Lição 02 12 de Julho de 2.015.
O Evangelho da Graça.
TEXTO ÁUREO
"(...)
contando que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do
Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.
Atos
20. 24
Verdade Prática
O
evangelho da graça de Deus é por excelência o evangelho da libertação do homem
através do sacrifício salivifico de Jesus Cristo.
Hinos
sugeridos:
27 – 156 - 464 – Harpa cristã.
Leitura Diária
Segunda
- (
I Timóteo 1:7 - Querendo
ser mestres da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam. )
Falsos doutores da Lei que não compreendiam o que ensinavam
Terça
- ( I Timóteo 1:9 - Sabendo isto, que a lei não é feita
para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores,
para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os
homicidas, )
( I Timóteo 1:10 - Para os devassos, para os sodomitas,
para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o
que for contrário à sã doutrina, )
A Lei não foi feita para os justos, mas para os injustos.
Quarta
– ( I Timóteo 1:17 - Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único
Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém. )
A Deus honra e glória para sempre.
Quinta
– ( I Timóteo 1:20 - E entre esses foram Himeneu e
Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar. )
Entregues
a Satanás para que aprendam a não blasfemar.
Sexta
– (
I Timóteo 4:7 - Mas
rejeita as fábulas profanas e de velhas, e exercita-te a ti mesmo em piedade; )
Combatendo
o bom combate da fé cristã.
Sábado
– ( Gálatas 1:15 - Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha
mãe me separou, e me chamou pela sua graça,
)
Paulo
foi chamado pela graça de Deus.
Leitura bíblica em
classe.
I Timóteo
1. 3 – 10.
( I Timóteo 1:3 - Como te roguei, quando parti
para a Macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns, que não
ensinem outra doutrina,)
( I Timóteo 1:4 - Nem se dêem a fábulas ou a
genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de
Deus, que consiste na fé; assim o faço agora. )
( I Timóteo 1:5 - Ora, o fim do mandamento é o
amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida. )
( I Timóteo 1:6 - Do que, desviando-se alguns,
se entregaram a vãs contendas;)
( I Timóteo 1:7 - Querendo ser mestres da lei, e
não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam. )
( I Timóteo 1:8 - Sabemos, porém, que a lei é
boa, se alguém dela usa legitimamente; )
( I Timóteo 1:9 - Sabendo isto, que a lei não é
feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e
pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas = (O parricídio consiste
no ato de uma pessoa matar seu próprio pai. )
e matricidas
= (
O matricídio
consiste no ato de uma pessoa matar sua própria mãe ), para os homicidas, )
( I Timóteo 1:10 - Para os devassos = (Diz-se da pessoa que é
imoral; que é libertino; obsceno. Que se conseguiu devassar; que foi
investigado; devassado. ), para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os
mentirosos, para os perjuros = ( que falta a seu juramento. ), e para o que for
contrário à sã doutrina,)
Objetivo Geral:
Explicar o que é o Evangelho da Graça de Deus.
Objetivos Específico:
Ø I = Mostrar porque as falsas
doutrinas corrompem o evangelho da graça.
Ø II = Conscientizar de que a
graça superabundou com a fé e o amor.
Ø III = Compreender o significado do
bom combate.
Interagindo
com o professor.
Paulo foi escolhido e enviado pelo
Senhor para anunciar e ensinar o verdadeiro significado da graça.
No Antigo Testamento apenas Israel era
o povo eleito de Deus.
Porém, como prova do seu amor altruísta
= ( Uma pessoa altruísta é aquela que pensa nos outros antes
de pensar em si própria. O altruísmo é uma das bases de várias doutrinas
religiosas, como o Cristianismo, por exemplo. No caso do Cristianismo, o
altruísmo é revelado através do amor ao próximo, um dos mandamentos deixados
por Jesus ( João 13:34 - Um novo mandamento vos dou: Que vos
ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos
ameis. ), Deus enviou o seu
Filho pra morrer na cruz por toda humanidade.
Jesus veio trazer salvação a todos.
Em Cristo não há judeu, gentio, servo,
livre, homem ou mulher ( Gálatas 3:28 - Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não
há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. ).
O Evangelho da graça, diferente do
judaísmo, não exclui ninguém.
Todos são alvos do favor de Deus.
Somos
salvos não pelas obras da Lei, nem pelas obras que realizamos, mas recebemos o
presente da salvação unicamente pela graça.
Que você, juntamente com seus alunos,
louvem a Deus por sua infinita e abundante graça.
INTRODUÇÃO
Ao se despedir dos anciãos de Éfeso, Paulo
expressou seu sentimento de preocupação com o rebanho de Deus, pois tinha
receio de que na sua ausência as ovelhas do Senhor fossem atacadas ( Atos 20:29
- Porque
eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis,
que não pouparão ao rebanho; )
( Atos 20:30 - E que de entre vós
mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os
discípulos após si. ).
Sem dúvida, foi um
sentimento dado pelo Senhor, pois sete anos depois, Paulo estava deixando
Timóteo em Éfeso, para combater os lobos cruéis, que queriam devorar o rebanho
sob seus cuidados pastorais.
Nos dias de
Hoje, há igrejas que abrigam falsos obreiros, que pervertem a sã doutrina
matando ou dispersando as ovelhas.
Ponto Central:
Os falsos ensinos corrompem o Evangelho da
graça de Deus.
I – As falsas Doutrinas corrompem
o evangelho da graça.
1 – O evangelho da
graça.
É o
Evangelho libertador que Cristo trouxe ao mundo, por bondade de Deus,
independente das obras humanas ( Efésios 2:8 - Porque pela
graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. )
( Efésios 2:9 - Não vem das obras,
para que ninguém se glorie; ).
Paulo se referiu a
esse Evangelho de maneira muito eloquente ( Atos 20:24 - Mas em nada tenho a
minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o
ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da
graça de Deus. ).
Ele conhecia esse
Evangelho, não apenas na teoria, mas na experiência própria.
De modo inexplicável,
o blasfemo e perseguidor dos cristãos, foi escolhido para ser um dos maiores
pregadores do Evangelho de Cristo ( I Timóteo 1:12 - E dou graças ao que
me tem confortado, a Cristo Jesus SENHOR nosso, porque me teve por fiel,
pondo-me no ministério; )
( I Timóteo 1:13 - A mim, que dantes fui
blasfemo, e perseguidor, e injurioso; mas alcancei misericórdia, porque o fiz
ignorantemente, na incredulidade. )
( I Timóteo 1:14 - E a graça de nosso
Senhor superabundou com a fé e amor que há em Jesus Cristo. ).
Será que
daríamos oportunidade a um individuo com tal histórico?
2
– As falsas doutrinas.
Os falsos mestres seriam presbíteros,
a quem cabia a tarefa de ministrar o ensino á igreja ( I Timóteo 5:17 - Os presbíteros que governam bem sejam
estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na
palavra e na doutrina; ) ( I Timóteo 3:2
- Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher,
vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; ).
As falsas doutrinas eram apresentadas
como Fabulas ou genealogias intermináveis ( I Timóteo 3:4 - Que governe bem a sua própria casa,
tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia).
As Fábulas ( gr. Mythoi ) eram narrativas
imaginarias, lendas, ficção.
Na literatura, tem seu
lugar.
Mas, na Igreja, não deve
haver espaço para fabulas ou mitos.
No texto, não fica claro qual o
conteúdo das genealogias, mas, ao lado das fabulas, eram ensinos que traziam especulações e
controvérsias inúteis que não edificam os irmãos em nada.
Timóteo foi o mensageiro, enviado por
Paulo, para enfrentar e combater tais ensinos.
Há igrejas evangélicas que
aceitam esse tipo de ensino e permitem que o emocionalismo tome lugar do
verdadeiro avivamento espiritual.
3 – O fim do mandamento e a finalidade de Lei.
Paulo chamou a atenção de Timóteo, seu
enviado a Éfeso, para a doutrina de Deus e de Cristo, a que ele resumiu no
‘mandamento’, e sua finalidade ( I Timóteo 1:5 - Ora, o fim do mandamento é o amor de
um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida. )
( I Timóteo 1:6 - Do que, desviando-se alguns, se
entregaram a vãs contendas; ).
Em seguida, Paulo ensina acerca do
objetivo da Lei, e para quem ela se destinava, discriminando, no texto, uma
longa lista de tipos de pessoas ímpias que eram alvos dos preceitos legais ( I
Timóteo 1:9 - Sabendo
isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados,
para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas
e matricidas, para os homicidas, )
( I Timóteo 1:10 - Para os devassos, para os sodomitas,
para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o
que for contrário à sã doutrina, )
( I Timóteo 1:11 - Conforme o evangelho da glória de Deus
bem-aventurado, que me foi confiado. )
Síntese do Tópico I
Paulo alerta a respeito das falsas doutrinas, pois elas acabam
corrompendo o evangelho da graça.
Subsidio Bibliológico.
Sete anos antes de Paulo escrever esta epistola, advertira os
presbíteros de Éfeso de que os falsos mestres procurariam distorcer a
verdadeira mensagem de Cristo.
Agora que isso já estava acontecendo, Paulo exorta a Timóteo
a confrontá-los com coragem.
Este jovem pastor não devia transigir com esses falsos
ensinos que corrompiam tanto a Lei quanto ao Evangelho.
Ele deveria travar contra eles o bom combate mediante a
proclamação da fé original, conforme o ensino de Cristo e dos apóstolos ( II
Timóteo 1:13 - Conserva o modelo das sãs
palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus. )
( II Timóteo 1:14 - Guarda o
bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós. ).
A expressão ‘outra doutrina’ vem do grego heteros e significa
‘estranha, ‘falsificada’, ‘diferente’.
( Bíblia de Estudo
Pentecostal, CPAD, p. 1.864 ).
II – A graça superabundou com a fé e o amor.
1.
Gratidão a Deus.
Uma das
características marcantes do caráter de Paulo é o ser grato a Deus (Romanos
7:25 - Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com
o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado. ); ( I Corintios 1:4 - Sempre dou
graças ao meu Deus por vós pela graça de Deus que vos foi dada em Jesus Cristo. ); ( I Corintios 14:18 - Dou graças ao
meu Deus, porque falo mais línguas do que vós todos. ); ( II Timóteo 1:3 - Dou graças a Deus, a quem desde os meus
antepassados sirvo com uma consciência pura, de que sem cessar faço memória de
ti nas minhas orações noite e dia; ).
Nesta parte da
Epístola, ele expressa sua gratidão a Cristo por tê-lo escolhido e posto no
ministério apostólico e pastoral, apesar de ter sido um terrível opositor do
Evangelho de Jesus ( I Timóteo 1:12 - E dou graças ao que me tem confortado, a Cristo Jesus
SENHOR nosso, porque me teve por fiel, pondo-me no ministério; )
( I Timóteo 1:13 - A mim, que dantes fui blasfemo, e perseguidor, e
injurioso;
mas alcancei misericórdia, porque o fiz
ignorantemente, na incredulidade.).
É mais uma
demonstração do que o "evangelho da graça de Deus" pode fazer na vida
de um homem.
Deus tem seus santos
caminhos.
O evangelho
é a expressão do amor de Deus, em Cristo Jesus, que alcança um homem no mais
baixo nível de pecado e o faz uma "nova criatura" ( II Corintios 5:17
- Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as
coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. ), e mais, ainda, o
faz parte da "família de Deus" ( Efésios 2:19 - Assim que já não sois
estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de
Deus; ).
Paulo reconhece que
"[...] a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e o amor que há em
Jesus Cristo" ( I Timóteo 1:14 - E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e amor que há
em Jesus Cristo. ).
Foi Jesus quem o
salvou e o transformou mediante sua graça.
Conheça mais:
O apostolo Paulo foi o
principal instrumento humano para transmitir o pleno significado da graça em
Cristo.
O Novo Testamento
oferece a graça a todos, ao contrário do Antigo Testamento, que geralmente
restringe a oferta de graça ao povo eleito de Deus, Israel.
A graça
em sua mais completa definição é o favor imerecido de Deus ao nos dar seu
Filho, que oferece a salvação a todos, e dá áqueles que o
recebem como Salvador pessoal uma graça acrescentada para esta vida e uma
esperança para o futuro.
2 – Humildade.
Paulo não era mais um novo convertido
ou neófito = ( novo ) quando escreveu suas cartas a Timóteo.
Ele não estava usando de falsa
modéstia quando declarou ser o principal pecador que Jesus veio salvar ( I
Timóteo 1:15 - Esta é
uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo,
para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. ).
Paulo tinha convicção de que
fora salvo pela graça, e não por seus méritos.
Mesmo na condição de salvo,
o crente deve saber que não merecíamos o dom (presente) da salvação.
Como salvos em Jesus Cristo, não temos
mais prazer no pecado.
Aquele que ainda tem prazer no pecado,
não experimentou o novo nascimento: ( I João 3:9 - Qualquer que é nascido de Deus não
comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é
nascido de Deus. ).
Síntese do Tópico II
Paulo reconhece que a graça de Jesus superabundou com a fé e o amor que
há em Jesus Cristo.
Subsídio Bibliográfico:
Não obtemos por boas (
a essência da religião legalista ) o direito á libertação do pecado e da morte.
Jamais!
Graça significa que tudo começa e termina com Deus.
A salvação é, então, um presente de nosso Criador.
Nós criamos a nossa própria ruína, mas nele reside nosso
socorro.
O Criador restaura com as próprias mãos sua obra-prima
arruinada.
Enquanto a graça é a origem ou fonte da nossa
salvação, a fé não faz reivindicações, para que não seja dito que foi por
‘mérito’ ou ‘obras’.
( Comentário Bíblico Beacon. 1. Ed. Vol. 9. Rio de
Janeiro: CPAD, 2006, p. 136 ).
III – Um convite a combater o bom combate.
1.
A boa milícia.
Depois de orientar
Timóteo sobre a difícil missão de combater as heresias, na igreja de Éfeso,
Paulo dá uma palavra de ânimo, encorajamento e incentivo ao jovem pastor.
Como um verdadeiro "pai na fé", o apóstolo diz: ( I Timóteo
1:18 - Este mandamento te dou, meu filho Timóteo, que, segundo as profecias que
houve acerca de ti, milites por elas boa milícia; ).
Paulo lembra
a Timóteo que seu ministério foi confirmado por profecia.
Deduz-se, do texto,
que as profecias eram tão consistentes, que Timóteo deveria militar "a boa
milícia", ou o bom combate, com base naquilo que Deus lhe havia falado ( I
Timóteo 1:18 - Este mandamento te dou, meu filho Timóteo, que, segundo as
profecias que houve acerca de ti, milites por elas boa milícia; ).
2- A rejeição da fé e suas consequências ( I Timóteo 1:5 - Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa
consciência, e de uma fé não fingida. )
Quem
rejeita "a fé não fingida" e a "boa consciência" cristã
colhe os resultados de sua má escolha.
O resultado
é o "naufrágio na fé".
Paulo toma
como exemplo Himeneu e Alexandre, obreiros que entraram por esse caminho.
Quanto a
Himeneu, sua postura é tão terrível que ele é citado em ( II Timóteo 2:17 - E a palavra
desses roerá como gangrena; entre os quais são Himeneu e Fileto; ).
Seu nome
deriva de Himen, "deus do casamento", na mitologia grega.
Não se sabe
ao certo qual "doutrina" falsa ele semeava.
Estudiosos
dizem que ambos eram representantes do gnosticismo no meio da igreja de Éfeso.
Com relação
a Alexandre, aliado de Himeneu na semeadura das falsas doutrinas, era tão
pernicioso, que Paulo o considera desviado ou "naufragado" na fé.
Sua
influência era tão maliciosa que Paulo os entregou "a Satanás, para que
aprendam a não blasfemar" ( I Timóteo 1:20 - E entre
esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que
aprendam a não blasfemar. ).
Que o Senhor livre sua Igreja dos falsos mestres
Síntese do Tópico III
Paulo convida Timóteo a combater o bom combate, mesmo diante das
dificuldades.
Subsidio Didático:
Conforme ( I Timóteo
1:18 - Este mandamento te dou, meu filho Timóteo, que, segundo as profecias que
houve acerca de ti, milites por elas boa milícia; ), houve profecias concernentes á vontade de Deus para o ministério de
Timóteo na igreja ( I Corintios 14:29 - E falem dois ou três profetas, e os
outros julguem. ).
Paulo exorta a
Timóteo a permanecer fiel áquela vontade revelada para sua vida.
Como pastor e
dirigente da igreja, Timóteo devia permanecer leal á verdadeira fé apostólica e
combater as falsas doutrinas que estavam penetrando insidiosamente na igreja.
Paulo adverte Timóteo
várias vezes a respeito da terrível possibilidade da apostasia e abandono da
fé.
( Bíblia de Estudo
Pentecostal, CPAD, p. 1865 ).
Conclusão
O cristianismo nasceu debaixo de perseguição e confronto com
heresias e ensinos desvirtuados.
Na consolidação de igrejas abertas em suas viagens
missionárias, Paulo teve que oferecer resistência e ação decidida contra os
"lobos vorazes", que haveriam de surgir, até mesmo no seio das
igrejas, como no caso da igreja de Éfeso.
Com a graça de Deus e o apoio de homens fiéis, como
Timóteo e Tito, o apóstolo Paulo fez frente aos falsos mestres que se
levantaram para prejudicar o trabalho iniciado e desenvolvido em muitas igrejas
cristãs.
Por
diácono Daniel Barros de Lima
Dia 12 de
Julho de 2.015.
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