Lição 03 19 de Julho de 2.015.
Oração e Recomendação às Mulheres Cristãs.
TEXTO ÁUREO
"Admoesto-te,
pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões e ações de
graças por todos os homens”.
I
Timóteo 2.1
Verdade Prática
A oração é o meio
pelo qual falamos com Deus, intercedemos por nossas necessidades e em favor do
próximo.
Hinos
sugeridos:
151, 296,
577 – Harpa cristã.
Leitura Diária
Segunda
- (
Tiago 5:15 - E a
oração da fé salvará o doente,
e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão
perdoados. )
A oração da fé salvará o doente e ele será levantado.
Terça
- ( Salmos 6:9 - O SENHOR já ouviu a minha súplica; o
SENHOR aceitará a minha oração.)
Deus aceita as nossas orações e súplicas.
Quarta
– ( Provérbios 15:8 - O sacrifício dos ímpios é abominável ao SENHOR, mas a
oração dos retos é o seu contentamento. )
Deus se contenta com a oração dos retos.
Quinta
– ( Provérbios 28:9 - O que desvia os seus ouvidos de ouvir
a lei, até a sua oração será abominável. ) Enfatizar sobre o culto de ensino e Escola
Bíblica Dominical.
A oração dos que se desviam da Lei do Senhor é abominável.
Sexta
– (
Atos 3:1 - E PEDRO e
João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona. )
A oração de Pedro e João feita no Templo.
Sábado
– ( Tiago 5:16 - Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos
outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus
efeitos. )
Devemos orar uns pelos outros diariamente.
Leitura bíblica em
classe.
I Timóteo 2. 1-5, 9 – 11.
( I Timóteo 2:1 - ADMOESTO-TE, pois, antes de
tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por
todos os homens;)
( I Timóteo 2:2 - Pelos reis, e por todos os que
estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a
piedade e honestidade; )
( I Timóteo 2:3 - Porque isto é bom e agradável
diante de Deus nosso Salvador, )
( I Timóteo 2:4 - Que quer que todos
os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. )
( I Timóteo 2:5 - Porque há um só Deus, e um só
Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem. )
( I Timóteo 2:9 - Que do mesmo modo as mulheres
se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com
ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, )
( I Timóteo 2:10 - Mas (como convém a mulheres
que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras. )
( I Timóteo 2:11 - A mulher aprenda em
silêncio, com toda a sujeição. )
Objetivo Geral:
Apresentar as recomendações paulinas quanto á oração e o
comportamento da mulher cristã.
Objetivos Específico:
Ø I = Tratar acerca da
responsabilidade do crente de orar em favor de todos os homens.
Ø II = Conscientizar de que Deus
deseja que todos se salvem.
Ø III = Refletir a respeito da maneira como as mulheres devem se vestir.
Ø IV = Discutir a respeito da conduta das mulheres na igreja.
Interagindo
com o professor.
Você já parou para pensar na
recomendação paulina a Timóteo a fim de que orasse por todos os homens, em
especial os que estão na posição de Líder?
Pare e pense!
Paulo fez esta recomendação quando
Nero era o imperador.
Sabemos que Nero foi uma das figuras
mais polêmicas da história.
Ficou conhecido por suas atrocidades.
Orar por alguém que admiramos não
exige esforço algum, mas a Palavra de Deus nos exorta a orar por todos, sejam
eles bons ou maus.
Os crentes eram perseguidos, presos e
jogados no Coliseu para serem devorados pelos leões, mas eram incentivados a
orar em favor dos seus algozes.
Tem você orado por nossos governantes?
Que venhamos aprender com os irmãos da
igreja do primeiro século a interceder em favor de todos os que estão em
eminência, sejam eles justos ou injustos, pois esta é a vontade de Deus para
nós.
INTRODUÇÃO
Nesta lição estudaremos a respeito da
ordem na Igreja.
Sabemos que Paulo escreveu a Timóteo
para que ele colocasse ordem na igreja efésia.
Este era um assunto de extrema
importância, tanto que o apóstolo declara: "Admoesto-te, pois, antes de
tudo".
Paulo orienta o pastor quanto à oração por todos os que têm autoridade, a
fim de que pudessem viver de modo quieto e sossegado.
Como Igreja do Senhor precisamos
interceder a fim de que possamos cumprir nossa missão de levar a salvação aos
homens que, a cada dia, estão mais distantes de Deus.
Paulo também ensina a respeito do
comportamento das mulheres na vida da igreja.
Ponto Central:
Como crentes, precisamos orar por todos aqueles
que estão em eminência.
I – Oração por todos os homens.
1 – Deprecações.
O termo
(gr. deesis) significa "suplicar, implorar, rogar por" alguém.
É a intercessão a
Deus por todos os homens, de modo ardente e compassivo.
Embora Deus seja
soberano e saiba de todas as coisas, Ele deseja ouvir nossas orações.
O Senhor não somente nos ouve, mas também atende nossas
súplicas.
Não existe situação,
por mais difícil que seja, que não possa ser resolvida mediante a oração.
Paulo
nos ensina a orar por todos aqueles que estão na liderança, seja na igreja,
seja fora dela.
2
– Orações.
Alguns exegetas = ( Pessoa que realiza ou se
dedica à exegese, à análise detalhada de um texto ou de uma obra literária. ) entendem que Paulo
usava os termos como sinônimos.
Mas, no original grego, as palavras
empregadas são diferentes.
"Orações" (gr. proseuche)
refere-se ao termo comum para as orações em geral, de súplica, de louvor, de
intercessão, etc.
3 – Intercessões.
Tem o sentido de "intervenção,
mediação, interferência, intermédio.
Do grego enteuxis, significando
"apelar para", ou intercessões em geral, que se fazem em favor de
alguém.
Sempre foi difícil encontrar
intercessores, mas atualmente está ainda mais difícil (Ezequiel 22:30 - E busquei dentre eles um homem que
estivesse tapando o muro, e estivesse na brecha perante mim por esta terra,
para que eu não a destruísse; porém a ninguém achei. ).
4
– Ações
de Graça.
Vem do termo grego eucharistia.
A expressão é autoexplicativa, denotando
orações em que a pessoa expressa sua gratidão a Deus por bênçãos recebidas, ou
até por coisas adversas.
Por isso, Paulo diz: ( I
Tessalonicenses 5:18 - Em
tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. ).
Aqui está o porquê não podemos
concordar com a ideia de que os quatro termos aqui usados são apenas sinônimos.
Quem presta "ações
de graça" não roga nem suplica.
Síntese do Tópico I
A Palavra de Deus exorta a orarmos em favor de todos os homens.
Subsidio Bibliológico.
Com o começo do
segundo capitulo, o apostolo chega á questão que o levou a escrever a Timóteo –
a preocupação pela devida ordem na igreja efésia.
A prioridade que
Paulo deu a este tema mostra-se na frase de abertura:”Admoesto-te, pois, antes
de tudo’.
Há certa adequação
que deve caracterizar o culto público a Deus.
Lógico que não é
formalismo censurável preocupar-se pelos segmentos sequenciais adequados e
próprios a serem observados quando os cristãos se reúnem para cultuar.
O apostolo exorta o
tipo de oração dessa categoria:
‘Admoesto-te... que
se façam deprecações ( súplicas ), orações, intercessões e ações de graças por
todos os homens’.
Não há dever cristão
para com nossos semelhantes que se compare em importância com o dever de orar
por eles.
O crente não pode
fazer algo para ajudar as pessoas se, em primeiro lugar, não orar por elas.
Depois orar, há
muitas coisas que pode fazer; mas até que ore, não há nada a fazer.
( Comentário Bíblico
Beacon, 1.ed. Vol 9. Rio de Janeiro: CPAD, 2006. p. 461 ).
II
– A salvação de todos.
1.
Que todos se salvem.
Paulo exorta a Igreja mostrando que
Deus deseja que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade.
Esse é o desejo divino: a salvação da
humanidade, (João 3:16 - Porque
Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo
aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. ).
Fora
de Cristo, não há salvação ( I Timóteo 2:5 - Porque há um só Deus,
e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. )
( I
Timóteo 2:6 - O qual se deu a si mesmo em preço de
redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo. ).
Quem
nEle crê é salvo.
Quem não crê é condenado ( João 3:18 -
Quem crê nele não é
condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do
unigênito Filho de Deus. )
( João 3:19 - E a condenação é esta: Que a luz veio
ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras
eram más. ).
É missão da Igreja levar a mensagem de salvação a todas as
criaturas (Mateus 28:19 - Portanto ide, fazei discípulos
de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito
Santo; )
(Mateus 28:20 - Ensinando-os a guardar todas
as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias,
até a consumação dos séculos. Amém. ).
Conheça mais:
A ordem de Paulo para
orar pelos reis era notável, considerando que Nero, um governador publicamente
conhecido por sua crueldade, era o imperador naquele momento.
Quando Paulo escreveu
esta carta, a perseguição era uma ameaça crescente para os crentes.
Mais tarde – quando Nero
precisou atribuir a maior parte de Roma acusou os cristãos romanos para
eliminar a suspeita em relação á sua própria pessoa.
Então, houve uma grande
perseguição aos cristãos por todo o Império Romano.
( Biblia de Estudo aplicação Pessoal,
CPAD, p. 1702. )
2 – Um árduo trabalho missionário.
Paulo e seus companheiros de
ministério trabalharam arduamente na obra de evangelização ( I Tessalonicenses
2:9 - Porque bem vos
lembrais, irmãos, do nosso trabalho e fadiga; pois, trabalhando noite e dia,
para não sermos pesados a nenhum de vós, vos pregamos o evangelho de Deus. ).
O ministério exige
sacrifício e trabalho.
Muitos, erroneamente,
acreditam que o pastor deve se preocupar somente com as questões
administrativas e financeiras da igreja, mas o ministro de Deus, tem a
responsabilidade de exortar, ganhar almas para Cristo e discipular seus filhos
na fé.
Paulo não se preocupava
só com as ovelhas do rebanho, mas demonstrava um zelo especial com a
evangelização e a obra missionária.
3 – A
melhor recompensa.
Como já é do conhecimento de todos, o
ministério pastoral exige sacrifício e esforço, mas também é muito gratificante
poder servir ao Senhor e ver o fruto do trabalho:
Os que estão na liderança sabem que muitas são
as lutas e tristezas, no entanto existe um galardão a espera dos obreiros fiéis
( I Pedro 5:2 - Apascentai o rebanho de Deus, que está
entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por
torpe ganância, mas de ânimo pronto; )
( I Pedro 5:3 - Nem como
tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. )
( I Pedro 5:4 - E,
quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória. ).
Síntese do Tópico II
Deus é misericordioso e amoroso, por isso, deseja que todos os homens se
salvem.
III – A maneira de se vestir das mulheres.
1.
As mulheres na Casa de
Deus.
Paulo orienta Timóteo
quanto à maneira correta de as mulheres se comportarem na igreja.
A
mulher cristã precisa ser reconhecida não somente por sua maneira de vestir,
mas por suas atitudes.
Não
podemos nos esquecer que nosso corpo é "templo do Espírito Santo" e
que devemos glorificar a Deus em toda a nossa maneira de viver.
Queira
ou não, o homem e a mulher cristã têm de ser diferente em todos os aspectos da
vida, diante de Deus e dos homens, inclusive na sua maneira de se vestir e de
se portar.
2- Traje
honesto, com pudor.
É sinônimo de decoroso, decente, com sobriedade, ou
simplicidade.
Um vestido transparente não é honesto, pois embora
esteja cobrindo o corpo, atrai a cobiça dos homens, incentivando o pecado.
Infelizmente, muitas mulheres estão errando na hora
de se vestir.
A mulher pode e deve se vestir bem, ficar bonita,
porém com pudor, de modo a agradar a Deus.
3 - Traje com modéstia.
Modéstia significa "simplicidade, singeleza, despretensão".
Além de se vestir de
maneira honesta e com pudor (recato), a mulher cristã precisa se vestir com
modéstia.
Infelizmente,
em algumas igrejas as irmãs acabam competindo umas com as outras.
Parece
haver uma "disputa" para ver quem usa a roupa ou a bolsa mais cara ou
o sapato mais alto.
Muitas
se preocupam apenas com o exterior.
A
elegância e a beleza de uma mulher devem vir de dentro para fora, pois começa
no caráter santo ( I Pedro 3:3 - O enfeite delas não seja o exterior, no frisado
dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos; ).
Para os esposos ( I Pedro 3:7 - Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento,
dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros
da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações. )
Síntese do Tópico III
A mulher crente precisa se vestir com pudor e modéstia.
Subsidio Didático:
A admoestação de
Paulo impede a mulher de se vestir de maneira elegante, mas tão somente de se
utilizar do vestuário para chamar atenção!
A melhor maneira de uma pessoa,
homem ou mulher, expressar a sua individualidade é através das boas obras que
evidenciam um caráter piedoso.
A sociedade
da época, como a nossa, parece que pressionava as mulheres a que se vestissem
como se fossem objetos sexuais.
Assim também os seus valores e qualificações foram
determinados pela habilidade de estimularem a sexualidade dos homens.
Esse procedimento tem aviltado as mulheres tanto do passado
como de hoje em dia.
( RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Biblia: Uma análise
de Genesis a Apocalipse capitulo por capitulo. 10. Ed. Rio de Janeiro: CPAD,
2012, p. 834 ).
IV
- A Conduta das mulheres na Igreja.
1 - O silêncio no culto.
"A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição"
( I Timóteo 2:11 - A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. ).
Paulo também faz uma recomendação semelhante a esta em ( I
Corintios 14:34 – As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não
lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. )
( I Corintios 14:35 - E, se querem aprender alguma coisa,
interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as
mulheres falem na igreja. ).
Qual seria o motivo
de tal restrição?
Segundo o Comentário
Bíblico Beacon, "na igreja coríntia havia muitas mulheres recém
convertidas do paganismo, e que a nova liberdade que desfrutavam em Cristo
levava a certas extravagâncias que eram impróprias".
É importante ressaltar que em outro texto de Coríntios, Paulo
mostra que as mulheres podiam profetizar nas igrejas: ( I Corintios 11:5 - Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça
descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada. ).
2. As mulheres no Novo Testamento.
Cristo, em seu ministério terreno, teve a cooperação de
diversas mulheres que atuavam ao seu lado.
Eram obreiras de grande valor: "[...] Maria, chamada
Madalena, da qual saíram sete demônios; e Joana, mulher de Cuza, procurador de
Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com suas fazendas" (
Lucas 8:1 - E ACONTECEU, depois disto, que andava de cidade em cidade, e
de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e os
doze iam com ele, )
( Lucas 8:2 - E algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos
malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete
demônios; )
( Lucas 8:3 - E Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e
muitas outras que o serviam com seus bens.
).
Paulo muito valorizou o trabalho das mulheres, na igreja (
Romanos 16:1 - RECOMENDO-VOS, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja
que está em Cencréia, )
( Romanos 16:2 - Para que a recebais no Senhor, como convém aos santos, e a
ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar; porque tem hospedado a muitos,
como também a mim mesmo. )
( Romanos 16:3 - Saudai a Priscila e a Áqüila, meus cooperadores em Cristo
Jesus,)
( Romanos 16:4 - Os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças; o que não
só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios. )
( Romanos 16:5 - Saudai também a igreja que está em sua casa. Saudai a
Epêneto, meu amado, que é as primícias da Acaia em Cristo. )
( Romanos 16:6 - Saudai a Maria, que trabalhou muito por nós. )
( Romanos 16:7 - Saudai a Andrônico e a Júnias, meus parentes e meus
companheiros na prisão, os quais se distinguiram entre os apóstolos e que foram
antes de mim em Cristo. )
( Romanos 16:8 - Saudai a Amplias, meu amado no SENHOR. )
( Romanos 16:9 - Saudai a Urbano, nosso cooperador em Cristo, e a Estáquis,
meu amado.)
( Romanos 16:10 - Saudai a Apeles, aprovado em Cristo. Saudai aos da família de
Aristóbulo. )
( Romanos 16:11 - Saudai a Herodião, meu parente. Saudai aos da família de
Narciso, os que estão no SENHOR. )
( Romanos 16:12 - Saudai a Trifena e a Trifosa, as quais trabalham no Senhor.
Saudai à amada Pérside, a qual muito trabalhou no SENHOR. )
( Romanos 16:13 - Saudai a Rufo, eleito no Senhor, e a sua mãe e minha. )
( Romanos 16:14 - Saudai a Asíncrito, a Flegonte, a Hermes, a Pátrobas, a
Hermas, e aos irmãos que estão com eles.
)
( Romanos 16:15 - Saudai a Filólogo e a Júlia, a Nereu e a sua irmã, e a
Olimpas, e a todos os santos que com eles estão. ).
3
- A liderança do homem.
Paulo
aborda a questão da liderança masculina, citando a ordem da criação.
É importante ressaltar que o próprio
Paulo, ao escrever aos gálatas, ensina que perante Cristo, para a salvação,
homens e mulheres são iguais ( Gálatas 3:28 - Nisto não há judeu nem grego; não há
servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo
Jesus. ).
Por
que Paulo se utiliza do exemplo de Adão e Eva?
Ele
utiliza tal ilustração para mostrar o que estava acontecendo na igreja de
Éfeso.
Assim
como Eva foi seduzida e enganada pela serpente, as irmãs daquela igreja estavam
se deixando seduzir pelos ensinos dos falsos mestres.
Síntese do tópico IV
A mulher
cristã deve ter uma conduta exemplar na igreja e fora dela.
Subsídio Bibliológico.
Em silêncio, com toda
a submissão (I Timóteo 2:11- A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. ),
A expressão grega
hesychia é traduzida aqui como ‘quieto’ e como ‘silêncio’ no ( I Timóteo 2:12 -
Não
permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas
que esteja em silêncio. ).
Significa uma atitude receptiva, tranquila, que promove o
aprendizado.
Nada aqui sugere
submissão a qualquer capacidade intelectual ou espiritual.
( RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma analise
de Genesis a Apocalipse capitulo por capitulo. 10. Ed. Rio de Janeiro: CPAD,
2012, p. 834. )
Conclusão
Quanto à oração, os ensinos paulinos são válidos para todos
os crentes, em qualquer época e em qualquer lugar.
Devemos fazer súplicas, intercessões e ações de graças diante
de Deus.
No que concerne ao comportamento cristão, Paulo deu um
destaque incisivo quanto à postura das mulheres, especialmente às irmãs de
Éfeso, tendo em vista o contexto liberal e lascivo da sociedade em que a igreja
estava inserida.
Por
diácono Daniel Barros de Lima
Dia 17 de
Julho de 2.015.
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