segunda-feira, 4 de abril de 2016

Lição 2 - A Necessidade Universal da Salvação em Cristo. Revista do Professor - CPAD.

Lição 2                                         10 de Abril de 2016

A Necessidade Universal da Salvação em Cristo.

TEXTO ÁUREO
Como está escrito: não há um justo sequer.
Romanos 3. 10

Verdade Prática
O pecado manchou toda a raça humana e somente o sangue de Cristo é suficiente para purifica-la.

Leitura Diária
Segunda - ( Romanos 3:9 - Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; )
Todos os homens, depois da Queda, estão debaixo do pecado.

Terça - ( Romanos 3:10 - Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.)
Não há nenhum justo sob a face da Terra, judeu ou gentio.

Quarta – ( Romanos 3:23 - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.)
Todos pecaram e foram afastados da presença de Deus.

Quinta – ( Romanos 3:20 - Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado. )
Nenhum homem pode ser justificado diante de Deus pelas obras da lei.

Sexta ( Romanos 6:23 - Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. )
O castigo ou o salario do pecado é a morte.

Sábado – ( Romanos 3:24 - Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. )
Somos justificados somente pela graça e redenção de Jesus Cristo.

Leitura bíblica em classe.
Romanos 1:18-20, Romanos 1. 25 – 27,
Romanos 2:1, Romanos 2:17-21

( Romanos 1:18 - Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. )
( Romanos 1:19 - Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. )
( Romanos 1:20 - Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; )

( Romanos 1:25 - Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. )
( Romanos 1:26 - Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. )
( Romanos 1:27 - E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. )

( Romanos 2:1 - PORTANTO, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo. )

( Romanos 2:17 - Eis que tu que tens por sobrenome judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus; )
( Romanos 2:18 - E sabes a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído por lei; )
( Romanos 2:19 - E confias que és guia dos cegos, luz dos que estão em trevas, )
( Romanos 2:20 - Instrutor dos néscios, mestre de crianças, que tens a forma da ciência e da verdade na lei; )
( Romanos 2:21 - Tu, pois, que ensinas a outro, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas? )

Objetivo Geral:
Mostrar que o pecado manchou toda a raça humana, por isso, todos necessitam de salvação.

Hinos sugeridos: 235, 291, 294 da Harpa cristã.

Objetivos Específicos:

I = Apontar a necessidade de salvação dos gentios.

II = Mostrar a necessidade de salvação dos judeus.

III = Explicar a necessidade de salvação da humanidade.

Interagindo com o professor.

Adão e Eva pecaram ao desobedecer a Deus.
O pecado deles afetou toda a humanidade, por isso, as Escrituras afirmam que "todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" ( Romanos 3:23 - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; ).
O castigo para o pecado é a morte, porém Deus por sua infinita graça, amor e misericórdia, enviou seu filhos Jesus Cristo ao mundo para morrer por nossos pecados.
O Filho de Deus morreu pelos judeus e gentios, pois ambos necessitam de salvação.
Somente Jesus Cristo pode salvar o homem libertando-o do pecado.
A salvação não pode ser alcançada pelo cumprimento da Lei ou por qualquer tipo de esforço ou sacrifícios humanos.
Somos libertos do poder do pecado unicamente pela graça de Jesus Cristo.


INTRODUÇÃO
Na lição de hoje teremos a oportunidade de compreender que o pecado, em sua universalidade, atingiu os gentios, os judeus e toda a raça humana.
Todos ficaram debaixo do impiedoso jugo do pecado.
A necessidade de uma salvação universal, na pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo é um tema bastante claro na argumentação do apóstolo Paulo em (Romanos 1:18 - Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. ) ( Romanos 3:20 - Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado. ).
Paulo nos mostra em Romanos que tanto os pagãos, que estavam nas trevas do pecado, quanto os judeus, que se orgulhavam de possuir a Lei divina entregue a Moisés no Sinai, estão sob o domínio do pecado.
Veremos nesta lição que somente a revelação da justiça de Deus em Cristo Jesus é suficiente para salvar tanto os judeus quanto os gentios.

Ponto Central
O pecado afetou toda a raça humana, por isso, todos precisam de salvação.

I – A necessidade da salvação dos gentios ( Romanos 1:18 - Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. )
( Romanos 1:19 - Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. )
( Romanos 1:20 - Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; )
( Romanos 1:21 - Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. )
( Romanos 1:22 - Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. )
( Romanos 1:23 - E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. )
( Romanos 1:24 - Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;)
( Romanos 1:25 - Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. )
( Romanos 1:26 - Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. )
( Romanos 1:27 - E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. )
( Romanos 1:28 - E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm; )
( Romanos 1:29 - Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; )
( Romanos 1:30 - Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; )
( Romanos 1:31 - Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; )
( Romanos 1:32 - Os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem. )

1.   A rejeição.
Ao dar início a sua argumentação em (Romanos 1:18 - Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. )
( Romanos 1:19 - Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. )
( Romanos 1:20 - Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; )
( Romanos 1:21 - Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. )
( Romanos 1:22 - Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. )
( Romanos 1:23 - E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. )
( Romanos 1:24 - Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;)
( Romanos 1:25 - Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. )
( Romanos 1:26 - Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. )
( Romanos 1:27 - E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. )
( Romanos 1:28 - E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm; )
( Romanos 1:29 - Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; )
( Romanos 1:30 - Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; )
( Romanos 1:31 - Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; )
( Romanos 1:32 - Os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem. ), o apóstolo tem em mente a triste situação na qual se encontra o mundo gentílico.
Esse estado de insensibilidade frente à realidade das coisas espirituais foi proporcionado pela ignorância na qual eles viviam.
O pecado os havia lançado para longe de Deus.
Quanto mais distante do Criador, mais o pecado manifesta os seus tentáculos e ganha força.
Essa atitude de rebelião contra Deus culmina na idolatria, ou seja, coloca a criatura em lugar do Criador.
O homem, com suas paixões e concupiscências, e não Deus, se torna o centro da existência: ( Romanos 1:23 - E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.).
A ignorância espiritual conduz à idolatria religiosa.

2.   A revelação.
Se o mundo está em trevas, Deus não pode ser responsabilizado por isso.
Esta é a argumentação de Paulo aos romanos.
Deus sempre se revelou aos homens ao longo da história.
Aqui fica evidente que o Senhor se deu a conhecer através das coisas criadas (Romanos 1:20 - Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; ).
Essa revelação natural, também denominada na teologia bíblica de "revelação geral", é uma testemunha contra a falta de sensibilidade da criatura diante do seu Criador.
Embora o homem não possa conhecer a Deus perfeitamente através da revelação natural ou geral, conhecimento que só se torna possível através da revelação especial de Deus, Jesus Cristo, todavia ele deveria se sentir despertado para a realidade espiritual através das coisas criadas ( Romanos 1:21 - Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. ).

3.A punição.
Os versículos 22 até o 32 do capítulo primeiro de Romanos revelam as consequências do pecado na vida dos homens.
Eles tiveram a oportunidade de glorificar a Deus, mas não o fizeram ( Romanos 1:21 - Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. ), e agora colhem os maus frutos dessa obstinação = (apego forte e excessivo às próprias ideias, resoluções e empreendimentos; pertinácia, persistência, tenacidade. comportamento que denota esse apego; teima, birra. ).

A expressão "Deus os entregou" não tem o sentido de causalidade, o que demonstra que Deus não é o responsável por essa obstinação humana.
Ele apenas permitiu que os homens, como consequência de suas próprias ações e escolhas, andem nos seus próprios caminhos.
Todavia, precisam saber que serão responsabilizados por isso.
E de fato o foram.
Paulo destaca que essa atitude reprovada cegou os homens, lançando-os na insensatez da idolatria, pois trocaram o Criador pela criatura ( Romanos 1:23 - E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. ).
Depois os levou ao desvio da sexualidade ( Romanos 1:26 - Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. )
( Romanos 1:27 - E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.  ) e, por último, fez com que eles adotassem uma diversidade de vícios morais e sociais (Romanos 1:28 - E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm; )
( Romanos 1:29 - Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; )
( Romanos 1:30 - Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; )
( Romanos 1:31 - Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; )
( Romanos 1:32 - Os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.  ).

Síntese do tópico I
Os gentios necessitam de salvação, pois também foram afetados pela Queda.

Subsídio DIDÁTICO
Paulo retratou claramente a inevitável decadência em direção ao pecado.
Primeiro, as pessoas rejeitaram a Deus; em seguida, elaboraram seu conceito de como Ele deveria ser; depois cedem a toda espécie de iniquidades: ganância, ódio, inveja, crimes, lutas, engano, malícia; finalmente, chegam a odiar a Deus e a encorajar os outros a fazerem o mesmo.
Mas Ele não é o agente dessa progressão em direção ao mal.
Quando as pessoas o rejeitam.
Deus permite que elas vivam como desejam.
Permite que experimentem as consequências naturais dos pecados que praticam.
Uma vez preso nesse movimento descendente rumo ao pecado, ninguém poderá libertar-se por suas próprias forças.
Os pecadores devem confiar somente em Cristo para libertá-los da destruição.

( Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, Rio de Janeiro: CPAD, p. 1553 ).

II – A necessidade de salvação dos judeus ( Romanos 2:1 - PORTANTO, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo. )
(Romanos 2:2 - E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade sobre os que tais coisas fazem. )
(Romanos 2:3 - E tu, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus? )
( Romanos 2:8 - Mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniqüidade; )

1.   Os judeus em relação aos gentios.
Paulo valeu-se do método de diatribe na carta aos Romanos, pois tal recurso permitia que ele dialogasse com os leitores.
É de imaginar que um judeu, quando lesse o que Paulo dissera anteriormente sobre o mundo gentílico, ficasse eufórico pelo tom duro adotado no discurso de Paulo.
Os gentios, de fato, encontravam-se numa situação deplorável diante de Deus.
Entretanto, os judeus moralistas não estavam em melhor situação ( Romanos 2:1 - PORTANTO, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo. )
(Romanos 2:2 - E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade sobre os que tais coisas fazem. )
(Romanos 2:3 - E tu, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus? )
(Romanos 2:4 - Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento? )
(Romanos 2:5 - Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus; )
(Romanos 2:6 - O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber: )
(Romanos 2:7 - A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção; )
(Romanos 2:8 - Mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniqüidade; )
(Romanos 2:9 - Tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal; primeiramente do judeu e também do grego; )
(Romanos 2:10 - Glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego; )
(Romanos 2:11 - Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas. )
(Romanos 2:12 - Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados.)
(Romanos 2:13 - Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados. )
(Romanos 2:14 - Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei; )
(Romanos 2:15 - Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os; )
(Romanos 2:16 - No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho. ).
Eles também eram igualmente condenáveis diante de Deus (Romanos 2:1 - PORTANTO, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo. )
(Romanos 2:2 - E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade sobre os que tais coisas fazem. )
(Romanos 2:3 - E tu, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus? ).

Eles condenavam os gentios, mas praticavam pecados semelhantes.

Por isso, eram carentes da graça de Deus da mesma forma.


2.    Os judeus em relação á Lei.
Outro aspecto da argumentação do apóstolo em relação aos judeus encontra-se nos ( Romanos 2:17 - Eis que tu que tens por sobrenome judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus; )
( Romanos 2:18 - E sabes a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído por lei; )
( Romanos 2:19 - E confias que és guia dos cegos, luz dos que estão em trevas, )
( Romanos 2:20 - Instrutor dos néscios, mestre de crianças, que tens a forma da ciência e da verdade na lei; )
( Romanos 2:21 - Tu, pois, que ensinas a outro, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas? )
( Romanos 2:22 - Tu, que dizes que não se deve adulterar, adulteras? Tu, que abominas os ídolos, cometes sacrilégio? )
( Romanos 2:23 - Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei? )
( Romanos 2:24 - Porque, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vós. )
( Romanos 2:25 - Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se tu guardares a lei; mas, se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão se torna em incircuncisão. )
( Romanos 2:26 - Se, pois, a incircuncisão guardar os preceitos da lei, porventura a incircuncisão não será reputada como circuncisão? )
( Romanos 2:27 - E a incircuncisão que por natureza o é, se cumpre a lei, não te julgará porventura a ti, que pela letra e circuncisão és transgressor da lei? )
( Romanos 2:28 - Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. )
( Romanos 2:29 - Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus. ).
Paulo sabia que todo judeu se orgulhava da Lei que lhes fora outorgada no Sinai (Romanos 2:17 - Eis que tu que tens por sobrenome judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus; )
( Romanos 2:18 - E sabes a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído por lei; ).
Ao contrário dos gentios que possuíam apenas a revelação natural, a eles fora dado também a Lei.
Contudo, havia uma incongruência = (Falta de congruência e de adequação; desprovido de concordância; sem harmonia nem identidade etc.  ) entre o conhecer a Lei e o praticá-la.
Apenas o conhecimento da letra da Lei, sem a devida interiorização das suas normas e preceitos, conduziu o judaísmo a um moralismo estéril e farisaico.
Nesse aspecto, de nada adiantava conhecer a Lei e não vivê-la ( Romanos 2:28 - Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. )
( Romanos 2:29 - Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus.  ).

O judeu se tornara tão culpável quanto o gentio.

Infelizmente, é ainda exatamente assim que muitos cristãos agem.

3.   Os judeus em relação à aliança.
A pergunta que todo judeu faria Paulo fez para logo depois dar a resposta:
Qual é, logo, a vantagem do judeu?
Ou qual a utilidade da circuncisão?
Muita, em toda a maneira, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas" ( Romanos 3:1 - QUAL é, pois, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão? )
( Romanos 3:2 - Muita, em toda a maneira, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas. ).
Mesmo tendo afirmado anteriormente que o que vale mesmo é a circuncisão do coração, o apóstolo não nega os privilégios de pertencer ao povo de Deus ( Israel ).
Isso é mostrado no privilégio que eles tiveram de serem os despenseiros dos mistérios de Deus.
A palavra grega logion, traduzida aqui como "palavras de Deus", significa oráculo.
A expressão refere-se é a revelação da Lei que Deus deu a Israel no Sinai.
Era uma alta honra ter sido escolhido dentre todas as nações para ser despenseiro dos mistérios de Deus.
Todavia, como bem observou F. F. Bruce, essa alta honra levava consigo uma grande responsabilidade.
Se se mostrassem infiéis à confiança depositada neles, seu caso seria pior do que o das nações as quais Deus não se tinha revelado.

Síntese do Tópico II
Os judeus, embora fosse o povo escolhido de Deus, também necessitam de salvação.

Subsidio Bibliológico
Bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade" ( Romanos 2:2 - E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade sobre os que tais coisas fazem. ).
Que podemos entender nessa declaração?
O julgamento de Deus é instituído aqui em razão dos pecados do paganismo e do falho moralismo dos judeus em condenar os gentios.
A questão da condenação do pecado é uma só para todos.
Uma vez que tenha pecado, qualquer um incorre na condenação de Deus.
Paulo declara que os gentios pecaram (Romanos 1:18 - Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. )
( Romanos 1:19 - Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. )
( Romanos 1:20 - Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; )
( Romanos 1:21 - Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. )
( Romanos 1:22 - Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. )
( Romanos 1:23 - E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. )
( Romanos 1:24 - Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;)
( Romanos 1:25 - Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. )
( Romanos 1:26 - Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. )
( Romanos 1:27 - E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. )
( Romanos 1:28 - E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm; )
( Romanos 1:29 - Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; )
( Romanos 1:30 - Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; )
( Romanos 1:31 - Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; )
( Romanos 1:32 - Os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem. ) e os judeus também pecaram ( Romanos 2:17 - Eis que tu que tens por sobrenome judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus; ) ( Romanos 3:8 - E por que não dizemos (como somos blasfemados, e como alguns dizem que dizemos): Façamos males, para que venham bens? A condenação desses é justa. ).
Portanto, uma vez que, tanto judeus como gentios pecaram, todos carecem da justiça de Deus ( Romanos 3:9 - Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; )
( Romanos 3:10 - Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. )
( Romanos 3:11 - Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. )
( Romanos 3:12 - Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. )
( Romanos 3:13 - A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; )
( Romanos 3:14 - Cuja boca está cheia de maldição e amargura. )
( Romanos 3:15 - Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. )
( Romanos 3:16 - Em seus caminhos há destruição e miséria; )
( Romanos 3:17 - E não conheceram o caminho da paz. )
( Romanos 3:18 - Não há temor de Deus diante de seus olhos. )
( Romanos 3:19 - Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus. )
( Romanos 3:20 - Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado. ).
O judeu cria que possuía privilégio especial, e por isso poderia escapar do juízo já conhecido para os gentios, mas a realidade era que o juízo seria 'segundo a verdade'.
Esta expressão ‘segundo a verdade' significa que o julgamento divino seria conforme a culpa de cada um, baseada nos pecados cometidos por cada um.
O judeu interpretava erradamente a misericórdia, pois imaginava como um ato de tolerância divina com o pecado.
[...] Deus demonstrou aos judeus sua ‘bondade, tolerância e longanimidade', a fim de que eles deixassem o pecado e se arrependessem.
Mas não fizeram caso dessa ‘riqueza' (Romanos 2:4 - Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento? ) e, por isso, por sua ‘dureza e impenitência' (falta de arrependimento), e por julgarem negativamente o propósito divino, entesouraram para si ‘ira para o dia da ira' (Romanos 2:5 - Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus; ).
Qual é o dia da ira?
É o dia do ajuste de contas.
É o dia quando a balança julgadora de Deus vai pesar nossos atos e, mediante seu peso, serão julgados.
É o dia da retribuição ao pecado e da sua inevitável punição"

(CABRAL, Elienai. Romanos: O Evangelho da Justiça de Deus. 5.ed. Rio de janeiro: CPAD, 2005, pp.39-40).


III - A NECESSIDADE DA SALVAÇÃO DA HUMANIDADE
( Romanos 3:9 - Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; )
( Romanos 3:10 - Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. )
( Romanos 3:11 - Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. )
( Romanos 3:12 - Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. )
( Romanos 3:13 - A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; )
( Romanos 3:14 - Cuja boca está cheia de maldição e amargura. )
( Romanos 3:15 - Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. )
( Romanos 3:16 - Em seus caminhos há destruição e miséria; )
( Romanos 3:17 - E não conheceram o caminho da paz. )
( Romanos 3:18 - Não há temor de Deus diante de seus olhos. )
( Romanos 3:19 - Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus. )
( Romanos 3:20 - Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado. )

1.    A universalidade e o jugo do pecado.
A argumentação de Paulo em Romanos 3.9-20 é que tanto os gentios como os judeus sem Cristo estão debaixo da condenação do pecado ( Romanos 3:9 - Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; ).
A raça humana sem Cristo está sob o domínio do pecado.
A expressão grega hüpo hamartían, traduzida como “debaixo do pecado", tem o seguinte sentido: no poder de, debaixo da autoridade de.
Essa mesma construção gramatical ocorre em ( Mateus 8:9 - Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz. ).
Nessa passagem encontramos o centurião dizendo: tenho soldados hüpo emautón ( por debaixo de mim ), que em português tem o sentido de às minhas ordens.

A ideia de Paulo é mostrar que a humanidade em seu estado natural, separada de Cristo, portanto, sob o domínio do pecado, é incapaz de libertar-se por si mesma.

2.    Valores e comportamentos.
Outras duas verdades que podemos perceber na argumentação de Paulo em (Romanos 3:10 - Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. )
( Romanos 3:11 - Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. )
( Romanos 3:12 - Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. )
( Romanos 3:13 - A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; )
( Romanos 3:14 - Cuja boca está cheia de maldição e amargura. )
( Romanos 3:15 - Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. )
( Romanos 3:16 - Em seus caminhos há destruição e miséria; )
( Romanos 3:17 - E não conheceram o caminho da paz. )
( Romanos 3:18 - Não há temor de Deus diante de seus olhos. ), estão relacionadas com o caráter e a conduta. )

O pecado distorceu valores e comportamentos na sociedade.

Valores invertidos são marcas de uma humanidade caída.

Somente em Cristo eles podem ser reorientados.

Sintese do tópico III
Todos, judeus e gentios, pecaram e necessitam da salvação que só pode ser encontrada em Jesus Cristo.
           
Subsídio Bibliológico:

Não há um justo, nem um sequer (Romanos 3:9 - Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado;  )
( Romanos 3:10 - Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. )
( Romanos 3:11 - Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. )
( Romanos 3:12 - Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. )
( Romanos 3:13 - A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; )
( Romanos 3:14 - Cuja boca está cheia de maldição e amargura. )
( Romanos 3:15 - Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. )
( Romanos 3:16 - Em seus caminhos há destruição e miséria; )
( Romanos 3:17 - E não conheceram o caminho da paz. )
( Romanos 3:18 - Não há temor de Deus diante de seus olhos. ), estão relacionadas com o caráter e a conduta. ).

Paulo havia argumentado que tanto os judeus quanto os gentios haviam pecado, e não alcançaram a glória de Deus.
Agora ele prova essa observação citando vários Salmos.
Seus leitores judeus poderiam rejeitar seu argumento, mas dificilmente rejeitariam o veredicto das palavras que eles sabem que são palavras de Deus.
Tudo o que a lei diz aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus' (Romanos 3:19 - Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus. )
( Romanos 3:20 - Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado. ).
A palavra bupodikos foi usada no sentido legal de passível de punição.
A lei moral, na qual esperam o judeu e o gentio de boa moral, provou não ser uma fonte de esperança, e sim o padrão pelo qual foi estabelecido o insucesso deles.
Assim, a lei não é marco de estrada nos direcionando à recompensa divina, mas espelho que, quando usado corretamente, nos revela nossos pecados.

( RICHARDS, Lawrence. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 7.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p. 292 ).

Conclusão:
A universalidade do pecado, isto é, que todos os homens estão debaixo da condenação eterna, é uma doutrina claramente demonstrada na Epístola aos Romanos.
Por outro lado, o universalismo, doutrina herética que afirma que todos os homens, independentemente se acreditam em Cristo ou não, no fim de tudo, serão salvos, é claramente rejeitada nessa mesma carta.
Cabe a nós, portanto, conhecedores desses fatos, viver essa bendita salvação e compartilhá-la com quem ainda não a possui.


Por diácono Daniel Barros de Lima
Professor da Escola Bíblica Dominical
Assembleia de Deus Vila Zatt.
Ministério de Perus.
Rua Prof. José Lourenço n° 845
Vila Zatt.
Dia 10 de Abril de 2.016.

Daniel :98548-5299






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