segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Lição 06 - O Tribunal de Cristo e os Galardões. Revista de Professores - CPAD.

Lição 06                          07 de fevereiro de 2.016.

O Tribunal de Cristo e os Galardões.
            
TEXTO ÁUREO
"Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal.”
II Coríntios 5. 10

Verdade Prática
Todos os crentes deverão comparecer diante do Tribunal de Cristo para que cada um receba a sua recompensa.

Leitura Diária
Segunda - ( Mateus 12:37 - Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado. )
Seremos justificados ou condenados mediante as nossas palavras.

Terça - ( Romanos 8:1 - PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. )
Não há condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus.

Quarta – ( II Timóteo 4:8 - Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. )
O justo juiz dará a coroa da justiça a todos que amarem a sua vinda.

Quinta – ( Efésios 2:10 - Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. )
O crente foi gerado em Jesus Cristo para realizar as boas obras.

Sexta – ( Mateus 5:16 - Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. )
A nossa luz deve resplandecer diante dos homens.

Sábado – ( Apocalipse 22:12 - E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. )
Em breve Jesus virá e dará galardão a todos aqueles que foram fiéis.

Leitura bíblica em classe.

I Corintios 3:11-15
( I Corintios 3:11 - Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. )
( I Corintios 3:12 - E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, )
( I Corintios 3:13 - A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. )
( I Corintios 3:14 - Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. )
( I Corintios 3:15 - Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo. )

Objetivo Geral:
Mostrar que todos os crentes vão comparecer diante do Tribunal de Cristo para serem recompensados por suas obras.

Hinos sugeridos: 157, 286, 547 da Harpa cristã.

Objetivos Específicos:

I = Saber que todos os salvos vão estar perante o Tribunal de Cristo para serem galardoados.

II = Explicar como Cristo vai julgar as nossas obras.

III = Compreender que chegará o dia em que teremos de prestar contas a Jesus das nossas ações.

Interagindo com o professor.
Servir a Deus é um grande privilégio e muitos têm dedicado toda a sua vida ao serviço do Mestre.
Na seara do Senhor, enfrentam as lutas, decepções, frustrações, toda a sorte de intempéries, mas vai valer à pena.
No grande Dia do Senhor, serem os recompensados com os lauréis e os galardões.
A Palavra de Deus nos m ostra que as obras de muitos crentes perecerão quando forem provadas pelo fogo do Senhor.
Deus conhece a intenção dos corações.
Podemos enganar aos homens, mas não ao Eterno.
Muitos fazem a obra de Deus buscando a glória para si, logo, já tiveram a sua recompensa.
Que possam os realizar a obra de Deus com alegria, amor, fazendo tudo de coração, para a glória do Pai e não para ser visto pelos homens.

INTRODUÇÃO
Na lição de hoje estudarem os acerca do Tribunal de Cristo e dos galardões.
Todos os crentes terão que comparecer a este tribunal, porém não se trata do Juízo final, que será instaurado para o julgamento dos ímpios (Apocalipse 20:11 - E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. )
(Apocalipse 20:12 - E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. )
(Apocalipse 20:13 - E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. )
(Apocalipse 20:14 - E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. )
(Apocalipse 20:15 - E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. ), mas será um tribunal para julgar as obras e os atos dos crentes, recompensando-os, ou não, pelo que fizeram em sua vida.
Neste Tribunal, todos os fiéis em Cristo serão galardoados com justiça.

Ponto Central
Nossas obras serão provadas pelo Senhor e se passarem pelo seu crivo, seremos recompensados.

I – O tribunal de Cristo e os crentes.
 
1.   O julgamento. 
Todos os crentes, já transformados e com um corpo incorruptível, vão comparecer perante o Tribunal de Cristo ( II Corintios 5:10 - Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. ); ( II Corintios 1:8 - Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira agravados mais do que podíamos suportar, de modo tal que até da vida desesperamos. ).
Não se trata de julgamento de pecados, pois os que serão julgados já são salvos.
Os ímpios é que passarão pelo julgamento de suas obras e pecados, no juízo do Trono Branco, após o Milênio ( Apocalipse 20:11 - E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. )
( Apocalipse 20:12 - E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.)
( Apocalipse 20:13 - E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. )
( Apocalipse 20:14 - E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. )
( Apocalipse 20:15 - E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. ).
Os salvos em Cristo Jesus, desde que permaneçam fiéis, em santidade, não mais passarão por qualquer tipo de condenação: (Romanos 8.1 Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito ).
Estar "em Cristo Jesus" é a condição indispensável para ter sido salvo e permanecer salvo.
Neste tribunal serão julgadas as obras dos salvos que foram praticadas na Terra, a fim de que recebam, ou não, o galardão (Apocalipse 22:12 - E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. ).

2.   Quando se dará? 
Segundo Eurico Bergstén, acontecerá no dia em que Jesus voltar.
O Salvador voltará e trará o seu galardão consigo ( Apocalipse 22:12 - E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. ).
Naquele grande dia, todos os crentes que permaneceram fiéis ao Senhor, servindo a Ele com integridade, receberão a sua recompensa.
Paulo foi um servo que sofreu muitas tribulações ( naufrágio, cadeias, fome, nudez) em favor do Reino de Deus, porém ele esperava o dia em que receberia a sua coroa ( recompensa ).
Ele afirmou que "naquele dia" receberia "a coroa da justiça" que lhe havia sido reservada ( II Timóteo 4:8 - Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. ).
Não desanime diante das dificuldades enfrentadas neste mundo, pois em breve Jesus virá e recompensará todo o seu trabalho.
Esta é a melhor recompensa que um servo ou uma serva de Deus pode receber.

3.  Quem será o juiz? 
Não temos dúvida e podemos afirmar, segundo a Palavra de Deus, que o juiz será nosso Senhor Jesus Cristo ( II Timóteo 4:8 - Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. ).
O Pai entregou a Jesus todo o juízo ( João 5:22 - E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo; ).
Somente Deus e o seu Filho, no Universo, têm o direito legítimo de julgar os homens.
Queira ou não, ninguém escapará da justiça do Todo-Poderoso (Isaías 43:13 - Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá? ). 

Síntese do tópico I
Todos os crentes passarão pelo tribunal de Cristo.

Subsidio Escatológico;

As Escrituras ensinam que todos os membros da raça humana são responsáveis perante Deus ( Jeremias 17:10 - Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações. ); ( Jeremias 32:19 - Grande em conselho, e magnífico em obras; porque os teus olhos estão abertos sobre todos os caminhos dos filhos dos homens, para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas obras; ).
Deus julgará tanto crentes quanto ímpios.
0 julgamento dos ímpios será diante do Grande Trono Branco — um evento descrito em (  Apocalipse 20:15 - E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. ), o qual ocorre após o reino milenial de Cristo.
Este é o último julgamento antes da eternidade futura.
Em ( II Corintios 5:10 - Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. ), Paulo fala sobre o julgamento de todos os crentes.
0 fato de todos serem julgados demonstrará a justiça de Deus perante todas as criaturas.
A salvação de alguns será a maior demonstração da graça de Deus que o mundo já viu.
O julgamento dos ímpios ratificará seu desprezo pela salvação oferecida por Deus em seu Filho, resultando em condenação eterna"

II – As Obras do Crente e o Julgamento de Cristo.

1.                   A precisão do julgamento.
O julgamento será preciso, pois passará pelo crivo do Senhor Jesus Cristo.
Muitos fazem a obra de Deus e praticam boas ações apenas para serem vistos pelos homens.
Estes buscam satisfazer seus interesses pessoais, buscam seus próprios galardões.
Mas a Palavra de Deus diz que todas as obras serão provadas pelo fogo.
O fogo divino vai purificar e revelar qual é a verdadeira intenção do coração.

2.Ouro, prata e pedras preciosas.
Na Bíblia, o ouro simboliza aquilo que procede de Deus, as coisas divinas ( Jó 22:22 - Aceita, peço-te, a lei da sua boca, e põe as suas palavras no teu coração. )
( Jó 22:23 - Se te voltares ao Todo-Poderoso, serás edificado; se afastares a iniqüidade da tua tenda, )
( Jó 22:24 - E deitares o teu tesouro no pó, e o ouro de Ofir nas pedras dos ribeiros, ); ( Apocalipse 3:15 - Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! ).
Podemos comparar o ouro às obras que os crentes fizeram para a glória de Deus ( I Corintios 10:31 - Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. ).
Obras praticadas por crentes que têm um espírito quebrantado e contrito.
Estas foram "feitas em Deus" ( João 3:21 - Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus. ), ou seja, em parceria, comunhão com o Senhor.
Quando usamos bem os talentos dados por Deus, realizamos obras "de ouro" ( Mateus 25:14 - Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens. ) ( Mateus 25:20 - Então aproximou-se o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que granjeei com eles. ).
São obras que glorificam não o nosso nome ou ministério, mas a Deus ( Mateus 5:16 - Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.).

Na tipologia bíblica, a prata é símbolo de redenção.
No Antigo Testamento, a redenção dos filhos de Israel era paga em prata ( Êxodo 30:11 - Falou mais o SENHOR a Moisés dizendo: )
( Êxodo 30:12 - Quando fizeres a contagem dos filhos de Israel, conforme a sua soma, cada um deles dará ao SENHOR o resgate da sua alma, quando os contares; para que não haja entre eles praga alguma, quando os contares. )
( Êxodo 30:13 - Todo aquele que passar pelo arrolamento dará isto: a metade de um siclo, segundo o siclo do santuário (este siclo é de vinte geras); a metade de um siclo é a oferta ao SENHOR. )
( Êxodo 30:14 - Qualquer que passar pelo arrolamento, de vinte anos para cima, dará a oferta alçada ao SENHOR. )
( Êxodo 30:15 - O rico não dará mais, e o pobre não dará menos da metade do siclo, quando derem a oferta alçada ao SENHOR, para fazer expiação por vossas almas. )
( Êxodo 30:16 - E tomarás o dinheiro das expiações dos filhos de Israel, e o darás ao serviço da tenda da congregação; e será para memória aos filhos de Israel diante do SENHOR, para fazer expiação por vossas almas. ) (Levítico 5:15 - Quando alguma pessoa cometer uma transgressão, e pecar por ignorância nas coisas sagradas do SENHOR, então trará ao SENHOR pela expiação, um carneiro sem defeito do rebanho, conforme à tua estimação em siclos de prata, segundo o siclo do santuário, para expiação da culpa. ).
No Novo Testamento, simboliza a redenção feita por Cristo ( I Pedro 1:18 - Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, ); ( I Corintios 6:20 - Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus. ).
As pedras preciosas são símbolos do Espírito Santo, ou da glória de Cristo no crente ( João 17:22 - E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. ).
Os crentes que possuem os dons espirituais têm o adorno do Espírito Santo.
São obras feitas pelo poder do Espírito Santo ( Filipenses 3:3 - Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne. ); ( Tito 3:5 - Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, ).

3.As obras que perecerão.
( I Corintios 3:15 - Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo. ).
Esse texto mostra que haverá crentes cujas obras não subsistirão quando passarem pelo crivo do fogo divino.

Observe:

A - Madeira.
Na Bíblia, madeira é símbolo das coisas humanas.
É uma figura da árvore, que cresce por si mesma.
Há crentes que fazem muitas coisas, mas buscando a glória humana.
No fogo do julgamento, elas vão desaparecer.
Há quem trabalhe muito na igreja, mas não o faz para a glória de Deus ( I Corintios 10:31 - Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. ).
Madeira não resiste ao fogo. 

b) Feno.
Feno é capim, erva seca.
São obras aparentes, mas sem consistência, sem vida, tais como erva seca ( Isaías 15:6 - Porque as águas de Ninrim serão pura assolação; porque já secou o feno, acabou a erva, e não há verdura alguma. ).
O capim é perecível ( Isaías 51:12 - Eu, eu sou aquele que vos consola; quem, pois, és tu para que temas o homem que é mortal, ou o filho do homem, que se tornará em erva? ) e representa as obras dos crentes que trabalham somente buscando a glória e a fama para si.
Infelizmente, nos dias atuais, há muitos pregadores e cantores que só realizam a obra de Deus pelo dinheiro ou se o evento tiver destaque na mídia.
Estes "já receberam o seu galardão", aqui mesmo (Mateus 6:2 - Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. ) (Mateus 6:5 - E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. ) ( Mateus 6:16 - E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. ).

c) Palha.
A madeira tem certa consistência, mas a palha é muito fraca.
Não resiste a força do fogo.
O vento a leva com facilidade (Salmos 1:4 - Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha. ); ( Jó 21:18 - Porque são como a palha diante do vento, e como a pragana, que arrebata o redemoinho. ); (Oséias 13:3 - Por isso serão como a nuvem da manhã, e como o orvalho da madrugada, que cedo passa; como folhelho que a tempestade lança da eira, e como a fumaça da chaminé. ).
É instável.
Não pode se misturar com o trigo (Jeremias 23:28 - O profeta que tem um sonho conte o sonho; e aquele que tem a minha palavra, fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? diz o SENHOR. ); palha representa obras sem firmeza, ou seja, feita por crentes que são inconstantes.
Muitos vivem mudando de igreja, de costume, de crenças, etc.
São levados, como a palha,  por "todo vento de doutrina" ( Efésios 4:14 - Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. ).

Síntese do tópico II
As obras dos crentes serão julgadas pelo Justo Juiz.

Subsidio Escatológico:
O propósito do julgamento dos crentes diante do Tribunal de Cristo é
determinar se as obras de cada um foram dignas ou não.
O julgamento é apenas para os crentes, de modo que, ainda sofram danos, estes serão salvos.
Além disso, aqueles que ali forem julgados terão firmado suas vidas na Rocha, que é o próprio Jesus Cristo ( I Corintios 3:11 - Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. )
( I Corintios 3:12 - E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,  ).
O Senhor avaliará as obras dos crentes ao longo de toda a vida.
Uma vez que fomos separados para as boas obras que Deus preparou para os crentes ( Efésios 2:10 - Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. ), deveríamos esperar que Ele examinasse a fidelidade de nossas ações.
(LAHAYE, Tim. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica, l.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008, pp. 463,464).
III - A PRESTAÇÃO DE CONTAS DO CRENTE E OS GALARDÕES
Galardões são prêmios.
Lauréis a que o crente fez jus, pois  desempenhou bem a função para qual foi vocacionado no Reino de Deus.

1.Os pastores darão conta dos seus rebanhos. 
Ser pastor é um grande privilégio, mas também uma responsabilidade muito grande.
Sabemos que a salvação é individual, mas aqueles que servem ao Senhor como pastores, um dia, terão que prestar contas ao Sumo Pastor.
O profeta Ezequiel, criticou os líderes (pastores) de Israel por cuidarem de si mesmo, ao invés de cuidarem das ovelhas do Senhor.
Leia Ezequiel 34.
O profeta não se calou diante do erro dos líderes do seu povo, mas com coragem e ousadia,  apontou o pecado e pronunciou o julgamento divino (Ezequiel 34:7 - Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do SENHOR: )
( Ezequiel 34:8 - Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que, porquanto as minhas ovelhas foram entregues à rapina, e as minhas ovelhas vieram a servir de pasto a todas as feras do campo, por falta de pastor, e os meus pastores não procuraram as minhas ovelhas; e os pastores apascentaram a si mesmos, e não apascentaram as minhas ovelhas; )
( Ezequiel 34:9 - Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do SENHOR: )
( Ezequiel 34:10 - Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu estou contra os pastores; das suas mãos demandarei as minhas ovelhas, e eles deixarão de apascentar as ovelhas; os pastores não se apascentarão mais a si mesmos; e livrarei as minhas ovelhas da sua boca, e não lhes servirão mais de pasto. ).

O Senhor dará a justa recompensa a cada pastor pelo seu trabalho.
Muitos tem se desgastado fisica e emocionalmente em favor das ovelhas do Senhor.
São incansáveis na pregação, no ensino da Palavra, visitando e cuidando de cada ovelha com muito carinho e zelo, seguindo o exemplo do Bom Pastor ( João 10:10 - O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. ).
Estes receberão o justo galardão pelo trabalho realizado.
Por isso, se você recebeu de Deus o ministério pastoral, cuide com zelo de suas ovelhas, exerça seu ministério com dedicação, pois em breve Jesus voltará e lhe dará os lauréis pelo seu trabalho.

2.Crentes darão conta de seus talentos.
Todo crente recebeu algum tipo de talento (habilidades, dons) do Senhor.
Uns recebem mais e outros menos, pois estes são distribuídos de acordo com a capacidade de cada um, mas todos recebem ( Mateus 5:14 - Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; )
( Mateus 5:15 - Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. )
( Mateus 5:16 - Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.)
( Mateus 5:17 - Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. )
( Mateus 5:18 - Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido. )
( Mateus 5:19 - Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. )
( Mateus 5:20 - Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus. )
( Mateus 5:21 - Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo. )
( Mateus 5:22 - Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno. )
( Mateus 5:23 - Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, )
( Mateus 5:24 - Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta. )
( Mateus 5:25 - Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão. )
( Mateus 5:26 - Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil. )
( Mateus 5:27 - Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. )
( Mateus 5:28 - Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. )
( Mateus 5:29 - Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. )
( Mateus 5:30 - E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. ).
O Senhor espera que venhamos desenvolver nossos talentos com dedicação e zelo, utilizando-os para a glória do Pai.
Você é responsável, perante o Senhor, por usar bem aquilo que Ele lhe concedeu.
Jesus está voltando, por isso, é tão urgente que venhamos empregar nosso tempo e nossos talentos diligentemente em sua obra.
Não aja jamais como o servo negligente, que com medo do seu senhor, enterrou seu talento.
Utilize suas habilidades em favor do Reino de Deus, pois o Pai vai lhe recompensar por isso.
Síntese do tópico II
Os crentes prestarão contas de suas ações e se suas obras passarem pelo crivo do Senhor receberão galardões.

Conclusão
No Tribunal de Cristo, os crentes fiéis verão que valeu a pena suportar as aflições do tempo presente: ( Romanos 8:18 - Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. ).
Eles receberão seus galardões.
Jesus é que fará a criteriosa avaliação das obras dos salvos para dar a cada um conforme o seu trabalho (Apocalipse 22:12 - E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.).

Por diácono Daniel Barros de Lima
Professor da Escola Bíblica Dominical
Assembleia de Deus Vila Zatt.
Ministério de Perus.
Rua Prof. José Lourenço n° 845
Vila Zatt.
Dia 07 de Fevereiro de 2.016.






Nenhum comentário:

Postar um comentário