quarta-feira, 20 de maio de 2015

Lição 08 - O Poder de Jesus sobre a Natureza e os Demônios. Revista Professor - CPAD.

                     Lição 08                                                                                                                          24 de Maio de 2.015.
                                                                                                                            
O Poder de Jesus sobre a Natureza e os Demônios.

TEXTO ÁUREO
"E disse-lhes: Onde está a vossa fé? E eles, temendo, maravilharam-se, dizendo uns aos outros: Quem é este, que até aos ventos e à água manda, e lhe obedecem?"
Lucas 8.25

Verdade Prática
Ao mostrarem o poder de Jesus sobre as forças naturais e sobrenaturais, as Escrituras sublinham sua natureza divina e identidade messiânica.

Hinos sugeridos:
108 – 225 - 253 - Harpa cristã.

Leitura Diária
Segunda - ( Lucas 8:22 - E aconteceu que, num daqueles dias, entrou num barco com seus discípulos, e disse-lhes: Passemos para o outro lado do lago. E partiram. )
( Lucas 8:23 - E, navegando eles, adormeceu; e sobreveio uma tempestade de vento no lago, e enchiam-se de água, estando em perigo. )
( Lucas 8:24 - E, chegando-se a ele, o despertaram, dizendo: Mestre, Mestre, perecemos. E ele, levantando-se, repreendeu o vento e a fúria da água; e cessaram, e fez-se bonança. )
( Lucas 8:25 - E disse-lhes: Onde está a vossa fé? E eles, temendo, maravilharam-se, dizendo uns aos outros: Quem é este, que até aos ventos e à água manda, e lhe obedecem? )
( Lucas 8:26 - E navegaram para a terra dos gadarenos, que está defronte da Galiléia. )
( Lucas 8:27 - E, quando desceu para terra, saiu-lhe ao encontro, vindo da cidade, um homem que desde muito tempo estava possesso de demônios, e não andava vestido, nem habitava em qualquer casa, mas nos sepulcros. )
( Lucas 8:28 - E, quando viu a Jesus, prostrou-se diante dele, exclamando, e dizendo com grande voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Peço-te que não me atormentes. )
( Lucas 8:29 - Porque tinha ordenado ao espírito imundo que saísse daquele homem; pois já havia muito tempo que o arrebatava. E guardavam-no preso, com grilhões e cadeias; mas, quebrando as prisões, era impelido pelo demônio para os desertos. )
( Lucas 8:30 - E perguntou-lhe Jesus, dizendo: Qual é o teu nome? E ele disse: Legião; porque tinham entrado nele muitos demônios. )
( Lucas 8:31 - E rogavam-lhe que os não mandasse para o abismo. )
( Lucas 8:32 - E andava ali pastando no monte uma vara de muitos porcos; e rogaram-lhe que lhes concedesse entrar neles; e concedeu-lho. )
( Lucas 8:33 - E, tendo saído os demônios do homem, entraram nos porcos, e a manada precipitou-se de um despenhadeiro no lago, e afogou-se. )
( Lucas 8:34 - E aqueles que os guardavam, vendo o que acontecera, fugiram, e foram anunciá-lo na cidade e nos campos. )
( Lucas 8:35 - E saíram a ver o que tinha acontecido, e vieram ter com Jesus. Acharam então o homem, de quem haviam saído os demônios, vestido, e em seu juízo, assentado aos pés de Jesus; e temeram. )
Jesus tem poder sobre as forças da natureza.

Terça - ( Lucas 4:33 - E estava na sinagoga um homem que tinha o espírito de um demônio imundo, e exclamou em alta voz, )
( Lucas 4:34 - Dizendo: Ah! que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste a destruir-nos? Bem sei quem és: O Santo de Deus. )
( Lucas 4:35 - E Jesus o repreendeu, dizendo: Cala-te, e sai dele. E o demônio, lançando-o por terra no meio do povo, saiu dele sem lhe fazer mal.)
( Lucas 4:36 - E veio espanto sobre todos, e falavam uns com os outros, dizendo: Que palavra é esta, que até aos espíritos imundos manda com autoridade e poder, e eles saem? )
( Lucas 4:37 - E a sua fama divulgava-se por todos os lugares, em redor daquela comarca. )
Jesus tem poder sobre as forças malignas.

Quarta – ( Lucas 8:29 - Porque tinha ordenado ao espírito imundo que saísse daquele homem; pois já havia muito tempo que o arrebatava. E guardavam-no preso, com grilhões e cadeias; mas, quebrando as prisões, era impelido pelo demônio para os desertos. )
( Lucas 8:30 - E perguntou-lhe Jesus, dizendo: Qual é o teu nome? E ele disse: Legião; porque tinham entrado nele muitos demônios. )
( Lucas 8:31 - E rogavam-lhe que os não mandasse para o abismo. )
Jesus veio para libertar os cativos do Diabo.

Quinta – ( Marcos 1:21 - Entraram em Cafarnaum e, logo no sábado, indo ele à sinagoga, ali ensinava. )
( Marcos 1:22 - E maravilharam-se da sua doutrina, porque os ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas. )
( Marcos 1:23 - E estava na sinagoga deles um homem com um espírito imundo, o qual exclamou,)
( Marcos 1:24 - Dizendo: Ah! que temos contigo, Jesus Nazareno? Vieste destruir-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus. )
( Marcos 1:25 - E repreendeu-o Jesus, dizendo: Cala-te, e sai dele. )
( Marcos 1:26 - Então o espírito imundo, convulsionando-o, e clamando com grande voz, saiu dele. )
Jesus conhecia a natureza dos demônios e não os deixava falar.

Sexta ( Lucas 9:38 - E eis que um homem da multidão clamou, dizendo: Mestre, peço-te que olhes para meu filho, porque é o único que eu tenho. )
( Lucas 9:39 - Eis que um espírito o toma e de repente clama, e o despedaça até espumar; e só o larga depois de o ter quebrantado. )
( Lucas 9:40 - E roguei aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam. )
( Lucas 9:41 - E Jesus, respondendo, disse: Ó geração incrédula e perversa! até quando estarei ainda convosco e vos sofrerei? Traze-me aqui o teu filho. )
( Lucas 9:42 - E, quando vinha chegando, o demônio o derrubou e convulsionou; porém, Jesus repreendeu o espírito imundo, e curou o menino, e o entregou a seu pai. )
Jesus veio para destruir as obras dos demônios.

Sábado – ( Colossenses 2:15 - E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo. )
Jesus e a sua completa vitória sobre os demônios.

Leitura bíblica em classe.
Lucas 8. 22 – 25, 35 – 39.

( Lucas 8:22 - E aconteceu que, num daqueles dias, entrou num barco com seus discípulos, e disse-lhes: Passemos para o outro lado do lago. E partiram. )
( Lucas 8:23 - E, navegando eles, adormeceu; e sobreveio uma tempestade de vento no lago, e enchiam-se de água, estando em perigo. )
( Lucas 8:24 - E, chegando-se a ele, o despertaram, dizendo: Mestre, Mestre, perecemos. E ele, levantando-se, repreendeu o vento e a fúria da água; e cessaram, e fez-se bonança. )
( Lucas 8:25 - E disse-lhes: Onde está a vossa fé? E eles, temendo, maravilharam-se, dizendo uns aos outros: Quem é este, que até aos ventos e à água manda, e lhe obedecem? )

( Lucas 8:35 - E saíram a ver o que tinha acontecido, e vieram ter com Jesus. Acharam então o homem, de quem haviam saído os demônios, vestido, e em seu juízo, assentado aos pés de Jesus; e temeram. )
( Lucas 8:36 - E os que tinham visto contaram-lhes também como fora salvo aquele endemoninhado. )
( Lucas 8:37 - E toda a multidão da terra dos gadarenos ao redor lhe rogou que se retirasse deles; porque estavam possuídos de grande temor. E entrando ele no barco, voltou. )
( Lucas 8:38 - E aquele homem, de quem haviam saído os demônios, rogou-lhe que o deixasse estar com ele; mas Jesus o despediu, dizendo: )
( Lucas 8:39 - Torna para tua casa, e conta quão grandes coisas te fez Deus. E ele foi apregoando por toda a cidade quão grandes coisas Jesus lhe tinha feito. )

Objetivo Geral:
Jesus, como o Filho de Deus, tem poder sobre a natureza e os seres espirituais.

Objetivo Específicos:
Ø  I = Destacar o aspecto sobrenatural da pessoa de Jesus.

Ø  II = Apresentar a realidade bíblica da existência dos demônios.

Ø  III = Explicar o aspecto limitado dos demônios.

Ø  IV = Mostrar que a obra de Jesus é oposta á dos demônios.

Interagindo com o professor.
            Caro professor, sobre a pessoa de Jesus, a Biblia diz:
( Filipenses 2:5 - De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, )
( Filipenses 2:6 - Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, )
( Filipenses 2:7 - Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; )
( Filipenses 2:8 - E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. ).

Esse texto ressalta a dimensão humana de Jesus, O Deus que se tornou homem.

Entretanto, a sua natureza humana não se confunde com a divina ( Filipenses 2:9 - Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; )
( Filipenses 2:10 - Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, )
( Filipenses 2:11 - E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai. ).

Assim, a presente lição objetiva demonstrar o poder de Jesus Cristo sobre os demônios.

Ele, o Filho, estava presente quando da criação de todas as coisas ( João 1:1 - NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. )
( João 1:2 - Ele estava no princípio com Deus. )
( João 1:3 - Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. )

INTRODUÇÃO
Nesta lição, estudaremos os relatos que mostram o poder de Jesus sobre as forças da natureza e, também, sobre os demônios.
Até aqui os discípulos já tinham visto Jesus curando doentes e libertando pessoas oprimidas pelo Diabo.
Todavia, eles ainda não haviam visto o Mestre dominando as forças da natureza, nem tampouco alguém que andava nu e vivia nos sepulcros ser devolvido ao seu convívio familiar.

Estes fatos ocorreram quando Jesus acalmou uma tempestade e libertou o endemoninhado gadareno.
Em ambos os relatos, vemos as manifestações do poder e da misericórdia de nosso Senhor, que sempre procurou o bem do homem, nem que para isso fosse necessário repreender as leis físicas do Universo ou quebrar o poder de Satanás.

Ponto Central:
Embora as forças espirituais do mal pareçam maiores que nós, Jesus é mais poderoso do que todas elas.
Ele é soberano.

I – Jesus e as forças sobrenaturais.
1     – Poder sobre a natureza.
Até este ponto, Lucas já havia mostrado Jesus exercendo poder sobre demônios e enfermidades ( Lucas 4:31 - E desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e os ensinava nos sábados. )
( Lucas 4:32 - E admiravam a sua doutrina porque a sua palavra era com autoridade. )
( Lucas 4:33 - E estava na sinagoga um homem que tinha o espírito de um demônio imundo, e exclamou em alta voz, )
( Lucas 4:34 - Dizendo: Ah! que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste a destruir-nos? Bem sei quem és: O Santo de Deus. ).
Agora, ele o mostra exercendo o seu poder sobre as forças da natureza ( Lucas 8:23 - E, navegando eles, adormeceu; e sobreveio uma tempestade de vento no lago, e enchiam-se de água, estando em perigo. )
( Lucas 8:24 - E, chegando-se a ele, o despertaram, dizendo: Mestre, Mestre, perecemos. E ele, levantando-se, repreendeu o vento e a fúria da água; e cessaram, e fez-se bonança. )
( Lucas 8:25 - E disse-lhes: Onde está a vossa fé? E eles, temendo, maravilharam-se, dizendo uns aos outros: Quem é este, que até aos ventos e à água manda, e lhe obedecem?).

A tempestade surge, aqui, como uma força impessoal revelando que a harmonia original da criação se perdeu.
Nesse momento, ela se levanta como uma força poderosa que precisa ser detida.
Ao receber a voz de comando do Filho de Deus, as forças descontroladas da natureza param.
Jesus põe ordem no caos.
A cena foi tão dramática para os discípulos, que arrancou deles a pergunta: "Quem é este que até aos ventos e a água manda?"

2- Poder sobre os demônios.
Se a natureza é uma força impessoal, o mesmo não pode se dizer do Diabo.
A Bíblia mostra que ele é um ser pessoal, isto é, dotado de personalidade.
Jesus e seus discípulos tiveram que enfrentá-lo muitas vezes.
Ainda quando descrevia o relato da tentação de Cristo, Lucas informa que Satanás ausentou-se de Jesus "por algum tempo" (Lucas 4:13 - E, acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se dele por algum tempo. ).
Jesus derrotou o Diabo na tentação do deserto, mas depois disso teve outros embates com ele.
De fato, a Escritura registra vários casos de pessoas oprimidas e possessas de demônios que tiveram um encontro com Jesus e seus discípulos ( Lucas 4:33 - E estava na sinagoga um homem que tinha o espírito de um demônio imundo, e exclamou em alta voz, )
( Lucas 4:34 - Dizendo: Ah! que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste a destruir-nos? Bem sei quem és: O Santo de Deus. )
( Lucas 4:35 - E Jesus o repreendeu, dizendo: Cala-te, e sai dele. E o demônio, lançando-o por terra no meio do povo, saiu dele sem lhe fazer mal. )
( Lucas 4:36 - E veio espanto sobre todos, e falavam uns com os outros, dizendo: Que palavra é esta, que até aos espíritos imundos manda com autoridade e poder, e eles saem? )
( Lucas 4:37 - E a sua fama divulgava-se por todos os lugares, em redor daquela comarca.),
( Lucas 4:41 - E também de muitos saíam demônios, clamando e dizendo: Tu és o Cristo, o Filho de Deus. E ele, repreendendo-os, não os deixava falar, pois sabiam que ele era o Cristo. ); (Lucas 6:18 - Como também os atormentados dos espíritos imundos; e eram curados. ); (Lucas 7:21 - E, na mesma hora, curou muitos de enfermidades, e males, e espíritos maus, e deu vista a muitos cegos. ); ( Lucas 8:27 - E, quando desceu para terra, saiu-lhe ao encontro, vindo da cidade, um homem que desde muito tempo estava possesso de demônios, e não andava vestido, nem habitava em qualquer casa, mas nos sepulcros. ); ( Lucas 9:39 - Eis que um espírito o toma e de repente clama, e o despedaça até espumar; e só o larga depois de o ter quebrantado. ); (Lucas 10:17 - E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam. )
(Lucas 10:18 - E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. )
(Lucas 10:19 - Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. ); ( Lucas 11:14 - E estava ele expulsando um demônio, o qual era mudo. E aconteceu que, saindo o demônio, o mudo falou; e maravilhou-se a multidão. );  (Lucas 13:11 - E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; e andava curvada, e não podia de modo algum endireitar-se. )

Em todos os casos, tais pessoas foram libertas e Satanás derrotado.

Síntese do Tópico I
Jesus tem poder sobre a natureza e sobre os demônios.

Subsidio Didático.
Prezados professor, importa ressaltar neste tópico o aspecto divino e humano de Jesus.
Divino porque Ele dá ordem á Criação.
Embora achado na forma do homem, Jesus Cristo controlou a tempestade, revelando não apenas o seu lado divino, mas humano também.
Nosso Senhor sente compaixão das pessoas que necessitam do seu socorro.
Ele compungiu-se com a situação do jovem possesso por demônios, pois desejou trazê-lo de volta ao seu estado de juízo perfeito.
Jesus devolveu aquele jovem para ele mesmo, para sua família e para sociedade.
Outro ponto importante a destacar neste tópico é que o apaziguamento da tempestade é a primeira de uma série de quatro milagres no capitulo 8 de Lucas:
Jesus apazigua a tempestade ( Lucas 8:22 - E aconteceu que, num daqueles dias, entrou num barco com seus discípulos, e disse-lhes: Passemos para o outro lado do lago. E partiram. )
( Lucas 8:23 - E, navegando eles, adormeceu; e sobreveio uma tempestade de vento no lago, e enchiam-se de água, estando em perigo. )
( Lucas 8:24 - E, chegando-se a ele, o despertaram, dizendo: Mestre, Mestre, perecemos. E ele, levantando-se, repreendeu o vento e a fúria da água; e cessaram, e fez-se bonança. )
( Lucas 8:25 - E disse-lhes: Onde está a vossa fé? E eles, temendo, maravilharam-se, dizendo uns aos outros: Quem é este, que até aos ventos e à água manda, e lhe obedecem? )
Liberta o endemoninhado de Gadara ( Lucas 8:26 - E navegaram para a terra dos gadarenos, que está defronte da Galiléia. )
( Lucas 8:27 - E, quando desceu para terra, saiu-lhe ao encontro, vindo da cidade, um homem que desde muito tempo estava possesso de demônios, e não andava vestido, nem habitava em qualquer casa, mas nos sepulcros. )
( Lucas 8:28 - E, quando viu a Jesus, prostrou-se diante dele, exclamando, e dizendo com grande voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Peço-te que não me atormentes. )
( Lucas 8:29 - Porque tinha ordenado ao espírito imundo que saísse daquele homem; pois já havia muito tempo que o arrebatava. E guardavam-no preso, com grilhões e cadeias; mas, quebrando as prisões, era impelido pelo demônio para os desertos. )
( Lucas 8:30 - E perguntou-lhe Jesus, dizendo: Qual é o teu nome? E ele disse: Legião; porque tinham entrado nele muitos demônios. )
( Lucas 8:31 - E rogavam-lhe que os não mandasse para o abismo. )
( Lucas 8:32 - E andava ali pastando no monte uma vara de muitos porcos; e rogaram-lhe que lhes concedesse entrar neles; e concedeu-lho. )
( Lucas 8:33 - E, tendo saído os demônios do homem, entraram nos porcos, e a manada precipitou-se de um despenhadeiro no lago, e afogou-se. )
( Lucas 8:34 - E aqueles que os guardavam, vendo o que acontecera, fugiram, e foram anunciá-lo na cidade e nos campos. )
( Lucas 8:35 - E saíram a ver o que tinha acontecido, e vieram ter com Jesus. Acharam então o homem, de quem haviam saído os demônios, vestido, e em seu juízo, assentado aos pés de Jesus; e temeram. )
( Lucas 8:36 - E os que tinham visto contaram-lhes também como fora salvo aquele endemoninhado. )
( Lucas 8:37 - E toda a multidão da terra dos gadarenos ao redor lhe rogou que se retirasse deles; porque estavam possuídos de grande temor. E entrando ele no barco, voltou.)
( Lucas 8:38 - E aquele homem, de quem haviam saído os demônios, rogou-lhe que o deixasse estar com ele; mas Jesus o despediu, dizendo: )
( Lucas 8:39 - Torna para tua casa, e conta quão grandes coisas te fez Deus. E ele foi apregoando por toda a cidade quão grandes coisas Jesus lhe tinha feito. );
Ressuscita a filha de Jairo ( Lucas 8:40 - E aconteceu que, quando voltou Jesus, a multidão o recebeu, porque todos o estavam esperando. )
( Lucas 8:41 - E eis que chegou um homem de nome Jairo, que era príncipe da sinagoga; e, prostrando-se aos pés de Jesus, rogava-lhe que entrasse em sua casa; )
( Lucas 8:42 - Porque tinha uma filha única, quase de doze anos, que estava à morte. E indo ele, apertava-o a multidão. )
( Lucas 8:49 - Estando ele ainda falando, chegou um dos do príncipe da sinagoga, dizendo: A tua filha já está morta, não incomodes o Mestre. )
( Lucas 8:50 - Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe, dizendo: Não temas; crê somente, e será salva. )
( Lucas 8:51 - E, entrando em casa, a ninguém deixou entrar, senão a Pedro, e a Tiago, e a João, e ao pai e a mãe da menina. )
( Lucas 8:52 - E todos choravam, e a pranteavam; e ele disse: Não choreis; não está morta, mas dorme. )
( Lucas 8:53 - E riam-se dele, sabendo que estava morta. )
( Lucas 8:54 - Mas ele, pondo-os todos fora, e pegando-lhe na mão, clamou, dizendo: Levanta-te, menina. )
( Lucas 8:55 - E o seu espírito voltou, e ela logo se levantou; e Jesus mandou que lhe dessem de comer. )
( Lucas 8:56 - E seus pais ficaram maravilhados; e ele lhes mandou que a ninguém dissessem o que havia sucedido. );
E cura a mulher com fluxo hemorrágico ( Lucas 8:43 - E uma mulher, que tinha um fluxo de sangue, havia doze anos, e gastara com os médicos todos os seus haveres, e por nenhum pudera ser curada, )
( Lucas 8:44 - Chegando por detrás dele, tocou na orla do seu vestido, e logo estancou o fluxo do seu sangue. )
( Lucas 8:45 - E disse Jesus: Quem é que me tocou? E, negando todos, disse Pedro e os que estavam com ele: Mestre, a multidão te aperta e te oprime, e dizes: Quem é que me tocou? )
( Lucas 8:46 - E disse Jesus: Alguém me tocou, porque bem conheci que de mim saiu virtude. )
( Lucas 8:47 - Então, vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se tremendo e, prostrando-se ante ele, declarou-lhe diante de todo o povo a causa por que lhe havia tocado, e como logo sarara. )
( Lucas 8:48 - E ele lhe disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz.)

II – Jesus e a realidade dos demônios.
1.   Uma realidade bíblica.
A Bíblia desconhece a ideia de um Diabo mitológico ou que é um produto da cultura humana.
Nas Escrituras, Satanás e seus demônios são mostrados como seres reais.
Uma das mais poderosas armas usadas pelo Diabo é tentar mostrar que ele não existe.
A Bíblia, no entanto, trata Satanás e seus demônios como seres dotados de pessoalidade.
O próprio Cristo enfrentou pessoalmente Satanás no deserto e o derrotou ( Lucas 4:1- E JESUS, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto; )
( Lucas 4:2 - E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma; e, terminados eles, teve fome. )
( Lucas 4:3 - E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão. )
( Lucas 4:4 - E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus. )
( Lucas 4:5 - E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo. )
( Lucas 4:6 - E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero.)
( Lucas 4:7 - Portanto, se tu me adorares, tudo será teu. )
( Lucas 4:8 - E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás. )
( Lucas 4:9 - Levou-o também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; )
( Lucas 4:10 - Porque está escrito: Mandará aos seus anjos, acerca de ti, que te guardem, )
( Lucas 4:11 - E que te sustenham nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra. )
( Lucas 4:12 - E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor teu Deus. )
( Lucas 4:13 - E, acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se dele por algum tempo. ).

Jesus também revelou que o Diabo possui um reino e que trabalha de forma organizada (Lucas 11:18 - E, se também Satanás está dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Pois dizeis que eu expulso os demônios por Belzebu. ).

Tal reino é tão "organizado" que o apóstolo Paulo mostra que esse reino maligno está organizado de forma hierárquica ( Efésios 6:10 - No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. )
( Efésios 6:11 - Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. )
( Efésios 6:12 - Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. ).

2.   Uma realidade experimental.
Na Palestina do primeiro século, a presença de pessoas oprimidas ou possuídas por demônios era uma realidade do dia a dia.
No Evangelho de Lucas, encontramos dezenas de textos mostrando essa verdade (Lucas 4:41 - E também de muitos saíam demônios, clamando e dizendo: Tu és o Cristo, o Filho de Deus. E ele, repreendendo-os, não os deixava falar, pois sabiam que ele era o Cristo. ); ( Lucas 6:18 - Como também os atormentados dos espíritos imundos; e eram curados. ).
Lucas diz que  Jesus curou muitos de moléstias ( Lucas 7:21 - E, na mesma hora, curou muitos de enfermidades, e males, e espíritos maus, e deu vista a muitos cegos.).
Além disso, registra ainda que Jesus repreendeu espíritos imundos ( Lucas 9:42 - E, quando vinha chegando, o demônio o derrubou e convulsionou; porém, Jesus repreendeu o espírito imundo, e curou o menino, e o entregou a seu pai. ); e que via a queda de Satanás em cada demônio que era expulso ( Lucas 10:17 - E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam. )
( Lucas 10:18 - E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. ).
À luz da Bíblia, não há, pois, como negar a realidade dos demônios.

 Síntese do Tópico II
A Bíblia descreve o Diabo como um ser real e experimental.

Subsidio Didático.
       Professor, após expor o respectivo tópico, sugerimos que faça as seguintes considerações: um homem possesso por demônio foi reduzido a um nível subumano.
Ele andava nu, e vivia em lugares lúgubres.
            Os demônios entraram em sua personalidade a ponto de distorcê-la e torna-la descontrolada quanto á realidade espiritual.
            Eles tiraram toda a sua sanidade e, quando o tomavam, não havia que pudesse contê-lo.
            Ele esmiuçava todas as correntes que intentavam dominá-lo.
Por fim, mostre neste tópico que a Bíblia fala claramente sobre a realidade do mundo espiritual e da forma de o Diabo trabalhar.
Mas com olhar de amor e de misericórdia, o nosso Senhor está disponível a salvar-nos de tal realidade sombria.

III – Jesus e a obra dos demônios.
1.   Jesus e a oposição dos demônios.
O caso da libertação do endemoninhado, que ocorre logo após Jesus acalmar a tempestade, é um dos muitos relatos que mostra como os demônios entraram em rota de colisão com Jesus:
"Que tenho eu contigo Jesus, Filho do Deus Altíssimo?
Peço-te que não me atormentes" disse o espírito maligno.
( Lucas 8:28 - E, quando viu a Jesus, prostrou-se diante dele, exclamando, e dizendo com grande voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Peço-te que não me atormentes. ).
Isso era esperado que acontecesse por causa da própria natureza da missão de Jesus, que é destruir as obras do Diabo ( I João 3:8 - Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. ).
Essa missão também foi confiada aos seus discípulos ( Mateus 10:1 - E, CHAMANDO os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal. ); ( Mateus 9:1 - E, ENTRANDO no barco, passou para o outro lado, e chegou à sua cidade. E eis que lhe trouxeram um paralítico, deitado numa cama. ) e posteriormente posta em prática por sua igreja ( Atos 5:16 - E até das cidades circunvizinhas concorria muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos e atormentados de espíritos imundos; os quais eram todos curados. ); ( Atos 8:6 - E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia; )
( Atos 8:7 - Pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados. ).

2.   Jesus e a libertação de endemoniados.
Quando questionado sobre ter curado no sábado uma mulher com um espírito de enfermidade, Jesus respondeu: ( Lucas 13:16 - E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa? ).
O verbo grego traduzido como "libertar" é luo, e significa, nesse contexto, "livrar de laços", "desamarrar", "tornar livre".
Jesus veio para libertar os cativos do Diabo.
Essa libertação é, também, tida como uma cura ou livramento do poder do mal (Lucas 6:18 - Como também os atormentados dos espíritos imundos; e eram curados. ).
A palavra "curados" traduz o grego therapeuo, de onde vem o vocábulo português terapia, e significa "sarar", "curar", "restaurar a saúde".
Ao libertar dos demônios, Jesus trata, também, de todos os efeitos colaterais ( Lucas 10:19 - Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. ).

Síntese do Tópico III
A natureza dos demônios declara que eles são seres criados, limitados, espirituais, malignos e imundos.

Conclusão
Quer as forças descontroladas sejam pessoais ou impessoais, Jesus possui poder sobre todas elas.
Em um mundo que nos parece inóspito, onde forças sobrenaturais se mostram maiores do que nós, temos a confiança que Deus está no controle de tudo.
Para refletir:
Ø   De que forma a lição retrata o poder absoluto de Jesus?
Essa pergunta busca ressaltar como o texto bíblico demonstra Jesus absolutamente poderoso.
Nesse sentido, a imagem dEle dominando a natureza e libertando o endemoniado retrata fielmente tal poder.

Ø   O Diabo é um ser pessoal?
Sim, pois a Bíblia trata Satanás e os demônios como seres dotados de pessoalidade.

Ø   Como as Escrituras sagradas mostram Satánas e seus demônios?
Como seres criados.
Tanto Satanás quanto seus demônios possuem poderes limitados.
E também, seres imundos e perversos

Ø   À luz da Bíblia, há como negar a realidade dos demônios?
Não.
A Bíblia mostra que eles são seres espirituais e reais.

Ø   Qual é o significado do vocábulo “Terapia”?
Significa sarar, curar, restaurar a saúde.
Jesus tem poder para restaurar a nossa saúde física, emocional e espiritual.


Por diácono Daniel Barros de Lima
Dia 20 de Maio de 2.015

Nenhum comentário:

Postar um comentário