Lição 3 - 15
de Janeiro de 2017
O Perigo
das Obras da Carne.
Texto Áureo
"Vigiai e orai, para que não entreis
em tentação; na verdade, O espírito está pronto, mas a carne é fraca."
Mateus 26.41
Verdade Prática
Oremos e vigiemos para que não sejamos
surpreendidos pelas obras da carne.
LEITURA DIÁRIA
Segunda- ( Gálatas 5:19 - Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério,
prostituição, impureza, lascívia,)
O perigo da prostituição, da impureza e da lascívia
Terça- ( Gálatas 5:20 - Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras,
pelejas, dissensões, heresias,)
O perigo da idolatria, das feitiçarias e das inimizades
Quarta – ( Gálatas 5:20 - Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras,
pelejas, dissensões, heresias, )
O perigo das contendas, das disputas e das iras
Quinta – ( Gálatas 5:21 - Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a
estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem
tais coisas não herdarão o reino de Deus. )
O perigo da inveja, dos homicídios, das bebedices e das
glutonarias
Sexta- ( Gálatas 5:21 - Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a
estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que
cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. )
O perigo fatal das obras da carne
Sábado- ( Gálatas 5:16 - Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da
carne. )
Como vencer as obras da carne
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Lucas 6:39-49
( Lucas 6:39 - E dizia-lhes uma parábola:
Pode porventura o cego guiar o cego? Não cairão ambos na cova? )
( Lucas 6:40 - O discípulo não é superior a seu
mestre, mas todo o que for perfeito será como o seu mestre. )
( Lucas 6:41 - E por que atentas tu no
argueiro que está no olho de teu irmão, e não reparas na trave que está no teu
próprio olho? )
( Lucas 6:42 - Ou como podes dizer a teu irmão:
Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo
na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e
então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão. )
( Lucas 6:43 - Porque não há boa árvore que
dê mau fruto, nem má árvore que dê bom fruto. )
( Lucas 6:44 - Porque cada árvore se conhece
pelo seu próprio fruto; pois não se colhem figos dos espinheiros, nem se
vindimam uvas dos abrolhos. )
( Lucas 6:45 - O homem bom, do bom tesouro
do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o
mal, porque
da abundância do seu coração fala a boca. )
( Lucas 6:46 - E por que me chamais, SENHOR, Senhor, e
não fazeis o que eu digo? )
( Lucas 6:47 - Qualquer que vem a mim e
ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante:)
( Lucas 6:48 - É semelhante ao homem que
edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a
rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a
pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha. )
( Lucas 6:49 - Mas o que ouve e não pratica
é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual
bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa. )
HINOS SUGERIDOS:
419, 491, 530 DA HARPA
CRISTÃ
OBJETIVO GERAL
Explicar o perigo das obras da carne.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
I - Identificar 0 que é
concupiscência da carne;
II
- Mostrar 0 que é um caráter moldado pelo Espírito;
III
-Saber que uma vida que não agrada a Deus vive
segundo a carne e é infrutífera.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Professor, todo ensino
deve provocar uma mudança.
Se não há mudança, não
há aprendizado.
Seus alunos devem entender o perigo
das obras da carne e repudiar isso de suas vidas.
Todos estão sujeitos a caírem nesse
mal, mas a partir do momento que o Espírito Santo tem o total controle sobre o
crente, dificilmente as obras da carne terão chance de se sobressair.
A oração e a vigilância são elementos
fundamentais para a luta contra uma vida de pecado, considerando que para Deus
não há tamanho de pecado.
Pecado é pecado e ponto!
O crente deve ouvir a Palavra e ser
semelhante ao homem prudente: colocando em prática tudo o que ouvir ( João 8:32 - E
conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. )
Fazendo assim, permaneceremos firmes
quaisquer que sejam as tempestades que possam assolar a nossa vida.
INTRODUÇÃO
A lição deste domingo é um alerta para
os que querem agradar a Deus e ter uma vida frutífera.
Estudaremos o perigo das obras da carne.
Precisamos ter cuidado, pois dentro de
todo crente habita duas naturezas: a natureza adâmica, a qual foi corrompida na
Queda, e a nova natureza, que é resultado da regeneração, do novo nascimento ( João
3:3 - Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na
verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de
Deus. ).
Veremos que a natureza adâmica, se não for controlada pelo Espírito,
produz frutos que levam o crente à morte espiritual.
PONTO CENTRAL
A natureza adâmica deve ser controlada pelo
Espírito.
I. A VIDA CONDUZIDA PELA CONCUPISCÊNCIA DA
CARNE
1. A concupiscência da
carne.
Você sabe o significado da palavra
concupiscência?
Segundo o Dicionário Wycliffe, este é
um "termo usado teologicamente para expressar
os desejos malignos e lascivos que assediam os homens caídos" ( Romanos
7:8 - Mas o pecado, tomando ocasião pelo
mandamento, operou em mim toda a concupiscência; porquanto sem a lei estava
morto o pecado. ).
A velha natureza, se não for
controlada pelo Espírito, leva-nos a cometer as piores ações e abominações.
Por isso, precisamos vigiar
e viver constantemente cheios do Espírito Santo ( Efésios 5:18 - E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas
enchei-vos do Espírito; ).
Paulo advertiu a Igreja, explicando que,
quem semeia na carne, ou seja, vive segundo a velha natureza, da carne ceifará
corrupção ( Gálatas 6:8 - Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção;
mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. ).
Nossos desejos e vontades devem ser
controlados pelo Espírito Santo, pois os desejos da velha natureza são impuros
e nos conduzem para a morte espiritual.
2. A vida guiada pela
concupiscência da carne.
Quem controla seus desejos?
Temos anseios, mas estes precisam ser
controlados por Deus.
Devemos submeter nossos pensamentos e
desejos ao controle divino.
O crente que não tem uma mente
conduzida pelo Espírito Santo torna-se uma pessoa sem controle, sem qualquer
deferência.
A Palavra de Deus nos ensina que precisamos
mortificar nossa natureza ( Colossenses 3:5 - Mortificai,
pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a
afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; ).
Mortificar é permitir que
Deus controle nossos pensamentos, vontades e ações.
Vivemos em uma sociedade
hedonista, onde a busca pelo prazer tem feito com que muitos sejam dominados
por desejos malignos, praticando, sem qualquer pudor, toda a sorte de impureza,
e tudo em nome do prazer e da liberdade.
Diante desse triste quadro,
a Igreja não pode se calar, mas deve expressar suas virtudes anunciando a
mensagem da salvação.
3. A vida conduzida pela
concupiscência dos olhos.
Longe de Deus e sem o
controle do Espírito Santo, o homem manifesta seus desejos mais perversos,
trazendo sérios prejuízos para os relacionamentos na Igreja e fora dela.
Quando o homem se torna
insensível à voz de Deus e ao Espírito, sendo governado apenas por seus
instintos, torna-se semelhante aos animais.
Uma vida conduzida pela velha natureza
leva as pessoas a olharem apenas para os prazeres momentâneos que o mundo
oferece, não atentando para o que é eterno.
Davi viu e desejou a mulher de Urias,
e o seu desejo descontrolado o levou a cometer um adultério e um homicídio (II
Samuel 11:1 - E ACONTECEU que, tendo decorrido um ano, no
tempo em que os reis saem à guerra, enviou Davi a Joabe, e com ele os seus
servos, e a todo o Israel; e eles destruíram os filhos de Amom, e cercaram a
Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém. )
( II Samuel 11:2 - E
aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no
terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e
era esta mulher mui formosa à vista. )
( II Samuel 11:3 - E
mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta
Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu? )
( II Samuel 11:4 - Então
enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela
(pois já estava purificada da sua imundícia); então voltou ela para sua casa. ).
Ele não atentou para as consequências
dos seus atos.
O crente não pode se deixar seduzir
pelos prazeres deste mundo ( I João 2:15 - Não ameis o
mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está
nele. )
( I João 2:16 - Porque
tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e
a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. )
( I João 2:17 - E
o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus
permanece para sempre. )
SÍNTESE DO TÓPICO l
A concupiscência
da carne e a concupiscência dos olhos levam a pessoa a viver uma vida fora dos
padrões divinos.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“Algumas pessoas pensam que o mundanismo
está limitado ao comportamento exterior — as pessoas com quem nos associamos,
os lugares que frequentamos, as atividades que apreciamos.
O mundanismo é também interior, porque
começa no coração, e é caracterizado por três atitudes:
(1) a cobiça pelo prazer físico — a
preocupação com a satisfação dos desejos físicos;
(2) a cobiça por tudo o que vemos —
almejar e acumular coisas, curvando-se ao deus do materialismo;
e (3) O orgulho das nossas posses —
obsessão pela condição, posição ou por ser importante.
Quando a serpente tentou Eva ( Gênesis
3:6 - E viu
a mulher que aquela árvore era boa
para se comer, e agradável aos olhos,
e árvore desejável para
dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele
comeu com ela. ), tentou-a nestes
aspectos.
Semelhantemente, quando o Diabo tentou
Jesus no deserto, estas foram as três áreas de ataque, ( Mateus 4:1 - ENTÃO
foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. )
( Mateus 4:2 - E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve
fome; )
( Mateus 4:3 - E,
chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas
pedras se tornem em pães. )
( Mateus 4:4 - Ele,
porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de
toda a palavra que sai da boca de Deus.
)
( Mateus 4:5 - Então
o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, )
( Mateus 4:6 - E
disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está
escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos,
Para que nunca tropeces em alguma pedra.
)
( Mateus 4:7 - Disse-lhe
Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. )
( Mateus 4:8 - Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e
mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. )
( Mateus 4:9 - E
disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. )
( Mateus 4:10 - Então
disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás,
e só a ele servirás. )
( Mateus 4:11 - Então
o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam. ).
Em contraste, Deus
estima o auto - controle, um espírito de generosidade, e o compromisso de
servir com humildade.
É possível dar a impressão de evitar
os prazeres mundanos e ao mesmo tempo abrigar atitudes mundanas no coração.
É também possível, como Jesus, amar os
pecadores e dedicar-lhe tempo, enquanto mantemos um forte compromisso com os
valores do Reino de Deus.
Quais são os valores mais
importantes para você?
Suas ações refletem os
valores de Deus ou os valores do mundo?
( Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro:
CPAD 2003,p 1783 84 ).
II. A
DEGRADAÇÃO DO CARÁTER CRISTÃO.
1. O caráter.
No grego, caráter é charaktère significa “estampa",
"impressão" e "marca".
Contudo, é importante ressaltar que
esta palavra tem diferentes significados em distintas ciências, como a
sociologia e a psicologia.
Segundo o Dicionário Houaiss é “um
conjunto de traços psicológicos e, ou morais, que caracterizam um
indivíduo".
O caráter não é inato = ( Nato significa "nascer" ou "nascido",
enquanto inato possui duas acepções: "não nascido" ou "nascido com",
dependendo do contexto em que for utilizado. ) e pode ser mudado.
2. O caráter moldado pelo
Espírito.
Quando aceitamos Jesus e
experimentamos o novo nascimento, nosso caráter passa por uma transformação.
O Espírito Santo
trabalha em nós a fim de que sejamos semelhantes a Jesus.
Mas para que essa
transformação aconteça precisamos nos submeter inteiramente a Deus.
Se quisermos uma vida
espiritual frutífera, precisamos dar oportunidade ao Espírito Santo para que
Ele trabalhe em nossas vidas produzindo o fruto do Espírito
( Gálatas 5:22 - Mas o fruto do
Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão,
temperança.).
Não adianta apenas dizer que é crente,
é preciso evidenciar o nosso caráter cristão mediante as nossas ações
(Mateus 5:16 - Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam
as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. ).
Muitos se dizem crentes, mas suas
ações demonstram que nunca tiveram um encontro real com o Salvador.
Muitos estão na igreja, mas ainda não
foram realmente transformados por Jesus, pois quem está em Cristo é uma nova
criatura e como tal procura andar em novidade de vida, pois já se despiu do
velho homem, da natureza adâmica
( II Corintios 5:17 - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas
velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. ).
Crentes que vivem causando escândalos,
divisões,
rebeldias, jamais experimentaram o novo nascimento.
3. Ataques ao seu
caráter.
Em sua vida cristã, você terá que
lutar com três inimigos que farão de tudo para macular o seu caráter:
a carne,
o Diabo
e o mundo.
Muitos acabam sendo vencidos por eles.
Para enfrentar e vencer esses inimigos
é preciso ter uma vida de comunhão com o Pai.
É necessário orar, ler a Palavra de
Deus e jejuar.
Sem a leitura da Bíblia, a oração e o
jejum não conseguiremos vencer e ter uma vida frutífera.
SÍNTESE DO TÓPICO II
O caráter
moldado pelo Espírito Santo é semelhante ao caráter de Cristo.
SUBSÍDIO Teológico.
"É o Espírito Santo que produz o
fruto espiritual em nós quando nos rendemos sem reservas a Ele.
Isso abrange nosso espírito, alma e
corpo e todas as faculdades que os constitui.
O crente que quiser mandar na sua vida
e fazer a sua vontade para agradar a si próprio pode continuar como cristão,
mas nunca será vitorioso no seu viver em geral, e nem terá jamais o testemunho
do Espírito na sua consciência cristã de que está em tudo agradando a Cristo e
fazendo o seu querer.
O fruto do Espírito é o caráter de
Cristo produzido em nós para que em nosso viver o demonstremos ao mundo.
Caráter este sem jaça, como revelado
nos tipos, símbolos, figuras e nas inúmeras profecias messiânicas do Antigo
Testamento, e nas diversas passagens do Novo Testamento que tratam do assunto,
a começar pelos Evangelhos"
( GILBERTO, Antonio. O Fruto do Espírito: A plenitude de
Cristo na vida do crente. 2. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p.15-16 ).
III. Uma
vida que não agrada a Deus.
1.
Viver segundo a carne.
Se o crente vive dominado pelos
desejos carnais, ele não pode agradar a Deus ( Romanos 8:8 - Portanto,
os que estão na carne não podem agradar a Deus. ).
Fomos criados para glorificar a Deus e
produzir o fruto do Espírito.
Viver segundo a carne causa males e
danos à nossa vida e para o nosso próximo.
Paulo exorta os crentes da igreja de
Corinto para que vivam no Espírito, pois alguns estavam vivendo segundo a
carne, de modo que suas ações eram evidentes: inveja, contendas e dissensões ( I
Corintios 3:3 - Porque ainda sois carnais; pois,
havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais,
e não andais segundo os homens? ).
Paulo deixa claro que os que assim
estavam vivendo não poderia agradar a Deus e ter uma vida de comunhão no
Espírito Santo.
2. Vivendo como espinheiro.
Sabemos que a árvore é identificada
não por suas flores ou folhas, mas por seus frutos.
Jamais vamos colher laranja de uma
macieira, pois cada árvore produz o seu fruto segundo sua espécie (Gênesis 1:11
- E disse Deus: Produza a terra erva verde,
erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja
semente está nela sobre a terra; e assim foi. ).
Logo, é impossível um cristão dominado
pelo Espírito Santo produzir as obras da carne.
O homem bom tira de seu íntimo, do seu
coração transformado, coisas boas, mas o homem mau tira do seu mau coração
pelejas, dissensões, prostituição, iras, etc. ( Mateus 7:18 - Não
pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. )
( Mateus 7:19 - Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. )
( Mateus 7:20 - Portanto,
pelos seus frutos os conhecereis. )
( Mateus 7:21 - Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos
céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. )
( Mateus 7:22 - Muitos
me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em
teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? ).
Jotão apresenta algumas árvores em uma
parábola para o seu povo ( Juízes 9:7 - E, dizendo-o a
Jotão, foi e pôs-se no cume do monte de Gerizim, e levantou a sua voz, e clamou
e disse-lhes: Ouvi-me, cidadãos de Siquém, e Deus vos ouvirá a vós; )
( Juízes 9:8 - Foram
uma vez as árvores a ungir para si um rei, e disseram à oliveira: Reina tu
sobre nós. )
( Juízes 9:9 - Porém
a oliveira lhes disse: Deixaria eu a minha gordura, que Deus e os homens em mim
prezam, e iria pairar sobre as árvores?
)
( Juízes 9:10 - Então
disseram as árvores à figueira: Vem tu, e reina sobre nós. )
( Juízes 9:11 - Porém
a figueira lhes disse: Deixaria eu a minha doçura, o meu bom fruto, e iria
pairar sobre as árvores? )
( Juízes 9:12 - Então
disseram as árvores à videira: Vem tu, e reina sobre nós. )
( Juízes 9:13 - Porém
a videira lhes disse: Deixaria eu o meu mosto, que alegra a Deus e aos homens,
e iria pairar sobre as árvores? )
( Juízes 9:14 - Então
todas as árvores disseram ao espinheiro: Vem tu, e reina sobre nós. )
( Juízes 9:15 - E
disse o espinheiro às árvores: Se, na verdade, me ungis por rei sobre vós,
vinde, e confiai-vos debaixo da minha sombra; mas, se não, saia fogo do
espinheiro que consuma os cedros do Líbano.
)
( Juízes 9:16 - Agora,
pois, se é que em verdade e sinceridade agistes, fazendo rei a Abimeleque, e se
bem fizestes para com Jerubaal e para com a sua casa, e se com ele usastes
conforme ao merecimento das suas mãos )
( Juízes 9:17 - (Porque
meu pai pelejou por vós, e desprezou a sua vida, e vos livrou da mão dos
midianitas; )
( Juízes 9:18 - Porém
vós hoje vos levantastes contra a casa de meu pai, e matastes a seus filhos,
setenta homens, sobre uma pedra; e a Abimeleque, filho da sua serva, fizestes
reinar sobre os cidadãos de Siquém, porque é vosso irmão); )
( Juízes 9:19 - Pois,
se em verdade e sinceridade usastes com Jerubaal e com a sua casa hoje,
alegrai-vos com Abimeleque, e também ele se alegre convosco. )
( Juízes 9:20 - Mas,
se não, saia fogo de Abimeleque, e consuma aos cidadãos de Siquém, e a casa de
Milo; e saia fogo dos cidadãos de Siquém, e da casa de Milo, que consuma a
Abimeleque. )
( Juízes 9:21 - Então
partiu Jotão, e fugiu e foi para Beer; e ali habitou por medo de Abimeleque,
seu irmão. ).
As árvores representa o povo de Siquém
que desejavam um rei.
Essas árvores eram boas: uma produzia
azeite que era utilizado na unção dos sacerdotes e iluminação; outra produzia
figos que alimentava o povo; a videira produzia vinho, que era usado nos
sacrifícios de libações.
Porém o espinheiro, arbusto inútil,
representava Abimeleque.
Muitos atualmente estão como
Abimeleque, não produzem nada
de útil para Deus ou para a próximo e ainda ferem as pessoas com seus espinhos.
Quem vive segundo a
carne se torna um espinheiro, inútil para Deus e para a Igreja.
3. Uma vida infrutífera.
Certa vez, Jesus contou uma parábola a
respeito de uma árvore estéril, uma figueira de uma árvore estéril, uma
figueira (Lucas 13:6 - E dizia esta parábola: Um certo homem
tinha uma figueira plantada na sua vinha, e foi procurar nela fruto, não o
achando; )
( Lucas 13:7 - E
disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira,
e não o acho. Corta-a; por que ocupa ainda a terra inutilmente? )
( Lucas 13:8 - E, respondendo ele, disse-lhe: Senhor, deixa-a este ano, até que
eu a escave e a esterque; )
( Lucas 13:9 - E, se der fruto, ficará e, se não, depois a mandarás cortar. ).
A figueira sem frutos refere-se
primeiramente a Israel, porém ela também pode ser aplicada aos crentes que
professam a Jesus e, no entanto, insistem em viver uma vida carnal, pecaminosa.
Na parábola, o
agricultor investe na figueira, adubando, regando, podando, ou seja, dando
todas as condições para que produza fruto.
Mas caso ela não viesse a frutificar
seria cortada.
Deus está investindo em sua vida e
dando todas as condições para que você produza bons frutos, aproveite a
oportunidade.
SÍNTESE DO TÓPICO III
0 propósito do
cristão deve ser viver uma vida que agrada a Deus, caso contrário, não tem
valor algum professar a fé cristã.
SUBSÍDIO BÍBLICO-TEOLÓGICO
"Era um costume na Palestina antiga,
assim como hoje, plantar figueiras e outras árvores nas vinhas.
Era um meio de utilizar cada pedaço
disponível de boa terra.
A figueira aqui, como em todo o
simbolismo bíblico, refere-se a Israel.
[...] E foi procurar nela fruto, não o
achando.
Embora a figueira estivesse na vinha,
ela não tinha outro propósito a não ser dar fruto.
Da mesma forma, Israel só tinha uma
razão para ocupar o primeiro ou qualquer outro lugar: cumprir a missão que lhe
fora dada por Deus.
Visto que a figueira era infrutífera,
não teria o direito de existir; e visto que Israel se recusava a cumprir sua
missão determinada por Deus, não tinha o direito de continuar.
( Comentário Bíblico Beacon, l. ed. Vol. 6. Rio de
Janeiro: CPAD, 2006, p. 437-38 ).
CONHEÇA MAIS
Carnal
Esta palavra aparece somente no Novo
Testamento, embora o termo ‘carnalmente' seja encontrado três vezes no Antigo
Testamento.
Carnal aparece no Novo Testamento onze
vezes e carnalmente uma vez.
Carnal significa ‘pertinente à carne'.
O substantivo sarx significa basicamente o corpo de um animal ou de uma
pessoa, ou a carne de um animal.
No entanto, no Novo Testamento, o
termo ‘carnal’ algumas vezes está literalmente relacionado à carne, e algumas
vezes a antiga natureza humana corrompida por Adão, que é encontrada em todos
os homens.
Para conhecer mais, leia Dicionário Bíblico Wycliffe,
CPAD, p. 379.
CONCLUSÃO
Quem vive segundo a
carne não pode agradar a Deus.
E a vida sem Deus
torna-se infrutífera.
Longe do Senhor nos
tornamos espinheiros, nos ferimos e ferimos ao próximo.
Busque a Deus e seja uma
árvore frutífera.
Por “Daniel Barros de Lima”
Professor da Escola Bíblica Dominical
Assembleia de Deus Vila Zatt.
Ministério de Perus.
Rua Prof. José Lourenço n° 845
Vila Zatt.
Dia 12 de Janeiro de 2.017.
Celular: 98548-5299
Fone: 3974-7714
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