quinta-feira, 9 de julho de 2015

Lição 02 - O Evangelho da Graça. - Revista Professor - CPAD

             Lição 02                                                                                  12 de Julho de 2.015.

                                                                                                                 
O Evangelho da Graça.

TEXTO ÁUREO
"(...) contando que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.
Atos 20. 24

Verdade Prática
O evangelho da graça de Deus é por excelência o evangelho da libertação do homem através do sacrifício salivifico de Jesus Cristo.

Hinos sugeridos:
27 – 156 - 464 – Harpa cristã.

Leitura Diária
Segunda - ( I Timóteo 1:7 - Querendo ser mestres da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam. )
Falsos doutores da Lei que não compreendiam o que ensinavam

Terça - ( I Timóteo 1:9 - Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas, )
( I Timóteo 1:10 - Para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina, )
A Lei não foi feita para os justos, mas para os injustos.

Quarta – ( I Timóteo 1:17 - Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém. )
A Deus honra e glória para sempre.

Quinta – ( I Timóteo 1:20 - E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.  )
Entregues a Satanás para que aprendam a não blasfemar.

Sexta ( I Timóteo 4:7 - Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas, e exercita-te a ti mesmo em piedade; )
Combatendo o bom combate da fé cristã.

Sábado – ( Gálatas 1:15 - Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, )
Paulo foi chamado pela graça de Deus.

Leitura bíblica em classe.
I Timóteo 1. 3 – 10.

( I Timóteo 1:3 - Como te roguei, quando parti para a Macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns, que não ensinem outra doutrina,)
( I Timóteo 1:4 - Nem se dêem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora. )
( I Timóteo 1:5 - Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida. )
( I Timóteo 1:6 - Do que, desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas;)
( I Timóteo 1:7 - Querendo ser mestres da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam. )
( I Timóteo 1:8 - Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usa legitimamente; )
( I Timóteo 1:9 - Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas = (O parricídio consiste no ato de uma pessoa matar seu próprio pai. ) e matricidas = ( O matricídio consiste no ato de uma pessoa matar sua própria mãe ), para os homicidas, )
( I Timóteo 1:10 - Para os devassos = (Diz-se da pessoa que é imoral; que é libertino; obsceno. Que se conseguiu devassar; que foi investigado; devassado. ), para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros = ( que falta a seu juramento. ), e para o que for contrário à sã doutrina,)
        
Objetivo Geral:
Explicar o que é o Evangelho da Graça de Deus.

Objetivos Específico:
Ø I = Mostrar porque as falsas doutrinas corrompem o evangelho da graça.

Ø II = Conscientizar de que a graça superabundou com a fé e o amor.

Ø III = Compreender o significado do bom combate.

Interagindo com o professor.

Paulo foi escolhido e enviado pelo Senhor para anunciar e ensinar o verdadeiro significado da graça.
No Antigo Testamento apenas Israel era o povo eleito de Deus.
Porém, como prova do seu amor altruísta = ( Uma pessoa altruísta é aquela que pensa nos outros antes de pensar em si própria. O altruísmo é uma das bases de várias doutrinas religiosas, como o Cristianismo, por exemplo. No caso do Cristianismo, o altruísmo é revelado através do amor ao próximo, um dos mandamentos deixados por Jesus ( João 13:34 - Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.  ), Deus enviou o seu Filho pra morrer na cruz por toda humanidade.
Jesus veio trazer salvação a todos.
Em Cristo não há judeu, gentio, servo, livre, homem ou mulher ( Gálatas 3:28 - Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. ).
O Evangelho da graça, diferente do judaísmo, não exclui ninguém.
Todos são alvos do favor de Deus.
Somos salvos não pelas obras da Lei, nem pelas obras que realizamos, mas recebemos o presente da salvação unicamente pela graça.
Que você, juntamente com seus alunos, louvem a Deus por sua infinita e abundante graça.

INTRODUÇÃO
 Ao se despedir dos anciãos de Éfeso, Paulo expressou seu sentimento de preocupação com o rebanho de Deus, pois tinha receio de que na sua ausência as ovelhas do Senhor fossem atacadas ( Atos 20:29 - Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho; )
( Atos 20:30 - E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si. ).
Sem dúvida, foi um sentimento dado pelo Senhor, pois sete anos depois, Paulo estava deixando Timóteo em Éfeso, para combater os lobos cruéis, que queriam devorar o rebanho sob seus cuidados pastorais.
Nos dias de Hoje, há igrejas que abrigam falsos obreiros, que pervertem a sã doutrina matando ou dispersando as ovelhas.

Ponto Central:
Os falsos ensinos corrompem o Evangelho da graça de Deus.

I – As falsas Doutrinas corrompem o evangelho da graça.

1     – O evangelho da graça.
É o Evangelho libertador que Cristo trouxe ao mundo, por bondade de Deus, independente das obras humanas ( Efésios 2:8 - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. )
( Efésios 2:9 - Não vem das obras, para que ninguém se glorie; ).
Paulo se referiu a esse Evangelho de maneira muito eloquente ( Atos 20:24 - Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus. ).
Ele conhecia esse Evangelho, não apenas na teoria, mas na experiência própria.
De modo inexplicável, o blasfemo e perseguidor dos cristãos, foi escolhido para ser um dos maiores pregadores do Evangelho de Cristo ( I Timóteo 1:12 - E dou graças ao que me tem confortado, a Cristo Jesus SENHOR nosso, porque me teve por fiel, pondo-me no ministério; )
( I Timóteo 1:13 - A mim, que dantes fui blasfemo, e perseguidor, e injurioso; mas alcancei misericórdia, porque o fiz ignorantemente, na incredulidade. )
( I Timóteo 1:14 - E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e amor que há em Jesus Cristo. ).
Será que daríamos oportunidade a um individuo com tal histórico?

2     As falsas doutrinas.
Os falsos mestres seriam presbíteros, a quem cabia a tarefa de ministrar o ensino á igreja ( I Timóteo 5:17 - Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina; ) ( I Timóteo 3:2 - Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; ).
As falsas doutrinas eram apresentadas como Fabulas ou genealogias intermináveis ( I Timóteo 3:4 - Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia).
As Fábulas ( gr. Mythoi ) eram narrativas imaginarias, lendas, ficção.
Na literatura, tem seu lugar.
Mas, na Igreja, não deve haver espaço para fabulas ou mitos.
No texto, não fica claro qual o conteúdo das genealogias, mas, ao lado das fabulas, eram ensinos que traziam especulações e controvérsias inúteis que não edificam os irmãos em nada.
Timóteo foi o mensageiro, enviado por Paulo, para enfrentar e combater tais ensinos.
Há igrejas evangélicas que aceitam esse tipo de ensino e permitem que o emocionalismo tome lugar do verdadeiro avivamento espiritual.

3     O fim do mandamento e a finalidade de Lei.
Paulo chamou a atenção de Timóteo, seu enviado a Éfeso, para a doutrina de Deus e de Cristo, a que ele resumiu no ‘mandamento’, e sua finalidade ( I Timóteo 1:5 - Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida. )
( I Timóteo 1:6 - Do que, desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas; ).
Em seguida, Paulo ensina acerca do objetivo da Lei, e para quem ela se destinava, discriminando, no texto, uma longa lista de tipos de pessoas ímpias que eram alvos dos preceitos legais ( I Timóteo 1:9 - Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas, )
( I Timóteo 1:10 - Para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina, )
( I Timóteo 1:11 - Conforme o evangelho da glória de Deus bem-aventurado, que me foi confiado. )

Síntese do Tópico I
Paulo alerta a respeito das falsas doutrinas, pois elas acabam corrompendo o evangelho da graça.

Subsidio Bibliológico.
Sete anos antes de Paulo escrever esta epistola, advertira os presbíteros de Éfeso de que os falsos mestres procurariam distorcer a verdadeira mensagem de Cristo.
Agora que isso já estava acontecendo, Paulo exorta a Timóteo a confrontá-los com coragem.
Este jovem pastor não devia transigir com esses falsos ensinos que corrompiam tanto a Lei quanto ao Evangelho.
Ele deveria travar contra eles o bom combate mediante a proclamação da fé original, conforme o ensino de Cristo e dos apóstolos ( II Timóteo 1:13 - Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus. )
( II Timóteo 1:14 - Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós. ).
A expressão ‘outra doutrina’ vem do grego heteros e significa ‘estranha, ‘falsificada’, ‘diferente’.

( Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD, p. 1.864 ).

II – A graça superabundou com a fé e o amor.

1.   Gratidão a Deus.
Uma das características marcantes do caráter de Paulo é o ser grato a Deus (Romanos 7:25 - Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado. ); ( I Corintios 1:4 - Sempre dou graças ao meu Deus por vós pela graça de Deus que vos foi dada em Jesus Cristo. ); ( I Corintios 14:18 - Dou graças ao meu Deus, porque falo mais línguas do que vós todos. ); ( II Timóteo 1:3 - Dou graças a Deus, a quem desde os meus antepassados sirvo com uma consciência pura, de que sem cessar faço memória de ti nas minhas orações noite e dia; ).
Nesta parte da Epístola, ele expressa sua gratidão a Cristo por tê-lo escolhido e posto no ministério apostólico e pastoral, apesar de ter sido um terrível opositor do Evangelho de Jesus ( I Timóteo 1:12 - E dou graças ao que me tem confortado, a Cristo Jesus SENHOR nosso, porque me teve por fiel, pondo-me no ministério; )
( I Timóteo 1:13 - A mim, que dantes fui blasfemo, e perseguidor, e injurioso; mas alcancei misericórdia, porque o fiz ignorantemente, na incredulidade.).
É mais uma demonstração do que o "evangelho da graça de Deus" pode fazer na vida de um homem.
Deus tem seus santos caminhos.
O evangelho é a expressão do amor de Deus, em Cristo Jesus, que alcança um homem no mais baixo nível de pecado e o faz uma "nova criatura" ( II Corintios 5:17 - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. ), e mais, ainda, o faz parte da "família de Deus" ( Efésios 2:19 - Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; ).
Paulo reconhece que "[...] a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e o amor que há em Jesus Cristo" ( I Timóteo 1:14 - E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e amor que há em Jesus Cristo. ). 
Foi Jesus quem o salvou e o transformou mediante sua graça.

Conheça mais:
O apostolo Paulo foi o principal instrumento humano para transmitir o pleno significado da graça em Cristo.
O Novo Testamento oferece a graça a todos, ao contrário do Antigo Testamento, que geralmente restringe a oferta de graça ao povo eleito de Deus, Israel.
A graça em sua mais completa definição é o favor imerecido de Deus ao nos dar seu Filho, que oferece a salvação a todos, e dá áqueles que o recebem como Salvador pessoal uma graça acrescentada para esta vida e uma esperança para o futuro.

2 – Humildade.
Paulo não era mais um novo convertido ou neófito = ( novo ) quando escreveu suas cartas a Timóteo.
Ele não estava usando de falsa modéstia quando declarou ser o principal pecador que Jesus veio salvar ( I Timóteo 1:15 - Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. ).
Paulo tinha convicção de que fora salvo pela graça, e não por seus méritos.
Mesmo na condição de salvo, o crente deve saber que não merecíamos o dom (presente) da salvação.
Como salvos em Jesus Cristo, não temos mais prazer no pecado.
Aquele que ainda tem prazer no pecado, não experimentou o novo nascimento: ( I João 3:9 - Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus. ).

 Síntese do Tópico II
Paulo reconhece que a graça de Jesus superabundou com a fé e o amor que há em Jesus Cristo.

Subsídio Bibliográfico:
        Não obtemos por boas  ( a essência da religião legalista ) o direito á libertação do pecado e da morte.
Jamais!
Graça significa que tudo começa e termina com Deus.
A salvação é, então, um presente de nosso Criador.
Nós criamos a nossa própria ruína, mas nele reside nosso socorro.
O Criador restaura com as próprias mãos sua obra-prima arruinada.
Enquanto a graça é a origem ou fonte da nossa salvação, a fé não faz reivindicações, para que não seja dito que foi por ‘mérito’ ou ‘obras’.
( Comentário Bíblico Beacon. 1. Ed. Vol. 9. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p. 136 ).

III – Um convite a combater o bom combate.

1.   A boa milícia.
Depois de orientar Timóteo sobre a difícil missão de combater as heresias, na igreja de Éfeso, Paulo dá uma palavra de ânimo, encorajamento e incentivo ao jovem pastor.
Como um verdadeiro "pai na fé", o apóstolo diz: ( I Timóteo 1:18 - Este mandamento te dou, meu filho Timóteo, que, segundo as profecias que houve acerca de ti, milites por elas boa milícia; ).
Paulo lembra a Timóteo que seu ministério foi confirmado por profecia.
Deduz-se, do texto, que as profecias eram tão consistentes, que Timóteo deveria militar "a boa milícia", ou o bom combate, com base naquilo que Deus lhe havia falado ( I Timóteo 1:18 - Este mandamento te dou, meu filho Timóteo, que, segundo as profecias que houve acerca de ti, milites por elas boa milícia; ).

2- A rejeição da fé e suas consequências ( I Timóteo 1:5 - Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida. )
Quem rejeita "a fé não fingida" e a "boa consciência" cristã colhe os resultados de sua má escolha.
O resultado é o "naufrágio na fé".
Paulo toma como exemplo Himeneu e Alexandre, obreiros que entraram por esse caminho.
Quanto a Himeneu, sua postura é tão terrível que ele é citado em ( II Timóteo 2:17 - E a palavra desses roerá como gangrena; entre os quais são Himeneu e Fileto; ).
Seu nome deriva de Himen, "deus do casamento", na mitologia grega.
Não se sabe ao certo qual "doutrina" falsa ele semeava.
Estudiosos dizem que ambos eram representantes do gnosticismo no meio da igreja de Éfeso.
Com relação a Alexandre, aliado de Himeneu na semeadura das falsas doutrinas, era tão pernicioso, que Paulo o considera desviado ou "naufragado" na fé.
Sua influência era tão maliciosa que Paulo os entregou "a Satanás, para que aprendam a não blasfemar" ( I Timóteo 1:20 - E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar. ).
Que o Senhor livre sua Igreja dos falsos mestres

Síntese do Tópico III
Paulo convida Timóteo a combater o bom combate, mesmo diante das dificuldades.

Subsidio Didático:
        Conforme ( I Timóteo 1:18 - Este mandamento te dou, meu filho Timóteo, que, segundo as profecias que houve acerca de ti, milites por elas boa milícia; ), houve profecias concernentes á vontade de Deus para o ministério de Timóteo na igreja ( I Corintios 14:29 - E falem dois ou três profetas, e os outros julguem. ).
Paulo exorta a Timóteo a permanecer fiel áquela vontade revelada para sua vida.
Como pastor e dirigente da igreja, Timóteo devia permanecer leal á verdadeira fé apostólica e combater as falsas doutrinas que estavam penetrando insidiosamente na igreja.
Paulo adverte Timóteo várias vezes a respeito da terrível possibilidade da apostasia e abandono da fé.

( Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD, p. 1865 ).

Conclusão
O cristianismo nasceu debaixo de perseguição e confronto com heresias e ensinos desvirtuados.
Na consolidação de igrejas abertas em suas viagens missionárias, Paulo teve que oferecer resistência e ação decidida contra os "lobos vorazes", que haveriam de surgir, até mesmo no seio das igrejas, como no caso da igreja de Éfeso.
Com a graça de Deus e o apoio de homens fiéis, como Timóteo e Tito, o apóstolo Paulo fez frente aos falsos mestres que se levantaram para prejudicar o trabalho iniciado e desenvolvido em muitas igrejas cristãs.

Por diácono Daniel Barros de Lima
Dia 12 de Julho de 2.015.



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