sábado, 7 de fevereiro de 2015

Lição 06 - Santificarás o Sábado - CPAD - Revista Professor.

Lição 06                                                                                                        08 de fevereiro de 2.015.
Santificarás o Sábado.

TEXTO ÁUREO
"E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem, por causa do sábado."
Marcos 2.27

Verdade Prática
O quarto mandamento envolve os aspectos espiritual e social, diz respeito ao relacionamento do homem com Deus e ao mesmo tempo com o próximo.

( I Corintios 2:14 - Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. )
( I Corintios 2:15 - Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. )

( João 5:17 - E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. ).

( João 9:16 - Então alguns dos fariseus diziam: Este homem não é de Deus, pois não guarda o sábado. Diziam outros: Como pode um homem pecador fazer tais sinais? E havia dissensão entre eles. )

( João 5:16 - E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado.)
( João 5:17 - E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. )
( João 5:18 - Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus. )

O sábado veio de Deus e somente Ele tem autoridade sobre essa instituição.
Então, não há outro no universo investido de tamanha autoridade, senão o Filho de Deus.

O Senhor Jesus cumpriu a lei (Mateus 5:17 - Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. )
(Mateus 5:18 - Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido. ), agora vivemos sob  a graça ( João 1:17 - Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. ); ( Romanos 6:14 - Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. ).


Leitura Diária
Segunda - ( Gênesis 2:2 - E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. )
Deus descansou no sétimo dia da criação.

Terça - ( Êxodo 16:29 - Vede, porquanto o SENHOR vos deu o sábado, portanto ele no sexto dia vos dá pão para dois dias; cada um fique no seu lugar, ninguém saia do seu lugar no sétimo dia. )
( Êxodo 16:30 - Assim repousou o povo no sétimo dia. )
O sábado é um presente de Deus para o povo de Israel.

Quarta – ( Êxodo 23:12 - Seis dias farás os teus trabalhos mas ao sétimo dia descansarás; para que descanse o teu boi, e o teu jumento; e para que tome alento o filho da tua escrava, e o estrangeiro. )
O sábado foi dado a Israel para descanso.

Quinta – ( Romanos 14:5 - Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente. )
( Romanos 14:6 - Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o SENHOR não come, e dá graças a Deus. )
A fé cristã é isenta de toda forma de legalismo.

Sexta ( Colossenses 2:16 - Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, )
( Colossenses 2:17 - Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo. )
A lei, juntamente com o sábado legal, foi encravada na cruz.

Sábado – ( Hebreus 4:8 - Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso, não falaria depois disso de outro dia. )
O sábado institucional se cumpre na vida da igreja.

INTRODUÇÃO

I – O sábado da criação.

1. O shabat.

2. Deus concluiu a criação no dia sétimo.

3. A benção de Deus sobre o sétimo dia.

II – O sábado institucional.

1. Desde a criação.

2. Não era mandamento.

3. Os patriarcas não guardaram o sábado.

III – O sábado legal.

1. Significado.

2. O sábado do Decálogo.

3. Propósito.

IV – Um preceito cerimonial.

1. O sacerdote no Templo.

2. A circuncisão no sábado.

Subsidio Teológico.

V – O senhor do sábado.

1 – O sábado e a tradição dos anciãos.

2 – Jesus é o Senhor do sábado ( Marcos 2:28 - Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor. )

3 – O dia do culto cristão.

          Subsidio apologético.

Conclusão

Para refletir.

Leitura bíblica em classe.
Êxodo 20. 8 – 11; 31. 12 – 17.

( Êxodo 20:8 - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. )
( Êxodo 20:9 - Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. )
( Êxodo 20:10 - Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. )
( Êxodo 20:11 - Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou. )

( Êxodo 31:12 - Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: )
( Êxodo 31:13 - Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica. )
( Êxodo 31:14 - Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele fizer alguma obra, aquela alma será eliminada do meio do seu povo. )
( Êxodo 31:15 - Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do descanso, santo ao SENHOR; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente morrerá. )
( Êxodo 31:16 - Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua. )
( Êxodo 31:17 - Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se.)


Objetivo Geral:
Compreender o significado do sábado para os cristãos.

Objetivos Específicos:

Ø  I = Analisar o conceito do sábado

Ø  II  = Considerar a forma da instituição do sábado.

Ø  III = Explicar os aspectos legais e cerimoniais do sábado.

Ø  IV = Destacar o preceito cerimonial.

Ø  V – Apresentar Jesus como o Senhor do sábado.

Interagindo com o professor.

            Vivemos em um ‘mundo capitalista’.
Uma das características da sociedade moderna é a ansiedade e a sensação da falta de tempo.
Parece que as pessoas não tem mais tempo para sua família, o lazer ou, até mesmo, compromissos pessoais considerados banais.
Quando o trabalho toma o tempo de Deus, da família e da alma, está na hora de agirmos.
A lição desta semana falará do sábado do Senhor.
Não deixe que a aula se transforme num campo de confronto entre doutrinas adventistas e cristãs históricas.
O conteúdo da aula é o mais importante.
Devemos resgatar a ideia de guardarmos um tempo para o descanso da mente e do corpo, da consagração a Deus e do lazer.
Deus o abençoe!

INTRODUÇÃO
As controvérsias deste mandamento giram em torno da sua interpretação.
Temos aqui a relação trabalho-repouso e ao mesmo tempo o relacionamento de Deus com Israel.
A necessidade de um dia de repouso após seis jornadas de trabalho é universal, mas o sábado é um presente de Deus para Israel.
O mandamento de santificar o sábado é mais bem compreendido quando se conhece o propósito pelo qual ele foi dado.

I – O sábado da criação.

1. O shabat.
Deus celebrou o sétimo dia após a criação e abençoou este dia e o santificou (Gênesis 2:2 - E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. )
(Gênesis 2:3 - E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera. ).
Aqui está a base do sábado institucional e do sábado legal.
O sábado legal não foi instituído aqui; isso só aconteceu com a promulgação da lei.
O substantivo shabbat, "sábado", não aparece aqui, na criação.
Surge pela primeira vez no evento do maná ( Êxodo 16:22 - E aconteceu que ao sexto dia colheram pão em dobro, dois ômeres para cada um; e todos os príncipes da congregação vieram, e contaram-no a Moisés.)
( Êxodo 16:23 - E ele disse-lhes: Isto é o que o SENHOR tem dito: Amanhã é repouso, o santo sábado do SENHOR; o que quiserdes cozer no forno, cozei-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobejar, guardai para vós até amanhã. ).
A Septuaginta emprega a palavra sabbaton, "sábado, semana", a mesma usada no Novo Testamento grego.

2. Deus concluiu a criação no dia sétimo.
Deus completou a sua obra da criação no sétimo dia.
Deus "descansou" ou seja, cessou, é o significado do verbo hebraico usado aqui, shabat, "cessar, desistir, descansar" (Gênesis 8:22 - Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão. ); (Jó 32:1 - ENTÃO aqueles três homens cessaram de responder a Jó; porque era justo aos seus próprios olhos. ); ( Ezequiel 16:41 - E queimarão as tuas casas a fogo, e executarão juízos contra ti aos olhos de muitas mulheres; e te farei cessar de ser meretriz, e paga não darás mais. ).
Esse descanso é sinônimo de cessar de criar, e indica a obra concluída.
Não se trata de ociosidade, pois Deus não para e nem se cansa ( Isaías 40:28 - Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento. ); ( João 5:17 - E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. ).

3. A benção de Deus sobre o sétimo dia.
        Ele abençoou e santificou o sétimo dia como um repouso contínuo, na dispensação da inocência, mas isso foi interrompido por causa do pecado.
          Agostinho de Hipona lembra que não houve tarde no dia sétimo, e afirma que Deus o santificou para que esse dia permanecesse para sempre (Confissões, Livro XIII, 36).
O sábado da criação aponta para o descanso de Deus ao mundo inteiro no fim dos tempos: ( Hebreus 4:9 - Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus. ).

Síntese do Tópico I
A base institucional e legal do sábado foi a celebração de Deus no sétimo dia, após a criação.
O Criador abençoou e santificou esse dia.

II – O sábado institucional.

1. Desde a criação.
É o sábado para descanso de todos os povos.
É uma questão moral que Deus estabeleceu para a raça humana ao comemorar a criação.
Tornou modelo e uma forma natural para toda a raça humana.
É a ordem natural das coisas: os campos precisam de repouso, as máquinas necessitam parar para manutenção e assim por diante ( Levítico 25:4 - Porém ao sétimo ano haverá sábado de descanso para a terra, um sábado ao SENHOR; não semearás o teu campo nem podarás a tua vinha. ).
O sábado institucional, portanto, não se refere ao sétimo dia da semana; pode ser qualquer dia ou um período de descanso ( Hebreus 4:8 - Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso, não falaria depois disso de outro dia. ).

2. Não era mandamento.
O sétimo dia da criação não era mandamento, mas revela a necessidade natural do descanso de toda a natureza.
O repouso noturno de cada dia não é suficiente para isso.
Deus abençoou e santificou esse dia não somente para comemorar a obra da criação mas para que, nesse dia, todos cessem o trabalho e assim descansem física e mentalmente para oferecer o seu culto de adoração a Deus.

3. Os patriarcas não guardaram o sábado.
O livro de Gênesis não menciona os patriarcas Abraão, Isaque e Jacó observando o sábado.
Segundo Justino, o Mártir, Abraão e seus descentes até o Sinai agradaram a Deus sem o sábado (Diálogo com Trifão 19.5).
Irineu de Lião diz que Abraão, "sem circuncisão e sem observância do sábado, 'acreditou em Deus e lhe foi imputado a justiça e foi chamado amigo de Deus'" (Contra as Heresias, Livro IV, 16.2).

Síntese do Tópico I I
O sábado institucional se refere á necessidade de um período de descanso para a criação e para o homem

III – O sábado legal.

1. Significado.
É o sétimo dia da semana no calendário judaico, marcado para repouso e adoração.
Foi introduzido no mundo pela lei; é o sábado legal dado aos israelitas no Sinai.
Nenhum outro povo na história recebeu a ordem para guardar esse dia; é exclusividade de Israel ( Êxodo 31:13 - Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica. ), ( Êxodo 31:17 - Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se. ).
O sábado e a circuncisão são os dois sinais distintivos do povo judeu ao longo dos séculos ( Gênesis 17:11 - E circuncidareis a carne do vosso prepúcio; e isto será por sinal da aliança entre mim e vós.).

2. O sábado do Decálogo.
A expressão "Lembra-te do dia do sábado, para o santificar" ( Êxodo 20:8 - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.), remete a uma reminiscência = (Recordação do passado: o que se mantém na memória. Recordação vaga e quase apagada.
Resíduo ou parte fragmentada de alguma coisa que já não existe mais.
  ) histórica e, sem dúvida alguma, Israel já conhecia o sábado nessa ocasião.
Mas parece não ser referência ao sábado da criação.
Ele aparece na promulgação da lei (Êxodo 20:11 - Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou. ), contudo, essa reminiscência não reaparece em Deuteronômio (Deuteronômio 5:12 - Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o SENHOR teu Deus. )
( Deuteronômio 5:13 - Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho. )
( Deuteronômio 5:14 - Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhum trabalho nele, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro de tuas portas; para que o teu servo e a tua serva descansem como tu; )
(Deuteronômio 5:15 - Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o SENHOR teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; por isso o SENHOR teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado. ).
Trata-se, com certeza, do sábado que o povo não levou a sério no deserto (Êxodo 16:22 - E aconteceu que ao sexto dia colheram pão em dobro, dois ômeres para cada um; e todos os príncipes da congregação vieram, e contaram-no a Moisés. )
( Êxodo 16:23 - E ele disse-lhes: Isto é o que o SENHOR tem dito: Amanhã é repouso, o santo sábado do SENHOR; o que quiserdes cozer no forno, cozei-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobejar, guardai para vós até amanhã. )
( Êxodo 16:24 - E guardaram-no até o dia seguinte, como Moisés tinha ordenado; e não cheirou mal nem nele houve algum bicho.)
( Êxodo 16:25 - Então disse Moisés: Comei-o hoje, porquanto hoje é o sábado do SENHOR; hoje não o achareis no campo. )
( Êxodo 16:26 - Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia é o sábado; nele não haverá.)
(Êxodo 16:27 - E aconteceu ao sétimo dia, que alguns do povo saíram para colher, mas não o acharam. )
(Êxodo 16:28 - Então disse o SENHOR a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis? )
(Êxodo 16:29 - Vede, porquanto o SENHOR vos deu o sábado, portanto ele no sexto dia vos dá pão para dois dias; cada um fique no seu lugar, ninguém saia do seu lugar no sétimo dia. ).

3. Propósito.
A instituição do sábado legal no Decálogo tinha um propósito duplo: social e espiritual.
Cessar os trabalhos a cada seis dias de labor era dar descanso aos seres humanos e aos animais e dedicar um dia para adoração a Deus.
É um memorial da libertação do Egito (Deuteronômio 5:15 - Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o SENHOR teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; por isso o SENHOR teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado. ).
Duas vezes é dito que o sábado é um sinal distintivo entre Deus e a nação de Israel ( Êxodo 31:13 - Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica. ) ( Êxodo 31:17 - Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se. ).

Síntese do Tópico lll
O sábado legal é um dia de descanso, introduzido na cultura do povo judeu por meio da Lei.

IV – Um preceito cerimonial.

1. O sacerdote no Templo.
O Senhor Jesus Cristo disse mais de uma vez que a guarda do sábado é um preceito cerimonial.
Ele colocou o quarto mandamento na mesma categoria dos pães da proposição (Mateus 12:2 - E os fariseus, vendo isto, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado. )
(Mateus 12:3 - Ele, porém, lhes disse: Não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os que com ele estavam? )
(Mateus 12:4 - Como entrou na casa de Deus, e comeu os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem aos que com ele estavam, mas só aos sacerdotes? ).
Veja ainda a que Jesus se referia quando falou a respeito desse ritual mencionado em ( Êxodo 29:33 - E comerão as coisas com que for feita expiação, para consagrá-los, e para santificá-los; mas o estranho delas não comerá, porque são santas. ), ( Levítico 22:10 - Também nenhum estranho comerá das coisas santas; nem o hóspede do sacerdote, nem o diarista comerá das coisas santas. ) e ( I Samuel 21:6 - Então o sacerdote lhe deu o pão sagrado, porquanto não havia ali outro pão senão os pães da proposição, que se tiraram de diante do SENHOR, para se pôr ali pão quente no dia em que aquele se tirasse. ).
Disse igualmente que "os sacerdotes no templo violam o sábado e ficam sem culpa" ( Mateus 12:5 - Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa? ), ao passo que não existe concessão para preceitos morais.

2- A circuncisão no sábado.
Se o oitavo dia da circuncisão do menino coincidir com um sábado, ela tem que ser feita no sábado, nem antes e nem depois.
Assim, Jesus mais uma vez declara o quarto mandamento como preceito cerimonial e coloca a circuncisão acima do sábado ( João 7:22 - Pelo motivo de que Moisés vos deu a circuncisão (não que fosse de Moisés, mas dos pais), no sábado circuncidais um homem. )
( João 7:23 - Se o homem recebe a circuncisão no sábado, para que a lei de Moisés não seja quebrantada, indignais-vos contra mim, porque no sábado curei de todo um homem? ) ( Levítico 12:3 - E no dia oitavo se circuncidará ao menino a carne do seu prepúcio. ).
Um mandamento moral é obrigatório por sua própria natureza.

Síntese do Tópico I V
Segundo Jesus Cristo, a guarda do sábado é um preceito cerimonial.

Subsidio Teológico.
“A questão do sábado
A questão não é o sábado em si, mas o fato de que não estamos debaixo do Antigo Concerto ( Hebreus 8:6 - Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas. ).
Leia os versículos seguintes até o treze (Hebreus 8:7 - Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda. )
( Hebreus 8:8 - Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança, )
( Hebreus 8:9 - Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; Como não permaneceram naquela minha aliança, Eu para eles não atentei, diz o Senhor. )
( Hebreus 8:10 - Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;)
( Hebreus 8:11 - E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior. )
( Hebreus 8:12 - Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais. )
( Hebreus 8:13 - Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar. ).
A palavra profética previa a chegada do Novo Concerto ( Jeremias 31:31 - Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá. )
( Jeremias 31:32 - Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o SENHOR. )
( Jeremias 31:33 - Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. ).
Esse novo concerto é mencionado pelo escritor ao Hebreus ( Hebreus 8:8 - Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança, )
( Hebreus 8:9 - Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; Como não permaneceram naquela minha aliança, Eu para eles não atentei, diz o Senhor. )
( Hebreus 8:10 - Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;)
( Hebreus 8:11 - E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior. )
( Hebreus 8:12 - Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais. ).
O judeu convertido á fé cristã que quiser guardar o sábado por convicção religiosa pessoal não está desviado por isso, pois o apóstolo Paulo diz que uns fazem separação de dia, outros acham que podem comer de tudo.
Veja ( Romanos 14:1 - ORA, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas. )
( Romanos 14:2 - Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes. )
( Romanos 14:3 - O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu. )
( Romanos 14:4 - Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio SENHOR ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar. )
( Romanos 14:5 - Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente. )
( Romanos 14:6 - Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o SENHOR não come, e dá graças a Deus. ).
Convém lembrar que o apóstolo está falando aos judeus cristãos de Roma, por causa da sua cultura religiosa, e não aos gentios.
Ainda hoje muitos deles usam kipar e talit ( solidéo e manto ), observam a kash`rut (lei dietéticas prescritas por Moisés ) e guardam o sábado.
Isso o fazem meramente para não perderem sua identidade nacional, é uma questão cultural e não condição para salvação.
Isso é diferente dos gentios convertidos a Cristo, pois o apostolo deixa claro que tais práticas são um retrocesso espiritual ( Gálatas 4:10 - Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. )
( Gálatas 4:11 - Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco. ).

( SOARES, Esequias. Manual de Apologética Cristã. 1. Ed. Rio de Janeiro: CPAD. 2002, pp. 293-94).

V – O senhor do sábado.

1 – O sábado e a tradição dos anciãos.
Os quatro evangelhos registram os conflitos entre Jesus e os fariseus sobre a interpretação do sábado.
A tradição dos anciãos criou 39 proibições concernentes ao sábado, mas o Senhor Jesus disse que é "lícito fazer bem no sábado" ( Mateus 12:12 - Pois, quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por conseqüência, lícito fazer bem nos sábados. ).
Isso Ele fez ( Marcos 3:1 - E OUTRA vez entrou na sinagoga, e estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada. )
( Marcos 3:2 - E estavam observando-o se curaria no sábado, para o acusarem. )
( Marcos 3:3 - E disse ao homem que tinha a mão mirrada: Levanta-te e vem para o meio. )
( Marcos 3:4 - E perguntou-lhes: É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar? E eles calaram-se. )
( Marcos 3:5 - E, olhando para eles em redor com indignação, condoendo-se da dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a tua mão. E ele a estendeu, e foi-lhe restituída a sua mão, sã como a outra. ); (Lucas 13:10 - E ensinava no sábado, numa das sinagogas. )
( Lucas 13:11 - E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; e andava curvada, e não podia de modo algum endireitar-se. )
( Lucas 13:12 - E, vendo-a Jesus, chamou-a a si, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade. )
( Lucas 13:13 - E pôs as mãos sobre ela, e logo se endireitou, e glorificava a Deus.); (Lucas 14:1 - ACONTECEU num sábado que, entrando ele em casa de um dos principais dos fariseus para comer pão, eles o estavam observando. )
(Lucas 14:2 - E eis que estava ali diante dele um certo homem hidrópico. = ( é a acumulação anormal de fluido nas cavidades naturais do corpo ou no tecido celular. O termo pode ser usado como sinônimo de edema. Historicamente, hidropisia, como doença, designava a causa principal dos edemas generalizados, a saber, a insuficiência cardíaca congestiva. Diz-se "hidrópico" o indivíduo que sofre da doença. )
(Lucas 14:3 - E Jesus, tomando a palavra, falou aos doutores da lei, e aos fariseus, dizendo: É lícito curar no sábado? )
(Lucas 14:4 - Eles, porém, calaram-se. E, tomando-o, o curou e despediu. )
(Lucas 14:5 - E disse-lhes: Qual será de vós o que, caindo-lhe num poço, em dia de sábado, o jumento ou o boi, o não tire logo? )
(Lucas 14:6 - E nada lhe podiam replicar sobre isto. ); ( João 5:8 - Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda. )
( João 5:9 - Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado. )
( João 5:10 - Então os judeus disseram àquele que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar o leito. )
( João 5:11 - Ele respondeu-lhes: Aquele que me curou, ele próprio disse: Toma o teu leito, e anda. )
( João 5:12 - Perguntaram-lhe, pois: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito, e anda? )
( João 5:13 - E o que fora curado não sabia quem era; porque Jesus se havia retirado, em razão de naquele lugar haver grande multidão. )
( João 5:14 - Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior. )
( João 5:15 - E aquele homem foi, e anunciou aos judeus que Jesus era o que o curara. )
( João 5:16 - E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado.)
( João 5:17 - E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. )
( João 5:18 - Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus. ); ( João 9:6 - Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego. )
( João 9:7 - E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo. ) ( João 9:16 - Então alguns dos fariseus diziam: Este homem não é de Deus, pois não guarda o sábado. Diziam outros: Como pode um homem pecador fazer tais sinais? E havia dissensão entre eles. ) e, por isso, nós devemos fazer o bem, não importa qual seja o dia da semana. )

2 – Jesus é o Senhor do sábado (Marcos 2:28 - Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor. )

O sábado veio de Deus e somente Ele tem autoridade sobre essa instituição.
Então, não há outro no universo investido de tamanha autoridade, senão o Filho de Deus.
A expressão "o Filho do Homem", no singular, é título messiânico, não é usual ou comum às outras pessoas.
Está claro que Jesus se referia a Ele mesmo.
Jesus disse que os seres humanos não foram criados para observar o sábado, mas que o sábado foi criado para o benefício deles ( Marcos 2:27 - E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. ).

3 – O dia do culto cristão.
           O primeiro culto cristão aconteceu no domingo e da mesma forma o segundo (João 20:19 - Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco. ) ( João 20:26 - E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco. ).
Nesse dia o Senhor Jesus ressuscitou dentre os mortos ( Marcos 16:16 - Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. ).
O dia do Senhor foi instituído como o dia de culto, sem decreto e norma legal, pelos primeiros cristãos desde os tempos apostólicos  ( Atos 20:7 - E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite. ); ( I Corintios 16:2 - No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar. ); ( Apocalipse 1:10 - Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta, ).
É o "sábado" cristão!
O sábado legal e todo o sistema mosaico foram encravados na cruz (Colossenses 2:16 - Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, )
(Colossenses 2:17 - Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.), foram revogados e anulados ( II Corintios 3:7 - E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória, )
( II Corintios 3:8 - Como não será de maior glória o ministério do Espírito? )
( II Corintios 3:9 - Porque, se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais excederá em glória o ministério da justiça. )
( II Corintios 3:10 - Porque também o que foi glorificado nesta parte não foi glorificado, por causa desta excelente glória. )
( II Corintios 3:11 - Porque, se o que era transitório foi para glória, muito mais é em glória o que permanece. ); ( Hebreus 8:13 - Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar. ).
O Senhor Jesus cumpriu a lei (Mateus 5:17 - Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. )
(Mateus 5:18 - Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido. ), agora vivemos sob  a graça ( João 1:17 - Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. ); ( Romanos 6:14 - Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. ).

          Subsidio apologético.
        A palavra ‘domingo’. Por si só, significa ‘Dia do Senhor”, pois, foi nesse dia que o Senhor Jesus ressuscitou.
O primeiro culto cristão aconteceu num domingo: ( João 20:19 - Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco. ).
O segundo culto também, pois a Biblia diz que isso aconteceu ‘oito dias depois ( João 20:26 - E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco. ).
Os cristãos se reuniam no primeiro dia da semana: ( Atos 20:7 - E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite. ).
O mesmo pode ser visto em Corinto, quando o apostolo manda levantar coletas para os irmãos pobres de Jerusalém.
O texto sagrado diz que essa reunião de adoração se fazia aos domingos ( I Corintios 16:2 - No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar. ).
Assim, essa prática foi se tornando comum,sem decreto e sem imposição.
Foi algo espontâneo.
Constantino apenas confirmou uma prática já antiga dos cristão.
(...) O Decálogo fala sábado e isso acontece também em muitos lugares do Velho Testamento, mas o domingo não.
Mas na Nova Aliança não há mandamento algum de guardar dias.
Dizem que o domingo é um pagão, por que em inglês Sunday significa dia do Sol.
Nesse caso, todos os demais dias também serão pagãos, porque os dias da semana, em inglês, são de origem céltica e homenageiam antigas divindades, inclusive o sábado, que é Saturday. ‘dia de Saturno’

( SOARES, Esequias, Manual de apologética Cristã. 1. Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2002, pp. 294-95 ).

Conclusão
A palavra profética anunciava o fim do sábado legal ( Jeremias 31:31 - Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá. )
( Jeremias 31:32 - Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o SENHOR. )
( Jeremias 31:33 - Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. ); ( Oséias 2:11 - E farei cessar todo o seu gozo, as suas festas, as suas luas novas, e os seus sábados, e todas as suas festividades. ).
Isso se cumpriu com a chegada do novo concerto ( Hebreus 8:8 - Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança, )
( Hebreus 8:9 - Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; Como não permaneceram naquela minha aliança, Eu para eles não atentei, diz o Senhor. )
( Hebreus 8:10 - Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo; )
( Hebreus 8:11 - E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior. )
( Hebreus 8:12 - Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais. ).
Exigir a guarda do sábado como condição para a salvação não é cristianismo e caracteriza-se como doutrina de uma seita.

Para refletir.
Sobre o Sábado:
Quando Deus descansou no sétimo dia, Ele parou de trabalhar?
Não.
A Palavra usada na língua hebraica para ‘descansar’ é o sinônimo de ‘terminar’, ‘encerrar’ e concluir uma tarefa’.
A ideia, aqui, é a de que Deus concluiu a criação, parou de criar, e não a de ficar ocioso.
O Senhor Jesus disse que o Pai ‘trabalha até agora” ( João 5:17 - E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. )

O sábado institucional resgata a ordem natural das coisas. Explique.
Significa que a instituição do sábado trouxe ao ser humano a ideia de que o campo precisa de descanso, as máquinas precisam parar para a manutenção, os animais também precisam descansar e assim por diante (Levítico 25:4 - Porém ao sétimo ano haverá sábado de descanso para a terra, um sábado ao SENHOR; não semearás o teu campo nem podarás a tua vinha. ).

É pecado trabalhar no domingo, o dia do Senhor?
Não.
Vivemos na perspectiva da graça.
Isso, porém, não quer dizer que não se deve considerar a importância do domingo como o dia do Senhor.
O nosso Senhor ressuscitou num domingo.
A igreja do Novo Testamento reunia-se no domingo, o primeiro dia da semana, para comer o pão, beber o suco da vide e terem comunhão uns com os outros (Marcos 16:16 - Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. ) (Atos 20:7 - E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite. ) ( I Corintios 16:2 - No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar. ) ( Apocalipse 1:10 - Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta, )

Quem não guardar o sábado pode perder a salvação?
De maneira nenhuma! A salvação é pela graça de Deus ( Efésios 2:8 - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. )
( Efésios 2:9 - Não vem das obras, para que ninguém se glorie; )
( Efésios 2:10 - Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. ).

Por que o domingo é ‘o dia do Senhor’ para os cristão?
Porque Jesus ressuscitou no domingo e a igreja do Novo testamento se reunia aos domingos.

                               Por diácono Daniel Barros de Lima
Dia 07 de Fevereiro de 2.015

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