Lição 07 17 de Maio de 2.015.
Poder sobre as Doenças e Morte.
TEXTO ÁUREO
"E
de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta
se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo."
Lucas 7.16
Verdade Prática
Ao
curar os enfermos e dar vida aos mortos, Jesus demonstrou o seu poder
messiânico e provou também o amor de Deus pela humanidade caída.
Hinos sugeridos:
7, 121, 517 - Harpa cristã.
Leitura Diária
Segunda
- ( Lucas 5:25 - E, levantando-se logo diante deles, e tomando
a cama em que estava deitado, foi para sua casa, glorificando a Deus. )
Jesus e
o seu poder para perdoar e curar a todos.
Terça
- ( Lucas 5:12 - E aconteceu que,
quando estava numa daquelas cidades, eis que um homem cheio de lepra, vendo a
Jesus, prostrou-se sobre o rosto, e rogou-lhe, dizendo: Senhor, se quiseres,
bem podes limpar-me. )
( Lucas
5:13 - E
ele, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero, sê limpo. E logo a lepra
desapareceu dele. )
Jesus e
a sua compaixão pelos doentes e necessitados.
Quarta
– ( Lucas 5:17 - E aconteceu que, num
daqueles dias, estava ensinando, e estavam ali assentados fariseus e doutores
da lei, que tinham vindo de todas as aldeias da Galiléia, e da Judéia, e de
Jerusalém. E a virtude do Senhor estava com ele para curar. )
Jesus e
a autoridade para curar toda enfermidade.
Quinta
– ( Lucas 10:17 - E voltaram os setenta com alegria,
dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam. )
( Lucas 10:18 - E disse-lhes: Eu via Satanás, como
raio, cair do céu. )
( Lucas 10:19 - Eis que vos dou poder para pisar
serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. )
Jesus e
a delegação de autoridade aos seus discípulos.
Sexta
– ( Lucas 17:20 - E, interrogado pelos
fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O
reino de Deus não vem com aparência exterior. )
( Lucas
17:21 - Nem
dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre
vós. )
Jesus e
a manifestação do Reino de Deus para todos.
Sábado
– ( Lucas 21:31 - Assim também vós,
quando virdes acontecer estas coisas, sabei que o reino de Deus está perto. )
Jesus
anunciou eventos que precederiam a vinda literal do Reino.
Leitura bíblica em
classe.
Lucas 4. 38,39; 7. 11 –
17.
( Lucas 4:38 - Ora, levantando-se Jesus da
sinagoga, entrou em casa de Simão; e a sogra de Simão estava enferma com muita
febre, e rogaram-lhe por ela. )
( Lucas 4:39 - E, inclinando-se para ela,
repreendeu a febre, e esta a deixou. E ela, levantando-se logo, servia-os. )
( Lucas 7:11 - E aconteceu que, no dia seguinte,
ele foi à cidade chamada Naim, e com ele iam muitos dos seus discípulos, e uma
grande multidão; )
( Lucas 7:12 - E, quando chegou perto da porta
da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e
com ela ia uma grande multidão da cidade. )
( Lucas 7:13 - E, vendo-a, o Senhor moveu-se de
íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores. )
( Lucas 7:14 - E, chegando-se, tocou o esquife
(e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o
defunto assentou-se, e começou a falar. )
( Lucas 7:15 - E entregou-o a sua mãe. )
( Lucas 7:16 - E de todos se apoderou o temor, e
glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus
visitou o seu povo. )
( Lucas 7:17 - E correu dele esta fama por toda
a Judéia e por toda a terra circunvizinha. )
Objetivo Geral:
Explicar
o objetivo de Jesus ter mostrado seu poder sobre as doenças e morte.
Objetivo Específicos:
Ø I = Conscientizar os alunos
de que o perdão é terapêutico.
Ø II = Mostrar que uma das razões
das curas, no ministério de Jesus, era a compaixão.
Ø III = Analisar a autoridade de
Jesus para curar.
Ø IV = Ressaltar a redenção do
nosso corpo.
Interagindo
com o professor.
A morte, assim como as doenças,
físicas, emocionais e espirituais, é resultado da Queda.
Porém, Jesus veio ao mundo para nos
libertar do poder do Pecado.
A cura divina faz parte da sua obra
expiatória.
Deus não se importa somente com a
nossa alma e espirito, mas também com o nosso corpo.
Por isso, em seu ministério terreno, o
Mestre curou a todos que iam até Ele.
Jesus não mudou;
Ele continua curando os enfermos.
Então, aproveite o tema da aula e, ao
final, não deixe de orar por aqueles que estão doentes.
Creia que Jesus tem poder para curar
as enfermidades físicas, emocionais e espirituais de seus alunos.
Para o Mestre não existe nada
impossível.
INTRODUÇÃO
As doenças, enfermidades e a morte
existem como consequências da entrada do pecado no mundo.
Escrevendo aos Romanos, Paulo afirma
que ( Romanos 5:12 - Portanto,
como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também
a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. )
Jesus, o Messias prometido nas
Escrituras, veio para tratar do problema do pecado e das suas consequências (
Isaías 53:4 - Verdadeiramente
ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e
nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. )
( Isaías 53:5 - Mas ele foi ferido por causa das
nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que
nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. )
( Isaías 53:6 - Todos nós andávamos desgarrados como
ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele
a iniqüidade de nós todos. )
( Isaías 53:7 - Ele foi oprimido e afligido, mas não
abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha
muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. );
( Isaías 6:1 - NO ano em que morreu o rei Uzias, eu
vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito
enchia o templo. )
( Isaías 6:2 - Serafins estavam por cima dele; cada
um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus
pés, e com duas voavam. ).
Com esse fim, Jesus, durante o seu
ministério terreno, curou doentes e ressuscitou os mortos ( Mateus 8:14 - E Jesus, entrando em casa de Pedro,
viu a sogra deste acamada, e com febre.
)
( Mateus 8:15 - E tocou-lhe na mão, e a febre a
deixou; e levantou-se, e serviu-os. )
( Mateus 8:16 - E, chegada a tarde, trouxeram-lhe
muitos endemoninhados, e ele com a sua palavra expulsou deles os espíritos, e
curou todos os que estavam enfermos; )
( Mateus 8:17 - Para que se cumprisse o que fora dito
pelo profeta Isaías, que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e
levou as nossas doenças. ); ( Mateus
7:11 - Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos,
quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem? )
( Mateus 7:12 - Portanto, tudo o que vós quereis que
os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas. )
( Mateus 7:13 - Entrai pela porta estreita; porque
larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os
que entram por ela; )
( Mateus 7:14 - E porque estreita é a porta, e
apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem. )
( Mateus 7:15 - Acautelai-vos, porém, dos falsos
profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos
devoradores. ).
Todos os evangelistas, especialmente
Lucas, destacam esse fato (Lucas 4:16 - E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de
sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler. )
(Lucas 4:17 - E foi-lhe dado o livro do profeta
Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: )
(Lucas 4:18 - O Espírito do Senhor é sobre mim,
Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados
do coração, )
(Lucas 4:19 - A pregar liberdade aos cativos, E
restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o
ano aceitável do SENHOR. ).
Nesta lição, vamos estudar alguns dos registros bíblicos
sobre a autoridade do Senhor para curar doentes e ressuscitar os mortos.
Ponto Central:
Jesus tem poder e
autoridade sobre as doenças e a morte.
I - DOENÇAS, PERDÃO E CURA.
1 – Culpa, perdão e
cura.
Certa vez, Jesus disse a um paralítico
que o perdoava, e os escribas e fariseus murmuraram entre si: "Quem é este
que diz blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus?" ( Lucas 5:25 -
E, levantando-se logo
diante deles, e tomando a cama em que estava deitado, foi para sua casa, glorificando
a Deus. ).
Foi por causa dessa incredulidade que
o Senhor propôs: "Qual é mais fácil? Dizer: Os teus pecados te são
perdoados, ou dizer: Levanta-te e anda?" ( Lucas 5:23 - Qual é mais fácil? dizer: Os teus
pecados te são perdoados; ou dizer: Levanta-te, e anda?).
As palavras de Jesus provocaram
espanto na cidade de Cafarnaum.
Antes de declarar o paralítico curado,
Jesus primeiramente proferiu uma palavra de perdão.
No contexto do Antigo Testamento, o
pecado e as doenças eram conceitos inter-relacionados ( Salmos 103:3 - Ele é o que perdoa todas as tuas
iniqüidades, que sara todas as tuas enfermidades, ).
Essa era a crença popular de Israel
nos dias de Jesus, e o contexto mostra que o paralítico também pensava assim.
O ensino neotestamentário revelará
que, de fato, há uma relação entre o pecado e as doenças ( João 5:14 - Depois Jesus encontrou-o no templo, e
disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma
coisa pior. ); ( Tiago 5:15 - E a
oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido
pecados, ser-lhe-ão perdoados. )
( Tiago 5:16 - Confessai as vossas culpas uns aos
outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo
pode muito em seus efeitos. ).
Todavia, devemos observar que nem
sempre a lei de causa e efeito pode ser usada para justificar determinadas
doenças ou fatos ocorridos ( João 9:1 - E, PASSANDO Jesus, viu um homem cego de nascença. )
( João 9:2 - E os seus discípulos lhe perguntaram,
dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? ); (Lucas 13:1 - E, NAQUELE mesmo
tempo, estavam presentes ali alguns que lhe falavam dos galileus, cujo sangue
Pilatos misturara com os seus sacrifícios.
)
(Lucas 13:2 - E, respondendo Jesus, disse-lhes:
Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus,
por terem padecido tais coisas? )
(Lucas 13:3 - Não, vos digo; antes, se não vos
arrependerdes, todos de igual modo perecereis. )
(Lucas 13:4 - E aqueles dezoito, sobre os quais caiu
a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos
quantos homens habitam em Jerusalém? )
(Lucas 13:5 - Não, vos digo; antes, se não vos
arrependerdes, todos de igual modo perecereis. ).
Na narrativa lucana, Jesus, o Filho do
Homem, demonstrou o seu poder tratando o problema da alma, removendo a culpa e
depois cuidou do corpo, removendo a enfermidade ( Lucas 5:24 - Ora, para que saibais que o Filho do
homem tem sobre a terra poder de perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te
digo: Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa. ).
2- A ação de Satanás.
É um fato bíblico que
toda doença e enfermidade existem como consequência da entrada do pecado no
mundo ( Gênesis 2:17 - Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não
comerás; porque no dia em
que dela comeres, certamente morrerás. ).
Por outro lado, a Escritura mostra
também que há enfermidades que vem por conta do julgamento de um pecado pessoal
(I Corintios 5:5 - Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o
espírito seja salvo no dia do SENHOR Jesus.
); ( I Corintios 11:30 - Por causa disto há entre vós muitos fracos e
doentes, e muitos que dormem. ) enquanto
outras, como demonstra Lucas, estão associadas à ação de Satanás ( Lucas
13:11 - E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de
enfermidade, havia já dezoito anos; e andava curvada, e não podia de modo algum
endireitar-se. )
( Lucas 13:12 - E, vendo-a Jesus, chamou-a a si, e disse-lhe: Mulher, estás
livre da tua enfermidade. ).
Embora nem toda
doença possa ser atribuída à ação de demônios, todavia esse era o caso aqui.
Quando confrontou o
chefe da sinagoga, Jesus deixou claro essa verdade (Lucas 13:16 - E não convinha soltar
desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos
Satanás tinha presa? ).
Jesus demonstrou seu poder sobre a
enfermidade e sobre aquele que a causara, Satanás.
Síntese do Tópico I
O perdão é terapêutico.
Muitas doenças são resultados da falta de perdão, de mágoas e ressentimentos.
Subsidio Teológico.
O poder de Deus
repousa sobre Jesus de forma que Ele possa curar os doentes.
‘A virtude ( poder )
do Senhor’ (Lucas 5:17 - E aconteceu que, num daqueles dias, estava ensinando, e
estavam ali assentados fariseus e doutores da lei, que tinham vindo de todas as
aldeias da Galiléia, e da Judéia, e de Jerusalém. E a virtude do Senhor estava
com ele para curar. ) é outra maneira
que Lucas tem de falar sobre a unção do Espirito.
Jesus não precisa de endosso de Lideres
religiosos para seu ministério; o Espirito lhe concede autoridade para curar os
doentes.
Vemos esta autoridade
quando quatro homens levam um paralitico para Ele.
Jesus está numa casa,
e grande multidão barra o acesso.
Mas pela persistência
dos companheiros do paralitico, ele é descido pelo telhado da casa á presença
de Jesus.
Não há dúvida de que
a multidão espera um milagre; sua reputação como aquele que cura já tinha se
espalhado (Lucas 4:40 - E, ao pôr do sol, todos os que tinham enfermos de várias
doenças lhos traziam; e, pondo as mãos sobre cada um deles, os curava. )
(Lucas 4:41 - E também de muitos
saíam demônios, clamando e dizendo: Tu és o Cristo, o Filho de Deus. E ele,
repreendendo-os, não os deixava falar, pois sabiam que ele era o Cristo. )
(Lucas 4:42 - E, sendo já dia,
saiu, e foi para um lugar deserto; e a multidão o procurava, e chegou junto
dele; e o detinham, para que não se ausentasse deles. )
(Lucas 4:43 - Ele, porém, lhes
disse: Também é necessário que eu anuncie a outras cidades o evangelho do reino
de Deus; porque para isso fui enviado. )
(Lucas 4:44 - E pregava nas
sinagogas da Galiléia. ).
Em vez de curá-lo,
Jesus pronuncia que os pecados do paralitico estão perdoados.
Jesus reconhece a fé
dos quatro companheiros, destacando pela primeira vez a importância da fé nos
milagres (Lucas 7:9 - E, ouvindo isto Jesus, maravilhou-se dele, e voltando-se,
disse à multidão que o seguia: Digo-vos que nem ainda em Israel tenho achado
tanta fé. )
(Lucas 8:25 - E disse-lhes: Onde
está a vossa fé? E eles, temendo, maravilharam-se, dizendo uns aos outros: Quem
é este, que até aos ventos e à água manda, e lhe obedecem?)
(Lucas 8:48 - E ele lhe disse: Tem
bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz. )
(Lucas 8:50 - Jesus, porém,
ouvindo-o, respondeu-lhe, dizendo: Não temas; crê somente, e será salva. )
(Lucas 17:19 - E disse-lhe:
Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou. )
(Lucas 18:4 - E por algum tempo não
quis atendê-la; mas depois disse consigo: Ainda que não temo a Deus, nem
respeito os homens, ).
O foco está na fé
destes amigos, mas a fé do paralitico tem uma lição profunda.
Ele precisa de ajuda
física e espiritual de Jesus.
Ele não recebe apenas
a cura para o corpo, mas também o perdão dos pecados.
Salvação plena e
completa que abrange as benção espirituais e físicas depende da fé.
( Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Vol 1. 1.
Ed. RJ, CPAD, p. 345.)
II – Razões para curar.
1.
A compaixão.
Os Evangelhos mostram que uma das razões da cura dos enfermos
no ministério de Jesus estava em sua capacidade de demonstrar compaixão (Lucas
5:12 - E aconteceu que, quando estava numa daquelas cidades, eis que um homem
cheio de lepra, vendo a Jesus, prostrou-se sobre o rosto, e rogou-lhe, dizendo:
Senhor, se quiseres, bem podes limpar-me. )
( Lucas 5:13 - E ele, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero, sê limpo.
E logo a lepra desapareceu dele. ).
Você sabe o que significa compaixão?
Segundo o Dicionário
Houaiss, significa: "sentimento piedoso de simpatia
para com a tragédia pessoal de outrem, acompanhado do desejo de minorá-la
= (
Tornar menos intenso ou menos grave, abrandar, aliviar, atenuar, suavizar )
Jesus se identifica com o sofrimento humano.
Ele cura as enfermidades porque é misericordioso = ( Capacidade de entender ou sentir o estado decadente de outro
ser acima de todas as aparências e condições ) ( Marcos
3:5 - E,
olhando para eles em redor com indignação, condoendo-se da dureza do seu
coração, disse ao homem: Estende a tua mão. E ele a estendeu, e foi-lhe
restituída a sua mão, sã como a outra. );
( Mateus 20:34 - Então Jesus, movido de íntima compaixão, tocou-lhes nos
olhos, e logo viram; e eles o seguiram.
).
E você?
Diante dos enfermos e necessitados, tem se mostrado
compassivo?
Precisamos ser cheios do Espírito Santo para que
nossos corações sejam repletos de compaixão pelo próximo.
2.
Manifestação
messiânica.
Lucas registra que em uma de suas visitas à cidade de Jericó,
Jesus teve um encontro com um mendigo cego ( Lucas 18:38 - Então clamou,
dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim. )
( Lucas 18:39 - E os que iam passando repreendiam-no para que se calasse; mas
ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! )
( Lucas 18:40 - Então Jesus, parando, mandou que lho trouxessem; e,
chegando ele, perguntou-lhe, )
( Lucas 18:41 - Dizendo: Que queres que te faça? E ele disse: Senhor, que eu
veja.)
( Lucas 18:42 - E Jesus lhe disse: Vê; a tua fé te salvou. ).
O relato nos revela outra razão para as curas no ministério
de Jesus - a revelação da sua natureza messiânica.
O título: "Filho de Davi" usado pelo mendigo era
uma clara alusão ao Messias prometido como mostram outros textos bíblicos ( Mateus
1:1 - LIVRO
da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. ); (Mateus 12:23 - E toda a multidão se admirava e dizia: Não é
este o Filho de Davi?); (Mateus 22:42 - Dizendo:
Que pensais vós do Cristo? De quem é filho? Eles disseram-lhe: De Davi. ).
Era uma atribuição do Messias curar os doentes ( Isaías 61:1 - O ESPÍRITO do
Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas
aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar
liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;); ( Lucas 4:18 - O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me
ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração,).
De acordo com Mateus, o Messias tomou sobre si, vicariamente,
as nossas doenças e enfermidades ( Isaías 53:4 - Verdadeiramente ele
tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós
o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. )
( Isaías 53:5 - Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e
moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava
sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. ); ( Mateus 8:14 - E Jesus, entrando em casa de Pedro, viu a sogra
deste acamada, e com febre. )
( Mateus 8:15 - E tocou-lhe na mão, e a febre a deixou; e levantou-se, e
serviu-os. )
( Mateus 8:16 - E, chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados, e
ele com a sua palavra expulsou deles os espíritos, e curou todos os que estavam
enfermos; )
( Mateus 8:17 - Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías,
que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças. ).
Síntese do Tópico II
Uma das razões para Jesus curar
era a compaixão.
Subsidio Didático.
Professor, para iniciar o
tópico, faça a seguinte indagação: O que movia Jesus a curar as pessoas?
Ouça os alunos e
explique que Jesus era movido pela compaixão e misericórdia para os carentes.
No Novo Testamento, a
palavra ‘misericórdia é a tradução da palavra grega eleos ou ‘piedade,
compaixão, misericórdia ( veja seu uso em ( Lucas 10:37 - E ele disse: O que
usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma
maneira. ) e oiktirmos, isto é,
‘companheirismo em meio ao sofrimento.
No Antigo Testamento,
representa duas raízes distintas: rehem, ( que pode significar maciez ), ‘o ventre’, referindo-se,
portanto, a compaixão materna ( I Reis 3:26 - Mas a mulher, cujo
filho era o vivo, falou ao rei (porque as suas entranhas se lhe enterneceram
por seu filho), e disse: Ah! senhor meu, dai-lhe o menino vivo, e de modo
nenhum o mateis. Porém a outra dizia: Nem teu nem meu seja; dividi-o. ), ‘entranhas’, e hesed, que significa força
permanente (Salmos 59:16 - Eu, porém, cantarei a tua força; pela manhã
louvarei com alegria a tua misericórdia; porquanto tu foste o meu alto refúgio,
e proteção no dia da minha angústia. )
ou ‘mútua obrigação ou solidariedade das partes relacionadas’
– portanto, lealdade.
A primeira
forma expressa a bondade de Deus, particularmente em relação áqueles que estão
em dificuldades (Gênesis 43:14 - E Deus Todo-Poderoso vos dê misericórdia diante do homem,
para que deixe vir convosco vosso outro irmão, e Benjamim; e eu, se for
desfilhado, desfilhado ficarei. ) ( Êxodo
34:6 - Passando, pois, o SENHOR perante ele, clamou: O SENHOR, o SENHOR
Deus, misericordioso e piedoso, tardio em irar-se e grande em beneficência e
verdade; ).
A segunda
expressa a fidelidade do Senhor, ou laços pelos quais ‘pertencemos’ ou ‘fazemos
parte do grupo de seus filhos. Seu permanente e imutável amor está
subentendido, e se expressa através do termo berit, que significa ‘aliança’ ou ‘testamento’.
( Comentário Bíblico Wycliffe. 1.
Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p. 1290. ).
III – Autoridade para curar pessoas.
1.
Autoridade recebida.
Lucas, mais do que todos os outros evangelistas, associa a
pessoa do Espírito Santo ao ministério de cura de Jesus (Lucas 4:16 - E, chegando a Nazaré,
onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga,
e levantou-se para ler. )
(Lucas 4:17 - E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o
livro, achou o lugar em que estava escrito:
)
(Lucas 4:18 - O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para
evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, ).
O texto de Lucas 5.17 diz que antes da cura do paralítico de
Cafarnaum a "virtude do Senhor estava com ele para curar" ( Lucas
5:17 - E aconteceu que, num daqueles dias, estava ensinando, e estavam ali
assentados fariseus e doutores da lei, que tinham vindo de todas as aldeias da
Galiléia, e da Judéia, e de Jerusalém. E a virtude do Senhor estava com ele para curar.
).
A palavra "virtude", do grego dynamis é a mesma usada em (
Atos 1:8 - Mas recebereis a
virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em
Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. ) para se referir ao poder do Espírito
Santo.
Dymanis é o poder do Espírito
Santo para realizar milagres.
Jesus curava os enfermos porque a unção do Espírito
Santo estava sobre Ele.
Esse é um fato relevante na teologia de Lucas.
Ele retrata Jesus como sendo cheio do Espírito Santo ( Lucas
4:1 - E
JESUS, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao
deserto; ), capacitado por esse mesmo
Espírito para realizar milagres e também para curar os doentes (Lucas
4:14 - Então, pela virtude do Espírito, voltou Jesus para a Galiléia, e a
sua fama correu por todas as terras em derredor. ); (Lucas 5:17 - E aconteceu que, num daqueles dias, estava
ensinando, e estavam ali assentados fariseus e doutores da lei, que tinham
vindo de todas as aldeias da Galiléia, e da Judéia, e de Jerusalém. E a virtude
do Senhor estava com ele para curar. ).
2.
Autoridade
delegada.
Se por um lado Jesus é capacitado pelo Espírito Santo
para realizar milagres, por outro, Ele dá esse mesmo poder aos seus discípulos.
Tendo o Mestre convocado os Doze, concedeu-lhes poder e
autoridade sobre todos os demônios, e para efetuarem curas.
Também os enviou a pregar o Reino de Deus e a curar os
enfermos ( Lucas 9:1 - E, CONVOCANDO os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e
poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades. )
( Lucas 9:2 - E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos. ).
Aquilo que Jesus começou a fazer pelo poder do
Espírito Santo teria continuidade através de seus seguidores.
O Senhor delegou à Igreja o mesmo poder que estava sobre si (
Lucas 9:1 - E, CONVOCANDO os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e
poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades. )
( Lucas 9:2 - E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos. ); (Lucas 10:9 - E curai os enfermos
que nela houver, e dizei-lhes: É chegado a vós o reino de Deus.), ( Lucas 10:18 - E disse-lhes: Eu
via Satanás, como raio, cair do céu. )
( Lucas 10:19 - Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e
toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.); ( Atos 1:8 - Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há
de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a
Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. ); ( Atos 4:8 - Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse:
Principais do povo, e vós, anciãos de Israel, ); ( Atos 13:9 - Todavia Saulo, que também se chama Paulo, cheio do
Espírito Santo, e fixando os olhos nele,
).
Dessa forma a Igreja estaria capacitada a cumprir a sua
missão.
Síntese do Tópico III
Jesus tinha autoridade para curar os enfermos e libertar os oprimidos.
Subsidio Teológico.
Autoridade para
curar:
Jesus embarca num
ministério como descrito em ( Lucas 4:18 - O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois
que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do
coração, )
( Lucas 4:19 - A pregar liberdade aos
cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A
anunciar o ano aceitável do SENHOR. ).
Depois de sua
rejeição na sinagoga de Nazaré, Ele vai para Cafarnaum, a cerca de trinta e
dois quilômetros de distância.
Esta cidade está na
orla do mas da galileia e serve de base para o ministério de Jesus na Galiléia.
Ele ‘desceu’, o que
expressa adequadamente a descida de Nazaré a Cafarnaum, localizado ao nível do
mar.
A narrativa de Lucas
sobre o ministério de Jesus em Cafarnaum concentra-se nos atos poderosos de
Jesus acompanhados pelo poder e autoridade do Salvador.
A expulsão de um
demônio que estava em um homem ( Lucas 4:33 - E estava na sinagoga
um homem que tinha o espírito de um demônio imundo, e exclamou em alta voz, )
( Lucas 4:34 - Dizendo: Ah! que
temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste a destruir-nos? Bem sei quem és: O
Santo de Deus. )
( Lucas 4:35 - E Jesus o repreendeu,
dizendo: Cala-te, e sai dele. E o demônio, lançando-o por terra no meio do
povo, saiu dele sem lhe fazer mal. )
( Lucas 4:36 - E veio espanto sobre
todos, e falavam uns com os outros, dizendo: Que palavra é esta, que até aos
espíritos imundos manda com autoridade e poder, e eles saem? )
( Lucas 4:37 - E a sua fama
divulgava-se por todos os lugares, em redor daquela comarca. ), a cura da sogra de Pedro (Lucas 4:38 - Ora,
levantando-se Jesus da sinagoga, entrou em casa de Simão; e a sogra de Simão
estava enferma com muita febre, e rogaram-lhe por ela. )
(Lucas 4:39 - E, inclinando-se para
ela, repreendeu a febre, e esta a deixou. E ela, levantando-se logo, servia-os. ) e várias outras curas á tardinha ( Lucas
4:40 - E, ao pôr do sol, todos os que tinham enfermos de várias doenças
lhos traziam; e, pondo as mãos sobre cada um deles, os curava. )
( Lucas 4:41 - E também de muitos
saíam demônios, clamando e dizendo: Tu és o Cristo, o Filho de Deus. E ele,
repreendendo-os, não os deixava falar, pois sabiam que ele era o Cristo. ) são atos de compaixão para com pessoas
em necessidades desesperadora.
Os primeiros dois
milagres implicam poder na palavra de Jesus, e os outros, seu toque curativo.
Seu ensino e milagres
exprimem sua autoridade profética e carismática.
( Comentário Bíblico Pentecostal. Vol.
1. 1. Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, pp. 340, 41).
IV – A redenção do corpo.
1 - Reino Presente.
Jesus não apenas demonstrou poder sobre as doenças e
enfermidades, mas também sobre a própria morte ( Lucas 8:53- - E riam-se dele,
sabendo que estava morta.)
( Lucas 8:54 - Mas ele, pondo-os todos fora, e pegando-lhe na mão, clamou,
dizendo: Levanta-te, menina. )
( Lucas 8:55 - E o seu espírito voltou, e ela logo se levantou; e Jesus
mandou que lhe dessem de comer. ).
Um dos aspectos da manifestação do Reino de Deus, isto é, o
domínio de Deus entre os homens, era a sua realidade já presente ( Lucas 17:20
- E,
interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus,
respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior. )
( Lucas 17:21 - Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino
de Deus está entre vós. ).
As curas e ressurreições de mortos atestavam isso ( Lucas
17:22 - E disse aos discípulos: Dias virão em que desejareis ver um dos dias do
Filho do homem, e não o vereis. ).
Jesus veio para destruir o poder do pecado e vencer a
morte!
2 - O reino futuro.
Se por um lado temos o Reino de Deus em seu aspecto presente,
por outro temos o seu aspecto futuro ( Lucas 21:31 - Assim também vós,
quando virdes acontecer estas coisas, sabei que o reino de Deus está perto. ); ( Lucas 23:43 - E disse-lhe Jesus:
Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso. ).
Como vimos, as curas dos doentes
e a ressurreição dos mortos registradas nos Evangelhos demonstravam a realidade
presente do Reino.
Mas a realidade do Reino não foi manifesta em sua totalidade.
Pessoas continuam ainda lutando com doenças e mesmo aqueles
que foram ressuscitados por Cristo morreram posteriormente.
O Reino em
sua plenitude só se consumará na segunda vinda de nosso Senhor, quando teremos
a redenção do nosso corpo e nunca mais haverá morte (Apocalipse 21:4 - E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá
mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são
passadas. ).
Síntese do Tópico IV
Um dia Jesus vai redimir o nosso corpo e não estaremos mais sujeitos ás
enfermidades e à morte.
Subsidio Teológico.
A ressurreição
de Cristo mediante o Espirito é a garantia de que seremos ressuscitados e
transformados de tal maneira que nosso corpo ressuscitado será imortal e corruptível
( I Corintios 15:42 - Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o
corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção. )
( I Corintios 15:43 - Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em
glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor. )
( I Corintios 15:44 - Semeia-se corpo natural, ressuscitará
corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual. )
( I Corintios 15:47 - O primeiro homem, da terra, é terreno; o
segundo homem, o SENHOR, é do céu. )
( I Corintios 15:48 - Qual o terreno, tais são também os
terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais. )
( I Corintios 15:50 - E agora digo isto, irmãos: que a carne e
o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a
incorrupção. )
( I Corintios 15:51 - Eis aqui vos digo um mistério: Na
verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; )
( I Corintios 15:52 - Num momento, num abrir e fechar de
olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos
ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. )
( I Corintios 15:53 - Porque convém que isto que é corruptível
se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da
imortalidade. )
( I Corintios 15:54 - E, quando isto que é corruptível se
revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da
imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a
morte na vitória. ).
Nosso corpo
ressurreto será semelhante ao seu ( Filipenses 3:21 - Que transformará o
nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu
eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas. ).
Embora Deus tenha
criado a humanidade à sua semelhança, e que a imagem divina no homem haja
continuado a existir depois da queda ( Gênesis 9:6 - Quem derramar o
sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o
homem conforme a sua imagem. ), somos
informados que Adão ( Gênesis 5:3 - E Adão viveu cento e trinta anos, e
gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de
Sete. ). Por isso, Paulo diz ( I
Corintios 15:49 - E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim
traremos também a imagem do celestial. ).
Nosso novo corpo será
tão diferente do atual quanto a planta é diferente da semente ( I Corintios
15:37 - E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples
grão, como de trigo, ou de outra qualquer semente. ).
O corpo ressurreto do
crente também é descrito como ‘espiritual’ em contraste com o nosso corpo ‘natural’.
Geralmente concorda-se
que ‘espiritual’ ( gr. pneumatikon ) não significa ‘consistente em espirito’, pois esse corpo
não é imaterial, etéreo ou sem densidade.
Os discípulos sabiam
por sua própria experiência que o corpo ressurreto de Cristo era real e
palpável – não era fantasma, mas diferente, ajustável tanto à terra quanto ao
céu, e não limitado às atuais condições de tempo e de espaço.
Por isso, nosso corpo
ressurreto é chamado ‘celestial’ ( gr. epouranios ).
Embora o corpo
presente seja terreno, natural, com as mesmas limitações que Adão tinha depois
da queda, o corpo ressurreto adotará qualidades e glórias sobrenaturais.
Embora ainda sejamos
seres infinitos, totalmente dependentes de Deus, nosso corpo será um
instrumento perfeito para capacitar-nos a corresponder ao Espirito Santo de
maneiras novas e maravilhosas.
( HORTON, Stanley M. ( Ed. ). Teologia Sistematica: Uma
Perspectiva Pentecostal. 1. Ed. Rio de Janeiro: CPAD, pp. 615, 616 ).
Conclusão
Ao curar os doentes e dar vida aos mortos, o Senhor Jesus
mostrou o seu poder sobre o pecado e suas consequências.
As pessoas que presenciavam o Filho do Homem realizar sinais
e maravilhas exclamavam admiradas: "Deus visitou o seu povo" ( Lucas
7:16 - E de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um
grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo. ).
Deus visitou um povo esquecido, sofredor, carente, oprimido e
sem esperanças!
Sim, o Verbo havia se tornado carne para participar dos
sofrimentos humanos.
Ele tem poder para curar as doenças físicas e espirituais da
humanidade (Lucas 9:11 - ).
Por diácono Daniel Barros de
Lima
Dia 15 de
Maio de 2.015.
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