quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Lição 2 - O Propósito do Fruto do Espirito - Revista do Professor - CPAD - Por Daniel B de Lima.

Lição 2 - 08 de Janeiro de 2017
O Propósito do Fruto do Espirito





















Lição 2 - 08 de Janeiro de 2017
O Propósito do Fruto do Espírito



Texto Áureo
Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento.
Mateus 3.8


  
Verdade Prática
Somente através de uma vida espiritual frutífera o crente poderá glorificar a Deus.

LEITURA DIÁRIA
Segunda – ( João 15:16 - Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda. )
Fomos escolhidos e separados do mundo para dar fruto para Deus

Terça – ( Gênesis 1:11 - E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi. )
O fruto identifica a espécie a que pertence a árvore

Quarta – ( Isaías 57:19 - Eu crio os frutos dos lábios: paz, paz, para o que está longe; e para o que está perto, diz o SENHOR, e eu o sararei. )
Louvor e adoração, o fruto dos lábios

Quinta – ( Filipenses 1:11 - Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus. )
Frutos de justiça para o louvor de Deus

Sexta – ( Mateus 3:10 - E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo. )
A árvore que não produz bons frutos será cortada

Sábado – ( Marcos 4:20 - E os que recebem a semente em boa terra são os que ouvem a palavra e a recebem, e dão fruto, um a trinta, outro a sessenta, outro a cem, por um. )
Os discípulos de Cristo produzem frutos

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Mateus 7:13-20
( Mateus 7:13 - Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; )
( Mateus 7:14 - E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem. )



( Mateus 7:15 - Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. )
( Mateus 7:16 - Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? )
( Mateus 7:17 - Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. )
( Mateus 7:18 - Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. )
  
  
( Mateus 7:19 - Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. )
( Mateus 7:20 - Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. )




  
HINOS SUGERIDOS:
83, 203, 252 DA HARPA CRISTÃ

OBJETIVO GERAL
Compreender o real significado da frutificação espiritual.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

I.  Mostrar que uma vida controlada pelo Espírito requer de nós um viver santo e uma verdadeira comunhão com Deus;
 
II.  Saber que o Espírito Santo molda o nosso caráter para sermos como Cristo;
 
III.  Apresentar o propósito do fruto e a necessidade de se ter uma vida produtiva.


  
INTERAGINDO COM O PROFESSOR

Professor, na lição de hoje estudaremos o propósito do fruto do Espírito.

Este assunto é tão importante que o próprio Jesus reservou um tempo para ensinar a respeito da árvore e seus frutos, ou seja, cada árvore deve produzir frutos condizentes com sua espécie.

Claramente Jesus buscava ensinar seus seguidores a terem cuidado com os ensinamentos que divergiam do seu: pelos frutos conhecemos aqueles que falam a verdade de Deus e aqueles falsos mestres enganadores. Hoje não é diferente.
Devemos examinar não só as palavras dos mestres, mas também as suas atitudes.

Da mesma maneira que existe uma relação entre as árvores e o tipo de fruto que produzem, aqueles que ensinam o que é correto têm um bom comportamento e um caráter elevado; procuram viver de acordo com as verdades das Escrituras.
Cuide para que seus frutos sejam condizentes com seu ensino.



INTRODUÇÃO

Na lição de hoje, estudaremos o propósito do fruto do Espírito.
Nas Escrituras Sagradas, o vocábulo fruto tem muitos significados que podem ser utilizados para designar nossas ações e motivos.
Veremos que Jesus, nosso Salvador, morreu e ressuscitou para nos ensinar o valor de uma vida frutífera ( João 12:24 - Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto. ).
Nós somos fruto do sacrifício de Cristo na cruz do Calvário, logo temos a responsabilidade de frutificar para a glória de Deus.
  
PONTO CENTRAL



Glorificamos a Deus quando produzimos frutos condizentes com a vida cristã.

I.                 A VIDA CONTROLADA PELO ESPÍRITO


1.O que significa ser controlado pelo Espírito?

Significa ser cheio do Espírito Santo diariamente, não somente aos domingos ( Efésios 5:18 - E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; ).
Se quisermos viver de modo a agradar a Deus e produzir frutos para a sua glória, precisamos cumprir o imperativo bíblico registrado em ( Efésios 5:18 - E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; ).
O verbo encher aqui remete também a ser controlado, dominado, de modo que a pessoa não tem mais vontade própria.
Quando somos controlados peio Espírito Santo, os nossos pensamentos, ações e vontades passam a ser conduzidos por Ele.
É lamentável, mas infelizmente muitos crentes não buscam mais o poder do Espírito Santo, pois estão mais preocupados com os bens desse mundo.



Jesus nos advertiu a respeito de juntar tesouros na terra e não no céu ( Mateus 6:19 - Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; )
( Mateus 6:20 - Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. ).

2. Um viver santo.
O Espírito Santo nos ajuda a ter uma compreensão melhor de Deus e do seu Reino.

Ele deseja nos ensinar a viver em novidade de vida, em santidade, mesmo habitando em um mundo corrompido pelo pecado e dominado pelo Inimigo ( I Corintios 2:10 - Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. )
( I Corintios 2:11 - Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. )
( I Corintios 2:12 - Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. )
( I Corintios 2:13 - As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. )
( I Corintios 2:14 - Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. )
( I Corintios 2:15 - Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. ).

Para que uma planta produza frutos ela precisa alcançar um determinado nível de maturação; isso também ocorre com o crente ( Efésios 4:13 - Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, ).





Esse nível de crescimento e maturação só pode ser alcançado com a ajuda e a ação do Espírito Santo.
A vida frutífera é para os "maduros". 
Quando os anos passam e o crente não alcança a maturidade espiritual, ele se torna vulnerável ao pecado e a todo vento de doutrina, sendo enganado pela astúcia dos que alegam falar em nome de Deus ( Efésios 4:14 - Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. ).

3. A verdadeira comunhão.

Você deseja ter uma vida de comunhão com Deus?
Então invista tempo no seu relacionamento com Ele (Oséias 6:3 - Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. ).
Ore, jejue e adore ao Senhor.
A comunhão com Deus vai gerar em nós frutos excelentes que evidenciarão que o Pai habita em nós.
Jesus ordenou que seus discípulos fossem para Jerusalém para serem revestidos de poder ( Atos 1:8 - Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. ).





Ele sabia que, para dar continuidade à sua obra e produzir bons frutos, os discípulos precisariam desse revestimento de poder.





SÍNTESE DO TÓPICO l

Uma vida controlada pelo Espírito produz em nós um viver santo e uma verdadeira comunhão com Deus.

SUBSÍDIO TEOLÓGICO
Em Efésios 4-17—5.20, Paulo estabeleceu o contraste entre o 'antes' e o 'depois' da vida dos crentes.
Embriagar-se com vinho era associado com o antigo modo de vida e seus desejos egoístas, terminando, por fim, em contenda.
Isto não tem lugar na vida dos crentes.
Além do mais, de acordo com Paulo, nós não precisamos do álcool, pois podemos nos encher do Espírito, deixando que Ele nos controle.
Paulo comparou a atitude de se embriagar com vinho, que faz com que uma pessoa desfrute um êxtase temporário, com o ser cheio do Espírito, que produz uma alegria permanente. 
O foco das palavras de Paulo aqui não é tanto a proibição contra a embriaguez, pois os crentes provavelmente já o haviam entendido, mas incitá-los a estarem continuamente cheios do Espírito e a viverem nEle.
Todo mundo pode dizer quando uma pessoa está embriagada.
Suas ações tornam isso óbvio.

De maneira semelhante, a nossa vida deve estar tão completamente sob o controle do Espírito, que as nossas palavras e ações mostrem, sem qualquer dúvida, que estamos cheios da presença do Espírito Santo de Deus

( Comentário do Novo Testamento: Aplicação pessoal, 1.ed. Vol.2. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p, 345 ).


II. O FRUTO DO ESPÍRITO EVIDENCIA O CARÁTER DE CRISTO EM NÓS



1.  O que é caráter?

Segundo o Dicionário Houaiss, é a "qualidade inerente a um indivíduo, desde o nascimento; temperamento, índole."
Nossas ações e frutos identificam o caráter de Cristo em nós.

Quem pela fé recebe a Jesus Cristo como Salvador passa por uma transformação interior, recebendo uma nova vida, ou seja, uma nova maneira de pensar e agir ( II Corintios 5:17 - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. ).
O caráter de Cristo é evidenciado em nossas vidas por nossas ações.
 
2.Caráter gerado pelo Espírito Santo.
O Senhor Jesus afirmou que o Espírito Santo habitaria em nós ( João 14:17 - O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. ).
Ele, em nós, faz com que a nossa natureza adâmica seja destronada.



O velho "eu" morre, por isso, temos condição de negarmos a nós mesmos ( Mateus 16:24 - Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; ).
Precisamos ter consciência de que o Espírito Santo trabalha em nós, não somente para nos conceder dons e talentos, mas para nos transformar.
Infelizmente, muitos não dão lugar ao Espírito, impedindo que Ele os transforme.




O Consolador trabalha em nós à medida que lhe permitirmos.
Deixe o Consolador transformar todo o seu ser. 

3. Um novo estilo de vida.



Viver em novidade de vida não é fácil, pois o caminho que conduz a Jesus Cristo é apertado e exige renúncia ( Mateus 7:14 - E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem. ).





Infelizmente, muitos estão pregando um pseudoevangelho que não exige mais renúncia e nem mudança de vida.
Não podemos concordar com os falsos ensinos e os falsos discursos que têm sido disseminados, em especial nas redes sociais.
Jesus disse que os falsos profetas têm roupas de ovelhas, mas são harpagês, isto é, são como aves de rapina, logo precisamos ter cuidado ( Mateus 23:25 - Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniquidade. ).
O alvo deles é destruir o rebanho do Senhor e impedir que venhamos alcançar a vida eterna.
Muitos, sob a influência de Satanás, estão operando sinais e prodígios, imitando as obras de Cristo, porém seus frutos revelam que não pertencem a Jesus Cristo.




Como identificar o crente autêntico?
Ele pode ser identificado não por aquilo que possui, mas por aquilo que é.
Suas ações precisam revelar que ele está em Jesus Cristo (João 15:4 - Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. ).
Lembre-se: não se conhece uma árvore pelas' folhas, mas sim pelos frutos.


  
SÍNTESE DO TÓPICO II
É através de suas ações que o cristão evidencia o caráter de Cristo em sua vida.
 
SUBSÍDIO DEVOCIONAL
'Por seus frutos os conhecereis'! ( Mateus 7:15 - Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. )
( Mateus 7:16 - Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? )
( Mateus 7:17 - Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. )
( Mateus 7:18 - Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. )
( Mateus 7:19 - Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. )
  



( Mateus 7:20 - Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. )
( Mateus 7:21 - Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. )
( Mateus 7:22 - Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? )
( Mateus 7:23 - E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. )
Ao longo das Escrituras, o fruto é um símbolo da obra transformadora de Deus nos crentes ( Isaías 5:1 - AGORA cantarei ao meu amado o cântico do meu querido a respeito da sua vinha. O meu amado tem uma vinha num outeiro fértil. )
( Isaías 5:2 - E cercou-a, e limpando-a das pedras, plantou-a de excelentes vides; e edificou no meio dela uma torre, e também construiu nela um lagar; e esperava que desse uvas boas, porém deu uvas bravas. )
( Isaías 5:3 - Agora, pois, ó moradores de Jerusalém, e homens de Judá, julgai, vos peço, entre mim e a minha vinha. )
( Isaías 5:4 - Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? Por que, esperando eu que desse uvas boas, veio a dar uvas bravas? )
( Isaías 5:5 - Agora, pois, vos farei saber o que eu hei de fazer à minha vinha: tirarei a sua sebe, para que sirva de pasto; derrubarei a sua parede, para que seja pisada; )
( Isaías 5:6 - E a tornarei em deserto; não será podada nem cavada; porém crescerão nela sarças e espinheiros; e às nuvens darei ordem que não derramem chuva sobre ela. )
( Isaías 5:7 - Porque a vinha do SENHOR dos Exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta das suas delícias; e esperou que exercesse juízo, e eis aqui opressão; justiça, e eis aqui clamor.  ); Jo 15-1-11; ( Gálatas 5:22 - Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. )
( Gálatas 5:23 - Contra estas coisas não há lei. ).
Embora o nosso relacionamento com Deus seja 'secreto', o produto desse relacionamento é altamente visível!
Mas aqui Jesus falou de reconhecer os falsos profetas pelo fruto amargo.
Ele não sugeriu que começássemos a apertar o fruto dos crentes para ver se era bom!
Talvez a razão seja o fato de que o bom fruto precisa de tempo para amadurecer.
A vida cristã produzirá bons frutos — mas levará algum tempo para que esses frutos amadureçam.
Devemos dar aos outros — e a nós mesmos — o tempo necessário para que o fruto de Deus amadureça, em vez de exigir evidências imediatas da sua obra em nossa vida.

( RICHARDS, Lawrence O. Comentário devocional da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p. 561 ).

III. TESTEMUNHANDO AS VIRTUDES DO REINO DE DEUS
1.   O propósito do fruto.
Você não foi salvo para somente frequentar a igreja, mas para revelar Cristo ao mundo por intermédio de um viver santo, justo, em meio a uma sociedade comprometida pelo pecado (Filipenses 2:15 - Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; ).




Fomos "retirados" do mundo para que sejamos testemunhas ( Isaías 43:10 - Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. ).
Você foi chamado para ser "luz" do mundo e "sal" da terra (Mateus 5:14 - Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; )
(Mateus 5:15 - Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. ).




Porém, não adianta pregar o Evangelho de Cristo e não viver segundo os princípios do Reino ( Mateus 5:1 - E JESUS, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos; )
( Mateus 5:2 - E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo: )
( Mateus 5:3 - Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus; )
( Mateus 5:4 - Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados; )
( Mateus 5:5 - Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; )
( Mateus 5:6 - Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; )
( Mateus 5:7 - Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; )
( Mateus 5:8 - Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; )
( Mateus 5:9 - Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; )
( Mateus 5:10 - Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; )
( Mateus 5:11 - Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. )
( Mateus 5:12 - Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. ).
Você precisa viver aquilo que prega e ensina se deseja uma vida e ministério frutíferos.
 
2.  Uma vida produtiva.




O crente precisa ter uma vida espiritual frutífera para que não seja arrancado, ceifado ( João 15:2 - Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. ).
Quando um galho é cortado e não é imediatamente enxertado, ou replantado, seca e morre.
Você tem produzido frutos ou sua vida está como um galho seco?
Nossos frutos revelam que pertencemos a Cristo e o quanto aprendemos com o Ele ( Lucas 6:40 - O discípulo não é superior a seu mestre, mas todo o que for perfeito será como o seu mestre. ); ( João 15:8 - Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. ).

3. O que fazer para manter a produtividade?
Um bom agricultor se preocupa com o plantio, com o cultivo e com a produção de fruto.



Para que a lavoura tenha um bom desenvolvimento, o agricultor precisa adubar a terra, regar as sementes e retirar as ervas daninhas.
É preciso investimento financeiro e muito trabalho. Nós também temos um Pai que cuida de nós para que venhamos a frutificar ( João 15:1 - EU sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. )




( João 15:2 - Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.)
( João 15:3 - Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. )
( João 15:4 - Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. )
( João 15:5 - Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. ).
Isso significa que algumas vezes somos "podados", ou seja, passamos por aflições e dificuldades.



As aflições não são para nos destruir, mas contribuem para que venhamos nos tornar pessoas mais fortes, capazes de produzir frutos em abundância.





SÍNTESE DO TÓPICO III
O cristão deve frutificar sempre a fim de ter uma vida que glorifique a Deus.

SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"A frutificação espiritual segue o mesmo princípio da frutificação que está revelado no primeiro capítulo de Génesis (Gênesis 1:11 - E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi. ).




João Batista, precursor do Messias, exigiu dos seus convertidos: ( Mateus 3:8 - Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; ).

Em ( João 15:1 - EU sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. )
( João 15:2 - Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.)
( João 15:3 - Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. )
( João 15:4 - Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. )



( João 15:5 - Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. )
( João 15:6 - Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. )
( João 15:7 - Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. )
( João 15:8 - Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. )
( João 15:9 - Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor. )
( João 15:10 - Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.)
( João 15:11 - Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo. )
( João 15:12 - O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. )
( João 15:13 - Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. )
( João 15:14 - Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. )
( João 15:15 - Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. )
( João 15:16 - Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda. ), Jesus enfatizou este princípio deixando claro aos seus seguidores que para darem fruto exuberante para Deus, necessário é que antes cresçam em Cristo e nisso perseverem seguindo os ensinos da Palavra de Deus.




Boas condições de crescimento e desenvolvimento da planta no reino vegetal, sem esquecer da boa saúde da semente e do meio ambiente ideal e da limpeza, são elementos indispensáveis para a boa frutificação.

É também o que ocorre no reino espiritual, na vida do crente, na Igreja, para que haja em todos nós fruto abundante para Deus

(GILBERTO, Antonio. O Fruto do Espírito: A plenitude de Cristo na vida do crente. 1.ed.Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p. 17).





CONHEÇA MAIS
Fruto "O termo 'fruto' é frequentemente usado de forma simbólica. As crianças são mencionadas como frutos ( Êxodo 21:22 - Se alguns homens pelejarem, e um ferir uma mulher grávida, e for causa de que aborte, porém não havendo outro dano, certamente será multado, conforme o que lhe impuser o marido da mulher, e julgarem os juízes.); ( Salmos 21:10 - Seu fruto destruirás da terra, e a sua semente dentre os filhos dos homens. ) em frases como 'o fruto do ventre' ( Salmos 127:3 - Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão.); (Deuteronômio 7:13 - E amar-te-á, e abençoar-te-á, e te fará multiplicar; abençoará o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, o teu grão, e o teu mosto, e o teu azeite, e a criação das tuas vacas, e o rebanho do teu gado miúdo, na terra que jurou a teus pais dar-te. ); ( Lucas 1:42 - E exclamou com grande voz, e disse: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre. ) e o 'fruto do corpo' ( Salmos 132:11 - O SENHOR jurou com verdade a Davi, e não se apartará dela: Do fruto do teu ventre porei sobre o teu trono. ); ( Miquéias 6:7 - Agradar-se-á o SENHOR de milhares de carneiros, ou de dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto do meu ventre pelo pecado da minha alma? ).
O louvor é poeticamente descrito como fruto dos lábios (Isaías 57:19 - Eu crio os frutos dos lábios: paz, paz, para o que está longe; e para o que está perto, diz o SENHOR, e eu o sararei.); ( Hebreus 13:15 - Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome. ), e as palavras de um homem são chamadas de 'fruto da boca' ( Provérbios 14 - Cada um se fartará do fruto da sua boca, e da obra das suas mãos o homem receberá a recompensa. ); (Provérbios 18:20 - Do fruto da boca de cada um se fartará o seu ventre; dos renovos dos seus lábios ficará satisfeito. ).
O termo 'fruto' é aplicado às consequências das nossas ações e motivos: 'Comerão do fruto do seu caminho ( ou procedimento ) ( Provérbios 1:31 - Portanto comerão do fruto do seu caminho, e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos. );  (Isaías 3:10 - Dizei ao justo que bem lhe irá; porque comerão do fruto das suas obras. ).
Para conhecer mais, leia Dicionário Bíblico Wycliffe, CPAD, p. 824.

CONCLUSÃO
Precisamos ter uma vida frutífera e para isso precisamos estar ligados à Videira.
O propósito dos frutos é glorificar ao Pai: ( João 15:8 - Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. ).



Busque ter um relacionamento pessoal com Cristo, seja cheio do Espírito Santo e produza muitos frutos para a glória de Deus.

Agradecimentos
Agradeço a Deus, por mais esta oportunidade de poder contribuir com a EBD...
Agradeço também ao Irmão Alison Fernandes, pela Capa desta lição.
Agradeço ao irmão Zaqueu Ferreira pela imagem do lenhador.
Agradeço a Nice ( minha esposa ), pelas imagens...
E agradeço a cada irmão e irmã por solicitar esta lição...
Deus abençoe a todos....


  
Por “Daniel Barros de Lima”
Professor da Escola Bíblica Dominical
Assembleia de Deus Vila Zatt.
Ministério de Perus.
Rua Prof. José Lourenço n° 845
Vila Zatt.
Dia 04 de Janeiro de 2.017.
Celular: 98548-5299
Fone: 3974-7714





























































Nenhum comentário:

Postar um comentário