quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Lição 06 - A Evangelização dos Grupos Desafiadores. - Revista do Professor - CPAD.



Por Irmão “Daniel Barros de Lima”
Professor da Escola Bíblica Dominical
Assembleia de Deus Vila Zatt.
Ministério de Perus.
Rua Prof. José Lourenço n° 845
Vila Zatt.
Dia 03 de Agosto de 2.016.
Celular: 98548-5299
Fone: 3974-7714




A Evangelização dos Grupos Desafiadores.





Leitura Diária

Segunda - ( Lucas 7:37 - E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento; )

Jesus transforma as prostitutas.

Terça – ( I Corintios 6:9 - Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, )
( I Corintios 6:10 - nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. )
( I Corintios 6:11 - E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus. )
Jesus transforma os homossexuais que desejam ser transformados.

Quarta ( Lucas 23:42 - E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. )
( Lucas 23:43 - E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso. )

Jesus transforma os criminosos.

Quinta – ( II Corintios 5:17 - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. )
A nova criatura em Cristo.

Sexta ( João 3:3 - Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. )

A importância do novo nascimento.

Sábado – ( Isaías 1:18 - Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã. )
Em Cristo, todos os pecados são apagados.

Leitura bíblica em classe.
Lucas 7. 36 – 50.


( Lucas 7:36 - E rogou-lhe um dos fariseus que comesse com ele; e, entrando em casa do fariseu, assentou-se à mesa. )

( Lucas 7:37 - E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento; )
( Lucas 7:38 - E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o ungüento. )
( Lucas 7:39 - Quando isto viu o fariseu que o tinha convidado, falava consigo, dizendo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora. )
( Lucas 7:40 - E respondendo, Jesus disse-lhe: Simão, uma coisa tenho a dizer-te. E ele disse: Dize-a, Mestre. )
( Lucas 7:41 - Um certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos dinheiros, e outro cinqüenta. )
( Lucas 7:42 - E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Dize, pois, qual deles o amará mais? )
( Lucas 7:43 - E Simão, respondendo, disse: Tenho para mim que é aquele a quem mais perdoou. E ele lhe disse: Julgaste bem. )
( Lucas 7:44 - E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e mos enxugou com os seus cabelos. )
( Lucas 7:45 - Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés. )
( Lucas 7:46 - Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com ungüento. )
( Lucas 7:47 - Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama. )
( Lucas 7:48 - E disse-lhe a ela: Os teus pecados te são perdoados. )
( Lucas 7:49 - E os que estavam à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este, que até perdoa pecados? )
( Lucas 7:50 - E disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz. )

Hinos sugeridos: 220, 394, 409 da Harpa cristã.

Objetivo Geral:

Mostrar que falar de Cristo aos grupos desafiadores também faz parte de missão evangelizadora da Igreja.

Objetivos Específicos:

I – Mostrar que o Evangelho de Jesus Cristo é inclusivo.

II – Conscientizar de que precisamos evangelizar as prostitutas.

III – Saber que devemos pregar o evangelho aos homossexuais.

Interagindo com o professor.
O Evangelho de Jesus Cristo é inclusivo.
O Salvador veio para todos.
Jesus pregou para as mulheres em uma cultura onde elas não eram valorizadas.
Ele evangelizou senhoras de bem, mas também evangelizou algumas, como a samaritana, cuja reputação não era boa.

Ele acolheu os cegos, os aleijados, os publicanos e os pobres.
Sua atitude de amor foi duramente criticada pelos líderes religiosos de sua época.
Ele foi chamado de amigo de pecadores: ( Mateus 11:19 - Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um homem comilão e beberrão, amigo dos publicanos e pecadores. Mas a sabedoria é justificada por seus filhos. )
Jesus não aprovou o pecado, mas sempre se mostrou acessível ao pecador e as suas necessidades.

O Salvador não excluiu ninguém.

Seu convite generoso ainda está aberto para todos que se sentem rejeitados, cansados e oprimidos ( Mateus 11:28 - Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. ).
Sigamos o exemplo do Mestre alcançando os grupos desafiadores do nosso tempo.


INTRODUÇÃO


A igreja do século 21 tem um grande trabalho pela frente: evangelizar os grupos desafiadores, dentre os quais destacamos as prostitutas, os homossexuais, os criminosos e os viciados.

Tais pessoas não podem ser ignoradas em nossas ações evangelísticas.


Diante desse desafio, que exige uma ação concentrada de toda a igreja, saiamos a ganhar, para Cristo, os que se acham nos becos, sarjetas, prostíbulos, presídios e cracolândias.
Jesus nunca deixou um marginalizado sem consolo e alívio. Ele disse: ( Mateus 11:28 - Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. ).

I – JESUS ANUNCIA O EVANGELHO DA INCLUSÃO.
A narrativa da pecadora que, além de ungir Jesus, lavou-lhe os pés com as lágrimas, enxugando-os com os próprios cabelos, mostra a ação inclusiva do Evangelho de Cristo.


1.   A reação do fariseu, o incluído.
Vendo a pecadora adorando o Salvador, o fariseu pôs-se a murmurar contra o caráter e a missão de Jesus ( Lucas 7:39 - Quando isto viu o fariseu que o tinha convidado, falava consigo, dizendo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora. ).
Ele julgava-se bom, justo e repleto de boas obras.
Aos próprios olhos, já estava incluso no Reino de Deus.
Por esse motivo, achava-se no direito de excluir aquela prostituta, condenando-a ao fogo do inferno.
Assim agiam os adeptos do farisaísmo ( Lucas 18:11 - O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. ).

Será que não estamos agindo de igual maneira frente aos que necessitam ouvir o Evangelho amoroso e inclusivo de Cristo?
Não devemos excluir os que Deus quer incluir.

Ponto Central
Como Igreja do Senhor, precisamos alcançar com o evangelho os grupos desafiadores.



2. A reação da mulher, a excluída.
Àquela pecadora não restava outra coisa senão chorar e adorar a Jesus com seu unguento e lágrimas ( Lucas 7:38 - E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o ungüento. ).
Ela nada podia alegar em sua defesa, pois todos sabiam quem era ela e o que fazia.
Não  podemos desprezar, pois, os que, ao nosso redor, choram envergonhados de seus pecados.


3.Reação de Jesus, o amor inclusivo.
Diante da insensibilidade do fariseu, o Senhor mostra a fé operosa daquela pecadora ( Lucas 7:44 - E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e mos enxugou com os seus cabelos. )
( Lucas 7:45 - Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés. )
( Lucas 7:46 - Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com ungüento. ).
Em seguida, diante de todos, Jesus inclui a mulher no Reino de Deus: ( Lucas 7:48 - E disse-lhe a ela: Os teus pecados te são perdoados. )
( Lucas 7:50 - E disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz.).



 SUBSÍDIO Biblico-TEOLÓGICO

Embora Jesus seja amigo dos desterrados e pecadores, seu ministério às pessoas menosprezadas não exclui interesse nos membros respeitáveis da sociedade.
Eles também precisam do Evangelho, Jesus quer compartilhá-lo com pessoas de todas as convicções.

O relato do jantar de Jesus na casa de Simão, o Fariseu, ilustra seu ensino sobre o pecado e a salvação.

Uma mulher entra na casa de Simeão sem ser convidada, Lucas a chama de bamartolos, melhor entendido aqui por 'prostituta’.

Ela sabe que Jesus está lá; a refeição de que Ele está        participando não é particular.

Como era comum naqueles dias, outros tinham acesso a refeição em honra de um mestre distinto, ainda que mulher nunca fosse bem-vinda na casa de um fariseu.

Obviamente esta mulher tem pouca ou nenhuma preocupação com a opinião pública.

Ela esqueceu que uma mulher decente não solta os cabelos em público.

Parece justo dizer que ela já conhece Jesus como seu Salvador.

Ela pode ter estado entre as pessoas que ouviram os ensinos de Jesus e foram convencidas dos seus caminhos maus.

Ela se arrependeu, e Ele mudou a vida dela e a pôs no caminho do autorrespeito.

Como pecadora perdoada ela conhece o real significado da tristeza pelo pecado.

( Comentário Bíblico Pentecostal; Novo Testamento, 4.ed, Vol 1. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p. 361 ).

CONHEÇA MAIS
( Lucas 7:39 - Quando isto viu o fariseu que o tinha convidado, falava consigo, dizendo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora. )


Nesse texto a mulher é identificada como uma 'pecadora' [hamartolos], significando que era uma prostituta, ou a esposa de um homem cujo trabalho era considerado desonrado.
Como o versículo 47 relata que Jesus falou dos ‘seus' muitos pecados, devemos aparentemente preferir a primeira possibilidade.

Ao se abaixar e se inclinar sobre os pés de Jesus, a mulher de repente se tornou o foco da atenção de todos.

A maneira de cada um interpretar seu ato, e as conclusões a que chegaram, nos ensina mais sobre cada pessoa do que sobre esta mulher.

( Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento, CPAD, p. 159 ).


II - O EVANGELHO ÀS PROSTITUTAS.

Na evangelização das prostitutas, há duas perguntas a responder.
Por que e como evangelizá-las?


1.   Por que evangelizar as prostitutas.
A resposta a esta pergunta é mais do que óbvia.
Devemos evangelizá-las porque Jesus morreu por elas também ( João 3:14 - E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; )
( João 3:15 - Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. )
( João 3:16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.  ).
Logo, como já deixamos claro no tópico anterior, estejamos aptos a falar-lhes de Cristo.



 Várias são as mulheres que, libertas de pecados sexuais, tornaram-se heroínas da fé, como Raabe e a mulher pecadora na casa de Simão ( Hebreus 11:31 - Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias. ); ( Lucas 7:36 - E rogou-lhe um dos fariseus que comesse com ele; e, entrando em casa do fariseu, assentou-se à mesa. )
( Lucas 7:37 - E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento; )
( Lucas 7:38 - E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o ungüento. )
( Lucas 7:39 - Quando isto viu o fariseu que o tinha convidado, falava consigo, dizendo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora. )
( Lucas 7:40 - E respondendo, Jesus disse-lhe: Simão, uma coisa tenho a dizer-te. E ele disse: Dize-a, Mestre. )
( Lucas 7:41 - Um certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos dinheiros, e outro cinqüenta. )
( Lucas 7:42 - E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Dize, pois, qual deles o amará mais?)
( Lucas 7:43 - E Simão, respondendo, disse: Tenho para mim que é aquele a quem mais perdoou. E ele lhe disse: Julgaste bem. )
( Lucas 7:44 - E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e mos enxugou com os seus cabelos. )
( Lucas 7:45 - Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés. )
( Lucas 7:46 - Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com ungüento. )
( Lucas 7:47 - Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama. )
( Lucas 7:48 - E disse-lhe a ela: Os teus pecados te são perdoados. )
( Lucas 7:49 - E os que estavam à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este, que até perdoa pecados? )
( Lucas 7:50 - E disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz.).

2.Como evangelizar as prostitutas.
Embora nada impeça que um homem crente evangelize uma prostituta, recomenda-se, sempre que possível, que esse trabalho seja acompanhado por uma equipe feminina.
Seja como for, que essas mulheres ouçam o Evangelho de Cristo.
Todavia, acautelemo-nos daquelas que, embora aprendam sempre, jamais chegam ao conhecimento da verdade, em consequência de seu amor à vida pecaminosa ( II Timóteo 3:7 - Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade. ).



SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
Nos tempos bíblicos, o meretrício = ( A comercialização do corpo. O ofício da mulher que vende o corpo - profissão de meretriz: prostituição.) era praticado com finalidades mercenárias e religiosas.
Esse fato deve ser observado no uso das várias palavras hebraicas que se referem a uma meretriz.

A palavra hebraica zona normalmente se refere a uma mulher que se ocupa dessa prática com finalidades monetárias.

A prostituta religiosa era normalmente chamada de g desha, palavra que designava uma mulher pertencente a uma classe especial de indivíduos religiosamente consagrados.

Tanto na época do Antigo Testamento como do Novo Testamento, era muito comum que os sistemas religiosos pagãos empregassem regularmente prostitutas em seus rituais religiosos nos santuários de seus ídolos, e as religiões não faziam exceção a esse costume.

Era um sistema que endeusava os órgãos e as forças reprodutoras na suposição de que a reprodução e a fertilidade da natureza eram controladas pelas relações sexuais entre deuses e deusas.

Nesses santuários, os adoradores dessas seitas participavam de relações sexuais com prostitutas religiosas ( do sexo masculino e feminino ) do santuário acreditando que elas iriam induzir os deuses e as deusas a fazer o mesmo trazendo, dessa forma, fertilidade e produtividade, aos campos e aos rebanhos.

A Bíblia defende consistentemente a pureza moral e mantém uma posição firme contra a prostituição de qualquer tipo.
Várias proibições podem ser encontradas na lei mosaica (Levítico 19:29 - Não contaminarás a tua filha, fazendo-a prostituir-se; para que a terra não se prostitua, nem se encha de maldade.  ); (Levítico 21:7 - Não tomarão mulher prostituta ou desonrada, nem tomarão mulher repudiada de seu marido; pois santo é a seu Deus.  ) (Levítico 21:14 - Viúva, ou repudiada ou desonrada ou prostituta, estas não tomará; mas virgem do seu povo tomará por mulher.  ); (Deuteronômio 22:2 - E se teu irmão não estiver perto de ti, ou não o conheceres, recolhê-los-ás na tua casa, para que fiquem contigo, até que teu irmão os busque, e tu lhos restituirás.  ).

( Dicionário Bíblico Wycliffe, 1ed, Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p. 1254 ).

III – O EVANGELHO AOS HOMOSSEXUAIS.
Ao contrário do que alguns supõem, Cristo também liberta e salva os homossexuais.
Este grupo precisa ser incluído em nossas ações evangelísticas.


1.   Homossexuais em Corinto.

Entre os crentes de Corinto, havia também ex-homossexuais que, ao se arrependerem de seus pecados, deixaram as velhas práticas.
E, agora, achavam-se entre os santos daquela igreja ( I Corintios 6:9 - Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, )
( I Corintios 6:10 - nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. )
( I Corintios 6:11 - E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus. ).
Sua conversão não era propaganda enganosa, mas real e constatável.
Basta esse único caso para comprovar o poder do Evangelho.

1.   Como evangelizar os homossexuais.
Os homossexuais, tanto homens quanto mulheres, devem ser abordados direta, mas respeitosa e amorosamente.
Devemos vê-los como as demais pessoas carentes da graça de Deus.
Se crerem no Evangelho e arrependerem-se de seus pecados, certamente serão salvos.

Já convertido, o ex-homossexual será devidamente discipulado e integrado à igreja.

E, bem orientado, começará uma vida nova que, em todas as coisas, glorificará o nome de Deus.



SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
Professor, aproveite a temática do tópico enfatizar que o crente não deve jamais atacar os homossexuais.
Não podemos julgar ou discriminar as pessoas.

Nosso objetivo deve ser anunciar aos homossexuais o grande e puro amor de Deus, manifestado no sacrifício vicário de Jesus Cristo.

Ternos que aprender a amar o pecador e a odiar o pecado.

Que jamais venhamos nos esquecer, como igreja do Senhor, que Jesus morreu por toda a humanidade.

O Salvador não morreu somente pelos heterossexuais.

Mostre que o ato sexual com alguém do mesmo sexo é abominação ao Senhor.
Isto é, tal ato é, sobretudo, e detestável e repulsivo a Deus ( Levítico 18:22 - Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é; ).

Em ( Romanos 1:27 - E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. ), o apóstolo Pauto, certamente, considerou a abominação homossexual do homem e da mulher como a evidência máxima da degeneração humana, resultante da imoralidade e do abandono da pessoa por Deus.

Qualquer nação que justifica o homossexualismo ou o lesbianismo, como modo aceitável de vida, está nas etapas finais da corrupção moral

( Bíblia Estudo Pentecostal. 1ed. Rio de Janeiro: CPAD,pp. 213.1697 ).


 IV - O EVANGELHO AOS CRIMINOSOS
Nossas prisões acham-se abarrotadas de homens e mulheres que precisam ouvir a verdade libertadora do Evangelho ( João 8:32 - E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. ).


1.   A capelania de Paulo e Silas.
Os primeiros capelães carcerários da Igreja de Cristo foram Paulo e Silas.
Presos como criminosos comuns, realizaram um trabalho incomum na penitenciária de Filipos.
Ali, através de seu testemunho e proclamação, ganharam o carcereiro e sua família para Jesus, além de evangelizar os outros presos ( Atos 16:19 - E, vendo seus senhores que a esperança do seu lucro estava perdida, prenderam Paulo e Silas, e os levaram à praça, à presença dos magistrados. )
( Atos 16:20 - E, apresentando-os aos magistrados, disseram: Estes homens, sendo judeus, perturbaram a nossa cidade, )
( Atos 16:21 - E nos expõem costumes que não nos é lícito receber nem praticar, visto que somos romanos. )
( Atos 16:22 - E a multidão se levantou unida contra eles, e os magistrados, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas. )
( Atos 16:23 - E, havendo-lhes dado muitos açoites, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança.)
( Atos 16:24 - O qual, tendo recebido tal ordem, os lançou no cárcere interior, e lhes segurou os pés no tronco. )
( Atos 16:25 - E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. )
( Atos 16:26 - E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos. )
( Atos 16:27 - E, acordando o carcereiro, e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada, e quis matar-se, cuidando que os presos já tinham fugido. )
( Atos 16:28 - Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos.)
( Atos 16:29 - E, pedindo luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas. )
( Atos 16:30 - E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? )
( Atos 16:31 - E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. )
( Atos 16:32 - E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa. )
( Atos 16:33 - E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus. )
( Atos 16:34 - E, levando-os à sua casa, lhes pôs a mesa; e, na sua crença em Deus, alegrou-se com toda a sua casa. ).


2.A capelania da igreja atual.
Num país como o Brasil, há um vasto campo no âmbito da capelania carcerária.
A Igreja deve se esforçar para evangelizar os presídios e os menores que estão sofrendo medidas socioeducativas.
Além disso, não deve se ausentar das áreas de risco, levando o Evangelho de Cristo às pessoas que traficam drogas e dependentes químicos.



V - O EVANGELHO AOS VICIADOS
Dizem que o número de viciados em crack, no Brasil, pode chegar à casa do milhão.
Se isso for verdade, estamos diante de uma tragédia social.


1.Viciados libertos.
Na igreja em Corinto, havia também muitos irmãos libertos do álcool que, à semelhança de outras drogas, vinha minando as bases do Império Romano.
Entretanto, os que dantes eram escravos do vício levavam, agora, uma vida produtiva e digna ( I Corintios 6:9 - Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, )
( I Corintios 6:10 - nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. ).

O mesmo aplica-se aos que, hoje, vivem aprisionados à cocaína, ao crack, ao haxixe e outras substâncias nocivas.



1.   Como evangelizar os viciados.
Não é fácil expor o Evangelho aos que vivem nas cracolândias.
Muitos deles já não têm qualquer discernimento; comportam-se como mortos-vivos.
Para alcançá-los, exige-se uma equipe evangelística especializada e assistida por profissionais competentes.
As medidas de segurança não podem ser desprezadas.



Há outros grupos desafiadores que não foram mencionados, mas que estão a requerer igual assistência.

Busque conhecer as reais carências de sua cidade.
O momento atual exige uma ação prioritária e urgente da Igreja de Cristo.
Nenhum segmento social pode ficar de fora de nossa ação evangelística.



Por Irmão “Daniel Barros de Lima”
Professor da Escola Bíblica Dominical
Assembleia de Deus Vila Zatt.
Ministério de Perus.
Rua Prof. José Lourenço n° 845
Vila Zatt.
Dia 03 de Agosto de 2.016.
Celular:98548-5299
Fone: 3974-7714





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