Lição 7 - 12 de Fevereiro de 2017
Benignidade
– um Escudo
Protetor
contra as Porfias
Texto Áureo
"Antes, sede uns para com os outros
benignos, misericordiosos, perdoando - vos uns aos outros, como também Deus vos
perdoou em Cristo."
Efésios 4.32
Verdade Prática
A benignidade na vida do crente torna-o uma
testemunha do amor de Deus.
LEITURA DIÁRIA
Segunda – ( Provérbios
21:21 - O que segue a justiça e a
beneficência achará a vida, a justiça e a honra. )
A benignidade confere vida longa, justiça e
honra
Terça – ( Romanos
15:14 - Eu próprio, meus irmãos,
certo estou, a respeito de vós, que vós mesmos estais cheios de bondade, cheios
de todo o conhecimento, podendo admoestar-vos uns aos outros. )
Benignidade entre os irmãos
Quarta – (
Colossenses 3:12 - Revesti-vos, pois, como
eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade,
humildade, mansidão, longanimidade; )
Revesti-vos de toda benignidade
Quinta – (
Romanos 13:10 - O amor não faz mal ao próximo.
De sorte que o cumprimento da lei é o amor. )
O benigno não faz mal ao próximo
Sexta – ( II
Samuel 22:26 - Com o benigno, te mostras
benigno; com o homem íntegro te mostras perfeito. )
Deus é favorável ao benigno
Sábado – ( Gálatas
5:22 - Mas o fruto do Espírito é: amor,
gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. )
A benignidade é fruto do Espírito
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Colossenses 3:12-18
( Colossenses 3:12 - Revesti-vos, pois,
como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de
benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; )
( Colossenses 3:13 - Suportando-vos uns aos
outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro;
assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. )
( Colossenses 3:14 - E, sobre tudo isto,
revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. )
( Colossenses 3:15 - E a paz de Deus, para a
qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede
agradecidos. )
( Colossenses 3:16 - A palavra de Cristo
habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e
admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais,
cantando ao SENHOR com graça em vosso coração. )
( Colossenses 3:17 - E, quanto fizerdes por
palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças
a Deus Pai. )
HINOS SUGERIDOS:
5, 75, 432 DA
HARPA CRISTÃ
OBJETIVO GERAL
Mostrar que a benignidade é um aspecto do fruto do
Espírito e que a porfia é obra da carne.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
I - Reconhecer que a benignidade se
fundamenta no amor;
II - Mostrar que a porfia se
fundamenta na inveja e no orgulho;
III - Explicar porque precisamos
nos revestir de benignidade.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Νa lição de hoje
estudaremos a benignidade como um aspecto do fruto do Espírito.
Vivemos em uma sociedade
onde temos visto o avanço da maldade e da violência.
O mundo, que jaz no
Maligno, está carente de pessoas benignas.
Esse fruto nos ajuda a
identificar aqueles que são discípulos de Cristo.
Como saber se estamos
diante de um crente verdadeiro?
Observe se sua fala e
atitudes revelam bondade.
Quem já experimentou do
amor de Cristo é benigno, pois a salvação é resultado da bondade e graça do
Pai.
Fomos salvos por sua
graça, sua bondade.
Incentive seus alunos a
desenvolverem esse fruto, mesmo vivendo em um mundo hostil e mau, pois somente
sendo benignos poderemos revelar o amor do Pai ao mundo.
Lembre-se que antes das
pessoas olharem para Cristo, elas vão olhar para você, para suas atitudes e
ações.
INTRODUÇÃO
Na lição de hoje estudaremos mais um
aspecto do fruto do Espírito, a benignidade
e mais um aspecto das obras da carne, a porfia.
Veremos que o crente cheio do Espírito
tem um coração benigno e procura ter relacionamentos saudáveis, evitando discussões,
disputas e polêmicas o conselho de Paulo a Timóteo foi para que ele fugisse das
discussões, polêmicas e debates acerca da lei, pois tais discussões são inúteis
e não acrescentam nada à fé dos irmãos ( Tito 3:9 - Mas
não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da
lei; porque são coisas inúteis e vãs. ).
PONTO CENTRAL
A benignidade é um antídoto contra a porfia.
I - A BENIGNIDADE
FUNDAMENTA-SE NO AMOR.
1.
O que é benignidade?
Você conhece o significado
dessa palavra?
Benignidade significa
índole boa, bom caráter; benevolência, humanidade e bondade.
No crente, essas
características não são o resultado de uma boa formação acadêmica ou de uma
família funcional.
É o resultado do fruto
do Espírito.
Não conseguimos ser bondosos pelo
nosso próprio esforço.
A bondade que estamos estudando vem de
Deus, pois Ele é a fonte de toda benevolência e amor (
I João 4:8 - Aquele que não ama não
conhece a Deus; porque Deus é amor. ).
Deus é amor, logo, a benignidade é uma
das características do crente.
2.
Jesus, exemplo de benignidade.
Jesus, como homem perfeito, é o nosso
maior exemplo de benignidade e amor (Jo 3.16).
Ele amou os ricos e os pobres e sempre
ajudou a todos que foram até Ele, como por exemplo, a mulher cananeia cuja
filha estava miseravelmente endemoninhada
( Mateus 15:21 - E, partindo Jesus dali, foi para as partes de Tiro e de Sidom. )
( Mateus 15:22 - E eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias,
clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha
filha está miseravelmente endemoninhada. )
( Mateus 15:23 - Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos,
chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de
nós. )
( Mateus 15:24 - E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas
perdidas da casa de Israel. )
( Mateus 15:25 - Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me! )
( Mateus 15:26 - Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos
filhos e deitá-lo aos cachorrinhos. )
( Mateus 15:27 - E ela disse: Sim, SENHOR, mas também os cachorrinhos comem das
migalhas que caem da mesa dos seus senhores. )
( Mateus 15:28 - Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé!
Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha
ficou sã ).
A princípio, parece que
Jesus não estava se importando com o clamor daquela mãe.
Porém, o Mestre estava testando a fé daquela
mulher. Jesus mesmo declarou: “Ó mulher, grande é a tua fé" ( Mateus 15:28 - Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé!
Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha
ficou sã ).
Jesus, em sua bondade, não se prendeu
a debates religiosos ou políticos, pois sabia que a sua missão era salvar e
resgatar os que estavam perdidos ( Lucas 19:10 - Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia
perdido.).
3. A benignidade na
prática.
O evangelista Billy Graham disse que é
muito fácil ser indelicado e impaciente com os que erram e falham.
É fácil ser bondoso e
gentil com quem nos trata bem, mas precisamos ser benignos com aqueles que erram, tropeçam e
ainda nos tratam mal.
Para isso, precisamos
ser cheios do Espírito Santo (Efésios 5:18 - E
não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; ).
A Terceira Pessoa da Trindade, habitando em
nosso interior, nos leva a ser bondosos em todas as circunstâncias.
Muitas pessoas rejeitam o cristianismo
porque alguns cristãos não amam como o seu Mestre.
Jesus foi gentil para com os publicanos e
os pecadores.
Ele se assentava e comia com essas pessoas
(Mateus 9:10 - E aconteceu que, estando ele em casa sentado à mesa, chegaram
muitos publicanos e pecadores, e sentaram-se juntamente com Jesus e seus
discípulos. )
(Mateus 9:11 - E os
fariseus, vendo isto, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre
com os publicanos e pecadores? ).
O Mestre também fez questão de pousar na
casa do publicano Zaqueu ( Lucas 19:1 - E, TENDO Jesus entrado em
Jericó, ia passando. )
( Lucas 19:2 - E eis
que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e
era rico. )
( Lucas 19:3 - E
procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de
pequena estatura.)
( Lucas 19:4 - E,
correndo adiante, subiu a um sicômoro para o ver; porque havia de passar por
ali. )
( Lucas 19:5 - E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e
disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém
pousar em tua casa. )
( Lucas 19:6 - E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente. )
( Lucas 19:7 - E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser
hóspede de um homem pecador. )
( Lucas 19:8 - E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou
aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o
restituo quadruplicado. )
( Lucas 19:9 - E
disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de
Abraão. )
( Lucas 19:10 - Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia
perdido. ).
Os publicanos, por serem
os cobradores de impostos, eram odiados pelo povo, pois em geral, cobravam mais
do que as pessoas deviam.
Na cruz, Jesus demonstrou
benignidade ao atender o pedido de um salteador ( Lucas 23:42 - E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no
teu reino. )
( Lucas 23:43 - E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no
Paraíso. ).
SÍNTESE DO TÓPICO l
A benignidade,
fruto do Espírito, está fundamentada no amor.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“A palavra benignidade
em Gálatas 5.22 é tradução do termo grego cherestotes, que significa bondade como qualidade de pureza
e também como disposição afável de caráter e atitudes.
Abrange ternura,
compaixão e brandura.
Em ( Mateus 11:30 - Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. ), a palavra chrestotes é usada para descrever o jugo de Jesus.
Ele disse: Porque o meu jugo é suave [chrestos], e o meu fardo é
leve'.
O jugo de Cristo fala do
desenvolvimento de uma vida disciplinada através da obediência, submissão,
companheirismo, serviço e cooperação.
É uma relação cortês,
gentil e aprazível (benigna) porque está baseada no compromisso e amor, e não
na força e servidão.
Temos um Mestre a quem
servir, porque o amamos, e também servimos uns aos outros em razão de nosso
amor por Ele.
Servir sem amor é
intolerável — servir por amor é o mais alto privilégio.
A palavra chrestos também é usada em (
Lucas 5:39 - E ninguém tendo bebido o velho
quer logo o novo, porque diz: Melhor é o velho. ) para descrever o vinho velho,
que é melhor ou doce.
Não há amargura nesse
vinho.
Esta ideia nos ajuda a
entender melhor o que o apóstolo Paulo nos diz em ( Efésios 4:31 - Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda
a malícia sejam tiradas dentre vós, )
( Efésios 4:32 - Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos,
perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.) e
( Efésios 5:1 - SEDE, pois,
imitadores de Deus, como filhos amados;
)
( Efésios 5:2 - E
andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós,
em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. )
( GILBERTO, Antonio. O Fruto do Espírito: A plenitude de
Cristo na vida do crente. 2.ed. Rio de Janeiro: CPAD, p. 90 ).
Portia
Erithia denota
ambição, egoísmo,
rivalidade, sendo voluntariosidade a ideia
subjacente na palavra; por conseguinte, denota ‘fazedor
de partidos de divisões'.
É derivado, não de érís, ‘discussão', mas de erithos, ‘mercenário, pessoa
capaz de tudo por dinheiro'; por conseguinte, o significado de ‘buscar ganhar seguidores', facções, ‘porfias,
contendas'.
É traduzido em ( II Corintios 12:20 - Porque receio que,
quando chegar, não vos ache como eu quereria, e eu seja achado de vós como não
quereríeis; que de alguma maneira haja pendências, invejas, iras, porfias, detrações, mexericos, orgulhos, tumultos; ) por ‘porfias', não é improvável que o
significado aqui seja rivalidade ou ambições vis ( todas as outras palavras na
lista expressam ideias abstratas em vez de facções ).
Também ocorre em ( Gálatas 5:20 - Idolatria,
feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,); ( Filipenses 1:17 - Mas outros, por
amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho. ); ( Filipenses 2:3 - Nada façais por contenda ou por vanglória,
mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. ); ( Tiago 3:14 - Mas, se tendes
amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem
mintais contra a verdade. )
( Tiago 3:15 - Essa
não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. )
( Tiago 3:16 - Porque onde há inveja e espírito faccioso aí
há perturbação e toda a obra perversa. ).
Em ( Romanos 2:8 - Mas
a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e
obedientes à iniqüidade; ) é traduzido
como adjetivo, ‘contencioso'.
Para conhecer mais leia, Dicionário Vine, CPAD, p. 884.
II. - A
PORFIA FUNDAMENTA-SE NA INVEJA E NO ORGULHO.
1. Inimizade e porfia.
Embora estas duas palavras pareçam ter
o mesmo significado, elas são distintas.
Segundo o Dicionário Houaiss,
inimizade é ódio, indisposição e malquerença; porfia significa contendas de
palavras, discussão, disputa e polêmica.
Embora tenham significados distintos,
elas são obras da carne, da velha natureza, por isso, devemos fugir de tais
ações
(Gálatas 5:20 - Idolatria,
feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões,
heresias, )
(Gálatas 5:21 - Invejas,
homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das
quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não
herdarão o reino de Deus. ).
2. Evódia e Síntique.
Eram irmãs valorosas que serviam a
Deus na igreja de Filipos ( Filipenses 4:2 - Rogo a
Evódia, e rogo a Síntique, que sintam o mesmo no SENHOR. ).
Tudo indica que essas irmãs se
deixaram levar pela velha natureza e estavam envolvidas em alguma porfia.
Não sabemos ao certo o motivo da
diferença entre elas.
Alguns autores dizem que foram
questões pessoais, outros que se tratava de uma disputa por questões
eclesiásticas.
Porém, tal atitude era reprovável.
Então, Paulo exorta ambas para que
acabem de uma vez por todas com as diferenças.
O apóstolo, como líder daquela igreja,
não procurou saber quem estava com a razão, mas com amor e firmeza ordenou que
elas parassem com tal atitude.
Em meio às porfias não
existem vencedores.
Todos acabam perdendo e dando lugar ao
Diabo (Efésios 4:27 - Não deis lugar ao diabo. ).
3. Miriã e Arão.
Moisés havia sido escolhido pelo Senhor
para conduzir o seu povo até Canaã, e uma das suas características mais
marcantes era a mansidão e a humildade ( Números 12:3 - E
era o homem Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a
terra. ).
Todo líder precisa dessas duas
características para que tenha uma liderança bem-sucedida.
Certo dia, Miriã e Arão, irmãos de
Moisés, ficaram indignados pelo fato de ele ter se casado com uma mulher cuxita
( Números 12:1 - E FALARAM Miriã e Arão contra Moisés,
por causa da mulher cusita, com quem casara; porquanto tinha casado com uma
mulher cusita. ).
Eles não estavam preocupados com
Moisés, mas, por trás da porfia, também havia outro sentimento, a inveja.
Eles certamente desejavam a liderança
do irmão.
Um sentimento carnal traz consigo
outros sentimentos, despertando o que há de pior em cada pessoa.
As consequências da inveja e da porfia
foram terríveis para Miriã e para todo o povo, pois tiveram que ficar retidos,
em um lugar, até que Miriã pudesse se ajuntar novamente à congregação
( Números 12:15 - Assim Miriã esteve
fechada fora do arraial sete dias, e o povo não partiu, até que recolheram a
Miriã. ).
Tenha cuidado com a porfia, pois ela
trará prejuízos a você e ao povo de Deus.
SÍNTESE DO TÓPICO II
A porfia é obra
da carne e se fundamenta na inveja e no orgulho.
SUBSÍDIO Teológico.
Eríthia ou eritheia denota ‘ambição, egoísmo, rivalidade,
sendo voluntariosidade a ideia subjacente na palavra; por conseguinte, denota, fazedor
de partido de divisões.
É derivado, não de eris, discussão, mas de erithos,
mercenário, pessoa capaz de tudo por dinheiro'.
Por conseguinte, o
significado de ‘buscar ganhar seguidores', ‘facções, porfias, contendas'.
É traduzido em ( II Corintios 12:20 - Porque
receio que, quando chegar, não vos ache como eu quereria, e eu seja achado de
vós como não quereríeis; que de alguma maneira haja pendências, invejas, iras,
porfias, detrações, mexericos, orgulhos, tumultos; ) por porfias, não é improvável que o significado aqui seja rivalidade
ou ambição vis ( todas as outras palavras na lista expressam ideias abstratas
em vez de facções ).
Também ocorre em ( Gálatas 5:20 -
Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas,
dissensões, heresias,); ( Filipenses
1:17 - Mas outros, por amor, sabendo que fui posto para defesa do
evangelho. ); (Filipenses 2:3 - Nada
façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os
outros superiores a si mesmo. ); ( Tiago
3:14 - Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso
coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. )
( Tiago 3:16 - Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e
toda a obra perversa. ).
Em ( Romanos 2:8 - Mas
a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e
obedientes à iniqüidade;), é traduzido
como adjetivo, ‘contencioso’.
A ordem ‘pendencias’, ‘invejas’, iras,
porfias’, é a mesma em ( II Corintios
12:20 - Porque receio que, quando chegar, não vos
ache como eu quereria, e eu seja achado de vós como não quereríeis; que de
alguma maneira haja pendências, invejas, iras, porfias, detrações, mexericos,
orgulhos, tumultos; ) ( Gálatas 5:20 -
Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas,
dissensões, heresias,).
A porfia é fruto do ciúme.
Contraste com o adjetivo sinônimo hairetikos, que ocorre em ( Tito 3:10 - Ao
homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o, ), faccioso (ARA), que causa divisão, não necessariamente “herege” (RC),
no sentido de manter falsa doutrina.
( Dicionário Vine: O significado exegético e
expositivo das palavras do Antigo e do Novo Testamento, l. ed. Rio de Janeiro.
CPAD, 2002, pp 884 -85)
III. REVISTAMO-NOS
DE BENIGNIDADE.
1. Retirando as vestes velhas.
Paulo exorta os crentes de Colossos a
se despirem da velha natureza, deixando de lado a ira, a malícia, a
maledicência e as palavras torpes ( Colossenses 3:8 - Mas
agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da
maledicência, das palavras torpes da vossa boca. ).
Como filhos de Deus, precisamos
nos revestir de vestes novas, ou seja, novas atitudes, a fim de anunciar ao
mundo a benignidade de Deus ( I Pedro 2:9 - Mas
vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido,
para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua
maravilhosa luz; ).
Vivemos neste mundo, mas não podemos
nos conformar com a sua maneira de viver e pensar ( Romanos 12:1 -
ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos
corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto
racional. ).
Precisamos de santidade, pois sem ela
jamais poderemos agradar ao Senhor e nem vê-lo ( Hebreus 12:4 - Ainda
não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado. ).
2. Sede benignos.
A benignidade é um
antídoto e um escudo contra as porfias.
Tornamo-nos benignos porque fomos
perdoados e justificados por Jesus Cristo e agora o Espírito Santo habita em
nós e nos ajuda a viver de modo santo e justo. Fomos perdoados por Cristo.
Por isso, precisamos também conceder o
perdão àqueles que nos ofendem e magoam (Mateus 6:12 - E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos
nossos devedores; )
( Mateus 6:14 - Porque,
se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos
perdoará a vós; )
( Mateus 6:15 - Se,
porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não
perdoará as vossas ofensas. ).
De certa forma, é até fácil agir com
bondade com aqueles que agem conosco dessa mesma forma, mas precisamos ser
benignos com aqueles que nos odeiam e nos maltratam.
Jesus nos ensinou a amarmos até mesmo
os nossos inimigos ( Mateus 5:44 - Eu, porém, vos
digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que
vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais
filhos do vosso Pai que está nos céus; ).
3. Imitando a conduta de
Paulo.
O apóstolo Paulo tinha uma vida
ilibada, e como líder, era um exemplo para os crentes de Corinto.
Sua maneira de viver era tão santa que
ele desafiou os crentes a serem seus imitadores ( I
Corintios 11:1 - Sede meus imitadores,
como também eu sou de Cristo. ).
Sua família, seus amigos e seus irmãos
em Cristo podem imitar seus atos e suas ações?
Paulo seguia o exemplo de Jesus.
Precisamos também seguir o exemplo do
Mestre e nos tornarmos semelhantes a Ele.
Não podemos nos esquecer que ser
cristão é ser semelhante a Cristo.
Jesus deve ser o padrão para o nosso
viver.
Ele tinha uma vida social intensa; ia
a casamentos (João 2:1 - E, AO terceiro dia, fizeram-se umas
bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus. )
( João 2:2 - E
foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas. )
( João 2:3 - E,
faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho. )
( João 2:4 - Disse-lhe
Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. )
( João 2:5 - Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser. )
( João 2:6 - E
estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em
cada uma cabiam dois ou três almudes. )
( João 2:7 - Disse-lhes
Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. )
( João 2:8 - E
disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram. )
( João 2:9 - E,
logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se
bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala
ao esposo, )
( João 2:10 - E
disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem,
então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho. )
( João 2:11 - Jesus
principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória;
e os seus discípulos creram nele. )
( João 2:12 - Depois
disto desceu a Cafarnaum, ele, e sua mãe, e seus irmãos, e seus discípulos; e
ficaram ali não muitos dias. ), jantares
na casa dos amigos ( João 12:1 - FOI, pois, Jesus seis dias antes da páscoa
a Betânia, onde estava Lázaro, o que falecera, e a quem ressuscitara dentre os
mortos. )
( João 12:2 - Fizeram-lhe,
pois, ali uma ceia, e Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com
ele. )
( João 12:3 - Então Maria, tomando um arrátel de ungüento de nardo puro, de
muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e
encheu-se a casa do cheiro do ungüento.
)
( João 12:4 - Então,
um dos seus discípulos, Judas Iscariotes, filho de Simão, o que havia de
traí-lo, disse: )
( João 12:5 - Por
que não se vendeu este ungüento por trezentos dinheiros e não se deu aos
pobres? )
( João 12:6 - Ora,
ele disse isto, não pelo cuidado que tivesse dos pobres, mas porque era ladrão
e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava. )
( João 12:7 - Disse,
pois, Jesus: Deixai-a; para o dia da minha sepultura guardou isto; )
( João 12:8 - Porque
os pobres sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes. )
( João 12:9 - E
muita gente dos judeus soube que ele estava ali; e foram, não só por causa de
Jesus, mas também para ver a Lázaro, a quem ressuscitara dentre os mortos. )
( João 12:10 - E
os principais dos sacerdotes tomaram deliberação para matar também a Lázaro; )
( João 12:11 - Porque
muitos dos judeus, por causa dele, iam e criam em Jesus. ), mas não se deixou seduzir pelas coisas deste mundo.
SÍNTESE DO TÓPICO III
O crente precisa
se revestir de benignidade.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“Cristo é nosso exemplo
de como andar em amor, como oferta de cheiro perfumado.
As ofertas pelo pecado
descritas no Antigo Testamento não eram perfumadas.
Mas isto é dito acerca
de Jesus, nossa oferta pelo pecado, que se deu em ternura, compaixão e
brandura, porque Ele nos amou.
Jesus demonstrou em sua
forma mais elevada o significado de ser benigno e misericordioso uns para com
os outros.
É por isso que para o
apóstolo Paulo Ele era a oferta de cheiro perfumado, oferecida em amor.
Em ( I Pedro 2:3 - Se é que já provastes que o SENHOR é benigno; ), a versão Almeida Revista e Atualizada
traduz o termo grego chrestotes ( ou chrestos ) por ‘bondoso’.
Referência semelhante no
Antigo Testamento ocorre em ( Salmos 34:8 - Provai,
e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem
que nele confia. ), o que fala de
brandura.
Estes versículos
bíblicos dizem respeito a experimentar de modo pessoal a benignidade de Deus.
( GILBERTO, Antonio. O fruto do Espírito: A
plenitude de Cristo na vida do crente. 2.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p. 91 ).
CONCLUSÃO
Se realmente desejamos
expressar um cristianismo vivo, autêntico, precisamos excluir do nosso meio as
porfias, pois são obras da carne e maculam corpo de Cristo.
Precisamos seguir o
exemplo de Jesus Cristo, que, com sua benignidade, atraía as pessoas para se
reconciliarem com Deus.
Jesus manifestou sua
benignidade curando os enfermos, libertando os oprimidos pelo Diabo e morrendo
na cruz pelas nossas ofensas e delitos.
Por “Daniel Barros de Lima”
Professor da Escola Bíblica Dominical
Assembleia de Deus Vila Zatt.
Ministério de Perus.
Rua Prof. José Lourenço n° 845
Vila Zatt.
Dia 25 de Janeiro de 2.017.
Celular: 98548-5299
Fone: 3974-7714
Agradeço a Deus por mais esta Lição
E agradeço a irmã Glaucia
de Oliveira Santos Araújo
Profª.
do Grupo no whatsaap
Pelos subsídio para complemento desta lição que estão nos
arquivos do Grupo do Facebook.
Grupo: Lições da Escola Bíblicas Dominical
Qualquer pessoa que
atacar quem Deus escolheu estará atacando o próprio Deus, além de estar agindo por influência de satanás.
As consequências são
terríveis:
Vergonha, isolamento,
doenças, sofrimentos...
Veja só o caso de Moisés:
ARÃO E MIRIÃ eram irmãos
de Moisés e não se conformavam com a sua liderança.
Achavam que eles também
tinham unção e que não era certo só ele ser chefe.
Até diziam: ( Números 12:2 - E disseram:
Porventura falou o SENHOR somente por Moisés? Não falou também por nós? E o
SENHOR o ouviu. ).
Queriam ter a mesma honra que Moisés.
Queriam ocupar o lugar de Moisés.
Mas Moisés, além da unção, tinha o carinho e o respeito
do povo.
Então, Arão e Miriã acharam que a única maneira de
derrubá-lo seria falar mal dele para o povo, mostrar ao povo que Moisés não era
tão santo assim.
Então, foram buscar na vida particular de Moisés os
motivos para atacá-lo.
A Palavra diz: “E falaram
Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cuxita” ( Números 12:1 -
E
FALARAM Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cusita, com quem
casara; porquanto tinha casado com uma mulher cusita. ).
Entre outras coisas diziam ao povo:
Não está certo o que Moisés fez.
Ele foi casado com Zípora.
Ele mesmo escreveu na Lei que os filhos de
Israel não devem se casar com mulheres estrangeiras.
E agora ele se contradiz e tomou como esposa
esta mulher cuxita (Etíope).
Moisés não é moralmente são.
Moisés é indigno de ser o líder.
Eu e o meu irmão Arão estamos mais
preparados.
Deus falou através de Moisés, mas falou
através de nós também. Nós, sim, somos santos.
Não falem mais com Moisés.
Não o ouçam mais.
Arão e Miriã apelavam para a santidade, quando na verdade
estavam agindo movidos pelo sentimento de rebeldia e inveja, marcas registradas
de satanás.
E qual era a atitude de
Moisés diante desta difamação?
Será que Moisés estava
desesperado, arrancando os cabelos e dizendo “E agora?”.
Não!
A atitude de Moisés era
de tranquilidade.
No versículo seguinte, encontramos: ( Números 12:3 - E era o homem Moisés
mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra. ).
Moisés estava tranquilo!
Por que?
Porque Moisés estava
certo da sua chamada por Deus.
Certo de que a sua vida
continuava no altar e que seus problemas familiares eram exclusivamente seus, e
não de Arão ou Miriã, e que isto nada influía na sua vida espiritual e no seu
relacionamento com Deus, para quem ele sempre foi fiel!
Arão e Miriã não queriam se sujeitar à autoridade de
Moisés.
Queriam caminhar paralelamente, fazendo divisão na Obra.
Queriam ter honra própria e, ao tentar denigri-lo,
queriam até mais honra que Moisés.
Tudo o que o próprio diabo quís contra Deus.
Foi um grande erro atacar Moisés, usando como pretexto
sua vida familiar!
Atacar Moisés era atacar
a Obra de Deus!
Era pregar a rebelião!
E a Bíblia diz que a
rebelião é como pecado de feitiçaria ( I Samuel 15:23 - Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é
como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele
também te rejeitou a ti, para que não sejas rei. ).
Na continuação da leitura vemos que: “Assim, a ira do
SENHOR contra eles se acendeu”.
Por que?
Porque eles estavam sendo usado pelo diabo para dividir o
povo, assim como Lúcifer tinha feito no princípio dividindo o Céu e arrastando
a terça parte dos anjos.
(Ezequiel
28:12 - Filho
do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o
Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em
formosura. )
(Ezequiel
28:13 - Estiveste
no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura:
sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo,
esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em
que foste criado foram preparados. )
(Ezequiel
28:14 - Tu
eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus
estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. )
(Ezequiel
28:15 - Perfeito
eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou
iniqüidade em ti. )
(Ezequiel
28:16 - Na
multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste;
por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim
cobridor, do meio das pedras afogueadas.
)
(Ezequiel
28:17 - Elevou-se
o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa
do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem
para ti. )
(Ezequiel
28:18 - Pela
multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os
teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te
tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem. )
(Ezequiel
28:19 - Todos
os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te
tornaste, e nunca mais subsistirá. )
Deus não aceita que isso se repita.
( Números 12:4 - E logo o SENHOR disse a Moisés, a Arão e a
Miriã: Vós três saí à tenda da congregação. E saíram eles três. )
( Números 12:5 - Então o SENHOR desceu na coluna de nuvem, e
se pôs à porta da tenda; depois chamou a Arão e a Miriã e ambos saíram. )
( Números 12:6 - E disse: Ouvi agora as minhas palavras; se
entre vós houver profeta, eu, o SENHOR, em visão a ele me farei conhecer, ou em
sonhos falarei com ele. )
( Números 12:7 - Não é assim com o meu servo Moisés que é fiel
em toda a minha casa. )
( Números 12:8 - Boca a boca falo com ele, claramente e não
por enigmas; pois ele vê a semelhança do SENHOR; por que, pois, não tivestes
temor de falar contra o meu servo, contra Moisés? )
A Palavra continua: ( Números
12:10 -
E a nuvem se retirou de sobre a tenda; e eis que Miriã ficou leprosa como a
neve; e olhou Arão para Miriã, e eis que estava leprosa. ).
Note que a Palavra não disse que Miriã
estava leprosa e, sim, que era leprosa.
Era uma questão de essência, natureza.
Miriã era leprosa no seu
interior e agora Deus estava mostrando para toda a congregação a sua podridão
interior.
Quando atacou Moisés,
Miriã queria que a congregação o isolasse, mas é ela que vai ser isolada por
causa da lepra.
Ela falava mal da mulher
etíope “Aquela negra estrangeira” mas é Miriã que vai sofrer o preconceito
porque todos desprezavam e fugiam dos leprosos.
Ela não quer que as
pessoas ouçam Moisés mas é ela que não vai ter ninguém para ouvi-la no deserto.
Ela quer mandar mais que
Moisés e liderar o povo com Arão, mas não vai ter nem uma empregada para dar
ordens lá fora do arraial, aonde vai ficar sozinha.
Miriã e Arão vão ter que aprender e nós temos que
aprender com eles, que a unção e a autoridade dada por Deus têm que ser respeitada, e
que não é para quem quer, e sim para quem Deus escolhe.
A partir do momento que Deus escolhe
um líder, aquele líder passa a representar o próprio Deus.
Se rebelar contra o líder é se rebelar contra a escolha
que o próprio Deus fez.
O Reino funciona debaixo
da Autoridade.
No caso aqui: Deus,
Moisés, Arão, Sacerdotes, Levitas, Anciãos, Congregação.
É Autoridade sobre
autoridade.
Esta autoridade não pode
ser subvertida.
Miriã sequer faz parte
desta Hierarquia e quer se meter.
Qualquer pessoa que não
se submete à hierarquia de Deus com humildade vai sofrer severas consequências.
Arão e Miriã vão ter que aprender sobre a submissão.
Vão ter que aprender a se sujeitar ao líder que Deus
escolheu.
Terão que fazer isso com arrependimento.
Quando Arão viu Miriã toda leprosa, imediatamente
submeteu-se a Moisés.
O versículo 11 diz que Arão falou a Moisés:
- “Ah! Senhor meu!”
Vão ter que reconhecer a culpa e a loucura que cometeram:
( Números
12:11 - Por
isso Arão disse a Moisés: Ai, senhor meu, não ponhas sobre nós este pecado,
pois agimos loucamente, e temos pecado.
)
Vão ter que reconhecer
também que no pecado da rebelião só existe podridão e morte:
( Números
12:12 - Ora,
não seja ela como um morto, que saindo do ventre de sua mãe, a metade da sua
carne já esteja consumida. )
Vão ter que pedir perdão
e oração:
(Números
12:13 - Clamou,
pois, Moisés ao SENHOR, dizendo: Ó Deus, rogo-te que a cures. )
Vão ter que mudar a
maneira de pensar:
( Números 12:14 - E disse o SENHOR a Moisés: Se seu pai cuspira
em seu rosto, não seria envergonhada sete dias? Esteja fechada sete dias fora
do arraial, e depois a recolham. )
Se a pessoa rebelde fizer tudo isso, Deus vai recolhê-la
de volta à comunhão: ( Números 12:15 - Assim Miriã esteve fechada fora do arraial
sete dias, e o povo não partiu, até que recolheram a Miriã. ).
O problema é que estes
rebeldes só atrasam a Obra de Deus.
Destruí-la, jamais.
Deus podia ter curado
Miriã na hora, mas sabia que a “lepra” de Miriã não era exterior e sim
interior.
Deus só vai restaurar
plenamente tal pessoa se refletir por dias na sua loucura e tirar o mal de
dentro dela através de reflexão, arrependimento e oração.
Jamais fale contra o
ungido de Deus.
( Salmos 105:15 - Não toqueis os meus ungidos, e não maltrateis os meus profetas. )
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