bênção de Isaque impetrada sobre os gêmeos, antecipa profeticamente o destino de cada um deles.
Mesmo Jacó havendo-o enganado, fingindo ser Esaú a fim de roubar a primogenitura do irmão, o patriarca não pôde anulá-la, pois suas palavras eram, na verdade, de Deus.
Por isso, diante dos rogos de Esaú, foi categórico: ( Gênesis 27:37 - Então respondeu Isaque a Esaú dizendo: Eis que o tenho posto por senhor sobre ti, e todos os seus irmãos lhe tenho dado por servos; e de trigo e de mosto o tenho fortalecido; que te farei, pois, agora, meu filho? ).

Naquele momento, Isaque profetizou não acerca de Jacó e Esaú, mas dos povos que estes representavam, Israel e Edom.

Comentário de Diácono “Daniel Barros de Lima”
Jacó teve seu nome mudado para Israel, e todo povo a partir de Israel foram conhecido como Israelitas. ( Gênesis 32:25 - E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele. )
( Gênesis 32:26 - E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares. )
( Gênesis 32:27 - E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó. )
( Gênesis 32:28 - Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste. )
( Gênesis 32:29 - E Jacó lhe perguntou, e disse: Dá-me, peço-te, a saber o teu nome. E disse: Por que perguntas pelo meu nome? E abençoou-o ali.)
( Gênesis 32:30 - E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva. )
( Gênesis 32:31 - E saiu-lhe o sol, quando passou a Peniel; e manquejava da sua coxa. )
( Gênesis 32:32 - Por isso os filhos de Israel não comem o nervo encolhido, que está sobre a juntura da coxa, até o dia de hoje; porquanto tocara a juntura da coxa de Jacó no nervo encolhido. ).

O nome de Esaú ( vermelho ) ( Gênesis 25:30 - E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom. )
Quanto a Esaú, a sua descendência foi chamada de Edom onde nasceu um povo chamado Edomita ( Gênesis 36:1 - E ESTAS são as gerações de Esaú (que é Edom). ) (Gênesis 36:8 - Portanto Esaú habitou na montanha de Seir; Esaú é Edom. )

Síntese do Tópico IV
Isaque foi o filho bendito de Abraão. Deus era com ele e o abençoou sobremaneira.

Conclusão
A história de Isaque não é uma simples biografia.
É um relato de fé e de superações no campo pessoal, doméstico e nacional.
Do monte Moriá, onde se encontrou pessoal e experimentalmente com Deus, até a sua morte, ele viveu como um príncipe de Deus.
Portanto, não se deixe abater pelas provações.
Exerça a sua fé no campo das impossibilidades.

Por diácono Daniel Barros de Lima
Professor da Escola Bíblica Dominical
Assembleia de Deus Vila Zatt.
Ministério de Perus.
Rua Prof. José Lourenço n° 845
Vila Zatt.
Dia 16 de Dezembro de 2.015






Nenhum comentário:

Postar um comentário