quarta-feira, 8 de abril de 2015

Lição 02 - O Nascimento de Jesus. Revista do Professor CPAD

                   Lição 02                                                                           12 de Abril de 2.015.
O Nascimento de Jesus.

TEXTO ÁUREO
“E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.”
Lucas 2:7

Verdade Prática
Deus revelou seu amor à humanidade ao enviar a este mundo o seu filho Jesus.

Hinos sugeridos:
169, 184, 185.

Leitura Diária
Segunda - ( Lucas 1:15 - Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe. )
Deus é fiel e cumpre as suas promessas.

Terça - ( Lucas 1:41 - E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo. )
Deus revitaliza as profecias a respeito do Messias.

Quarta – ( Lucas 4:18 - O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, )
( Lucas 6:20 - E, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus. )
Deus revela-se aos carentes e necessitados.

Quinta – ( Lucas 2:11 - Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. )
Deus revela a realeza do Messias para toda humanidade.

Sexta ( Lucas 2:25 - Havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem era justo e temente a Deus, esperando a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. )
( Lucas 2:26 - E fora-lhe revelado, pelo Espírito Santo, que ele não morreria antes de ter visto o Cristo do Senhor. )
Deus revela-se aos piedosos e ás minorias.

Sábado – ( Lucas 2:36 - E estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Esta era já avançada em idade, e tinha vivido com o marido sete anos, desde a sua virgindade; )
( Lucas 2:37 - E era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia. )
( Lucas 2:38 - E sobrevindo na mesma hora, ela dava graças a Deus, e falava dele a todos os que esperavam a redenção em Jerusalém. )
Deus revela-se aos humildes e contritos de coração.

Leitura bíblica em classe.
Lucas 2.1- 7.

( Lucas 2:1 - E ACONTECEU naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse )
( Lucas 2:2 - (Este primeiro alistamento foi feito sendo Quirino presidente da Síria).
( Lucas 2:3 - E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. )
( Lucas 2:4 - E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi),
( Lucas 2:5 - A fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.)
( Lucas 2:6 - E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz. )
( Lucas 2:7 - E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.)

Objetivo Geral:
Mostrar que a vinda de Jesus Cristo ao mundo é uma prova do amor de Deus.

( João 3:16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. )

Objetivo Específicos:

Ø I = Apresentar o nascimento de Jesus no contexto profético.

Ø II = Conhecer como se deu o anúncio do nascimento de Jesus segundo Lucas.

Ø III = Explicar o porquê de o nascimento de Jesus ter ocorrido entre os pobres.

Ø IV = Mostrar o nascimento de Jesus dentro do judaísmo.

Interagindo com o professor.

            Na lição de hoje estudaremos a respeito do nascimento do Filho de Deus.
É importante lembrar que quando Jesus veio ao mundo, a Palestina estava debaixo do jugo do Império Romano.
Cesar Augusto era o imperador.
Os imperadores romanos eram vistos por todos como um deus.
Porém, o Rei dos reis em breve nasceria.
Jesus nasceu em um lugar simples, em um estábulo.
Seu berço não foi de ouro foi uma simples manjedoura.
Ele abriu mão de toda a sua glória para vir ao mundo salvar todos os perdidos.
Jesus veio revelar-se aos piedosos e ás minorias.
O decreto de Cesar Augusto de que todos teriam de se alistar a principio parece algo ruim a José  e Maria, mas na verdade é uma prova de que Deus controla a história.
Tudo contribui para que as profecias se cumprissem e o Filho de Deus nascesse em Belém ( Miquéias 5:2 - E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. )
           

INTRODUÇÃO
Lucas narra o nascimento de Jesus, situando-o no contexto das profecias bíblicas e do judaísmo dos seus dias.
O "silêncio profético", que já durava quatrocentos anos, foi rompido pelas manifestações divinas na Judeia.
A plenitude dos tempos havia chegado e o Messias agora seria revelado!

O nascimento de Jesus significava boas novas de alegria para todo o povo. 
Os pobres e os piedosos seriam os primeiros a receberem a notícia.
Dessa forma, Deus mostrava que a salvação, por Ele provida, alcançaria a todos os homens.

Ponto Central:
Jesus veio ao mundo como um de nós para salvar os perdidos.

I – O nascimento de Jesus no contexto profético.
1. Poesia e contexto.
No relato do nascimento de Jesus há duas belíssimas poesias conhecidas na teologia cristã como Magnificat de Maria, a mãe de Jesus, e o Benedictus de Zacarias, o sacerdote ( Lucas 1:46 - Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, )
( Lucas 1:47 - E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador; )
( Lucas 1:48 - Porque atentou na baixeza de sua serva; Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada, )
( Lucas 1:49 - Porque me fez grandes coisas o Poderoso; E santo é seu nome. )
( Lucas 1:50 - E a sua misericórdia é de geração em geração Sobre os que o temem. )
( Lucas 1:51 - Com o seu braço agiu valorosamente; Dissipou os soberbos no pensamento de seus corações. )
( Lucas 1:52 - Depôs dos tronos os poderosos, E elevou os humildes. )
( Lucas 1:53 - Encheu de bens os famintos, E despediu vazios os ricos. )
( Lucas 1:54 - Auxiliou a Israel seu servo, Recordando-se da sua misericórdia; )
( Lucas 1:55 - Como falou a nossos pais, Para com Abraão e a sua posteridade, para sempre. ), ( Lucas 1:67 - E Zacarias, seu pai, foi cheio do Espírito Santo, e profetizou, dizendo: )
( Lucas 1:68 - Bendito o Senhor Deus de Israel, Porque visitou e remiu o seu povo, )
( Lucas 1:69 - E nos levantou uma salvação poderosa Na casa de Davi seu servo.)
( Lucas 1:70 - Como falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio do mundo; )
( Lucas 1:71 - Para nos livrar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam; )
( Lucas 1:72 - Para manifestar misericórdia a nossos pais, E lembrar-se da sua santa aliança, )
( Lucas 1:73 - E do juramento que jurou a Abraão nosso pai, )
( Lucas 1:74 - De conceder-nos que, Libertados da mão de nossos inimigos, o serviríamos sem temor, )
( Lucas 1:75 - Em santidade e justiça perante ele, todos os dias da nossa vida. )
( Lucas 1:76 - E tu, ó menino, serás chamado profeta do Altíssimo, Porque hás de ir ante a face do Senhor, a preparar os seus caminhos; )
( Lucas 1:77 - Para dar ao seu povo conhecimento da salvação, Na remissão dos seus pecados; )
( Lucas 1:78 - Pelas entranhas da misericórdia do nosso Deus, Com que o oriente do alto nos visitou; )
( Lucas 1:79 - Para iluminar aos que estão assentados em trevas e na sombra da morte; A fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz. ).
Esses cânticos são de natureza profética e como tal contextualizam o nascimento de Cristo dentro das promessas de Deus a seu povo.
Maria, por exemplo, diz que, ao nascer Jesus, Deus estava se lembrando das promessas feitas a Abraão ( Lucas 1:55 - Como falou a nossos pais, Para com Abraão e a sua posteridade, para sempre. ).
Por outro lado, Zacarias afirma da mesma forma que tal visitação era o cumprimento do que Deus havia prometido na antiguidade aos profetas ( Lucas 1:70 - Como falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio do mundo; ).
O nascimento de Jesus não se tratava, portanto, de um evento sem nexo com a história bíblica.
Foi um fato que aconteceu na plenitude dos tempos e testemunhou o cumprimento das promessa de Deus (Gálatas 4:4 - Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, ).

2. A restauração do Espirito Santo.
Já observamos que, na teologia lucana, o Espírito Santo ocupa um lugar especial.
Encontramos 17 referências ao Espírito Santo no terceiro Evangelho e 54 no livro de Atos dos Apóstolos.
Isso é significativo se levarmos em conta que Mateus fala apenas 12 vezes no Espírito Santo e Marcos 6.
Lucas focaliza o revestimento do Espírito, mostrando que o dom profético, silenciado no período Inter bíblico, foi revivificado com a vinda do Messias.
Não é à toa que a maioria das referências ao Espírito, nesse Evangelho, ocorra nos dois primeiros capítulos que relatam o nascimento de Jesus ( Lucas 1:41 - E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo. ), ( Lucas 1:67 - E Zacarias, seu pai, foi cheio do Espírito Santo, e profetizou, dizendo: ); ( Lucas 2:25 - Havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem era justo e temente a Deus, esperando a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. )
( Lucas 2:26 - E fora-lhe revelado, pelo Espírito Santo, que ele não morreria antes de ter visto o Cristo do Senhor. )
( Lucas 2:27 - E pelo Espírito foi ao templo e, quando os pais trouxeram o menino Jesus, para com ele procederem segundo o uso da lei, ).

Síntese do Tópico I
Lucas, O médico amado, é o autor do terceiro Evangelho, que foi endereçado a Teófilo, um gentio.

Subsidio Histórico.
“O censo consistia no alistamento dos cidadãos no recenseamento, o que servia de base de cálculo de impostos.
Quirino era governador do Império legado pela Síria, em d.C., mas pode ter sido seu segundo mandato.
Além disso, Lucas fala do censo que trouxe José e Maria a Belém com um prole ( que provavelmente signifique, aqui, ‘o anterior’ e não o ‘primeiro’).
Assim, o ano de nascimento de Cristo continua a ser objeto de debate”
( RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Biblia. 1. Ed. Rio de Janeiro: CPAD 2005, p. 653 ).

Reflexão:
Na plenitude dos tempos, Jesus veio ao mundo.
Ele é o Messias.

II – O anuncio do nascimento de Jesus.

1– Zacarias e Izabel.
Em sua narrativa dos fatos que precederam o anúncio do nascimento de Jesus, Lucas diz que o sacerdote Zacarias havia entrado no "templo para ofertar incenso" ( Lucas 1:9 - Segundo o costume sacerdotal, coube-lhe em sorte entrar no templo do Senhor para oferecer o incenso. ).
A queima do incenso fazia parte do ritual do Templo e ocorria no período da manhã e à tarde ( Êxodo 30:1 - E FARÁS um altar para queimar o incenso; de madeira de acácia o farás. )
( Êxodo 30:2 - O seu comprimento será de um côvado, e a sua largura de um côvado; será quadrado, e dois côvados a sua altura; dele mesmo serão as suas pontas. )
( Êxodo 30:3 - E com ouro puro o forrarás, o seu teto, e as suas paredes ao redor, e as suas pontas; e lhe farás uma coroa de ouro ao redor. )
( Êxodo 30:4 - Também lhe farás duas argolas de ouro debaixo da sua coroa; nos dois cantos as farás, de ambos os lados; e serão para lugares dos varais, com que será levado. )
( Êxodo 30:5 - E os varais farás de madeira de acácia, e os forrarás com ouro. )
( Êxodo 30:6 - E o porás diante do véu que está diante da arca do testemunho, diante do propiciatório, que está sobre o testemunho, onde me ajuntarei contigo. )
( Êxodo 30:7 - E Arão sobre ele queimará o incenso das especiarias; cada manhã, quando puser em ordem as lâmpadas, o queimará. )
( Êxodo 30:8 - E, acendendo Arão as lâmpadas à tarde, o queimará; este será incenso contínuo perante o SENHOR pelas vossas gerações. ); ( I Reis 7:48 - Também fez Salomão todos os objetos que convinham à casa do SENHOR; o altar de ouro, e a mesa de ouro, sobre a qual estavam os pães da proposição. )
( I Reis 7:49 - E os castiçais, cinco à direita e cinco à esquerda, diante do oráculo, de ouro finíssimo; e as flores, e as lâmpadas, e os espevitadores, também de ouro. )
( I Reis 7:50 - Como também os vasos, e os apagadores, e as bacias, e as colheres, e os perfumadores, de ouro finíssimo; e as dobradiças para as portas da casa interior para o lugar santíssimo, e as das portas da casa do templo, também de ouro. ).
Foi durante um desses turnos que um anjo de Deus apareceu a Zacarias para informar-lhe que a sua oração havia sido ouvida pelo Senhor e que a sua mulher, embora já não fosse mais fértil, geraria um menino, cujo nome seria João ( Lucas 1:13 - Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João. ).
João, o Batista, nasceu para ser o precursor do Messias, anunciando a sua missão. Ele seria a "Voz do que clama no deserto" e precederia o Senhor, preparando o seu caminho ( Lucas 3:4 - Segundo o que está escrito no livro das palavras do profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; Endireitai as suas veredas. )
( Lucas 3:5 - Todo o vale se encherá, E se abaixará todo o monte e outeiro; E o que é tortuoso se endireitará, E os caminhos escabrosos se aplanarão; ).

2. José e Maria.
Cerca de seis meses após o anúncio do nascimento de João, o Batista, o anjo Gabriel é enviado a Nazaré, lugar onde moravam José e sua noiva, Maria.
Ela era uma virgem e estava noiva de José.
O anúncio de que ela geraria um filho, sem que para isso fosse necessário haver intercurso sexual, deixou-a apreensiva ( Lucas 1:34 - E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum?  ).
O anjo informa-lhe que desceria sobre ela o Espírito Santo e o poder de Deus a envolveria com a sua sombra (Lucas 1:35 - E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus. ).
Aqui está o milagre da encarnação - O Filho de Deus fazendo-se carne, a fim de que, através desse grande mistério, possamos alcançar a salvação ( João 1:1 - NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. ), ( João 1:14 - E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.).

 Síntese do Tópico II
O anjo Gabriel anunciou a Maria o nascimento do Filho de Deus.

Subsidio Didático.
       Professor, converse com os alunos explicando que jamais devemos adorar a Maria, todavia, não podemos deixar de reconhecer seu valor.
Afinal, ela foi escolhida para ser mãe do Filho de Deus.
Esta escolha está certamente baseada num caráter de especial dignidade.
Sua pureza, humildade e ternura são um exemplo para todos os crentes que desejam agradar a Deus

( Adaptado de: PEARLMAN, Myer. Lucas: O Evangelho do Homem Perfeito. 1. Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1995. P. 27. )

III – O nascimento de Jesus e os camponeses.

1.   A nobreza dos pobres.
É um fato de fácil constatação o destaque que os pobres recebem no Evangelho de Lucas.
Quando deu início ao seu ministério, Jesus o fez dizendo as seguintes palavras: "O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres" (Lucas 4:18 - O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, ). 
Os pobres faziam parte das bem-aventuranças de Jesus ( Lucas 6:20 - E, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus. ).
Pobres são os carentes tanto de bens materiais como espirituais.
No anúncio do nascimento de Jesus, um anjo do Senhor é enviado especialmente aos camponeses pobres que pastoreavam os seus rebanhos no campo.
Jesus veio para todos, independente da condição social.
O Filho de Deus dedicou total atenção as minorias do seu tempo: as mulheres, crianças, gentios, leprosos, etc. 
Ele chegou a ser chamado de amigo de publicanos e pecadores, pois estava sempre perto dos mais necessitados.
Como Igreja do Senhor, temos atendido os desvalidos em suas necessidades?
Será que temos seguido o exemplo do Salvador?
Como "sal" da terra e "luz" do mundo precisamos revelar Cristo aos carentes e necessitados, pois eles conhecerão o amor de Cristo mediante as nossas ações.

2.   A realeza do Messias.
A mensagem angélica anunciada aos pastores que se encontravam no campo era que havia nascido ( Lucas 2:11 - Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. ).
Lucas lembra o fato de que Cristo nasceu em Belém, cidade de Davi, cumprindo dessa forma a profecia bíblica (Miquéias 5:2 - E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. ).
Mas o Messias não apenas nasce em Belém, cidade de Davi, Ele  também possui realeza porque é da descendência de Davi, como atesta a sua árvore genealógica (Lucas 3:23 - E o mesmo Jesus começava a ser de quase trinta anos, sendo (como se cuidava) filho de José, e José de Heli, )
(Lucas 3:24 - E Heli de Matã, e Matã de Levi, e Levi de Melqui, e Melqui de Janai, e Janai de José, )
(Lucas 3:25 - E José de Matatias, e Matatias de Amós, e Amós de Naum, e Naum de Esli, e Esli de Nagaí, )
(Lucas 3:26 - E Nagaí de Máate, e Máate de Matatias, e Matatias de Semei, e Semei de José, e José de Jodá, )
(Lucas 3:27 - E Jodá de Joanã, e Joanã de Resá, e Resá de Zorobabel, e Zorobabel de Salatiel, e Salatiel de Neri, )
(Lucas 3:28 - E Neri de Melqui, e Melqui de Adi, e Adi de Cosã, e Cosã de Elmadã, e Elmadã de Er, )
(Lucas 3:29 - E Er de Josué, e Josué de Eliézer, e Eliézer de Jorim, e Jorim de Matã, e Matã de Levi, )
(Lucas 3:30 - E Levi de Simeão, e Simeão de Judá, e Judá de José, e José de Jonã, e Jonã de Eliaquim, )
(Lucas 3:31 - E Eliaquim de Meleá, e Meleá de Mená, e Mená de Matatá, e Matatá de Natã, e Natã de Davi, )
(Lucas 3:32 - E Davi de Jessé, e Jessé de Obede, e Obede de Boaz, e Boaz de Salá, e Salá de Naassom, )
(Lucas 3:33 - E Naassom de Aminadabe, e Aminadabe de Arão, e Arão de Esrom, e Esrom de Perez, e Perez de Judá, )
(Lucas 3:34 - E Judá de Jacó, e Jacó de Isaque, e Isaque de Abraão, e Abraão de Terá, e Terá de Nacor, )
(Lucas 3:35 - E Nacor de Seruque, e Seruque de Ragaú, e Ragaú de Fáleque, e Fáleque de Éber, e Éber de Salá, )
(Lucas 3:36 - E Salá de Cainã, e Cainã de Arfaxade, e Arfaxade de Sem, e Sem de Noé, e Noé de Lameque, )
(Lucas 3:37 - E Lameque de Matusalém, e Matusalém de Enoque, e Enoque de Jarete, e Jarete de Maleleel, e Maleleel de Cainã, )
(Lucas 3:38 - E Cainã de Enos, e Enos de Sete, e Sete de Adão, e Adão de Deus. ).
Mas não era só isso.
Lucas também detalha como o anjo de Deus falou da realeza do Messias aos camponeses!
Ele é o Salvador, o Cristo, o Senhor (Lucas 2:11 - Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. ).
Essas palavras proferidas pelo anjo, além de mostrar a realeza do Messias, destacam também a sua divindade.
Jesus é Deus feito homem!

Síntese do Tópico III
Os pastores que estavam no campo foram os primeiros a saber que o Filho de Deus havia nascido.

Subsidio Didático.
         Professor, antes de iniciar a explicação do tópico, faça a seguinte indagação:
Por que os pastores foram os primeiros a saber do nascimento do Messias?
Por que os sacerdotes e os escribas não foram os primeiros a saber?
Ouça os alunos e incentive a participação de todos.
Explique que os pastores faziam parte de uma classe social bem simples.
Eles eram pobres.
As Boas-Novas de salvação não foram anunciadas primeiro aos poderosos e nobres, mas aos humildes, pobres e pessoas comuns do povo, mostram que Cristo veio ao mundo para todos           

IV – O nascimento de Jesus e o judaísmo.

1. Judeus piedosos.
Lucas mostra que o nascimento de Jesus aconteceu sob o judaísmo piedoso.
Ele ocorre dentro do contexto daqueles que alimentavam a esperança messiânica.
São pessoas piedosas que aguardavam o Messias e, quando Ele se revelou, elas prontamente o reconheceram.
Primeiramente, Lucas cita Zacarias, um sacerdote piedoso e sua esposa, Isabel.
A Escritura sublinha que ambos eram justos diante de Deus e viviam irrepreensivelmente nos preceitos e mandamentos do Senhor ( Lucas 1:6 - E eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor. ).
Lucas apresenta também Simeão, outro judeu piedoso de Jerusalém, e que esperava a consolação de Israel.
A ele foi revelado, pelo Espírito Santo, que não morreria antes que visse o Messias ( Lucas 2:25 - Havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem era justo e temente a Deus, esperando a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. )
( Lucas 2:26 - E fora-lhe revelado, pelo Espírito Santo, que ele não morreria antes de ter visto o Cristo do Senhor. ).
Da mesma forma a profetisa Ana, uma viúva piedosa, que continuamente orava a Deus e jejuava.
Quando viu o menino Jesus, deu graças a Deus por Ele e falava da sua missão messiânica ( Lucas 2:36 - E estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Esta era já avançada em idade, e tinha vivido com o marido sete anos, desde a sua virgindade; )
( Lucas 2:37 - E era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia. )
( Lucas 2:38 - E sobrevindo na mesma hora, ela dava graças a Deus, e falava dele a todos os que esperavam a redenção em Jerusalém. ).

2     . Rituais sagrados.
Lucas coloca o cristianismo dentro do contexto do judaísmo e não como uma seita derivada deste.
Como qualquer judeu de seu tempo, Jesus se submete aos rituais da religião judaica ( Lucas 2:21 - E, quando os oito dias foram cumpridos, para circuncidar o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido. )
( Lucas 2:22 - E, cumprindo-se os dias da purificação dela, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor )
( Lucas 2:23 - (Segundo o que está escrito na lei do Senhor: Todo o macho primogênito será consagrado ao Senhor); )
( Lucas 2:24 - E para darem a oferta segundo o disposto na lei do SENHOR: Um par de rolas ou dois pombinhos. ).
Como Homem Perfeito, Ele cumpriu toda a lei de Moisés.

Síntese do Tópico IV
José e Maria, como pais piedosos, seguiram todos os rituais do judaísmo no nascimento de Jesus.

Subsidio Teológico.
A legislação sobre o parto (  Lucas 2:21 - E, quando os oito dias foram cumpridos, para circuncidar o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido. )
(  Lucas 2:22 - E, cumprindo-se os dias da purificação dela, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor )
(  Lucas 2:23 - (Segundo o que está escrito na lei do Senhor: Todo o macho primogênito será consagrado ao Senhor); )
(  Lucas 2:24 - E para darem a oferta segundo o disposto na lei do SENHOR: Um par de rolas ou dois pombinhos. ).
 O texto em ( Levítico 12:1 - FALOU mais o SENHOR a Moisés, dizendo: )
( Levítico 12:2 - Fala aos filhos de Israel, dizendo: Se uma mulher conceber e der à luz um menino, será imunda sete dias, assim como nos dias da separação da sua enfermidade, será imunda. )
( Levítico 12:3 - E no dia oitavo se circuncidará ao menino a carne do seu prepúcio. )
( Levítico 12:4 - Depois ficará ela trinta e três dias no sangue da sua purificação; nenhuma coisa santa tocará e não entrará no santuário até que se cumpram os dias da sua purificação. )
( Levítico 12:5 - Mas, se der à luz uma menina será imunda duas semanas, como na sua separação; depois ficará sessenta e seis dias no sangue da sua purificação. )registra o compromisso materno de oferecer um sacrifício para o ritual de purificação após o nascimento da criança.
Foi para dar cumprimento a esse dispositivo Legal do Antigo Testamento que a família se dirigiu ao Templo ( Levítico 12:6 - E, quando forem cumpridos os dias da sua purificação por filho ou por filha, trará um cordeiro de um ano por holocausto, e um pombinho ou uma rola para expiação do pecado, diante da porta da tenda da congregação, ao sacerdote. )
( Levítico 12:7 - O qual o oferecerá perante o SENHOR, e por ela fará propiciação; e será limpa do fluxo do seu sangue; esta é a lei da que der à luz menino ou menina. )
( Levítico 12:8 - Mas, se em sua mão não houver recursos para um cordeiro, então tomará duas rolas, ou dois pombinhos, um para o holocausto e outro para a propiciação do pecado; assim o sacerdote por ela fará expiação, e será limpa. )

( RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Biblia. 1. Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p 653 ).

            Lucas descreveu como o Filho de Deus entrou na História.
Jesus viveu de forma exemplar, foi o Homem perfeito, Ele se entregou como sacrifício perfeito pelos nossos pecados, para que pudéssemos ser salvos.
Jesus é o nosso Líder e Salvador perfeito.
Ele oferece perdão a todos aqueles que o aceitam como Senhor de suas vidas e creem que aquilo que Ele diz é a verdade.

( Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, p. 1337 ).
           

Conclusão
Já observamos que Lucas procura situar o nascimento de Jesus dento do contexto histórico.
Dessa forma ele dá detalhes sobre fatos da história universal mostrando que Deus foi, é e continuará sendo Senhor da História.

É dentro dessa história que se cumpre as profecias.
O Messias prometido, diferentemente do Messias esperado pelos judeus, nasce em uma manjedoura e não em um palácio.

Os pobres, e não os ricos, são os convidados a participar do seu natal.
A lógica do Reino de Deus se manifesta oposta à do reino dos homens.
Todos aqueles que se sentem carentes e necessitados são convidados a participarem dele.

Para refletir:
Sobre os ensinos do Evangelho de Lucas, responda:
De que forma devem ser entendidos os cânticos de Zacarias e Maria?
Eles devem se entendidos como sendo de natureza profética.
Esses cânticos contextualizam o nascimento de Cristo dentro das promessas de Deus ao seu povo.

Como era o relacionamento de José e Maria antes da anunciação angelical?
Eles eram noivos.

De que forma a lição conceitua os pobres?
Os pobres são os carentes tanto de bens materiais como espirituais.

De acordo com a lição, Qual é o propósito de Lucas mostrar Jesus cumprindo rituais judaicos?
Lucas deseja mostrar que Jesus, como Homem perfeito, se submeteu e cumpriu os rituais judaicos, tendo, com isso, cumprido a Lei.

Dentro de que contexto Lucas procura situar o nascimento de Jesus?
Lucas procura situar o nascimento de Jesus dentro do contexto histórico.


Por diácono Daniel Barros de Lima
Dia 12 de Abril de 2.015.

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