Lição 3 17 de Abril de 2016
Justificação,
somente pela fé em Jesus Cristo.
TEXTO ÁUREO
"E não
duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando
glória a Deus".
Romanos
4.20
Verdade
Prática
A justificação dos pecados diante de
Deus ocorre somente pela fé.
Leitura Diária
Segunda
- ( Romanos
4:2 - Porque,
se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de
Deus. )
Abraão foi justificado pela fé
e não pelas obras da carne.
Terça - ( Romanos
4:3 - Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi
imputado como justiça. )
Abraão
creu em Deus e por isso Ele o aceitou e justificou.
Quarta – ( Romanos 4:6 - Assim também Davi
declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras,
dizendo: )
Feliz é o
homem a quem Deus imputa a sua justiça.
Quinta
– ( Romanos 4:7 - Bem-aventurados
aqueles cujas maldades são perdoadas, E
cujos pecados são cobertos. )
Felizes são
aqueles a quem o Senhor perdoa as iniquidades.
Sexta –
( Romanos 4:9 - Vem, pois, esta
bem-aventurança sobre a circuncisão somente, ou também sobre a incircuncisão?
Porque dizemos que a fé foi imputada como justiça a Abraão. )
A Palavra
de Deus afirma que a fé foi imputada como justiça a Abraão.
Sábado
– ( Romanos 4:16 - Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim
de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei,
mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós, )
Salvação somente
pela fé mediante a graça divina.
Leitura bíblica em classe.
Romanos 4.17 – 22
( Romanos 4:17-22 - (Como está escrito: Por pai de muitas nações te
constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os
mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem. )
( Romanos 4:18 - O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que
ele tornou-se pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a
tua descendência. )
( Romanos 4:19 - E não enfraquecendo na fé, não atentou para o seu próprio
corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o
amortecimento do ventre de Sara. )
( Romanos 4:20 - E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas
foi fortificado na fé, dando glória a Deus, )
( Romanos 4:21 - E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido
também era poderoso para o fazer. )
( Romanos 4:22 - Assim isso lhe foi também imputado como justiça. )
Objetivo
Geral:
Explicar
que somos justificados diante de Deus somente pela fé e não pelas obras da
carne
Hinos
sugeridos: 27, 156, 464 da Harpa cristã.
Objetivos
Específicos:
I = Abalizar que
a justificação manifestada em Jesus Cristo veio para salvar judeus e gentios.
II = Mostrar que
Paulo procurou responder, de forma bíblica, as contestações que seus
interlocutores faziam quanto á justificação.
III = Explicar como
Paulo utilizou o exemplo de Abraão para tratar a respeito da justificação pela
fé.
Interagindo com o professor.
Professor,
a lição de hoje trata a respeito de uma das doutrinas mais importantes
apresentadas por Paulo na Epístola de Romanos — a justificação pela fé.
Ressalte,
no decorrer de toda a lição, que ninguém pode ser justificado diante de Deus
pela Lei ou pelas obras da carne.
O caminho
da justificação é somente pela fé na obra expiatória de Jesus Cristo.
Paulo
mostra que Cristo é o único caminho para que judeus e gentios sejam absolvidos
da penalidade do pecado.
O
apóstolo, de maneira sábia, utiliza o exemplo do patriarca Abraão para desfazer
a ideia errada que os judeus tinham de que a aceitação de Deus era obtida
mediante as obras da Lei.
Glória a
Deus, pois na Nova Aliança, tudo que recebemos da parte do Senhor, inclusive a
salvação, é decorrente única e exclusivamente da graça de Deus.
INTRODUÇÃO
Na lição de hoje, estudaremos a doutrina bíblica da
justificação pela fé, conforme a Carta aos Romanos nos capítulos (Romanos 3:1 -
QUAL
é, pois, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão? ) (Romanos 4:25 - O qual por nossos
pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação. ).
Esses textos contêm uma das mais contundentes
defesas de Paulo em favor da justificação pela fé, independente das obras (Tito 2:11 - Porque a
graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, ).
Para uma melhor compreensão deste tema tão relevante, a
argumentação do apóstolo será dividida em três partes: a justificação
manifestada ( Tito 2:11 - Porque
a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, ), a
justificação contestada e a justificação exemplificada.
A chamada de Abraão, o grande patriarca de Israel, será a
base da argumentação de Paulo para provar a doutrina da justificação somente
pela fé ( Efésios 2:8 - Porque
pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. )
O argumento de Paulo é que todas as bênçãos de Deus e todas
as suas promessas são frutos da sua graça para conosco.
I - A JUSTIFICAÇÃO MANIFESTADA (Romanos 3:21 - Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de
Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; )
( Romanos 3:22 - Isto é,
a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que
crêem; porque não há diferença. )
( Romanos 3:23 - Porque
todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; )
( Romanos 3:24 - Sendo
justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo
Jesus. )
( Romanos 3:25 - Ao qual
Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua
justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; )
( Romanos 3:26 - Para
demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e
justificador daquele que tem fé em Jesus.
)
1. Um culpado que é inocentado.
Em ( Romanos 3:21 - Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o
testemunho da lei e dos profetas; )
Paulo nos mostra como Deus se revelou para alcançar os
gentios e judeus.
Os gentios estavam debaixo da ira de Deus, porque falharam em
conhecê-lo.
Os judeus também estavam debaixo da ira divina, por não conseguirem
guardar a Palavra do Senhor. ( Deuteronômio 11:18 -
Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na
vossa alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontais
entre os vossos olhos. )
( Deuteronômio 11:19 - E
ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo
caminho, e deitando-te, e levantando-te;
)
( Deuteronômio 11:20 - E
escreve-as nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas; )
( Deuteronômio 11:21 - Para
que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos na terra que o
SENHOR jurou a vossos pais dar-lhes, como os dias dos céus sobre a terra. )
( Deuteronômio 11:22 - Porque
se diligentemente guardardes todos estes mandamentos, que vos ordeno para os
guardardes, amando ao SENHOR vosso Deus, andando em todos os seus caminhos, e a
ele vos achegardes, )
O vocábulo manifestou, no grego, vem de
uma raiz cujo significado é tornar manifesto ou visível ou conhecido o que
estava escondido ou era desconhecido.
Deus, na pessoa de Jesus Cristo, tornou conhecido o seu grande
amor para com os pecadores ( II Corintios 5:18 - E tudo
isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos
deu o ministério da reconciliação; ) (
Colossenses 1:21 - A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e
inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou ) (Colossenses 1:22 - No corpo da sua
carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e
inculpáveis,)
Encontramos Paulo recorrendo a uma figura extraída do mundo
jurídico para esclarecer o seu pensamento.
O termo justiça traduz a palavra grega dikaiosyne, muito comum no
contexto de um tribunal.
A imagem é de alguém que é inocentado por um juiz, mesmo
sendo culpado pelos seus atos.
Concluímos então que, mesmo
culpados.
Deus quis nos justificar e perdoar.
Ponto Central
A
justificação diante de Deus é somente pela fé.
2. Um prisioneiro que é libertado.
Em ( Romanos 3:24 - Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela
redenção que há em Cristo Jesus. ),
Paulo usa o verbo grego apolytroseo para se referir à redenção efetuada por
Jesus Cristo. Essa palavra, conforme definem os léxicos da língua grega, tem o
sentido de redenção, resgate ou libertação. No contexto neo- testamentário tem
o sentido de libertar mediante o preço de um resgate. No mundo antigo um
escravo podia ser resgatado mediante o pagamento de um preço. É exatamente isso
que Deus fez. Enviou Jesus Cristo para resgatar o homem que estava preso em
seus delitos e pecados (Ef 2.1,2). Tanto judeus como gentios deveriam se
conscientizar dessa realidade. Ninguém pode se autolibertar.
Redenção
Cristã:
Em teologia redenção é o
resgate da humanidade por Jesus Cristo. No conceito Cristão os privilégios da
redenção incluem o perdão dos pecados ( Efésios 1:7 - Em quem temos a redenção
pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, ), a justiça ( Romanos 5:17 - Porque,
se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a
abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus
Cristo. ) e a vida eterna ( Apocalipse
5:9 - E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de
abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus
homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; )
( Apocalipse 5:10 - E para o nosso Deus os
fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra. ).
A crença
religiosa está relacionada com o dogma de que Jesus Cristo é o único caminho
para a salvação da alma e redenção dos pecados.
No sentido
espiritual e religioso, o conceito de plenitude de Deus, consiste na aceitação
dos preceitos divinos para que haja a redenção da alma.
3. Um inocente que é culpado.
Se o sistema judicial foi útil para elucidar o pensamento do
apóstolo, da mesma forma a figura extraída do sistema de sacrifícios levítico
também o auxiliou.
Isso pode ser visto no texto: ( Romanos 3:25 - Ao qual Deus propôs
para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela
remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; ).
A palavra propiciação (gr. hülas- terion), que está
relacionada ao termo propiciatório é uma terminologia muito utilizada no Antigo
Testamento para se referir aos sacrifícios pelo pecado.
No sistema levítico, quando alguém pecava
tornava-se culpado de algo, e um animal inocente era sacrificado para que a
culpa fosse expiada.
Paulo mostra que tanto os gentios como os judeus não podem
chegar a Deus pelos seus esforços ou obras, mas única e exclusivamente pelo
sangue de Jesus: o inocente Cordeiro de Deus que foi sacrificado por nós.
SÍNTESE DO TÓPICO I
Paulo nos mostra como
Deus manifestou a sua justificação para alcançar os gentios e judeus.
Subsídio DIDÁTICO
A Doutrina da Justificação
A estudarmos a Doutrina do Pecado descobrimos que ninguém
pode ser justificado pela justiça humana.
Entretanto, é na doutrina da justificação, que o pecador
encontra o caminho da justificação, através da obra expiatória de Cristo.
No primeiro estado, o pecador está perdido e sem
possibilidade alguma de se justificar diante de Deus.
No segundo estado, o pecador encontra Cristo que o justifica.
É a partir do capítulo ( Romanos 3:21 - Mas agora se manifestou sem a lei a
justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; ) que o pecador,
judeu ou gentio, encontra um novo caminho através dos méritos de Cristo Jesus.
É aqui que ele pode ser perdoado e declarado livre da pena do
seu pecado, perante Deus.
Justificação significa absolvição da culpa, cuja pena foi
satisfeita.
Significa ser declarado livre de toda culpa tendo cumprido todos os
requisitos da lei.
Justificação é um termo forense que denota um ato judicial da
administração da lei.
Esse ato judicial legaliza a situação do transgressor perante
a lei e o torna justo, isto é, livre de toda a condenação.
Cristo assumiu a pena do pecador e foi sentenciado no lugar
do pecador.
Ele sofreu a pena contra o pecador.
Cumprida a pena, o veredicto final da justiça divina é a
justificação do pecador.
Entende-se então que ser justificado não significa que a
justiça tenha sido adiada, ou que ela não tenha sido cumprida.
( CABRAL, Elienai.
Romanos: O Evangelho da Justiça de Deus. 5. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005,
p.52 ).
II - A
JUSTIFICAÇÃO CONTESTADA (Romanos 3:27 - Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual
lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé. )
( Romanos 3:28 - Concluímos, pois, que
o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.)
( Romanos 3:29 - É porventura Deus
somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios,
certamente, )
( Romanos 3:30 - Visto que Deus é um
só, que justifica pela fé a circuncisão, e por meio da fé a incircuncisão. )
( Romanos 3:31 - Anulamos, pois, a lei
pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.)
1.A
justificação se opõe à salvação meritória.
Paulo desejava que o seu ensino não
fosse mal interpretado, então recorrendo ao método da diatribe = ( Crítica excessivamente rigorosa, severa e mordaz: Discurso
oral ou escrito que busca de modo violento afrontar, injuriar ou atacar: ) , se adiantando em responder as
contestações que seus interlocutores poderiam fazer-lhe. ( Romanos 3:27 - Onde está logo a jactância?
É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé. ).
A lei dizia faça e o judeu devoto
estava convicto de que Deus o justificaria pelo que fazia.
No entanto, a graça que
Paulo ensinava dizia não faça, mas aceite o que Jesus já fez.
O que seria feito então
do orgulho judaico que se vangloriava em ser o povo eleito de Deus e das boas
obras que praticavam?
Não levaria Deus isso em conta nessa
nova doutrina de Paulo?
Nas palavras do apóstolo, não!
É bem fácil imaginar que para um judeu devoto,
guardador da lei e praticante de boas obras, que o ensino da justificação
"pela fé somente" era bem difícil de digerir.
Não é fácil abrirmos mão do nosso orgulho e deixarmos de nos
vangloriarmos pelos nossos feitos.
Todavia, a doutrina da justificação pela fé diz
que não há mérito humano quando a graça de Deus se manifesta.
A conclusão de Paulo é que "o homem é justificado pela
fé, sem as obras da lei" (Romanos 3:28 - Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. ).
2.A
justificação se opõe ao orgulho nacionalista.
A segunda indagação que
Paulo procura responder é a seguinte: (Romanos 3:29 - É porventura Deus
somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios,
certamente. )
Esse é outro ponto
que contrastava com a crença do judaísmo do primeiro século-o exclusivismo.
A
doutrina da justificação pela fé revela que Deus não é somente dos judeus, que
se achavam privilegiados pelo legalismo em relação à Torá, mas dos gentios
também.
Deus não é uma
divindade nacionalista, mas Ele é o Deus de toda a Terra.
Não há dúvidas de que
Paulo tinha em mente o shemajudaico quando argumentou sobre esse assunto: (
Deuteronômio 6:4 - Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR. ).
Se Deus
é o único Deus, como de fato afirma o monoteísmo judaico, então Ele é o Deus
dos gentios também.
Não
podemos cair no erro de achar que Deus é nossa propriedade exclusiva.
3.A justificação se opõe ao antino- mismo.
( Romanos 3:31 - Anulamos, pois, a lei
pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei. ).
Essa é última
pergunta a ser respondida por Paulo dentro dessa seção.
Os judeus legalistas
defendiam a observância dos preceitos da lei e acusavam Paulo de ser antinomista
= ( literalmente significa contra a lei. ),
isto é, ensinar que a lei não tem mais nenhum sentido.
Paulo estaria ensinando
que a justificação peta fé tornara a lei desprezível?
A resposta de Paulo é
não!
O
problema não era com a Lei, que
tinha a função de servir de condutora até Cristo, mas com os homens que se
mostraram incapazes de cumpri-la.
Nem judeu nem tampouco
gentio algum foi capaz de cumprir a Lei.
Somente
Jesus Cristo a cumpriu em nosso lugar.
Qualquer tentativa de
cumprir a Lei hoje é nula, além de ser uma afronta àquEle que se mostrou o
único habilitado a fazê-lo — Jesus Cristo, nosso Senhor.
SÍNTESE DO TÓPICO II
A justificação
anunciada por Paulo se opunha a ideia que os judeus tinham da salvação por
méritos religiosos.
Subsidio Bibliológico
Professor,
o subtópico três mostra que o antinomismo se opõe a justificação.
Antes
de discorrer a respeito do assunto faça a seguinte indagação:
"O
que é antinomismo?"
Ouça os
alunos com atenção e explique que "literalmente
significa contra a lei.
Doutrina que assevera não haver mais necessidade de se pregar nem de se
observar as leis morais do Antigo Testamento.
Calibrando
esta assertiva, alegam os antimonistas que, salvos pela fé em Cristo Jesus, já
estamos livres da tutela de Moisés.
Ignoram
porém, serem as ordenanças morais do Antigo Testamento pertencentes ao elenco
do direito natural que o Criador incrustara na alma de Adão.
Como
podemos desprezar os Dez Mandamentos?
Todo
crente piedoso os observa, pois o Cristo não veio revogá-los; veio cumpri-los e
sublimá-los.
Além do
mais, as legislações modernas estão alicerçadas justamente no Decálogo.
( ANDRADE, Claudionor
Corrêa de. Dicionário Teológico. 8.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1999, p.44 ).
III-A JUSTIFICAÇÃO EXEMPLIFICADA
( Romanos 4:1 - QUE diremos, pois,
ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne? )
(
Romanos 4:2 - Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se
gloriar, mas não diante de Deus. )
(
Romanos 4:3 - Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe
foi imputado como justiça. )
(
Romanos 4:4 - Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o
galardão segundo a graça, mas segundo a dívida. )
(
Romanos 4:5 - Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o
ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça. )
(
Romanos 4:6 - Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus
imputa a justiça sem as obras, dizendo:
)
(
Romanos 4:7 - Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, E cujos
pecados são cobertos. )
(
Romanos 4:8 - Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado. )
(
Romanos 4:9 - Vem, pois, esta bem-aventurança sobre a circuncisão somente,
ou também sobre a incircuncisão? Porque dizemos que a fé foi imputada como
justiça a Abraão. )
(
Romanos 4:10 - Como lhe foi, pois, imputada? Estando na circuncisão ou na
incircuncisão? Não na circuncisão, mas na incircuncisão. )
( Romanos
4:11 - E
recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé, quando estava na
incircuncisão, para que fosse pai de todos os que crêem, estando eles também na
incircuncisão; a fim de que também a justiça lhes seja imputada; )
(
Romanos 4:12 - E fosse pai da circuncisão, daqueles que não somente são da
circuncisão, mas que também andam nas pisadas daquela fé que teve nosso pai
Abraão, que tivera na incircuncisão. )
(
Romanos 4:13 - Porque a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo não
foi feita pela lei a Abraão, ou à sua posteridade, mas pela justiça da fé. )
(
Romanos 4:14 - Porque, se os que são da lei são herdeiros, logo a fé é vã e
a promessa é aniquilada. )
(
Romanos 4:15 - Porque a lei opera a ira. Porque onde não há lei também não
há transgressão. )
(
Romanos 4:16 - Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de
que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas
também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós, )
(
Romanos 4:17 - (Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí)
perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama
as coisas que não são como se já fossem.)
(
Romanos 4:18 - O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele
tornou-se pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua
descendência. )
(
Romanos 4:19 - E não enfraquecendo na fé, não atentou para o seu próprio
corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o
amortecimento do ventre de Sara. )
(
Romanos 4:20 - E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi
fortificado na fé, dando glória a Deus,
)
(
Romanos 4:21 - E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também
era poderoso para o fazer. )
( Romanos
4:22 - Assim
isso lhe foi também imputado como justiça.
)
(
Romanos 4:23 - Ora, não só por causa dele está escrito, que lhe fosse tomado
em conta,)
(
Romanos 4:24 - Mas também por nós, a quem será tomado em conta, os que
cremos naquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus nosso Senhor; )
(
Romanos 4:25 - O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para
nossa justificação. )
1.Abraão, circuncisão e
justificação ( Romanos 4:1 - QUE diremos, pois, ter
alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne? )
( Romanos
4:2 - Porque,
se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de
Deus. )
( Romanos
4:3 - Pois,
que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. )
( Romanos
4:4 - Ora,
àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas
segundo a dívida. )
( Romanos
4:5 - Mas,
àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é
imputada como justiça. )
( Romanos
4:6 - Assim
também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as
obras, dizendo: )
( Romanos
4:7 - Bem-aventurados
aqueles cujas maldades são perdoadas, E cujos pecados são cobertos. )
( Romanos
4:8 - Bem-aventurado
o homem a quem o Senhor não imputa o pecado. ).
Nesta seção, o apóstolo Paulo toma o exemplo do patriarca
Abraão para fazer um contraste entre a justificação pela fé e pelas obras.
A antiga tradição judaica afirmava que Abraão já guardava a
Torá, mesmo tendo vivido séculos antes dela.
Ele a teria guardado por "antecipação", pois
segundo o judaísmo, apoiando-se em (Gênesis 17:23 - Então tomou Abraão a
seu filho Ismael, e a todos os nascidos na sua casa, e a todos os comprados por
seu dinheiro, todo o homem entre os da casa de Abraão; e circuncidou a carne do
seu prepúcio, naquele mesmo dia, como Deus falara com ele. ), Abraão é circuncidado como sinal da aliança entre ele e Deus.
Da mesma forma o sacrifício de Isaque confirmaria tal crença
( Gênesis 22:1 - E ACONTECEU depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e
disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. )
(Gênesis 22:2 - E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a
quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma
das montanhas, que eu te direi. )
(Gênesis 22:3 - Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou
o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou
lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera.)
(Gênesis 22:4 - Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar
de longe. )
(Gênesis 22:5 - E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e
eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós. )
(Gênesis 22:6 - E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque
seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos. )
(Gênesis 22:7 - Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele
disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde
está o cordeiro para o holocausto? )
(Gênesis 22:8 - E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o
holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos. )
(Gênesis 22:9 - E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão
ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o
sobre o altar em cima da lenha. )
(Gênesis 22:10 - E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o
seu filho; )
(Gênesis 22:11 - Mas o anjo do SENHOR lhe bradou desde os céus, e disse:
Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
)
(Gênesis 22:12 - Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe
faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho,
o teu único filho. )
(Gênesis 22:13 - Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um
carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e
tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho. )
(Gênesis 22:14 - E chamou Abraão o nome daquele lugar: O SENHOR PROVERÁ; donde
se diz até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá. )
(Gênesis 22:15 - Então o anjo do SENHOR bradou a Abraão pela segunda vez desde
os céus, )
(Gênesis 22:16 - E disse: Por mim mesmo jurei, diz o SENHOR: Porquanto fizeste
esta ação, e não me negaste o teu filho, o teu único filho, )
(Gênesis 22:17 - Que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a
tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do
mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos;)
(Gênesis 22:18 - E em tua descendência serão benditas todas as nações da
terra; porquanto obedeceste à minha voz.
)
(Gênesis 22:19 - Então Abraão tornou aos seus moços, e levantaram-se, e foram
juntos para Berseba; e Abraão habitou em Berseba. ).
Em outras palavras, as obras justificaram Abraão.
Contra essa argumentação, Paulo mostra que Abraão não poderia
ter sido aceito por Deus em virtude da circuncisão, pois ele creu em Deus,
tendo sido isso imputado como justiça, antes dele ser circuncidado e pelo menos
quatro séculos antes do advento da Lei.
O que justificou Abraão não foi o que ele fez, mas o que Deus
fez por ele.
Esse é o princípio do Evangelho — somos aceitos não pelo que fizemos, mas pelo que Cristo fez por
nós.
2.Abraão, promessa e
justificação (Romanos 4:9 - Vem,
pois, esta bem-aventurança sobre a circuncisão somente, ou também sobre a
incircuncisão? Porque dizemos que a fé foi imputada como justiça a Abraão. )
(Romanos 4:10 - Como lhe foi, pois, imputada? Estando na circuncisão ou na
incircuncisão? Não na circuncisão, mas na incircuncisão. )
(Romanos 4:11 - E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé, quando
estava na incircuncisão, para que fosse pai de todos os que crêem, estando eles
também na incircuncisão; a fim de que também a justiça lhes seja imputada; )
(Romanos 4:12 - E fosse pai da circuncisão, daqueles que não somente são da
circuncisão, mas que também andam nas pisadas daquela fé que teve nosso pai
Abraão, que tivera na incircuncisão. )
(Romanos 4:13 - Porque a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo não foi
feita pela lei a Abraão, ou à sua posteridade, mas pela justiça da fé. )
(Romanos 4:14 - Porque, se os que são da lei são herdeiros, logo a fé é vã e a
promessa é aniquilada. )
(Romanos 4:15 - Porque a lei opera a ira. Porque onde não há lei também não há
transgressão. )
(Romanos 4:16 - Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que
a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas
também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós,)
(Romanos 4:17 - (Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí)
perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama
as coisas que não são como se já fossem.
).
Na Aliança Abraâmica, Deus prometeu fazer dos descendentes de
Abraão uma grande nação.
Ele também prometeu ao patriarca que lhe daria como herança a
terra e faria do seu servo uma bênção para todos os povos (Gênesis 12:1- ORA, o SENHOR disse a
Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra
que eu te mostrarei. )
( Gênesis 12:2 - E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e
engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. )
( Gênesis 12:3 - E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te
amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. ).
Fazendo referência a essa promessa divina, Paulo argumenta que a
justificação não poderia decorrer da obediência à lei pelo fato de que quando
Deus fez a promessa a Abraão, este nem mesmo era circuncidado (Romanos 4:10 - Como lhe foi, pois, imputada? Estando na circuncisão ou na
incircuncisão? Não na circuncisão, mas na incircuncisão. )
(Romanos 4:11 - E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé,
quando estava na incircuncisão, para que fosse pai de todos os que crêem,
estando eles também na incircuncisão; a fim de que também a justiça lhes seja
imputada; )
(Romanos 4:12 - E fosse pai da circuncisão, daqueles que não somente são da
circuncisão, mas que também andam nas pisadas daquela fé que teve nosso pai
Abraão, que tivera na incircuncisão. )
(Romanos 4:13 - Porque a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo não
foi feita pela lei a Abraão, ou à sua posteridade, mas pela justiça da fé. )
(Romanos 4:14 - Porque, se os que são da lei são herdeiros, logo a fé é vã e
a promessa é aniquilada. )
(Romanos 4:15 - Porque a lei opera a ira. Porque onde não há lei também não
há transgressão. ).
A própria crença judaica dizia que a fé obediente de Abraão
nas promessas de Deus lhe foi imputada como justiça ( Gênesis 15:5 - Então o levou fora, e
disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E
disse-lhe: Assim será a tua descendência. )
( Gênesis 15:6 - E creu ele no SENHOR, e imputou-lhe isto por justiça. ).
Para Paulo, se as bênçãos divinas prometidas a Abraão
dependessem da obediência ao código mosaico, então as promessas de Deus teriam
falhado, visto que ninguém fora capaz de cumprir ou guardar a lei.
3- Abraão, ressurreição
e justificação ( Romanos 4:18 - O qual, em esperança,
creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações, conforme
o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência. )
( Romanos 4:19 - E não enfraquecendo na fé, não atentou para o seu próprio corpo
já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento
do ventre de Sara. )
( Romanos 4:20 - E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi
fortificado na fé, dando glória a Deus,
)
( Romanos 4:21 - E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era
poderoso para o fazer. )
( Romanos 4:22 - Assim isso lhe foi também imputado como justiça. )
( Romanos 4:23 - Ora, não só por causa dele está escrito, que lhe fosse tomado em
conta,)
( Romanos 4:24 - Mas também por nós, a quem será tomado em conta, os que cremos
naquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus nosso Senhor; )
( Romanos 4:25 - O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa
justificação. ).
Na teologia de Paulo em Romanos 4.18-25 há um paralelismo entre a fé de Abraão e a fé do cristão —
ambos creram em um Deus que torna possível as coisas impossíveis.
Paulo mostra que Deus tornou possível a concretização das
promessas a Abraão, mesmo sendo seu corpo já “amortecido" pelo fato de sua
idade avançada, e dessa forma recompensou a sua fé.
A sua fé, mesmo contra as evidências externas, garantiu-lhe a
concretização das promessas ( Romanos 4:16 - Portanto, é pela fé, para que seja
segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não
somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai
de todos nós, )
( Romanos 4:17 - (Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí)
perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama
as coisas que não são como se já fossem.
)
( Romanos 4:18 - O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele
tornou-se pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua
descendência. )
( Romanos 4:19 - E não enfraquecendo na fé, não atentou para o seu próprio
corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o
amortecimento do ventre de Sara. )
( Romanos 4:20 - E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi
fortificado na fé, dando glória a Deus,
)
( Romanos 4:21 - E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também
era poderoso para o fazer. )
( Romanos 4:22 - Assim isso lhe foi também imputado como justiça. )
Da mesma forma, a fé do cristão na morte e ressureição de
Jesus, o Filho de Deus, é a garantia de que as promessas de Deus em sua vida
também serão cumpridas ( Romanos 4:23 - Ora, não só por causa dele está escrito,
que lhe fosse tomado em conta, )
( Romanos 4:25 - O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para
nossa justificação. ).
SÍNTESE DO TÓPICO III
Paulo se utiliza do
exemplo do patriarca Abraão para mostrar que a justificação é somente pela fé.
Subsídio Bibliológico:
Paulo
diz que, se Abraão, o pai dos judeus segundo a carne, tivesse sido julgado por
obras ou justiça própria, teria que gloriar-se diante de Deus.
Porém o
que aprendemos é que Abraão foi como qualquer outro homem, pecador e sem
justiça nenhuma.
Ele foi
declarado justo por meio da fé (Romanos 4:3 - Pois, que diz a
Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. ).
Os
judeus vangloriavam-se em Abraão e criam que isto lhes garantiria a
justificação, apenas por serem ‘filhos de Abraão segundo a carne.
Os
versículos 4 e 5, apresentam dois modos de justificação: por méritos e por
graça.
A
justificação por méritos se baseia nas obras do homem para obter a sua
salvação.
A
justificação por graça baseia-se sobre o princípio da fé.
Deus
justifica o pecador pela fé.
Ele
imputa justiça ao que crê, isto é pela graça de Deus.
(
CABRAL, Elienai. Romanos: O Evangelho da Justiça de Deus. 5. ed. Rio de
Janeiro: CPAD, 2005, p.59 ).
Conclusão:
Chegamos
ao final de uma importante lição sobre a doutrina da justificação pela fé.
Nesta
lição aprendemos que Paulo recorreu a experiência do patriarca Abraão para
argumentar contra a crença judaica que associava a aceitação das obras como
garantia de justificação diante de Deus.
Para Paulo isso não poderia ser verdade já que o velho patriarca
não possuía mérito algum quando recebeu as promessas de Deus.
As
bênçãos recebidas por ele, assim como as da Nova Aliança, decorrem
exclusivamente da graça de Deus em resposta a fé.
Venha participar da nossa Escola Bíblica
Dominical
Todos os domingos a partir das 08:45
ás 10: 30 hrs.
Por
diácono Daniel Barros de Lima
Professor da Escola Bíblica Dominical
Assembleia de Deus Vila Zatt.
Ministério de Perus.
Rua Prof. José Lourenço n° 845
Vila Zatt.
Dia 12 de Abril de 2.016.
Celular: 98548-5299
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