Lição 01. 05 de Abril de 2.015.
O Evangelho Segundo Lucas.
TEXTO ÁUREO
"Para
que conheças a certeza das coisas de que já estás informado."
Lucas
1.4
Verdade Prática
O
cristão possui uma fé divinamente revelada e historicamente bem fundamentada.
Hinos sugeridos:
3, 46, 162.
Leitura Diária
Segunda
- ( Lucas 3:1 - E NO ano quinze do império de Tibério César,
sendo Pôncio Pilatos presidente da Judéia, e Herodes tetrarca da Galiléia, e
seu irmão Filipe tetrarca da Ituréia e da província de Traconites, e Lisânias
tetrarca de Abilene, )
( Lucas
3:2 - Sendo
Anás e Caifás sumos sacerdotes, veio no deserto a palavra de Deus a João, filho
de Zacarias. )
O
cristianismo no seu cenário histórico.
Terça
- ( Lucas 1:1 - TENDO, pois, muitos
empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram, )
( Lucas
1:2 - Segundo
nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio, e foram
ministros da palavra, )
( Lucas
1:3 - Pareceu-me
também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelente Teófilo, por sua ordem,
havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio; )
( Lucas
1:4 - Para
que conheças a certeza das coisas de que já estás informado. )
O
cristianismo se fundamenta em fatos.
Quarta
– ( Lucas 16:16 - A lei e os profetas
duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem
emprega força para entrar nele. )
O
cristianismo no contexto bíblico.
Quinta
– ( Lucas 2:23 - (Segundo o que está escrito na lei do
Senhor: Todo o macho primogênito será consagrado ao Senhor); )
( Lucas 2:24 - E para darem a oferta segundo o
disposto na lei do SENHOR: Um par de rolas ou dois pombinhos. )
( Lucas 2:25 - Havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este
homem era justo e temente a Deus, esperando a consolação de Israel; e o
Espírito Santo estava sobre ele. )
( Lucas 2:26 - E fora-lhe revelado, pelo Espírito Santo, que ele não morreria antes de ter visto o Cristo do
Senhor. )
( Lucas 2:27 - E pelo Espírito foi ao templo e, quando os pais
trouxeram o menino Jesus, para com ele procederem segundo o uso da lei, )
( Lucas 2:28 - Ele, então, o tomou em seus braços, e
louvou a Deus, e disse: )
O
cristianismo em seu aspecto universal.
Sexta
– (
Lucas 1:35 - E,
respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude
do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há
de nascer, será chamado Filho de Deus. )
( Lucas 5:24 - Ora, para que saibais que o Filho do
homem tem sobre a terra poder de perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te
digo: Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa. )
O
cristianismo e a deidade de Jesus.
Sábado
– ( Lucas 4:18 - O Espírito do Senhor
é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os
quebrantados do coração, )
O cristianismo
e o Ministério do Espírito.
Leitura bíblica em
classe.
Lucas 1:1-4
( Lucas 1:1 - TENDO, pois, muitos empreendido
pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram, )
( Lucas 1:2 - Segundo nos transmitiram os mesmos
que os presenciaram desde o princípio, e foram ministros da palavra, )
( Lucas 1:3 - Pareceu-me também a mim
conveniente descrevê-los a ti, ó excelente Teófilo, por sua ordem, havendo-me
já informado minuciosamente de tudo desde o princípio; )
( Lucas 1:4 - Para que conheças a certeza das
coisas de que já estás informado. )
Objetivo Geral:
Apresentar
um panorama do Evangelho de Lucas.
Objetivo Específicos:
Ø I = Apresentar o terceiro
Evangelho.
Ø II = Conhecer os fundamentos e
historicidade da fé cristã.
Ø
III = Afirmar a universalidade da fé cristã.
Ø
IV = Expor a identidade de Jesus, o Messias esperado.
Interagindo
com o professor.
Prezado professor, neste segundo
trimestre estudaremos a respeito do terceiro Evangelho, cujo autor é Lucas, o
médico amado.
Seu relato é um dos mais completos e
ricos em detalhes a respeito do nascimento e infância do Salvador.
Lucas era um gentio, talvez por isso,
em sua narrativa, procure apresentar a Jesus como Filho do Homem.
Ele apresenta o Salvador como Homem
Perfeito que veio salvar a todos, judeus e gentios.
O Comentarista deste trimestre é o
pastor José Gonçalves – professor de Teologia, escritor e vice-presidente da
Comissão de Apologética da CGADB.
Que mediante o estudo de cada lição você
possa conhecer mais a respeito do Filho de Deus, que se fez homem e habitou
entre nós.
Tenha um excelente trimestre.
INTRODUÇÃO
O Evangelho de Lucas é um dos livros mais belos e fascinantes
do mundo.
De fato, o terceiro Evangelho se distingue pelo seu estilo
literário, pelo seu vocabulário e uso que faz do grego, considerado pelos
eruditos como o mais refinado do Novo Testamento.
Mas a sua maior beleza está em narrar a história da salvação (
Lucas 19:10 - Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia
perdido. ).
O autor procura mostrar, sempre de forma bem documentada, que
o plano de Deus em salvar a humanidade, revelado através da história,
cumpriu-se cabalmente em Cristo quando Ele se deu como sacrifício expiador
pelos pecadores ( João 10:11 - Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas
ovelhas. ).
Deus continua sendo Senhor da história e o advento do
Messias para estabelecer o seu Reino é a prova disso.
Lucas mostra que é através do Espírito Santo, primeiramente operando
no ministério de Jesus e, posteriormente na Igreja, que esse propósito se
efetiva.
Ponto Central:
O plano da salvação
do cristianismo pode ser localizado com precisão dentro da história.
I – O terceiro evangelho.
1. Autoria
e data.
Lucas, "o médico amado" (Colossenses 4:14 - Saúda-vos Lucas, o
médico amado, e Demas. ), a quem é
atribuída a autoria do terceiro Evangelho, é citado no Novo Testamento três
vezes.
Todas as citações estão nas epístolas paulinas e são usadas
no contexto do aprisionamento do apóstolo Paulo ( Colossenses 4:14 - Saúda-vos
Lucas, o médico amado, e Demas. ); (Filemom 1:24 - Marcos, Aristarco,
Demas e Lucas, meus cooperadores. ); ( II
Timóteo 4:11 - Só Lucas está comigo. Toma Marcos, e traze-o contigo, porque
me é muito útil para o ministério. ).
Embora o autor do terceiro Evangelho não se
identifique pelo nome, isso não depõe contra a autoria lucana.
Desde os seus primórdios, a Igreja Cristã
atribui a Lucas a autoria do terceiro Evangelho.
A crítica contra a autoria de Lucas não tem
conseguido apresentar argumentos sólidos para demover a Igreja de sua posição.
A erudição conservadora assegura que Lucas escreveu a sua
obra (aproximadamente) no início dos anos sessenta do primeiro século da era
cristã.
2. A obra.
Lucas era historiador
e médico.
Ele escreveu sua obra
em dois volumes ( Lucas 1:1 - TENDO, pois, muitos empreendido pôr em ordem a narração dos
fatos que entre nós se cumpriram, )
( Lucas 1:2 - Segundo nos
transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio, e foram ministros
da palavra, )
( Lucas 1:3 - Pareceu-me também a
mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelente Teófilo, por sua ordem,
havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio; )
( Lucas 1:4 - Para que conheças a
certeza das coisas de que já estás informado.); ( Atos 1:1 - Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo
quanto Jesus começou a fazer e ensinar )
( Atos 1:2 - Até ao dia em que foi
recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos
apóstolos que escolhera; ).
O terceiro Evangelho
é a primeira parte desse trabalho e é uma narrativa da vida e obra de Jesus,
enquanto os Atos dos Apóstolos compõem a segunda parte e narram o caminhar
espiritual dos primeiros cristãos da Igreja Primitiva.
3. Os
destinatários originais.
O doutor
Lucas endereçou seu Evangelho a Teófilo, certamente uma pessoa importante que
devia ocupar uma alta posição social, sendo citado como
"excelentíssimo".
Pode se dizer que além deste ilustre destinatário, Lucas
também escreveu aos gentios.
O terceiro Evangelho pode ser classificado como sendo de
natureza soteriológica e carismática = ( Aquele que tem carisma;
poder ou graça de seduzir as pessoas com sentimentos de bondade. O cristão tem
que ser carisma para conquistar seus irmãos. )
Soteriológica, porque
narra o plano da salvação, e carismática porque dá amplo destaque ao
papel do Espírito Santo como capacitador do ministério de Jesus Cristo.
Comentário de Diácono
“Daniel Barros de Lima”
Soteriológica,
A soteriologia é o estudo da salvação humana.
No
cristianismo a salvação é estabelecida através de Jesus Cristo.
A soteriologia
no cristianismo estuda como Deus separa as pessoas condenadas pelo pecado e os
reconcilia com Deus.
Os cristãos
recebem o perdão dos pecados, vida e salvação adquirido por Jesus Cristo
através de seu sofrimento inocente, morte e ressurreição após sua morte.
Esta graça da
salvação é recebida sempre pela fé em Jesus Cristo, através da palavra de Deus.
Síntese do Tópico I
Lucas, O médico amado, é o autor do terceiro Evangelho, que foi
endereçado a Teófilo, um gentio.
Subsidio Bibliológico.
“Lucas inicia seu
Evangelho com Declaração especial: Ele mesmo havia se ‘informado minuciosamente
de tudo ( sobre a vida de Jesus ) desde o principio’ ( Lucas 1:1 - TENDO, pois, muitos
empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram, )
( Lucas 1:2 - Segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde
o princípio, e foram ministros da palavra,
)
( Lucas 1:3 - Pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó
excelente Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de
tudo desde o princípio; )
( Lucas 1:4 - Para que conheças a certeza das coisas de que já estás
informado. ).
Dessa forma, o
Evangelho de Lucas é um relatório cuidadoso e historicamente exato do
nascimento, Ministério, morte e ressurreição de Jesus.
Contudo, ao lermos
Lucas percebemos que a sua obra não é uma repetição monótona das datas e ações.
A escrita é vivida,
nos atraindo para dentro dos eventos que ele descreve.
A escrita de Lucas
também exibe uma fervorosa sensibilidade quanto aos detalhes pessoais íntimos.
( RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1. Ed. Rio de Janeiro: CPAD 2007, p. 133 ).
Reflexão:
A fé cristã não se trata de uma lenda ou fábula engenhosamente
inventada.
São fatos históricos.
II – Os fundamentos e historicidade da fé cristã.
1
- O cristianismo no seu contexto histórico.
Lucas mostra com riqueza de detalhes
sob que circunstâncias históricas se deram os fatos por ele narrados.
Vejamos ( Lucas 3:1 - E NO ano quinze do império de Tibério
César, sendo Pôncio Pilatos presidente da Judéia, e Herodes tetrarca da
Galiléia, e seu irmão Filipe tetrarca da Ituréia e da província de
Traconites, e Lisânias tetrarca de Abilene,
)
( Lucas 3:2 - Sendo Anás e Caifás sumos sacerdotes,
veio no deserto a palavra de Deus a João, filho de Zacarias. ).
Tetrarca
= ( Tetrarquia designa
qualquer sistema de governo em que o poder esteja dividido entre quatro indivíduos,
denominados "tetrarcas". )
Esses dados têm um propósito claro:
mostrar que o plano da salvação no cristianismo pode ser localizado com
precisão dentro da história.
A fé cristã, portanto, não se trata de
uma lenda ou fábula engenhosamente inventada.
São fatos históricos que poderiam ser
testados e provados e, dessa forma, podem ser aceitos por todos aqueles que
procuram a verdade.
2. Discipulado
( Manter informado ou instruído, doutrinado ensinado e
convencido. ) através dos fatos.
A palavra grega katecheo, traduzida como "informado"
ou "instruído" no (Lucas 1:4 - Para que conheças a certeza das coisas
de que já estás informado. ), deu origem
à palavra portuguesa catequese.
Esse vocábulo significa também: doutrinar, ensinar e
convencer.
Nesse contexto possui o sentido de "discipular".
Lucas escreveu o seu Evangelho para formar
discípulos.
O discipulado, para ser autêntico, deve fundamentar-se na
veracidade dos fatos da fé cristã.
Nos primeiros versículos do seu Evangelho, Lucas revela,
portanto, quais seriam as razões da sua obra ( Lucas 1:1 - TENDO, pois, muitos
empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram, )
( Lucas 1:2 - Segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde
o princípio, e foram ministros da palavra, )
( Lucas 1:3 - Pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó
excelente Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de
tudo desde o princípio; )
( Lucas 1:4 - Para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado.).
O terceiro Evangelho foi escrito para mostrar os fundamentos
das verdades nas quais os cristãos são instruídos.
Síntese do Tópico II
A veracidade dos fatos narrados por Lucas pode ser comprovada pela
história
Subsidio Bibliológico.
Lucas presta bastante atenção aos eventos que ocorreram antes
do nascimento de Jesus, uma atenção maior que aquela que os outros evangelistas
dedicaram ao assunto.
( RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico Cultural do Novo Testamento. 1. Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007. P 134. )
III – A universalidade da salvação.
1.
A história da salvação.
A teologia cristã destaca que Lucas divide a história da
salvação em três estágios:
1° - o tempo do Antigo Testamento;
2° - o tempo de Jesus e
3° - o tempo da Igreja.
O terceiro Evangelho registra as duas primeiras etapas e o
livro de Atos, a terceira ( Lucas 16:16 - A lei e os profetas duraram até João;
desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para
entrar nele. ).
No contexto de Lucas a expressão a 1° - "Lei e os Profetas" é uma referência ao Antigo
Testamento, onde é narrado o plano de Deus para o povo de Israel.
2° - A frase "anunciado o Reino de Deus" se refere ao
tempo de Jesus que, através do Espírito Santo, realiza e manifesta o Reino de Deus.
3° - O tempo da Igreja ocorre quando o Espírito Santo, que
estava sobre Jesus, é derramado sobre todos os crentes.
2.
A salvação em seu aspecto universal.
O aspecto universal da salvação, revelado no terceiro
Evangelho pode ser facilmente observado pelo seu amplo destaque dado aos
gentios.
O próprio Lucas endereça a sua obra a um gentio, Teófilo ( Lucas
1:1-2 - TENDO, pois, muitos empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que
entre nós se cumpriram, )
( Lucas 1:2 - Segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde
o princípio, e foram ministros da palavra,
).
A descendência de Cristo, o Messias prometido, vai até Adão,
o pai de todos, e não apenas até Abraão, o pai dos judeus (Lucas 3:23 - E o mesmo Jesus
começava a ser de quase trinta anos, sendo (como se cuidava) filho de José, e
José de Heli, )
(Lucas 3:24 - E Heli de Matã, e Matã de Levi, e Levi de Melqui, e Melqui de
Janai, e Janai de José, )
(Lucas 3:25 - E José de Matatias, e Matatias de Amós, e Amós de Naum, e
Naum de Esli, e Esli de Nagaí, )
(Lucas 3:26 - E Nagaí de Máate, e Máate de Matatias, e Matatias de Semei, e
Semei de José, e José de Jodá, )
(Lucas 3:27 - E Jodá de Joanã, e Joanã de Resá, e Resá de Zorobabel, e
Zorobabel de Salatiel, e Salatiel de Neri,
)
(Lucas 3:28 - E Neri de Melqui, e Melqui de Adi, e Adi de Cosã, e Cosã de
Elmadã, e Elmadã de Er, )
(Lucas 3:29 - E Er de Josué, e Josué de Eliézer, e Eliézer de Jorim, e
Jorim de Matã, e Matã de Levi, )
(Lucas 3:30 - E Levi de Simeão, e Simeão de Judá, e Judá de José, e José de
Jonã, e Jonã de Eliaquim, )
(Lucas 3:31 - E Eliaquim de Meleá, e Meleá de Mená, e Mená de Matatá, e
Matatá de Natã, e Natã de Davi, )
(Lucas 3:32 - E Davi de Jessé, e Jessé de Obede, e Obede de Boaz, e Boaz de
Salá, e Salá de Naassom, )
(Lucas 3:33 - E Naassom de Aminadabe, e Aminadabe de Arão, e Arão de Esrom,
e Esrom de Perez, e Perez de Judá, )
(Lucas 3:34 - E Judá de Jacó, e Jacó de Isaque, e Isaque de Abraão, e
Abraão de Terá, e Terá de Nacor, )
(Lucas 3:35 - E Nacor de Seruque, e Seruque de Ragaú, e Ragaú de Fáleque, e
Fáleque de Éber, e Éber de Salá, )
(Lucas 3:36 - E Salá de Cainã, e Cainã de Arfaxade, e Arfaxade de Sem, e
Sem de Noé, e Noé de Lameque, )
(Lucas 3:37 - E Lameque de Matusalém, e Matusalém de Enoque, e Enoque de
Jarete, e Jarete de Maleleel, e Maleleel de Cainã, )
(Lucas 3:38 - E Cainã de Enos, e Enos de Sete, e Sete de Adão, e Adão de
Deus.).
Fica, portanto, revelado que os gentios, e não
somente os judeus, estão incluídos no plano salvífico de Deus (Lucas 2:32 - Luz para iluminar as nações, E para glória de teu povo
Israel. ); (Lucas 24:47 - E em seu
nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações,
começando por Jerusalém. ).
Destaque especial é dado para os samaritanos ( Lucas 9:51 - E aconteceu que,
completando-se os dias para a sua assunção, manifestou o firme propósito de ir
a Jerusalém.)
( Lucas 9:52 - E mandou mensageiros adiante de si; e, indo eles, entraram
numa aldeia de samaritanos, para lhe prepararem pousada, )
( Lucas 9:53 - Mas não o receberam, porque o seu aspecto era como de quem
ia a Jerusalém. )
( Lucas 9:54 - E os seus discípulos, Tiago e João, vendo isto, disseram:
Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias
também fez? )
( Lucas 9:55 - Voltando-se, porém, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de
que espírito sois. )
( Lucas 9:56 - Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos
homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia. ); ( Lucas 10:25 - E eis que se levantou um certo doutor da lei,
tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? )
( Lucas 10:26 - E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês? )
( Lucas 10:27 - E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo
o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu
entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. )
( Lucas 10:28 - E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás. )
( Lucas 10:29 - Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus:
E quem é o meu próximo? )
( Lucas 10:30 - E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém
para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e
espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. )
( Lucas 10:31 - E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote;
e, vendo-o, passou de largo. )
( Lucas 10:32 - E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e,
vendo-o, passou de largo. )
( Lucas 10:33 - Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e,
vendo-o, moveu-se de íntima compaixão; )
( Lucas 10:34 - E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite
e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e
cuidou dele; )
( Lucas 10:35 - E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao
hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to
pagarei quando voltar. )
( Lucas 10:36 - Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele
que caiu nas mãos dos salteadores? )
( Lucas 10:37 - E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse,
pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.
); (Lucas 17:11 - E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passou pelo meio
de Samaria e da Galiléia; )
(Lucas 17:12 - E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez
homens leprosos, os quais pararam de longe;
)
(Lucas 17:13 - E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia
de nós.)
(Lucas 17:14 - E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos
sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos. )
(Lucas 17:15 - E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus
em alta voz; )
(Lucas 17:16 - E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças;
e este era samaritano. )
(Lucas 17:17 - E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E
onde estão os nove? )
(Lucas 17:18 - Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este
estrangeiro? )
(Lucas 17:19 - E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou. ).
Há ainda
outras particularidades do Evangelho de Lucas que mostram o interesse de Deus
por toda a humanidade, especialmente os pobres e excluídos ( Lucas 19:1 - E, TENDO Jesus entrado em Jericó, ia passando.)
( Lucas 19:2 - E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um
chefe dos publicanos, e era rico. )
( Lucas 19:3 - E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da
multidão, pois era de pequena estatura.
)
( Lucas 19:4 - E, correndo adiante, subiu a um sicômoro para o ver; porque
havia de passar por ali. )
( Lucas 19:5 - E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o
e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa. )
( Lucas 19:6 - E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente. )
( Lucas 19:7 - E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser
hóspede de um homem pecador. )
( Lucas 19:8 - E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu
dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado
alguém, o restituo quadruplicado. )
( Lucas 19:9 - E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois
também este é filho de Abraão. )
( Lucas 19:10 - Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia
perdido. ); ( Lucas 7:36 - E
rogou-lhe um dos fariseus que comesse com ele; e, entrando em casa do fariseu,
assentou-se à mesa. )
( Lucas 7:37 - E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele
estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento; )
( Lucas 7:38 - E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a
regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e
beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o ungüento. )
( Lucas 7:39 - Quando isto viu o fariseu que o tinha convidado, falava
consigo, dizendo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que
lhe tocou, pois é uma pecadora. )
( Lucas 7:40 - E respondendo, Jesus disse-lhe: Simão, uma coisa tenho a
dizer-te. E ele disse: Dize-a, Mestre. )
( Lucas 7:41 - Um certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos
dinheiros, e outro cinqüenta. )
( Lucas 7:42 - E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Dize,
pois, qual deles o amará mais? )
( Lucas 7:43 - E Simão, respondendo, disse: Tenho para mim que é aquele a
quem mais perdoou. E ele lhe disse: Julgaste bem. )
( Lucas 7:44 - E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta
mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me
os pés com lágrimas, e mos enxugou com os seus cabelos. )
( Lucas 7:45 - Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem
cessado de me beijar os pés. )
( Lucas 7:46 - Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés
com ungüento. )
( Lucas 7:47 - Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são
perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama. )
( Lucas 7:48 - E disse-lhe a ela: Os teus pecados te são perdoados. )
( Lucas 7:49 - E os que estavam à mesa começaram a dizer entre si: Quem é
este, que até perdoa pecados? )
( Lucas 7:50 - E disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz. );
(Lucas 23:39 - E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele,
dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós. )
(Lucas 23:40 - Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem
ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? )
(Lucas 23:41 - E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os
nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez. )
(Lucas 23:42 - E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no
teu reino. )
(Lucas 23:43 - E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo
no Paraíso. );
(Lucas 18:9 - E disse também esta parábola a uns que confiavam em si
mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: )
(Lucas 18:10 - Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o
outro, publicano. )
(Lucas 18:11 - O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó
Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos
e adúlteros; nem ainda como este publicano.
)
(Lucas 18:12 - Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto
possuo. )
(Lucas 18:13 - O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria
levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia
de mim, pecador! )
(Lucas 18:14 - Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não
aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que
a si mesmo se humilha será exaltado. ).
Síntese do Tópico III
Todos estão incluídos no plano salvifico de Deus: gentios e judeus.
Subsidio Bibliológico.
A Verdadeira Identidade do Filho.
Os
aspectos-chave na vida de Jesus ajudaram os primeiros cristãos a perceber de
uma forma nova e única, que Ele era o Filho de Deus.
1° - A
encarnação.
Jesus foi concebido pelo poder do
Espirito Santo de Deus, e não por pai humano.
De forma consciente, também falou
de como saiu ‘do Pai’ para ‘vir ao mundo’(João 16:28 - Saí do Pai, e vim ao mundo; outra
vez deixo o mundo, e vou para o Pai. ).
Enquanto, para outros seres
humanos o nascimento é o inicio da vida, o nascimento de Jesus era uma
encarnação.
- Ele existia como Filho de Deus
antes mesmo de seu nascimento humano.
Jesus, de forma distinta dos
governadores pagãos, não era um filho adotado dos deuses, mas sim o eterno
Filho de Deus.
O reconhecimento por Satanás e
pelos demônios, enquanto a identidade verdadeira de Jesus, durante seu
ministério terreno, estava velada para seus discípulos, ela foi reconhecida por
Satanás ( Mateus 4:3 - E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de
Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. ) ( Mateus 4:6 - E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de
aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu
respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra. ) e pelos demônios ( Lucas 8:28 - E,
quando viu a Jesus, prostrou-se diante dele, exclamando, e dizendo com grande
voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Peço-te que não me
atormentes.)
A ressurreição e ascensão, Jesus
foi morto por afirmar que falava e agia como Filho de Deus.
A ressurreição representou a
confirmação de Deus de que Jesus falava a verdade sobre si mesmo.
Paulo apontou a ressurreição como
revelação ou declaração da verdadeira identidade de Jesus como Filho de Deus (Romanos
1:4 - Declarado
Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição
dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor,
).
Depois da ressurreição, Jesus
retornou ao Pai para ficar no lugar de honra, á direita de Deus.
( Guia Cristã de Leitura da Bíblia. 1 ed. Rio de Janeiro:
CPAD. 2013, pp. 34, 35 ).
IV – A identidade de jesus, o
messias esperado.
1. Jesus, o
homem prefeito.
No Evangelho de Lucas, Jesus aparece
como o "Filho de Deus" ( Lucas 1:35 - E, respondendo o anjo, disse-lhe:
Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a
sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho
de Deus. ) e Filho do Homem" ( Lucas
5:24 - Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra poder
de perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te digo: Levanta-te, toma a tua
cama, e vai para tua casa. ).
São expressões messiânicas que revelam
a deidade de Jesus.
A primeira expressão mostra Jesus como
verdadeiro Deus enquanto a segunda, que ocorre 25 vezes no terceiro Evangelho,
mostra-o como verdadeiro homem.
Ele é o Filho do Homem, o Homem
Perfeito.
Ao usar o título
"Filho do Homem" para si mesmo, Jesus evita ser confundido com o
Messias político esperado pelos judeus.
Como Homem Perfeito, Jesus era
obediente a seus pais.
Todavia, estava consciente de
sua natureza divina (Lc 2.4-52).
É como o Homem
Perfeito que Jesus enfrenta, e derrota, Satanás na tentação do deserto
( Lucas 4:1 - E
JESUS, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao
deserto; )
( Lucas 4:2 - E quarenta dias foi tentado pelo
diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma; e, terminados eles, teve fome. )
( Lucas 4:3 - E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho
de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão. )
( Lucas 4:4 - E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está
escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus. )
( Lucas 4:5 - E o diabo, levando-o a um alto monte,
mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo. )
( Lucas 4:6 - E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti
todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem
quero.)
( Lucas 4:7 - Portanto, se tu me adorares, tudo será
teu. )
( Lucas 4:8 - E Jesus, respondendo, disse-lhe:
Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o Senhor teu
Deus, e só a ele servirás. )
( Lucas 4:9 - Levou-o também a Jerusalém, e pô-lo
sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te
daqui abaixo; )
( Lucas 4:10 - Porque está escrito: Mandará aos seus
anjos, acerca de ti, que te guardem, )
( Lucas 4:11 - E que te sustenham nas mãos, Para
que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra. )
( Lucas 4:12 - E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito
está: Não tentarás ao Senhor teu Deus. )
( Lucas 4:13 - E, acabando o diabo toda a tentação,
ausentou-se dele por algum tempo. ).
2
. O Messias e o Espirito Santo.
Lucas
revela que Jesus, o Messias, como Homem Perfeito, dependia do Espírito Santo no
desempenho do seu ministério ( Lucas 4:18 - O
Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres.
Enviou-me a curar os quebrantados do coração, ).
Isaías, o profeta messiânico, mostra a estreita relação que o
Messias manteria com o Espírito do Senhor ( Isaías 11:1 - PORQUE brotará um
rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.)
( Isaías 11:2 - E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de
sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito
de conhecimento e de temor do SENHOR. );
( Isaías 42:1 - EIS aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu eleito, em
quem se apraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele; ele trará justiça aos
gentios.).
O Messias seria aquele sobre quem repousaria o Espírito do
Senhor, tal como profetizara Isaías e Jesus aplicara a si, na sinagoga em
Nazaré ( Lucas 4:16 - E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de
sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler. )
( Lucas 4:17 - E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o
livro, achou o lugar em que estava escrito:
)
( Lucas 4:18 - O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para
evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, )
( Lucas 4:19 - A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos
cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do SENHOR. ); ( Isaías 61:1 - O ESPÍRITO do
Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas
aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar
liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; ).
Síntese do Tópico IV
Lucas apresenta Jesus como o Filho de Deus e o Filho do Homem,
ressaltando tanto a sua humanidade quanto a sua divindade.
Subsidio Bibliológico.
Lucas
descreveu como Filho de Deus entrou na História.
Jesus viveu de forma
exemplar, foi o homem Perfeito.
Depois de um
ministério perfeito, Ele se entregou como sacrifício perfeito pelos nossos
pecados, para que pudéssemos ser salvos.
Jesus é o nosso Líder
e Salvador perfeito.
Ele oferece perdão a
todos aqueles que o aceitam como Senhor de suas vidas e creem que aquilo que
Ele diz é a verdade.
( Biblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro CPAD, p.
1337 ).
Conclusão
O terceiro Evangelho é considerado a coroa dos Evangelhos
sinóticos.
Enquanto o Evangelho de Mateus enfoca a realeza do Messias e
Marcos o poder, Lucas enfatiza o amor de Deus.
Lucas é o Evangelho do Homem Perfeito; da alegria ( Lucas
1:28 - E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é
contigo; bendita és tu entre as mulheres. );
( Lucas 2:11 - Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é
Cristo, o Senhor. ); ( Lucas 19:37 - E,
quando já chegava perto da descida do Monte das Oliveiras, toda a multidão dos
discípulos, regozijando-se, começou a dar louvores a Deus em alta voz, por
todas as maravilhas que tinham visto, );
( Lucas 24:53 - E estavam sempre no templo, louvando e bendizendo a Deus.
Amém. ); da misericórdia ( Lucas 1:78 - Pelas
entranhas da misericórdia do nosso Deus, Com que o oriente do alto nos visitou; )
( Lucas 1:79 - Para iluminar aos que estão assentados em trevas e na sombra
da morte; A fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz. ); do perdão ( Lucas 7:36 - E
rogou-lhe um dos fariseus que comesse com ele; e, entrando em casa do fariseu,
assentou-se à mesa. )
( Lucas 7:37 - E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele
estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento; )
( Lucas 7:38 - E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a
regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e
beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o ungüento. )
( Lucas 7:39 - Quando isto viu o fariseu que o tinha convidado, falava
consigo, dizendo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que
lhe tocou, pois é uma pecadora. )
( Lucas 7:40 - E respondendo, Jesus disse-lhe: Simão, uma coisa tenho a
dizer-te. E ele disse: Dize-a, Mestre. )
( Lucas 7:41 - Um certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos
dinheiros, e outro cinqüenta. )
( Lucas 7:42 - E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Dize,
pois, qual deles o amará mais? )
( Lucas 7:43 - E Simão, respondendo, disse: Tenho para mim que é aquele a
quem mais perdoou. E ele lhe disse: Julgaste bem. )
( Lucas 7:44 - E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta
mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me
os pés com lágrimas, e mos enxugou com os seus cabelos. )
( Lucas 7:45 - Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem
cessado de me beijar os pés. )
( Lucas 7:46 - Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés
com ungüento. )
( Lucas 7:47 - Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são
perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama. )
( Lucas 7:48 - E disse-lhe a ela: Os teus pecados te são perdoados. )
( Lucas 7:49 - E os que estavam à mesa começaram a dizer entre si: Quem é
este, que até perdoa pecados? )
( Lucas 7:50 - E disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz. ); ( Lucas 19:1 - E, TENDO Jesus
entrado em Jericó, ia passando.)
( Lucas 19:2 - E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um
chefe dos publicanos, e era rico. )
( Lucas 19:3 - E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da
multidão, pois era de pequena estatura.
)
( Lucas 19:4 - E, correndo adiante, subiu a um sicômoro para o ver; porque
havia de passar por ali. )
( Lucas 19:5 - E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o
e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa. )
( Lucas 19:6 - E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente. )
( Lucas 19:7 - E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser
hóspede de um homem pecador. )
( Lucas 19:8 - E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu
dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado
alguém, o restituo quadruplicado. )
( Lucas 19:9 - E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois
também este é filho de Abraão. )
( Lucas 19:10 - Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia
perdido. ); da oração ( Lucas 6:12 - E
aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a
Deus. ); (Lucas 11:1 - E ACONTECEU
que, estando ele a orar num certo lugar, quando acabou, lhe disse um dos seus
discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus
discípulos. ); ( Lucas 22:39 - E,
saindo, foi, como costumava, para o Monte das Oliveiras; e também os seus
discípulos o seguiram.)
( Lucas 22:40 - E quando chegou àquele lugar, disse-lhes: Orai, para que não
entreis em tentação. )
( Lucas 22:41 - E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de
joelhos, orava, )
( Lucas 22:42 - Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia
não se faça a minha vontade, mas a tua.
)
( Lucas 22:43 - E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia. )
( Lucas 22:44 - E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor
tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão. )
( Lucas 22:45 - E, levantando-se da oração, veio para os seus discípulos, e
achou-os dormindo de tristeza ); dos
pobres e necessitados ( Lucas 4:18 - O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois
que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do
coração, ) e do poder e da força do
Espírito Santo ( Lucas 1:15 - Porque será grande diante do Senhor, e não
beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o
ventre de sua mãe. ) ( Lucas 1:35 - E,
respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude
do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há
de nascer, será chamado Filho de Deus. );
(Lucas 3:22 - E o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como
pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em ti me
comprazo. ); (Lucas 4:1 - E JESUS,
cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao
deserto; ); ( Lucas 4:14 - Então,
pela virtude do Espírito, voltou Jesus para a Galiléia, e a sua fama correu por
todas as terras em derredor. ); ( Lucas
4:17 - E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro,
achou o lugar em que estava escrito: )
( Lucas 4:18 - O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para
evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, )
( Lucas 4:19 - A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos
cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do SENHOR. )
( Lucas 4:20 - E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro,
assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. ); ( Lucas 10:21 - Naquela mesma hora
se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do
céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as
revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve. ); (Lucas 11:13 - Pois se vós, sendo
maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai
celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem? ); ( Lucas 24:49 - E eis que sobre vós envio a promessa de meu
Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de
poder. ).
Lucas é, portanto, o Evangelho do crente que quer conhecer
melhor o seu Senhor e ser cheio do Espírito Santo.
Por diácono Daniel Barros de
Lima
Dia 05 de
Abril de 2.015.
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