quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Lição 08 - Não Matarás - CPAD - Revista Professor.

Lição 08.                                                                                         22 de Janeiro de 2.015.
Não Matarás

TEXTO ÁUREO
"De palavras de falsidade te afastarás e não matarás o inocente e o justo; porque não justificarei o ímpio."
Êxodo 23.7

Verdade Prática
O direito à vida é um bem pessoal e inalienável; sua preservação e proteção devem ser parte da responsabilidade do homem cristão.

Leitura Diária
Segunda - ( Gênesis 9:5-6 - Certamente requererei o vosso sangue, o sangue das vossas vidas; da mão de todo o animal o requererei; como também da mão do homem, e da mão do irmão de cada um requererei a vida do homem. )
( Gênesis 9:6 - Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem. )
A vida deve ser protegida porque o homem é a imagem de Deus.

Terça  - ( Deuteronômio 19:4 - E este é o caso tocante ao homicida, que se acolher ali, para que viva; aquele que por engano ferir o seu próximo, a quem não odiava antes; )
Pena para o homicídio culposo, quando não há intenção de matar.

Quarta – ( Deuteronômio 27:24 - Maldito aquele que ferir ao seu próximo em oculto. E todo o povo dirá: Amém. )
( Deuteronômio 27:25 - Maldito aquele que aceitar suborno para ferir uma pessoa inocente. E todo o povo dirá: Amém. )
Pena para o homicídio doloso, quando há intenção de matar.

Quinta – ( I Samuel 2:6 - O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela.)
Somente Deus, o Doador da vida, tem o direito de tira-la.

Sexta ( Mateus 5:21 - Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo. )
( Mateus 5:22 - Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno. )
O Senhor Jesus condenou o assassinato e o ódio.

Sábado – ( João 10:10 - O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. )
O Senhor Jesus veio para que todos tenham vida.


Estatística desta lição

INTRODUÇÃO

I – O sexto mandamento.

1.   Abrangência.

2. Objetivo.

2.   Contexto.

Subsidio Teológico.

II – Importância.

1. Da vida.

2. Não matar.

3. Etimologia.

III – Procedimento Jurídico.

1. Significado do homicídio.

2. Homicídio Doloso ( Números 35:16 - Porém, se o ferir com instrumento de ferro e morrer, homicida é; certamente o homicida morrerá. )
( Números 35:17 - Ou, se lhe ferir com uma pedrada, de que possa morrer, e morrer, homicida é; certamente o homicida morrerá. )
( Números 35:18 - Ou, se o ferir com instrumento de pau que tiver na mão, de que possa morrer, e ele morrer, homicida é; certamente morrerá o homicida. )
( Números 35:19 - O vingador do sangue matará o homicida; encontrando-o, matá-lo-á. )
( Números 35:20 - Se também o empurrar com ódio, ou com mal intento lançar contra ele alguma coisa, e morrer; )
( Números 35:21 - Ou por inimizade o ferir com a sua mão, e morrer, certamente morrerá aquele que o ferir; homicida é; o vingador do sangue, encontrando o homicida, o matará. )

3. Homicídio culposo.
        
IV – Punição.

1. O sangue de Abel.

2. O vingador.

3. Expiação pela vida.

Subsidio Teológico.

Conclusão

Para refletir.
Sobre o sexto mandamento:

Leitura bíblica em classe.

 Êxodo 20. 13; Números 35. 16 -25.

( Êxodo 20:13 - Não matarás. )

( Números 35:16 - Porém, se o ferir com instrumento de ferro e morrer, homicida é; certamente o homicida morrerá. )
( Números 35:17 - Ou, se lhe ferir com uma pedrada, de que possa morrer, e morrer, homicida é; certamente o homicida morrerá.)
( Números 35:18 - Ou, se o ferir com instrumento de pau que tiver na mão, de que possa morrer, e ele morrer, homicida é; certamente morrerá o homicida. )
( Números 35:19 - O vingador do sangue matará o homicida; encontrando-o, matá-lo-á. )
( Números 35:20 - Se também o empurrar com ódio, ou com mal intento lançar contra ele alguma coisa, e morrer; )
( Números 35:21 - Ou por inimizade o ferir com a sua mão, e morrer, certamente morrerá aquele que o ferir; homicida é; o vingador do sangue, encontrando o homicida, o matará. )
( Números 35:22 - Porém, se o empurrar subitamente, sem inimizade, ou contra ele lançar algum instrumento sem intenção; )
( Números 35:23 - Ou, sobre ele deixar cair alguma pedra sem o ver, de que possa morrer, e ele morrer, sem que fosse seu inimigo nem procurasse o seu mal; )
( Números 35:24 - Então a congregação julgará entre aquele que feriu e o vingador do sangue, segundo estas leis.)
( Números 35:25 - E a congregação livrará o homicida da mão do vingador do sangue, e a congregação o fará voltar à cidade do seu refúgio, onde se tinha acolhido; e ali ficará até à morte do sumo sacerdote, a quem ungiram com o santo óleo. )

Objetivo Geral:
Apresentar o sexto mandamento, ressaltando o propósito de Deus pela proteção da vida.
Objetivo Específicos:

Ø I  = Tratar a abrangência e o objetivo do sexto mandamento.

Ø II = Ressaltar a importância da vida para Deus.


Ø III = Apresentar o significado jurídico do homicídio.


Ø IV = Descrever a punição do homicida.


Interagindo com o professor.

            Vivemos numa sociedade marcada pela violência.
Por isso, esta é uma oportunidade impar para tratar a respeito do sexto mandamento – não matarás.
Para muitos que não conhecem a Deus e a sua Palavra, a vida humana parece ter perdido o seu valor.
Todos os dias milhares de pessoas matam e morrem por coisas triviais.
A vida é um dom de Deus e, ao cometer um homicídio, além de estar infringindo a lei dos homens, a pessoa está indo contra o próprio autor e galardoador da vida, DEUS.


INTRODUÇÃO
O sexto mandamento manifesta o propósito de Deus pela proteção da vida.
Sua vontade é que os seres humanos façam o mesmo.
O tema é abrangente e complexo, razão pela qual deve ser estudado com diligência.
A lei diz "não matarás".
Isso não contraria a guerra, a pena capital e o próprio pensamento cristão?
Mas o assunto não se encerra por aí. Esse é o tema do presente estudo.

I – O sexto mandamento.
1.           Abrangência.
Este é o primeiro mandamento que consiste em uma proibição absoluta, sem concessão, expressa de maneira simples com duas palavras: "Não matarás" ( Êxodo 20:13 - Não matarás. ); ( Deuteronômio 5:17 - Não matarás. ).
A legislação mosaica dispõe sobre o tema ao longo do Pentateuco, cuja abrangência fala contra a violência, o assassinato premeditado e o não premeditado.
Temas como guerra, pena capital, suicídio, aborto e eutanásia são pertinentes ao sexto mandamento.

2.           Objetivo
O sexto mandamento reflete o ensino geral do Antigo Testamento sobre o respeito à santidade da vida.
O Senhor Jesus incluiu aqui o ensino sobre o amor ( Mateus 5:21 - Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo. )
( Mateus 5:22 - Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno. ).
No novo concerto Ele inclui "pensamentos e palavras, ira e insultos".
O Novo Testamento considera homicida quem aborrece a seu irmão ( I João 3:15 - Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele. ).
O objetivo deste mandamento é religioso e social, com o propósito de proteger a vida e trazer a paz entre os seres humanos ( Mateus 5:44 - Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; ); ( Romanos 12:18 - Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens. ).

Ponto Central:
A vida é um dom de Deus e ninguém tem o direito de tirá-la.

3.           Contexto.
"Não matarás" já era um mandamento antigo, mas agora é introduzido de uma forma nova.
O respeito à vida era conhecido na Antiguidade pelos mesopotâmios, egípcios e gregos, entre outros.
O Código de Hamurabi (1750 a.C.), rei da Babilônia, é um exemplo clássico, contudo não se revestia de autoridade divina.
Essa é a primeira distinção entre os códigos antigos e a revelação do Sinai.
A outra é que Deus pôs sua lei no coração e na consciência dos demais povos ( Romanos 1:19 - Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. ); (  Romanos 2:14 - Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei; )
(  Romanos 2:15 - Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os; ).

Síntese do Tópico I
Deus criou e deseja preservar a vida humana.

Subsidio Teológico.
( Êxodo 20:13 - Não matarás. ).
Assassinar é mais precioso aqui do que matar.
A palavra hebraica rasah é a única sem paralelo em outras sociedades do segundo milênio a C..
Ela identifica morte de pessoas; e inclui assassinatos premeditados executados com hostil intenção e mortes acidentais ou homicídios culposos.
Dentro da comunidade da aliança, precisava-se tomar um grande cuidado para que ninguém perdesse a vida, mesmo por acidente.
 O termo rasah não é aplicado em mortes na guerra ou em execuções judiciais.

( RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma analise de Genesis a Apocalipse Capitulo por capitulo. 1. Ed. Rio de Janeiro: CPAD. 2005, p. 64 ).

II – Importância.
1.   Da vida.
A vida é um dom de Deus e ninguém tem o direito de tirá-la ( Gênesis 9:6 - Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem. ).
Somente Deus, que criou o homem à sua imagem, tem o direito de pôr fim à vida humana ( Gênesis 1:26 - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.)
( Gênesis 1:27 - E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. ); ( Deuteronômio 32:39 - Vede agora que eu, eu o sou, e mais nenhum deus há além de mim; eu mato, e eu faço viver; eu firo, e eu saro, e ninguém há que escape da minha mão. ).
Três grandes personagens da Bíblia pediram a morte e não foram atendidas: Moisés, Elias e Jonas ( Números 11:15 - E se assim fazes comigo, mata-me, peço-te, se tenho achado graça aos teus olhos, e não me deixes ver o meu mal. ); ( I Reis 19:4 - Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. ); ( Jonas 4:3 - Peço-te, pois, ó SENHOR, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver. ).
Tudo isso nos mostra que a vida pertence a Deus, e não a nós mesmos.
Deus sabe a hora em que a vida humana deve cessar,  Ele é o soberano de toda a existência.

2.   Não matar.
A proibição do sexto mandamento é não assassinar.
O verbo hebraico ratsach, "matar, assassinar, destruir", aparece 47 vezes no Antigo Testamento, em sua maior parte nos textos legais.
A primeira ocorrência é nos Dez Mandamentos ( Êxodo 20:13 - Não matarás.).
A tradução mais precisa das palavras lo e tirtsach seria: "não assassinarás", ou "não cometerás assassinato", pois "não matarás" é uma expressão genérica.
O dispositivo mosaico proíbe o homicídio premeditado, o assassinato violento de um inimigo pessoal ( Êxodo 21:12 - Quem ferir alguém, de modo que este morra, certamente será morto.); ( Levítico 24:17 - E quem matar a alguém certamente morrerá. ).
O termo refere-se também a homicídio culposo, aquele em que não há intenção de matar ( Deuteronômio 4:42 - Para que ali se acolhesse o homicida que involuntariamente matasse o seu próximo a quem dantes não tivesse ódio algum; e se acolhesse a uma destas cidades, e vivesse; ); ( Josué 20:3 - Para que fuja para ali o homicida, que matar alguma pessoa por engano, e não com intenção; para que vos sirvam de refúgio contra o vingador do sangue.).

3.   Etimologia.
São raros os termos correspondentes ao verbo ratsach nas línguas cognatas; só no norte da Arábia foi encontrado o verbo radaha, "quebrar em pedaços, estilhaçar".
O termo ratsach não é usado na guerra nem na administração da justiça e não aparece no contexto judicial e militar.
Parece haver uma única ocorrência em que ele é aplicado à pena de morte (Números 35:30 - Todo aquele que matar alguma pessoa, conforme depoimento de testemunhas, será morto; mas uma só testemunha não testemunhará contra alguém, para que morra. ), mas estudos mostram que originalmente a ideia do verbo era de vingança de sangue.

Síntese do Tópico II
É Deus quem dá ao homem o fôlego de vida e somente Ele tem o direito legal de pôr fim a vida.

III – Procedimento Jurídico.
1.   Significado do homicídio.
O homicídio é o maior crime que um ser humano pode cometer.
A proibição do assassinato, apesar de constar dos códigos de leis anteriores ao sistema mosaico, já havia sido estabelecido pelo próprio Criador desde o limiar da raça humana: ( Gênesis 9:6 - Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem. ).
É contra Deus que o homicida está desferindo seu golpe ao tirar a vida de alguém, pois a imagem é a representação de uma pessoa ou coisa.

2. Homicídio Doloso ( Números 35:16 - Porém, se o ferir com instrumento de ferro e morrer, homicida é; certamente o homicida morrerá. )
( Números 35:17 - Ou, se lhe ferir com uma pedrada, de que possa morrer, e morrer, homicida é; certamente o homicida morrerá. )
( Números 35:18 - Ou, se o ferir com instrumento de pau que tiver na mão, de que possa morrer, e ele morrer, homicida é; certamente morrerá o homicida. )
( Números 35:19 - O vingador do sangue matará o homicida; encontrando-o, matá-lo-á. )
( Números 35:20 - Se também o empurrar com ódio, ou com mal intento lançar contra ele alguma coisa, e morrer; )
( Números 35:21 - Ou por inimizade o ferir com a sua mão, e morrer, certamente morrerá aquele que o ferir; homicida é; o vingador do sangue, encontrando o homicida, o matará. )
Aqui são dadas instruções específicas acerca do procedimento jurídico sobre o homicídio doloso.
Se alguém ferir de morte seu próximo, "com instrumento de ferro" (Números 35:16 - Porém, se o ferir com instrumento de ferro e morrer, homicida é; certamente o homicida morrerá. ), "com pedra à mão" ( Números 35:17 - Ou, se lhe ferir com uma pedrada, de que possa morrer, e morrer, homicida é; certamente o homicida morrerá. ) ou ainda "com instrumento de madeira" ( Números 35:17 - Ou, se lhe ferir com uma pedrada, de que possa morrer, e morrer, homicida é; certamente o homicida morrerá. ), ou por qualquer outra forma (Números 35:20 - Se também o empurrar com ódio, ou com mal intento lançar contra ele alguma coisa, e morrer; )
(Números 35:21 - Ou por inimizade o ferir com a sua mão, e morrer, certamente morrerá aquele que o ferir; homicida é; o vingador do sangue, encontrando o homicida, o matará. ), e a pessoa golpeada morrer, o autor da ação é considerado homicida.
O substantivo "homicida", rotseach, vem do verbo ratsach e aparece repetidas vezes aqui.
Trata-se de homicídio doloso.

3 – Homicídio culposo ( Números 35:22 - Porém, se o empurrar subitamente, sem inimizade, ou contra ele lançar algum instrumento sem intenção; )
( Números 35:23 - Ou, sobre ele deixar cair alguma pedra sem o ver, de que possa morrer, e ele morrer, sem que fosse seu inimigo nem procurasse o seu mal; )
( Números 35:24 - Então a congregação julgará entre aquele que feriu e o vingador do sangue, segundo estas leis. )
( Números 35:25 - E a congregação livrará o homicida da mão do vingador do sangue, e a congregação o fará voltar à cidade do seu refúgio, onde se tinha acolhido; e ali ficará até à morte do sumo sacerdote, a quem ungiram com o santo óleo. )
Era o crime involuntário e acidental, razão pela qual o autor não devia morrer, e a lei estabeleceu o procedimento a ser seguido para livrar o réu da pena de morte.
 Ele precisava se refugiar numa das cidades de refúgio até provar que o homicídio fora acidental ( Deuteronômio 19:4 - E este é o caso tocante ao homicida, que se acolher ali, para que viva; aquele que por engano ferir o seu próximo, a quem não odiava antes; )
( Deuteronômio 19:5 - Como aquele que entrar com o seu próximo no bosque, para cortar lenha, e, pondo força na sua mão com o machado para cortar a árvore, o ferro saltar do cabo e ferir o seu próximo e este morrer, aquele se acolherá a uma destas cidades, e viverá; )
( Deuteronômio 19:6 - Para que o vingador do sangue não vá após o homicida, quando se enfurecer o seu coração, e o alcançar, por ser comprido o caminho, e lhe tire a vida; porque não é culpado de morte, pois o não odiava antes. ).
A outra maneira de escapar das mãos do vingador do sangue era agarrar-se nas pontas do altar ( Êxodo 21:12 - Quem ferir alguém, de modo que este morra, certamente será morto. )
( Êxodo 21:13 - Porém se lhe não armou cilada, mas Deus lho entregou nas mãos, ordenar-te-ei um lugar para onde fugirá.)
( Êxodo 21:14 - Mas se alguém agir premeditadamente contra o seu próximo, matando-o à traição, tirá-lo-ás do meu altar, para que morra. ); ( I Reis 1:50 - Porém Adonias temeu a Salomão; e levantou-se, e foi, e apegou-se às pontas do altar. )
( I Reis 1:51 - E fez-se saber a Salomão, dizendo: Eis que Adonias teme ao rei Salomão; porque eis que apegou-se às pontas do altar, dizendo: Jure-me hoje o rei Salomão que não matará o seu servo à espada. ).
Esses dois recursos equivalem ao habeas corpus concedido atualmente.

Síntese do Tópico III
Ao tirar a vida de alguém, o homicida está infringindo a Lei dos homens e agindo diretamente contra o próprio autor da vida, DEUS.
       
IV – Punição.
1.   O sangue de Abel.
O termo "sangue" de Abel em "A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra" ( Gênesis 4:10 - E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra. ), está no plural, no hebraico, que segundo o Talmude, antiga literatura religiosa dos judeus, significa "sangue de sua descendência" ou seja: "todo aquele que destruir uma vida em Israel a Escritura reputa como se tivesse destruído o mundo inteiro" (Sanedrin 4.5).
Tal crime interrompe para sempre a posteridade da vítima.
Em Hebreus é dito que o sangue da aspersão, de Cristo, fala melhor do que o sangue de Abel ( Hebreus 12:24 - E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel. ).
Isso porque o sangue de Jesus clama por misericórdia, mas o de Abel por vingança ( Gênesis 4:11 - E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão. ).

2.   O vingador.
A lei dava o direito ao "vingador do sangue" ( Números 35:19 - O vingador do sangue matará o homicida; encontrando-o, matá-lo-á. )
( Números 35:21 - o vingador do sangue, encontrando o homicida, o matará. ), goel, em hebraico, "redentor, remidor, vingador", de matar o assassino onde quer que o encontrasse.
Vingar o sangue era, no Oriente Médio, uma questão de honra da família (Êxodo 21:24
24 - Olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, ); ( Levítico 24:20 - Quebradura por quebradura, olho por olho, dente por dente; como ele tiver desfigurado a algum homem, assim se lhe fará. ); (Deuteronômio 19:21 - O teu olho não perdoará; vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé. ).
Era uma grande desonra para a família não vingar o assassinato de um ente querido.
Isso é mantido ainda hoje nessa parte do mundo.
Porém, o Senhor Jesus mandou substituir a vingança pelo perdão ( Mateus 5:38 - Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. )
( Mateus 5:39 - Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; ). 

3.   Expiação pela vida.
O crime de assassinato podia ser expiado por uma das duas maneiras estabelecidas na legislação mosaica.
A primeira, no caso de homicídio doloso, em que uma vida é expiada por outra ( Números 35:31 - E não recebereis resgate pela vida do homicida que é culpado de morte; pois certamente morrerá. ), o assassino deve ser morto, ou seja, era "vida por vida" ( Êxodo 21:23 - Mas se houver morte, então darás vida por vida, ).
A segunda diz respeito ao homicídio culposo, a busca de proteção em uma das cidades de refúgio.
A expiação, nesse caso, é a morte do sacerdote da cidade ( Números 35:25 - E a congregação livrará o homicida da mão do vingador do sangue, e a congregação o fará voltar à cidade do seu refúgio, onde se tinha acolhido; e ali ficará até à morte do sumo sacerdote, a quem ungiram com o santo óleo.).

Síntese do Tópico IV
Não havia expiação para homicídio doloso; já para o homicídio culposo havia as cidades de refugio.

Subsidio Teológico.
Cidades de refugio – Entre as 48 cidades dadas aos levitas em Israel, seis, por ordem de Deus, foram indicadas como cidades de refugio, ou asilo, para o homicida, ( Números 35:6 - Das cidades, pois, que dareis aos levitas, haverá seis cidades de refúgio, as quais dareis para que o homicida ali se acolha; e, além destas, lhes dareis quarenta e duas cidades. )
( Números 35:7 - Todas as cidades que dareis aos levitas serão quarenta e oito cidades, juntamente com os seus arrabaldes.).
O Proprio Moisés escolheu três delas no lado leste do rio Jordão: Bezer para os rubenitas, Ramote, em Gileade, para os gaditas; Golã, em Basã, para os manassitas ( Deuteronômio 4:41 - Então Moisés separou três cidades além do Jordão, do lado do nascimento do sol; )
( Deuteronômio 4:42 - Para que ali se acolhesse o homicida que involuntariamente matasse o seu próximo a quem dantes não tivesse ódio algum; e se acolhesse a uma destas cidades, e vivesse; )
( Deuteronômio 4:43 - A Bezer, no deserto, no planalto, para os rubenitas; e a Ramote, em Gileade, para os gaditas; e a Golã, em Basã, para os manassitas. ).
Mais tarde, na época de Josué, as outras três foram indicadas na parte oeste do Jordão.
Elas estavam convenientemente situadas nas regiões norte, central e sul da terra que habitavam.
Seriam construídas e mantidas abertas estradas para essas importantes cidades ( Deuteronômio 19:3 - Preparar-te-ás o caminho; e os termos da tua terra, que te fará possuir o SENHOR teu Deus, dividirás em três; e isto será para que todo o homicida se acolha ali. ).
Em ( Hebreus 6:18 - Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta; ) está indicado que as cidades de refugio eram um tipo de Cristo.
O apostolo faz alusão a isso quando fala daqueles que fugiram procurando um refúgio, e também da esperança oferecida a eles.
Nós procuramos o refúgio em Cristo, e nEle estamos salvo do Vingador do sangue divino ( Romanos 5:9 - Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. )

( PFEOFFER, Charles F. (Ed). Dicionário Bíblico Wycliffe. 7. Ed. Rio de Janeiro: CPAD. 2010, pp. 417 – 18 ).

Conclusão
O Senhor Jesus vinculou o sexto mandamento à doutrina do amor ao próximo.
Devemos manter nossa posição em favor da paz e da fraternização dizendo "não" à violência em suas diversas modalidades, para a glória de Deus.

Para refletir.
Sobre o sexto mandamento:
1 – O Homem tem o direito de tirar a vida do outro?
Não. Explique que a vida é um dom de Deus e homem algum tem o direito de tira-la.

O que você entende Por “A santidade da vida”?
Resposta livre, mas deixe claro que a vida é um dom divino e, por isso, santa.

3 – Por que ninguém tem o direito de tirar a vida do outro?
Porque ela é um dom de Deus.
Logo, somente Ele tem o direito de dar fim aos dias de uma pessoa.
4 – Deus perdoa quem comete o assassinato?
Se houver arrependimento sincero, Ele perdoa.

5 – Quanto ao aborto, a posição do crente deve ser contrária. Comente.
Sim.
O aborto é o assassinato de uma vida.

Por diácono Daniel Barros de Lima
Dia 22 de Fevereiro de 2.015.


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