Lição 08. 22 de Janeiro de 2.015.
Não Matarás
TEXTO ÁUREO
"De
palavras de falsidade te afastarás e não matarás o inocente e o justo; porque
não justificarei o ímpio."
Êxodo
23.7
Verdade Prática
O
direito à vida é um bem pessoal e inalienável; sua preservação e proteção devem
ser parte da responsabilidade do homem cristão.
Leitura Diária
Segunda
- ( Gênesis 9:5-6 - Certamente requererei o vosso sangue, o
sangue das vossas vidas; da mão de todo o animal o requererei; como também da
mão do homem, e da mão do irmão de cada um requererei a vida do homem. )
( Gênesis
9:6 - Quem
derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus
fez o homem conforme a sua imagem. )
A vida
deve ser protegida porque o homem é a imagem de Deus.
Terça
- ( Deuteronômio
19:4 - E
este é o caso tocante ao homicida, que se acolher ali, para que viva; aquele
que por engano ferir o seu próximo, a quem não odiava antes; )
Pena
para o homicídio culposo, quando não há intenção de matar.
Quarta
– ( Deuteronômio 27:24 - Maldito aquele que
ferir ao seu próximo em oculto. E todo o povo dirá: Amém. )
(
Deuteronômio 27:25 - Maldito
aquele que aceitar suborno para ferir uma pessoa inocente. E todo o povo dirá:
Amém. )
Pena
para o homicídio doloso, quando há intenção de matar.
Quinta
– ( I Samuel 2:6 - O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à
sepultura e faz tornar a subir dela.)
Somente
Deus, o Doador da vida, tem o direito de tira-la.
Sexta – (
Mateus 5:21 - Ouvistes
que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de
juízo. )
( Mateus 5:22 - Eu, porém, vos digo que qualquer que,
sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que
disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser:
Louco, será réu do fogo do inferno. )
O
Senhor Jesus condenou o assassinato e o ódio.
Sábado
– ( João 10:10 - O ladrão não vem
senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham
com abundância. )
O
Senhor Jesus veio para que todos tenham vida.
Estatística desta lição
INTRODUÇÃO
I – O sexto mandamento.
1.
Abrangência.
2. Objetivo.
2.
Contexto.
Subsidio Teológico.
II – Importância.
1. Da vida.
2. Não
matar.
3. Etimologia.
III – Procedimento Jurídico.
1. Significado
do homicídio.
2. Homicídio
Doloso ( Números 35:16 - Porém, se o ferir com
instrumento de ferro e morrer, homicida é; certamente o homicida morrerá. )
( Números 35:17 - Ou, se lhe ferir com uma pedrada, de que possa morrer, e
morrer, homicida é; certamente o homicida morrerá. )
( Números 35:18 - Ou, se o ferir com instrumento de pau que tiver na mão, de
que possa morrer, e ele morrer, homicida é; certamente morrerá o homicida. )
( Números 35:19 - O vingador do sangue matará o homicida; encontrando-o,
matá-lo-á. )
( Números 35:20 - Se também o empurrar com ódio, ou com mal intento lançar
contra ele alguma coisa, e morrer; )
( Números 35:21 - Ou por inimizade o ferir com a sua mão, e morrer, certamente
morrerá aquele que o ferir; homicida é; o vingador do sangue, encontrando o
homicida, o matará. )
3. Homicídio
culposo.
IV – Punição.
1. O sangue
de Abel.
2. O
vingador.
3. Expiação
pela vida.
Subsidio Teológico.
Conclusão
Para
refletir.
Sobre o sexto mandamento:
Leitura bíblica em
classe.
Êxodo 20. 13; Números 35. 16 -25.
(
Êxodo 20:13 - Não matarás. )
(
Números 35:16 - Porém, se o ferir com instrumento de ferro e morrer,
homicida é; certamente o homicida morrerá. )
(
Números 35:17 - Ou, se lhe ferir com uma pedrada, de que possa
morrer, e morrer, homicida é; certamente o homicida morrerá.)
(
Números 35:18 - Ou, se o ferir com instrumento de pau que tiver na
mão, de que possa morrer, e ele morrer, homicida é; certamente morrerá o
homicida. )
(
Números 35:19 - O vingador do sangue matará o homicida;
encontrando-o, matá-lo-á. )
(
Números 35:20 - Se também o empurrar com ódio, ou com mal intento
lançar contra ele alguma coisa, e morrer; )
(
Números 35:21 - Ou por inimizade o ferir com a sua mão, e morrer,
certamente morrerá aquele que o ferir; homicida é; o vingador do sangue,
encontrando o homicida, o matará. )
(
Números 35:22 - Porém, se o empurrar subitamente, sem inimizade, ou
contra ele lançar algum instrumento sem intenção; )
(
Números 35:23 - Ou, sobre ele deixar cair alguma pedra sem o ver, de
que possa morrer, e ele morrer, sem que fosse seu inimigo nem procurasse o seu
mal; )
(
Números 35:24 - Então a congregação julgará entre aquele que feriu e
o vingador do sangue, segundo estas leis.)
(
Números 35:25 - E a congregação livrará o homicida da mão do
vingador do sangue, e a congregação o fará voltar à cidade do seu refúgio, onde
se tinha acolhido; e ali ficará até à morte do sumo sacerdote, a quem ungiram
com o santo óleo. )
Objetivo Geral:
Apresentar
o sexto mandamento, ressaltando o propósito de Deus pela proteção da vida.
Objetivo Específicos:
Ø I =
Tratar a abrangência
e o objetivo do sexto mandamento.
Ø II = Ressaltar a importância da
vida para Deus.
Ø III = Apresentar o significado
jurídico do homicídio.
Ø
IV = Descrever a punição do homicida.
Interagindo
com o professor.
Vivemos
numa sociedade marcada pela violência.
Por isso, esta é uma
oportunidade impar para tratar a respeito do sexto mandamento – não matarás.
Para muitos que não
conhecem a Deus e a sua Palavra, a vida humana parece ter perdido o seu valor.
Todos os dias
milhares de pessoas matam e morrem por coisas triviais.
A vida é um dom de
Deus e, ao cometer um homicídio, além de estar infringindo a lei dos homens, a
pessoa está indo contra o próprio autor e galardoador da vida, DEUS.
INTRODUÇÃO
O sexto
mandamento manifesta o propósito de Deus pela proteção da vida.
Sua vontade é que os seres humanos façam o mesmo.
O tema é abrangente e complexo, razão pela qual deve ser
estudado com diligência.
A lei diz "não matarás".
Isso não contraria a guerra, a pena capital e o próprio
pensamento cristão?
Mas o assunto não se encerra por aí. Esse é o tema do
presente estudo.
I – O sexto mandamento.
1.
Abrangência.
Este é o primeiro mandamento que consiste em uma proibição
absoluta, sem concessão, expressa de maneira simples com duas palavras:
"Não matarás" ( Êxodo 20:13 - Não matarás. ); ( Deuteronômio 5:17 -
Não matarás. ).
A legislação mosaica dispõe sobre o tema ao longo do
Pentateuco, cuja abrangência fala contra a violência, o assassinato premeditado
e o não premeditado.
Temas como guerra, pena capital, suicídio, aborto e eutanásia
são pertinentes ao sexto mandamento.
2.
Objetivo
O sexto mandamento reflete o ensino geral do Antigo
Testamento sobre o respeito à santidade da vida.
O Senhor Jesus incluiu aqui o ensino sobre o amor ( Mateus
5:21 - Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar
será réu de juízo. )
( Mateus 5:22 - Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se
encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu
irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu
do fogo do inferno. ).
No novo concerto Ele inclui "pensamentos e
palavras, ira e insultos".
O Novo Testamento considera homicida quem aborrece a seu
irmão ( I João 3:15 - Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que
nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele. ).
O objetivo deste mandamento é religioso e social, com o
propósito de proteger a vida e trazer a paz entre os seres humanos ( Mateus
5:44 - Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos
maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos
perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; ); ( Romanos 12:18 - Se for possível,
quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens. ).
Ponto Central:
A vida é um dom de
Deus e ninguém tem o direito de tirá-la.
3.
Contexto.
"Não matarás" já era um mandamento antigo, mas
agora é introduzido de uma forma nova.
O respeito à vida era conhecido na Antiguidade pelos
mesopotâmios, egípcios e gregos, entre outros.
O Código de Hamurabi (1750 a.C.), rei da Babilônia, é um
exemplo clássico, contudo não se revestia de autoridade divina.
Essa é a primeira distinção entre os códigos antigos e a
revelação do Sinai.
A outra é que Deus pôs sua lei no coração e na consciência
dos demais povos ( Romanos 1:19 - Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta,
porque Deus lho manifestou. ); ( Romanos 2:14 - Porque, quando os gentios,
que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles
lei, para si mesmos são lei; )
( Romanos 2:15 - Os quais mostram a
obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua
consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os; ).
Síntese do Tópico I
Deus criou e deseja
preservar a vida humana.
Subsidio
Teológico.
( Êxodo 20:13 - Não matarás. ).
Assassinar é mais precioso aqui do que matar.
A palavra hebraica rasah
é a única sem paralelo em outras sociedades do segundo milênio a C..
Ela identifica morte de pessoas; e inclui assassinatos
premeditados executados com hostil intenção e mortes acidentais ou homicídios
culposos.
Dentro da comunidade da aliança, precisava-se tomar um grande
cuidado para que ninguém perdesse a vida, mesmo por acidente.
O termo rasah não é aplicado em mortes na
guerra ou em execuções judiciais.
( RICHARDS, Lawrence O. Guia
do Leitor da Bíblia: Uma analise de Genesis a Apocalipse Capitulo por capitulo.
1. Ed. Rio de Janeiro: CPAD. 2005, p. 64 ).
II – Importância.
1.
Da vida.
A vida é um dom de Deus e ninguém tem o direito de tirá-la ( Gênesis
9:6 - Quem
derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus
fez o homem conforme a sua imagem. ).
Somente Deus, que criou o homem à sua imagem, tem o direito
de pôr fim à vida humana ( Gênesis 1:26 - E disse Deus: Façamos o homem à nossa
imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre
as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil
que se move sobre a terra.)
( Gênesis 1:27 - E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou;
homem e mulher os criou. ); ( Deuteronômio
32:39 - Vede agora que eu, eu o sou, e mais nenhum deus há além de mim; eu
mato, e eu faço viver; eu firo, e eu saro, e ninguém há que escape da minha
mão. ).
Três grandes personagens da Bíblia pediram a morte e não
foram atendidas: Moisés, Elias e Jonas ( Números 11:15 - E se assim fazes
comigo, mata-me, peço-te, se tenho achado graça aos teus olhos, e não me deixes
ver o meu mal. ); ( I Reis 19:4 - Ele,
porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro;
e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida,
pois não sou melhor do que meus pais. );
( Jonas 4:3 - Peço-te, pois, ó SENHOR, tira-me a vida, porque melhor me é
morrer do que viver. ).
Tudo isso nos mostra que a vida pertence a Deus, e não a nós
mesmos.
Deus sabe a hora em que a vida humana deve cessar, Ele
é o soberano de toda a existência.
2.
Não matar.
A proibição do sexto mandamento é não assassinar.
O verbo hebraico ratsach, "matar, assassinar,
destruir", aparece 47 vezes no Antigo Testamento, em sua maior parte nos
textos legais.
A primeira ocorrência é nos Dez Mandamentos ( Êxodo 20:13 -
Não matarás.).
A tradução mais precisa das palavras lo e tirtsach seria:
"não assassinarás", ou "não cometerás assassinato", pois
"não matarás" é uma expressão genérica.
O dispositivo mosaico proíbe o homicídio premeditado, o
assassinato violento de um inimigo pessoal ( Êxodo 21:12 - Quem ferir alguém, de
modo que este morra, certamente será morto.);
( Levítico 24:17 - E quem matar a alguém certamente morrerá. ).
O termo refere-se também a homicídio culposo, aquele em que
não há intenção de matar ( Deuteronômio 4:42 - Para que ali se
acolhesse o homicida que involuntariamente matasse o seu próximo a quem dantes
não tivesse ódio algum; e se acolhesse a uma destas cidades, e vivesse; ); ( Josué 20:3 - Para que fuja para
ali o homicida, que matar alguma pessoa por engano, e não com intenção; para
que vos sirvam de refúgio contra o vingador do sangue.).
3.
Etimologia.
São raros os termos correspondentes ao verbo ratsach nas
línguas cognatas; só no norte da Arábia foi encontrado o verbo radaha,
"quebrar em pedaços, estilhaçar".
O termo ratsach não é usado na guerra nem na administração da
justiça e não aparece no contexto judicial e militar.
Parece haver uma única ocorrência em que ele é aplicado à
pena de morte (Números 35:30 - Todo aquele que matar alguma pessoa, conforme depoimento de
testemunhas, será morto; mas uma só testemunha não testemunhará contra alguém,
para que morra. ), mas estudos mostram que originalmente a ideia do verbo era
de vingança de sangue.
Síntese do Tópico II
É Deus quem dá ao
homem o fôlego de vida e somente Ele tem o direito legal de pôr fim a vida.
III – Procedimento Jurídico.
1.
Significado do homicídio.
O homicídio é o maior crime que um ser humano pode cometer.
A proibição do assassinato, apesar de constar dos códigos de
leis anteriores ao sistema mosaico, já havia sido estabelecido pelo próprio
Criador desde o limiar da raça humana: ( Gênesis 9:6 - Quem derramar o
sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o
homem conforme a sua imagem. ).
É contra Deus que o homicida está desferindo seu
golpe ao tirar a vida de alguém, pois a imagem é a representação de uma pessoa
ou coisa.
2. Homicídio
Doloso ( Números 35:16 - Porém, se o ferir com
instrumento de ferro e morrer, homicida é; certamente o homicida morrerá. )
( Números 35:17 - Ou, se lhe ferir com uma pedrada, de que possa morrer, e morrer,
homicida é; certamente o homicida morrerá.
)
( Números 35:18 - Ou, se o ferir com instrumento de pau que tiver na mão, de que
possa morrer, e ele morrer, homicida é; certamente morrerá o homicida. )
( Números 35:19 - O vingador do sangue matará o homicida; encontrando-o, matá-lo-á. )
( Números 35:20 - Se também o empurrar com ódio, ou com mal intento lançar contra
ele alguma coisa, e morrer; )
( Números 35:21 - Ou por inimizade o ferir com a sua mão, e morrer, certamente morrerá
aquele que o ferir; homicida é; o vingador do sangue, encontrando o homicida, o
matará. )
Aqui são dadas instruções específicas acerca do procedimento
jurídico sobre o homicídio doloso.
Se alguém ferir de morte seu próximo, "com instrumento
de ferro" (Números 35:16 - Porém, se o ferir com instrumento de ferro e morrer, homicida
é; certamente o homicida morrerá. ),
"com pedra à mão" ( Números 35:17 - Ou, se lhe ferir com uma
pedrada, de que possa morrer, e morrer, homicida é; certamente o homicida
morrerá. ) ou ainda "com
instrumento de madeira" ( Números 35:17 - Ou, se lhe ferir com uma pedrada,
de que possa morrer, e morrer, homicida é; certamente o homicida morrerá. ), ou por qualquer outra forma (Números
35:20 - Se também o empurrar com ódio, ou com mal intento lançar contra ele
alguma coisa, e morrer; )
(Números 35:21 - Ou por inimizade o ferir com a sua mão, e morrer, certamente
morrerá aquele que o ferir; homicida é; o vingador do sangue, encontrando o
homicida, o matará. ), e a pessoa
golpeada morrer, o autor da ação é considerado homicida.
O substantivo "homicida", rotseach, vem do verbo
ratsach e aparece repetidas vezes aqui.
Trata-se de homicídio doloso.
3 – Homicídio
culposo ( Números 35:22 - Porém, se o empurrar
subitamente, sem inimizade, ou contra ele lançar algum instrumento sem
intenção; )
( Números 35:23 - Ou, sobre ele deixar cair alguma pedra sem o ver, de que possa
morrer, e ele morrer, sem que fosse seu inimigo nem procurasse o seu mal; )
( Números 35:24 - Então a congregação julgará entre aquele que feriu e o vingador do
sangue, segundo estas leis. )
( Números 35:25 - E a congregação livrará o homicida da mão do vingador do sangue, e
a congregação o fará voltar à cidade do seu refúgio, onde se tinha acolhido; e
ali ficará até à morte do sumo sacerdote, a quem ungiram com o santo óleo. )
Era o crime involuntário e acidental,
razão pela qual o autor não devia morrer, e a lei estabeleceu o procedimento a
ser seguido para livrar o réu da pena de morte.
Ele precisava se refugiar numa das cidades de
refúgio até provar que o homicídio fora acidental ( Deuteronômio 19:4 - E este é o caso tocante ao homicida,
que se acolher ali, para que viva; aquele que por engano ferir o seu próximo, a
quem não odiava antes; )
( Deuteronômio 19:5 - Como aquele que entrar com o seu
próximo no bosque, para cortar lenha, e, pondo força na sua mão com o machado
para cortar a árvore, o ferro saltar do cabo e ferir o seu próximo e este
morrer, aquele se acolherá a uma destas cidades, e viverá; )
( Deuteronômio 19:6 - Para que o vingador do sangue não vá
após o homicida, quando se enfurecer o seu coração, e o alcançar, por ser
comprido o caminho, e lhe tire a vida; porque não é culpado de morte, pois o
não odiava antes. ).
A outra maneira de escapar das mãos do
vingador do sangue era agarrar-se nas pontas do altar ( Êxodo 21:12 - Quem ferir alguém, de modo que este
morra, certamente será morto. )
( Êxodo 21:13 - Porém se lhe não armou cilada, mas
Deus lho entregou nas mãos, ordenar-te-ei um lugar para onde fugirá.)
( Êxodo 21:14 - Mas se alguém agir premeditadamente
contra o seu próximo, matando-o à traição, tirá-lo-ás do meu altar, para que
morra. ); ( I Reis 1:50 - Porém Adonias temeu a Salomão; e levantou-se, e foi, e
apegou-se às pontas do altar. )
( I Reis 1:51 - E
fez-se saber a Salomão, dizendo: Eis que Adonias teme ao rei Salomão; porque
eis que apegou-se às pontas do altar, dizendo: Jure-me hoje o rei Salomão que
não matará o seu servo à espada. ).
Esses dois recursos equivalem ao habeas corpus concedido atualmente.
Síntese do Tópico III
Ao tirar a vida de
alguém, o homicida está infringindo a Lei dos homens e agindo diretamente
contra o próprio autor da vida, DEUS.
IV – Punição.
1.
O sangue de Abel.
O termo "sangue" de Abel em "A voz do sangue
do teu irmão clama a mim desde a terra" ( Gênesis 4:10 - E disse Deus: Que
fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra. ), está no plural, no hebraico, que
segundo o Talmude, antiga literatura religiosa dos judeus, significa
"sangue de sua descendência" ou seja: "todo aquele que
destruir uma vida em Israel a Escritura reputa como se tivesse destruído o
mundo inteiro" (Sanedrin 4.5).
Tal crime interrompe para sempre a posteridade da
vítima.
Em Hebreus é dito que o sangue da aspersão, de Cristo, fala
melhor do que o sangue de Abel ( Hebreus 12:24 - E a Jesus, o Mediador
de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel. ).
Isso porque o sangue de Jesus clama por misericórdia, mas o
de Abel por vingança ( Gênesis 4:11 - E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca
para receber da tua mão o sangue do teu irmão. ).
2.
O vingador.
A lei dava o direito ao "vingador do sangue" ( Números
35:19 - O vingador do sangue matará o homicida; encontrando-o, matá-lo-á. )
( Números 35:21 - o vingador do sangue, encontrando o homicida, o matará. ), goel, em hebraico,
"redentor, remidor, vingador", de matar o assassino onde quer que o
encontrasse.
Vingar o sangue era, no Oriente Médio, uma questão de honra
da família (Êxodo 21:24
24 - Olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé,
); ( Levítico 24:20 - Quebradura por quebradura, olho por olho, dente por dente;
como ele tiver desfigurado a algum homem, assim se lhe fará. ); (Deuteronômio 19:21 - O teu olho
não perdoará; vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé
por pé. ).
Era uma grande desonra para a família não vingar o
assassinato de um ente querido.
Isso é mantido ainda hoje nessa parte do mundo.
Porém, o Senhor Jesus mandou substituir a vingança pelo
perdão ( Mateus 5:38 - Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. )
( Mateus 5:39 - Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se
qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; ).
3.
Expiação pela vida.
O crime de assassinato podia ser expiado por uma das duas
maneiras estabelecidas na legislação mosaica.
A primeira, no caso de homicídio doloso, em que uma vida é
expiada por outra ( Números 35:31 - E não recebereis resgate pela vida do homicida que é culpado
de morte; pois certamente morrerá. ), o
assassino deve ser morto, ou seja, era "vida por vida" ( Êxodo 21:23
- Mas se houver morte, então darás vida por vida, ).
A segunda diz respeito ao homicídio culposo, a busca de
proteção em uma das cidades de refúgio.
A expiação, nesse caso, é a morte do sacerdote da cidade ( Números
35:25 - E a congregação livrará o homicida da mão do vingador do sangue, e a
congregação o fará voltar à cidade do seu refúgio, onde se tinha acolhido; e
ali ficará até à morte do sumo sacerdote, a quem ungiram com o santo óleo.).
Síntese do Tópico IV
Não havia expiação
para homicídio doloso; já para o homicídio culposo havia as cidades de refugio.
Subsidio
Teológico.
Cidades de refugio – Entre
as 48 cidades dadas aos levitas em Israel, seis, por ordem de Deus, foram
indicadas como cidades de refugio, ou asilo, para o homicida, ( Números 35:6 - Das cidades, pois, que
dareis aos levitas, haverá seis cidades de refúgio, as quais dareis para que o
homicida ali se acolha; e, além destas, lhes dareis quarenta e duas cidades. )
( Números 35:7 - Todas as cidades que
dareis aos levitas serão quarenta e oito cidades, juntamente com os seus
arrabaldes.).
O Proprio Moisés escolheu
três delas no lado leste do rio Jordão: Bezer para os rubenitas, Ramote, em
Gileade, para os gaditas; Golã, em Basã, para os manassitas ( Deuteronômio 4:41
- Então
Moisés separou três cidades além do Jordão, do lado do nascimento do sol; )
( Deuteronômio 4:42 - Para que ali se acolhesse
o homicida que involuntariamente matasse o seu próximo a quem dantes não
tivesse ódio algum; e se acolhesse a uma destas cidades, e vivesse; )
( Deuteronômio 4:43 - A Bezer, no deserto, no
planalto, para os rubenitas; e a Ramote, em Gileade, para os gaditas; e a Golã,
em Basã, para os manassitas. ).
Mais tarde, na época de
Josué, as outras três foram indicadas na parte oeste do Jordão.
Elas estavam
convenientemente situadas nas regiões norte, central e sul da terra que
habitavam.
Seriam construídas e
mantidas abertas estradas para essas importantes cidades ( Deuteronômio 19:3 - Preparar-te-ás o caminho;
e os termos da tua terra, que te fará possuir o SENHOR teu Deus, dividirás em
três; e isto será para que todo o homicida se acolha ali. ).
Em ( Hebreus 6:18 - Para que por duas coisas
imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação,
nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta; ) está indicado que as cidades de refugio
eram um tipo de Cristo.
O apostolo faz alusão a
isso quando fala daqueles que fugiram procurando um refúgio, e também da
esperança oferecida a eles.
Nós procuramos o refúgio
em Cristo, e nEle estamos salvo do Vingador do sangue divino ( Romanos 5:9 - Logo muito mais agora,
tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. )
( PFEOFFER, Charles F. (Ed). Dicionário Bíblico Wycliffe. 7. Ed. Rio
de Janeiro: CPAD. 2010, pp. 417 – 18 ).
Conclusão
O Senhor Jesus vinculou o sexto
mandamento à doutrina do amor ao próximo.
Devemos manter nossa posição em favor
da paz e da fraternização dizendo "não" à violência em suas diversas
modalidades, para a glória de Deus.
Para refletir.
Sobre o sexto
mandamento:
1 – O Homem tem
o direito de tirar a vida do outro?
Não. Explique que a vida é um dom de Deus e homem algum tem o
direito de tira-la.
O que você
entende Por “A santidade da vida”?
Resposta livre, mas deixe claro que a vida é um dom divino e, por
isso, santa.
3 – Por que
ninguém tem o direito de tirar a vida do outro?
Porque ela é um dom de Deus.
Logo, somente Ele tem o direito de dar fim aos dias de uma pessoa.
4 – Deus perdoa
quem comete o assassinato?
Se houver arrependimento sincero, Ele perdoa.
5 – Quanto ao
aborto, a posição do crente deve ser contrária. Comente.
Sim.
O aborto é o assassinato de uma vida.
Por diácono Daniel Barros de
Lima
Dia 22 de Fevereiro
de 2.015.
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