sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Lição 6 - Paciência: Evitando as Dissenções - Revista do Professor - CPAD - Por Daniel B de Lima.




















Lição 6 - 05 de Fevereiro de 2017
Paciência: Evitando as Dissenções







Texto Áureo
Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação (...);
Romanos 12:12




Verdade Prática
A paciência, como fruto do Espírito, é um antídoto contra a ansiedade e as dissensões.
LEITURA DIÁRIA

Segunda – ( Romanos 16:17 - E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles. )
Evitando as dissensões

Terça - ( I Corintios 1:10 - Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer. )
Evitando os que promovem dissenções.

Quarta – ( I Corintios 11:18 - Porque antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio. )
Não promover dissenções.

Quinta – ( Romanos 13:13 - Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja. )
Fugindo das contendas e dissoluções.

Sexta – ( Gálatas 5:20 - Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, )
As dissenções são obras da carne.

Sábado – ( Gálatas 5:26 - Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros. )
Não cobiçosos de vanglória.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Tiago 5:7-11


( Tiago 5:7 - Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia. )
( Tiago 5:8 - Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima. )
( Tiago 5:9 - Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta. )
( Tiago 5:10 - Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor.)
( Tiago 5:11 - Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso. )









HINOS SUGERIDOS:
84,193. 427 DA HARPA CRISTÃ

OBJETIVO GERAL
Mostrar que a paciência deve ser praticada pelo crente nesses dias trabalhosos.


  
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 I -   Mostrar como Jó é um exemplo de paciência para o crente.

II - Entender que o crente deve abandonar toda dissensão.

III - Saber que o crente deve demonstrar paciência até pela volta de Jesus.

INTERAGINDO COM O PROFESSOR

Professor, a paciência é um fruto do Espírito inestimável na vida e trabalho do professor de Escola Dominical.

É preciso paciência na preparação — oração, estudo da Bíblia, treinamento e desenvolvimento.





Ela também é necessária durante a ministração da sua aula.
O apóstolo Paulo ensinou Timóteo sobre a necessidade de ministrar com paciência ( II Timóteo 4:1 - CONJURO-TE, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, )
( II Timóteo 4:2 - Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. )
( II Timóteo 4:5 - Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério. ).
Durante suas aulas, busque orar, ensinar, corrigir, incentivar e realizar todas as outras obrigações que compete ao professor, com toda longanimidade.
A paciência não é transferida de uma pessoa para outra.
Ela é produzida em nós pelo Espírito Santo à medida que lhe permitimos que a imagem de Cristo seja formada em nós.
Toda prova, tentação e demora em sua vida podem ser uma oportunidade para o Espírito Santo produzir em você o fruto da paciência.

INTRODUÇÃO




A impaciência é uma das características da vida moderna.
As pessoas, a cada dia, estão mais ansiosas, o que contribui para o aumento das dissensões.
Basta ler os noticiários para vermos casos de brigas e confusões.
Muitos desses casos acabam em tragédia e famílias destruídas.
Por isso, podemos de imediato perceber a relevância da lição de hoje para os nossos dias.
Estudaremos a respeito da paciência, como fruto do Espírito, e as dissensões, como obra da carne.

PONTO CENTRAL




A obra do Espírito Santo em nós aumenta a nossa tolerância.
I - PACIÊNCIA, ATO DE RESISTÊNCIA À ANSIEDADE.

1. A paciência como fruto do Espírito.
O termo paciência no grego é makrothümia e significa longanimidade, perseverança e firmeza (Hebreus 12:1 - PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, ).
A paciência, fruto do Espírito, nos habilita a suportar as provações e nos leva a ser complacentes com as falhas dos outros.
Vivemos em um mundo onde as pessoas estão a cada dia mais ansiosas, mas os que têm esse aspecto do fruto sabem esperar em Deus com tranquilidade (Salmos 40:1 - ESPEREI com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. ).



“ESPEREI com paciência no SENHOR”
Fonte de Estudo
Bíblia de Estudo
Palavras Chave
A palavra é usada para indicar a dependência e a disposição de atividades em torno de um evento futuro ( Jó 7:2 - Como o servo que suspira pela sombra, e como o jornaleiro que espera pela sua paga, )
Contudo, a espera por aquilo que Deus prometeu não será, por fim, desapontada, ainda que possa não aparentar que isso venha a ocorrer em curto prazo ( Jó 30:26 - Todavia aguardando eu o bem, então me veio o mal, esperando eu a luz, veio a escuridão. ), ( Isaías 59:11 - Todos nós bramamos como ursos, e continuamente gememos como pombas; esperamos pelo juízo, e não o há; pela salvação, e está longe de nós.  ).
O Senhor dará forças para aqueles que nEle esperam (Salmos 27:14 - Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR.  ), ( Isaías 40:31 - Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.  ).
        Por ser Ele o Todo-Poderoso ( Jeremias 14:22 - Porventura há, entre as vaidades dos gentios, alguém que faça chover? Ou podem os céus dar chuvas? Não és tu, ó SENHOR nosso Deus? Portanto em ti esperamos, pois tu fazes todas estas coisas.  ), finalmente cumprirá todas as suas promessas ( Lamentações 3:26 - Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR.  ).
        Estas promessas incluem o estabelecimento de seu Reino na terra ( Salmos 37:9 - Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que esperam no SENHOR herdarão a terra.  ), ( Salmos 37:34 - Espera no SENHOR, e guarda o seu caminho, e te exaltará para herdares a terra; tu o verás quando os ímpios forem desarraigados.  ), ( Isaías 25:9 - E naquele dia se dirá: Eis que este é o nosso Deus, a quem aguardávamos, e ele nos salvará; este é o SENHOR, a quem aguardávamos; na sua salvação gozaremos e nos alegraremos.  ).
A palavra também significa ajuntar-se e se refere á reunião de Águas ( Gênesis 1:9 - E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.) e de povos (Jeremias 3:17 - Naquele tempo chamarão a Jerusalém o trono do SENHOR, e todas as nações se ajuntarão a ela, em nome do SENHOR, em Jerusalém; e nunca mais andarão segundo o propósito do seu coração maligno.  ).

O nosso maior exemplo de paciência está em Deus.
Ele é longânimo para com os homens, esperando que ninguém se perca ( II Pedro 3:9 - O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. ).
Moisés, ao ter um encontro com o Senhor no monte Sinai, declarou: "Jeová, o Senhor, Deus misericordioso e piedoso, tardio em iras e grande em beneficência e verdade" ( Êxodo 34:6 - Passando, pois, o SENHOR perante ele, clamou: O SENHOR, o SENHOR Deus, misericordioso e piedoso, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade; ).

2. A paciência e a ansiedade.

Muitos cristãos vivem sofrendo por antecipação, pois se esquecem do que Jesus nos ordenou: "[...] Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida [...]" ( Mateus 6:25 - Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? ).




A ansiedade é uma perturbação interior causada pela incerteza, pelo medo.
Ela gera angústia e sofrimento, porém Deus não quer que seus filhos vivam com o coração perturbado, ansioso ( João 14:1 - NÃO se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. ).
A paciência, fruto do Espírito, nos ajuda a enfrentar as lutas e os sofrimentos da vida sem desanimar.
Os sofrimentos não são para nos destruir, mas servem para nos lapidar, para nos tornar mais pacientes e perseverantes ( Hebreus 12:7 - Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? )
( Hebreus 12:8 - Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos. )
( Hebreus 12:9 - Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos? )
( Hebreus 12:10 - Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade. )
( Hebreus 12:11 - E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela. ).
Precisamos aprender a esperar com paciência e tranquilidade em Deus, tendo a certeza de que todas as coisas cooperam para o nosso bem ( Romanos 8:28 - E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. ).





Lancemos diante do Senhor tudo aquilo que nos aflige, pois Ele é bom e tem cuidado de nós ( I Pedro 5:7 - Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.).

3. Jó, exemplo de paciência em meio à dor.





Jó é um exemplo de paciência, fé e persistência diante das tribulações.
Ele perdeu em um único dia seus filhos, seus bens e sua saúde, mas não perdeu a sua fé em Deus.
Em meio à dor de tão grandes perdas, ele declarou: (Jó 19:25 - Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. ).
A fé que Jó tinha em Deus o levou a esperar com paciência pelo socorro divino.
Se você está enfrentando alguma situação adversa, tenha fé.




Não perca a sua paciência e em tudo dê graças, pois neste mundo tudo é passageiro, até mesmo as aflições ( I Tessalonicenses 5:18 - Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. ).





SÍNTESE DO TÓPICO l

É possível vencer a ansiedade através da paciência. Um exemplo disso é Jó.

SUBSÍDIO TEOLÓGICO
Tiago começa a carta encorajando os leitores a que aceitem com alegria as provações que são permitidas por Deus para dar-lhes maturidade.
A partir daí, passa a mencionar as fontes que nos permitem suportar as perseguições duras e continuadas.
Tiago adverte os ricos que oprimem os pobres.
Os ricos, que hoje vivem na opulência, enfrentarão com certeza o juízo por maltratarem os inocentes ( Tiago 5:1 - EIA, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai, por vossas misérias, que sobre vós hão de vir. )
( Tiago 5:2 - As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas de traça. )
( Tiago 5:3 - O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos dias. )
( Tiago 5:4 - Eis que o jornal dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras, e que por vós foi diminuído, clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos exércitos. )
( Tiago 5:5 - Deliciosamente vivestes sobre a terra, e vos deleitastes; cevastes os vossos corações, como num dia de matança. )
( Tiago 5:6 - Condenastes e matastes o justo; ele não vos resistiu. ).
Nesse clima, os crentes devem ser pacientes, mantendo-se firmes até a Volta do Senhor.
A certeza de que o Juiz está às portas, nos conforta e encoraja ( Tiago 5:7 - Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia. )
( Tiago 5:8 - Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima.)
( Tiago 5:9 - Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta. )
Entrementes, os crentes podem encontrar conforto no exemplo de outros.
Como em Jó, que viveu no sofrimento e emergiu da experiência da misericórdia de Deus ( Tiago 5:10 - Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor. )
( Tiago 5:11 - Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso. ).
Na medida em que perseveramos devemos permanecer inabalavelmente comprometidos em falar e viver a verdade ( Tiago 5:12 - Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim, e não, não; para que não caiais em condenação. ).
Os crentes também dispõem do recurso da oração.
Quando oferecida por uma pessoa justa, produz efeito grande e poderoso sobre a nossa experiência  aqui e agora ( Tiago 5:13 - Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores. )
( Tiago 5:14 - Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; )
( Tiago 5:15 - E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. )
( Tiago 5:16 - Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. )
( Tiago 5:17 - Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. )
( Tiago 5:18 - E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto. ).
Finalmente cada um de nós é um manancial para os outros.
Quando uma pessoa se extravia devemos buscá-la e trazê-la de volta para uma vida em consonância com a  verdade de Deus.
( Tiago 5:19 - Irmãos, se algum dentre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter, )
( Tiago 5:20 - Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados. ).

 ( RICHARDS,Lawrence 0. Guia do leitor da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.875).





Longanimidade
A palavra grega makrothumia refere-se à paciência que temos com nosso próximo.
Ser longânimo é tolerar a má conduta dos outros contra nós, sem nunca buscar vingança.
Dentro em breve, os cristãos em Roma passariam por perseguições.
Sob tensão e sofrimento, os cristãos podem vir a ter menos paciência uns com os outros, de modo que Paulo conclama: Sede pacientes na tribulação ( Romanos 12:12 - Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; ).
Ao ensinar sobre os dons, Paulo inicia tratando da paciência com pessoas e termina com a paciência nas circunstâncias ( I Corintios 13:4 - O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. ) ( I Corintios 13:7 - Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. ) .
Para conhecer mais, leia Teologia Sistemática: Uma perspectiva Pentecostal, — CPAD, p. 489.

II. -   DISSENSÕES, RESULTADO DA IMPACIÊNCIA.








1. Exemplos bíblicos de impaciência.
A falta de paciência sempre é perigosa, pois nos faz tomar atitudes erradas e a falar o que não devemos.
Na Bíblia encontramos exemplos de pessoas que foram extremamente pacientes e impacientes.
A primeira da lista é Sara.





Devido à sua esterilidade e idade avançada, ela é tomada pela impaciência e decide agir por conta própria, oferecendo sua escrava Agar a Abraão para que ele tivesse um filho com a escrava ( Gênesis 16:1 - ORA Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos, e ele tinha uma serva egípcia, cujo nome era Agar. )
( Gênesis 16:2 - E disse Sarai a Abrão: Eis que o SENHOR me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai. )
( Gênesis 16:3 - Assim tomou Sarai, mulher de Abrão, a Agar egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão seu marido, ao fim de dez anos que Abrão habitara na terra de Canaã. )
( Gênesis 16:4 - E ele possuiu a Agar, e ela concebeu; e vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos. ).
Esperar com paciência até que as promessas de Deus se cumpram não é fácil.




Por isso, precisamos estar cheios do Espírito Santo a fim de que não venhamos a tomar decisões por nossa conta (Efésios 5:18 - E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; ).
Outro episódio de impaciência e que serve de lição para nós é o caso de Saul.
O Senhor havia ordenado que Ele ficasse em Gilgal até a chegada de Samuel ( I Samuel 13:1 - SAUL reinou um ano; e no segundo ano do seu reinado sobre Israel, )
( I Samuel 13:2 - Saul escolheu para si três mil homens de Israel; e estavam com Saul dois mil em Micmás e na montanha de Betel, e mil estavam com Jônatas em Gibeá de Benjamim; e o resto do povo despediu, cada um para sua casa. )
( I Samuel 13:3 - E Jônatas feriu a guarnição dos filisteus, que estava em Gibeá, o que os filisteus ouviram; pelo que Saul tocou a trombeta por toda a terra, dizendo: Ouçam os hebreus. )
( I Samuel 13:4 - Então todo o Israel ouviu dizer: Saul feriu a guarnição dos filisteus, e também Israel se fez abominável aos filisteus. Então o povo foi convocado para junto de Saul em Gilgal. )
( I Samuel 13:5 - E os filisteus se ajuntaram para pelejar contra Israel, trinta mil carros, e seis mil cavaleiros, e povo em multidão como a areia que está à beira do mar; e subiram, e se acamparam em Micmás, ao oriente de Bete-Áven. )
( I Samuel 13:6 - Vendo, pois, os homens de Israel que estavam em apuros (porque o povo estava angustiado), o povo se escondeu pelas cavernas, e pelos espinhais, e pelos penhascos, e pelas fortificações, e pelas covas. )
( I Samuel 13:7 - E alguns dos hebreus passaram o Jordão para a terra de Gade e Gileade; e, estando Saul ainda em Gilgal, todo o povo ia atrás dele tremendo. )
( I Samuel 13:8 - E esperou Saul sete dias, até ao tempo que Samuel determinara; não vindo, porém, Samuel a Gilgal, o povo se dispersava dele. )
( I Samuel 13:9 - Então disse Saul: Trazei-me aqui um holocausto, e ofertas pacíficas. E ofereceu o holocausto. )





( I Samuel 13:10 - E sucedeu que, acabando ele de oferecer o holocausto, eis que Samuel chegou; e Saul lhe saiu ao encontro, para o saudar. )
( I Samuel 13:11 - Então disse Samuel: Que fizeste? Disse Saul: Porquanto via que o povo se espalhava de mim, e tu não vinhas nos dias aprazados, e os filisteus já se tinham ajuntado em Micmás, )
( I Samuel 13:12 - Eu disse: Agora descerão os filisteus sobre mim a Gilgal, e ainda à face do SENHOR não orei; e constrangi-me, e ofereci holocausto. )
( I Samuel 13:13 - Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o SENHOR teu Deus te ordenou; porque agora o SENHOR teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre; ).
Saul esperou durante sete dias, mas depois perdeu a paciência e ofereceu ele mesmo os holocaustos.
Essa era uma tarefa exclusiva dos sacerdotes (Hebreus 9:7 - Mas, no segundo, só o sumo sacerdote, uma vez no ano, não sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas culpas do povo; ).
O texto bíblico afirma que, acabando ele de oferecer sacrifício, Samuel chegou ( I Samuel 13:10 - E sucedeu que, acabando ele de oferecer o holocausto, eis que Samuel chegou; e Saul lhe saiu ao encontro, para o saudar.).
A impaciência de Saul e a sua desobediência o levaram a perder o trono e a sua alma

2. Deixe de lado toda dissensão.
Se em uma igreja há brigas e divisões, isso mostra que os crentes são carnais ( I Corintios 3:3 - Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens? ).
Quem é guiado pelo Espírito não incentiva e nem faz parte de discussões e contendas.
Quantos ministérios já foram despedaçados e as ovelhas dispersadas por causa de contendas.
Paulo, em ( Romanos 16:17 - E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles. ), exorta os crentes a ficarem atentos àqueles que estavam promovendo dissensões e escândalos a fim de se apartarem deles.




Não se associe com aqueles que promovem disputas.
Siga a recomendação de Paulo e fuja destes.
Onde há dissensões não existe vencedor, pois todos saem perdendo.
Jesus disse que todo reino dividido não subsistirá, por isso, tenhamos cuidado ( Mateus 12:25 - Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá. ).
Ser paciente e manso não é um sinal de fraqueza como alguns erroneamente acreditam, mas paciência e mansidão são exemplos de força e maturidade.

3. Evitando o partidarismo.
Em toda a forma de partidarismo, existe sempre interesses que visam apenas o bem de alguns.
O partidarismo quebra a unidade da igreja e impede a presença de Deus.
Jesus não morreu na cruz por uma igreja dividida, mas para formar um só corpo a fim de que os perdidos possam se voltar para o Pai ( João 17:21 - Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. ).





Que venhamos a fazer todo o possível para manter o vínculo da paz, e não deixar que as disputas e partidarismos venham macular a Igreja do Senhor.





SÍNTESE DO TÓPICO II
A dissensão é uma situação que pode se instalar rapidamente entre as pessoas quando prevalece uma atitude desagradável.
 
SUBSÍDIO Teológico.
Ainda sois carnais (Tg 3.3)
A palavra aqui é sarkitos, que significa ’carnal' ou ‘da carne'.
Embora possuam o Espírito, os coríntios não viviam pelo Espírito; sua perspectiva e comportamento expressam a natureza pecaminosa da humanidade.
Embora a tradução da NVI como ‘mundanos' seja inadequada, ela nos lembra uma verdade importante.
As coisas mundanas não são apenas aquelas que os cristãos ‘não devem fazer', tais como fumar, beber, etc.

As coisas mundanas estão relacionadas com ‘agir como meros homens' ( Tiago 3:3 - Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo. ), movidos pelos impulsos egoístas que guiam a humanidade perdida"





( RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, p.328).


III. PACIÊNCIA, PROVA DE ESPIRITUALIDADE E MATURIDADE CRISTÃ.

1.   Pacientes até a volta de Jesus.

Tiago consolou os irmãos que estavam sofrendo com a opressão dos ricos injustos, afirmando que a vinda de Jesus estava próxima.





Se você está sofrendo e enfrentando alguma situação de injustiça, não se desespere, pois em breve Jesus voltará e dará fim a toda a dor, sofrimento e injustiça ( Tiago 5:7 - Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia. ).
Um dia todo sofrimento chegará ao fim, pois o Justo Juiz voltará para julgar toda a injustiça.
Para fazer os irmãos crescerem em esperança e longanimidade, Tiago utiliza também o exemplo do agricultor.




O lavrador cultiva a terra e lança nela a semente, mas ele precisa esperar com paciência até que a semente germine, a árvore cresça e apareçam os frutos.

2.  Quando a paciência é provada.

Sabemos que existem momentos em que a nossa paciência e fé são testadas, mas quem acredita e aguarda a vinda gloriosa de Cristo não se exaspera.
O Senhor prova a paciência e a fé dos seus filhos.
Ele provou a paciência e a fé de seu amigo, Abraão.
O patriarca teve que esperar muitos anos até que a promessa de ter um filho com Sara se cumprisse.
Depois, ele foi novamente provado quando o Senhor pede que ele lhe ofereça Isaque em holocausto ( Gênesis 22:2 - E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.)


( Gênesis 22:3 - Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera. ).
Se você está sendo provado, não desanime, permaneça firme no Senhor ( I Pedro 1:6 - Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, )
( I Pedro 1:7 - Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo; ).

3. Maturidade cristã.
A paciência é uma característica da maturidade e do crescimento espiritual.
O crente que não ora, não jejua e não medita na Palavra de Deus não pode alcançar a maturidade cristã.





Sem disciplina, o crente permanece imaturo (Efésios 4:14 - Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. ).
Infelizmente, muitos estão sofrendo de “raquitismo espiritual".
Estes, além de não experimentarem um desenvolvimento espiritual saudável, estão sempre envolvidos em confusão, pois são impacientes.




O crente maduro permanece firme diante das perseguições e aflições.
Tomemos como exemplo os profetas do Antigo Testamento, pois alguns deles sofreram terríveis perseguições por causa do nome do Senhor.
Jeremias muito sofreu, mas permaneceu firme, não perdendo sua esperança e crendo nas misericórdias de Deus (Lamentações 3:21 - Disto me recordarei na minha mente; por isso esperarei. )














(Lamentações 3:22 - As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; )
(Lamentações 3:23 - Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. )
(Lamentações 3:24 - A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto esperarei nele. )
(Lamentações 3:25 - Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca. )
(Lamentações 3:26 - Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR. ).




SÍNTESE DO TÓPICO III
A paciência como fruto do Espírito nos ajuda em nossa espiritualidade enquanto aguardamos a volta de Cristo.

SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“A ‘paciência' (makrothumia) é seguramente o fruto que torna o homem semelhante a Deus.
Como ocorre em outros termos, esta é característica de Deus; e do homem, segundo Deus quer que ele seja.
Como Deus é paciente com os homens, então eles são pacientes nEle, tanto quanto em relação a seus semelhantes; pois as circunstâncias e os acontecimentos estão nas mãos de Deus.
Esta virtude bíblica vital não deve ser confundida com mera disposição tranquila, que permanece impassível diante de toda e qualquer perturbação.
Tal modo de vida é mais uma característica nativa da personalidade do que uma qualidade do espírito.
Longanimidade é exatamente o que a palavra sugere: ânimo longo, firmeza de ânimo, constância de ânimo, alguém que permanece animado por muito tempo sem se deixar abater.
Sua essência primária é a perseverança (Desistir? Nunca! ), suportando as pessoas e as circunstâncias.
Como Deus é longânimo para conosco ( I Timóteo 1:12 - E dou graças ao que me tem confortado, a Cristo Jesus SENHOR nosso, porque me teve por fiel, pondo-me no ministério; )
( I Timóteo 1:13 - A mim, que dantes fui blasfemo, e perseguidor, e injurioso; mas alcancei misericórdia, porque o fiz ignorantemente, na incredulidade. )
( I Timóteo 1:14 - E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e amor que há em Jesus Cristo. )
( I Timóteo 1:15 - Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.)
( I Timóteo 1:16 - Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna. ), assim devemos ser longânimos para com nossos semelhantes ( Efésios 4:2 - Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, ), nunca admitindo a derrota por mais que os homens sejam irracionais e difíceis ( I Tessalonicenses 5:4 - Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão; ).
É este tipo de paciência que reflete verdadeiramente o amor cristão ( agape; ( I Corintios 13:4 - O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. ).
Tal amor paciente não é nossa realização.
É o trabalho de Deus no coração dos homens, pois é o fruto do Espírito"

( Comentário Bíblico Beacon — Gaiatas a Filemom. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p.75 ).




CONCLUSÃO




Que venhamos crescer em graça e sabedoria, buscando desenvolver o fruto do Espírito e deixando de lado toda discussão e partidarismo, pois em breve o Senhor Jesus voltará.
Os que primaram por uma vida cheia do Espírito Santo receberão o seu galardão.
Cultivemos o fruto do Espírito.



Por “Daniel Barros de Lima”
Professor da Escola Bíblica Dominical
Assembleia de Deus Vila Zatt.
Ministério de Perus.
Rua Prof. José Lourenço n° 845
Vila Zatt.
Dia 03 de Fevereiro de 2.017.
Celular: 98548-5299
Fone: 3974-7714


Agradeço a Deus por mais esta Lição
E agradeço ao irmão Marcos Barreto
E a irmã Glaucia de Oliveira Santos Araújo
Pelos subsídios para complemento desta lição que estão nos arquivos do Grupo do Facebook.
Grupo: Lições da Escola Bíblicas Dominical.







Nenhum comentário:

Postar um comentário