Lição 06. 10 de Agosto de 2.014
A Verdadeira FÉ Não Faz Acepção De Pessoas.
TEXTO ÁUREO
Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real:
Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.
Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redarguidos
pela lei como transgressores.
Tiago 2:8-9
Verdade Prática
Não podemos fazer
acepção de pessoas, pois o Senhor não fez conosco.
Hinos sugeridos:
11, 17, 23.
Nas
horas que passo pensando em Jesus
As trevas desfaço, buscando a luz;
Que horas de vida, tão doces p’ra mim,
Jesus me convida, que eu suba p’ra Si!
As trevas desfaço, buscando a luz;
Que horas de vida, tão doces p’ra mim,
Jesus me convida, que eu suba p’ra Si!
Da
vida voando, sem nenhum temor;
Acima buscando do véu o amor;
Que doce ventura, que aspecto feliz,
Que nova natura minh’alma bendiz.
Acima buscando do véu o amor;
Que doce ventura, que aspecto feliz,
Que nova natura minh’alma bendiz.
Do mar
o bramido, da brisa o langor
Da ave o carpido de doce amor,
Me falam sentidos acordes dos céus,
Me trazem aos ouvidos os hinos de Deus!
Da ave o carpido de doce amor,
Me falam sentidos acordes dos céus,
Me trazem aos ouvidos os hinos de Deus!
Minh’alma
ansiosa já quer percorrerA senda gloriosa que eu hei de ver;
Que coisa tão bela; oh! que luz sem véu!
Jesus me revela mistérios do céu.
Jesus me revela mistérios do céu.
Leitura Diária
Segunda - ( Deuteronômio
1:17 - Não
discriminareis as pessoas em juízo; ouvireis assim o pequeno como o grande; não
temereis a face de ninguém, porque o juízo é de Deus; porém a causa que vos for
difícil fareis vir a mim, e eu a ouvirei. )
Diante de Deus, somos
iguais.
Terça – ( Atos
2:44 - E
todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. )
Uma igreja solidária.
Quarta
– ( Jó 5:16 - Assim há esperança
para o pobre; e a iniqüidade tapa a sua boca. )
Esperança para o pobre.
Quinta – ( I Corintios 1:28 - E Deus escolheu as coisas vis deste
mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; )
O paradoxo divino.
Sexta – (
Filipenses 2:5 - De
sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, )
(
Filipenses 2:6 - Que,
sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, )
(
Filipenses 2:7 - Mas
esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos
homens; )
(
Filipenses 2:8 - E,
achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte,
e morte de cruz. )
Nosso referencial de
humildade.
Sábado
– ( I Pedro 2:9 - Mas vós sois a
geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que
anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa
luz; )
Das trevas para a luz.
Estatística
desta lição
INTRODUÇÃO
I – A fé não faz acepção de
pessoas. ( Tiago 2:1 - MEUS
irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em
acepção de pessoas. )
( Tiago 2:2 - Porque, se no vosso ajuntamento entrar algum homem com anel
de ouro no dedo, com trajes preciosos, e entrar também algum pobre com sórdido
traje, )
( Tiago 2:3 - E atentardes para o que traz o traje precioso, e lhe
disserdes: Assenta-te tu aqui num lugar de honra, e disserdes ao pobre: Tu,
fica aí em pé, ou assenta-te abaixo do meu estrado, )
( Tiago 2:4 - Porventura não fizestes distinção entre vós mesmos, e não vos
fizestes juízes de maus pensamentos? )
1. Em Cristo a fé é imparcial.
2. O amor de Deus tem de ser manifesto na igreja local.
3. Não sejamos perversos ( Tiago 2:4 - Porventura
não fizestes distinção entre vós mesmos, e não vos fizestes juízes de maus
pensamentos? )
II – Deus
escolheu os pobres aos olhos do mundo. ( Tiago 2:5 - Ouvi,
meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para
serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?)
( Tiago 2:6 - Mas vós desonrastes o pobre. Porventura não vos oprimem os
ricos, e não vos arrastam aos tribunais?
)
( Tiago 2:7 - Porventura não blasfemam eles o bom nome que sobre vós foi
invocado? )
1. A soberana escolha de Deus.
2. A principal razão para não desonrar o pobre ( Tiago 2:6 - Mas vós desonrastes o pobre. Porventura não vos oprimem os
ricos, e não vos arrastam aos tribunais?
)
3. Desonraram o Senhor.
III – A
Lei real, a lei Mosaica e a lei da liberdade. ( Tiago 2:8 - Todavia, se
cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti
mesmo, bem fazeis. )
( Tiago 2:9 - Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois
redargüidos pela lei como transgressores.
)
( Tiago 2:10 - Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só
ponto, tornou-se culpado de todos. )
( Tiago 2:11 - Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também
disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás
feito transgressor da lei. )
( Tiago 2:12 - Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela
lei da liberdade. )
( Tiago 2:13 - Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez
misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo. )
1. A lei Real.
2. A Lei Mosaica.
3. A Lei do Evangelho.
Conclusão.
Auxílio Bibliográfico.
Subsidio
Teológico.
Leitura bíblica em
classe.
Tiago 2: 1 - 13.
(
Tiago 2:1 - MEUS irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor
da glória, em acepção de pessoas. )
(
Tiago 2:2 - Porque, se no vosso ajuntamento entrar algum homem com anel de ouro
no dedo, com trajes preciosos, e entrar também algum pobre com sórdido traje, )
(
Tiago 2:3 - E atentardes para o que traz o traje precioso, e lhe disserdes:
Assenta-te tu aqui num lugar de honra, e disserdes ao pobre: Tu, fica aí em pé,
ou assenta-te abaixo do meu estrado, )
(
Tiago 2:4 - Porventura não fizestes distinção entre vós mesmos, e não vos
fizestes juízes de maus pensamentos? )
(
Tiago 2:5 - Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres
deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o
amam? )
(
Tiago 2:6 - Mas vós desonrastes o pobre. Porventura não vos oprimem os ricos, e
não vos arrastam aos tribunais? )
(
Tiago 2:7 - Porventura não blasfemam eles o bom nome que sobre vós foi
invocado? )
(
Tiago 2:8 - Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a
teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis. )
(
Tiago 2:9 - Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois
redargüidos pela lei como transgressores. )
(
Tiago 2:10 - Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto,
tornou-se culpado de todos. )
(
Tiago 2:11 - Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse:
Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito
transgressor da lei. )
(
Tiago 2:12 - Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei
da liberdade. )
(
Tiago 2:13 - Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez
misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo. )
Interação:
Quem é o pobre deste mundo?
Esta é uma pergunta que exige uma resposta
complexa.
Naturalmente não poderemos respondê-la
satisfatoriamente neste espaço.
Entretanto, nós temos a tendência de enxergar o pobre apenas sob a
perspectiva econômica.
Este não deixa de ser um olhar verdadeiro e
correto.
Por outro lado, precisamos levar em conta que o conceito de pobre não se
aplica á perspectiva econômica, mas igualmente á perspectiva educativa,
psicológica ou de outras áreas.
Em tese, o pobre é o desprotegido.
O analfabeto, por exemplo, pode ter dinheiro, mas
encontra–se vulnerável podendo ser ludibriado.
Apesar de o texto de Tiago se referir ao aspecto
econômico da sua época, é importante refletirmos sobre outros tipos de
injustiças e pobrezas no mundo contemporâneo.
Objetivos
Após
esta aula o aluno deverá estar apto a:
·
Destacar o ensino de Tiago de que a fé não faz acepção.
·
Apontar a escolha de Deus pelos pobres aos olhos do mundo.
·
Distinguir a Lei Mosaica das Leis Real e da Liberdade.
Orientação
pedagógica:
Professor,
leve para a sala de aula recortes de revistas ou jornais sobre temas que
revelem as diversas classes sociais no Brasil.
Divida a turma em grupos.
Em seguida, peça aos grupos para escolherem uma
reportagem e identificarem a classe social por ela representada.
Dê um tempo para que os alunos leiam e debatam a
matéria em grupo.
Encerrando o tempo de discussão, faça as perguntas
para os grupos de acordo com o esquema da página seguinte.
Ouça as respostas e conclua dizendo que no Brasil
há diversas classes sociais – hoje classificadas em A, B, C, D e E.
Isso significa que o nosso pais é plural.
Afirme que as Escrituras são taxativas quanto ao
pecado de discriminação de pessoas socialmente menos abastadas.
Introdução
A discriminação contra as pessoas de classe
social inferior é vergonhosa e ultrajante, principalmente, quando praticada
no âmbito de uma igreja local.
Nesta
lição estudaremos sobre a fé que não faz acepção de pessoas.
Veremos que erramos - e muito - quando
julgamos as pessoas sob perspectivas subjetivas tais como a aparência física,
posição social, status, a bagagem intelectual, etc.
Isso porque tais características não
determinam o caráter ( Lucas 12:15 - E
disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer
não consiste na abundância do que possui.
).
Assim, a lição dessa semana tem o
objetivo de mostrar, pelas Escrituras, que a verdadeira fé e a acepção de pessoas são atitudes
incompatíveis entre si e, justamente por isso, não podem coexistir na
vida de quem aceitou ao Evangelho (Deuteronômio 10:17 - Pois o SENHOR vosso Deus é o Deus dos
deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas,
nem aceita recompensas; ); ( Romanos 2:11 - Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas. ).
Palavra-chave
Acepção:
Predileção = ( Significa Preferência, ) por alguém, tendência em favor de pessoa (s) por sua classe
social.
I - A FÉ NÃO PODE FAZER ACEPÇÃO DE PESSOAS ( Tiago 2:1 - MEUS irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da
glória, em acepção de pessoas. )
( Tiago 2:2 - Porque, se no vosso ajuntamento entrar algum homem com anel de ouro no
dedo, com trajes preciosos, e entrar também algum pobre com sórdido traje, )
( Tiago 2:3 - E atentardes para o que traz o traje precioso, e lhe disserdes:
Assenta-te tu aqui num lugar de honra, e disserdes ao pobre: Tu, fica aí em pé,
ou assenta-te abaixo do meu estrado, )
( Tiago 2:4 - Porventura não fizestes distinção entre vós mesmos, e não vos fizestes
juízes de maus pensamentos? )
1. Em
Cristo a fé é imparcial.
O primeiro conselho
de Tiago para a igreja é o de não termos uma fé que faz acepção de pessoas ( Tiago
2:1 - MEUS
irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em
acepção de pessoas. ).
Mas é possível haver
favoritismo social onde as pessoas dizem-se geradas pela Palavra da Verdade?
As Escrituras mostram
que sim.
Aconteceu na igreja
de Corinto quando da celebração da Ceia do Senhor ( I Corintios 11:17 - Nisto, porém, que vou
dizer-vos não vos louvo; porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para
pior. )
( I Corintios 11:18 -
Porque
antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões;
e em parte o creio. )
( I Corintios 11:19 -
E
até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se
manifestem entre vós. )
( I Corintios 11:20 -
De
sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor. )
( I Corintios 11:21 -
Porque,
comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome e
outro embriaga-se. )
( I Corintios 11:22 -
Não
tendes porventura casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de
Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não
vos louvo.)
( I Corintios 11:23 -
Porque
eu recebi do SENHOR o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em
que foi traído, tomou o pão; )
( I Corintios 11:24 -
E,
tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é
partido por vós; fazei isto em memória de mim. )
( I Corintios 11:25 -
Semelhantemente
também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo
testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória
de mim. )
( I Corintios 11:26 -
Porque
todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte
do Senhor, até que venha. )
( I Corintios 11:27 -
Portanto,
qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será
culpado do corpo e do sangue do Senhor.
)
( I Corintios 11:28 - Examine-se, pois, o
homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. )
( I Corintios 11:29 -
Porque
o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não
discernindo o corpo do SENHOR. )
( I Corintios 11:30 -
Por
causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem. )
( I Corintios 11:31 -
Porque,
se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. )
( I Corintios 11:32 -
Mas,
quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos
condenados com o mundo. )
( I Corintios 11:33 -
Portanto,
meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros. )
( I Corintios 11:34 -
Mas,
se algum tiver fome, coma em casa, para que não vos ajunteis para condenação. Quanto
às demais coisas, ordená-las-ei quando for.
).
Hoje, não são poucos os relatos de
pessoas discriminadas devido a sua condição social na igreja.
Ora, recebemos uma
nova natureza em Cristo ( Colossenses 3:10 - E vos vestistes do novo, que se renova para
o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; ), pois Ele derrubou o muro que fazia a separação entre os homens (Efésios 2:14 - Porque ele é a nossa paz, o qual de
ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, )
( Efésios
2:15 - Na sua carne desfez a
inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças,
para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, )
tornando possível a igualdade entre eles, ou seja, estando em Jesus, (Colossenses 3:11 - Onde
não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo
ou livre; mas Cristo é tudo
em todos. ).
É, portanto, inaceitável e inadmissível que exista tal
comportamento discriminatório e preconceituoso entre nós.
2-O amor de Deus tem de ser manifesto na igreja local.
Havia na congregação,
do tempo de Tiago, a acepção de pessoas.
Segundo as condições
econômicas, "um homem com anel de ouro no dedo, com trajes preciosos"
era convidado a assentar-se em lugar de honra, enquanto o "pobre com
sórdido traje" era recebido com indiferença, ficando em pé, abaixo do
púlpito ( Tiago 2:2 - Porque, se no vosso ajuntamento entrar algum homem com anel
de ouro no dedo, com trajes preciosos, e entrar também algum pobre com sórdido
traje, )
( Tiago 2:3 - E atentardes para o
que traz o traje precioso, e lhe disserdes: Assenta-te tu aqui num lugar de
honra, e disserdes ao pobre: Tu, fica aí em pé, ou assenta-te abaixo do meu
estrado, ).
Tudo isso acontecia
num culto solene a Deus!
A Igreja de Cristo
tem como princípio eterno produzir um ambiente regado de amor e acolhimento, e
para isto ( Gálatas 3:28 - Nisto não há judeu
nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós
sois um em Cristo Jesus. ).
2-Não sejamos perversos ( Tiago 2:4 - Porventura não fizestes distinção entre vós mesmos, e não vos fizestes
juízes de maus pensamentos? ).
A expressão "juízes de maus pensamentos" aplicada
no texto bíblico para qualificar os que discriminavam o pobre nas reuniões
solenes, não se refere às autoridades judiciais, mas aos membros da igreja que,
de acordo com a condição social, se faziam julgadores dos próprios irmãos.
Portanto, a exemplo do símbolo da justiça, não fomos chamados
a ser perversos "juízes", mas pessoas que vivam segundo a verdade do
Evangelho.
Este nos desafia a amar o próximo como a nós mesmos ( Marcos
12:31 - E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Não há outro mandamento maior do que estes.
).
SINOPSE do tópico I
Em Cristo,
o crente não pode se mostrar parcial e, por isso, o amor de Deus deve ser
manifestado na igreja local através dele.
O crente
não pode ter um coração perverso.
II - DEUS ESCOLHEU OS POBRES AOS OLHOS DO MUNDO ( Tiago 2:5 - Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste
mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?
)
( Tiago 2:6 - Mas vós desonrastes o pobre. Porventura não vos oprimem os ricos, e não
vos arrastam aos tribunais? )
( Tiago 2:7 - Porventura não blasfemam eles o bom nome que sobre vós foi invocado? )
1 - A soberana escolha de Deus.
É bem verdade que muitas pessoas ricas têm sido alcançadas
pelo Evangelho.
Mas ouçamos com clareza o que a Bíblia diz acerca dos pobres.
Deus é soberano em suas escolhas.
E de acordo com a sua soberana vontade Ele escolheu os pobres
deste mundo.
De maneira retórica, Tiago afirma: (Tiago 2:5 - Ouvi, meus amados
irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na
fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam? ).
É possível que as igrejas às quais Tiago dirigiu a Epístola
talvez tivessem se esquecido de que é pecado fazer acepção de pessoas.
Ainda hoje não podemos negligenciar esse ensino!
O Senhor Jesus falou dos pobres nos Evangelhos ( Lucas 4:18 -
O
Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres.
Enviou-me a curar os quebrantados do coração ); ( Mateus 11:4 - E Jesus, respondendo, disse-lhes: Ide, e
anunciai a João as coisas que ouvis e vedes: )
( Mateus 11:5 - Os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os
surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o
evangelho. ) e, mais tarde, no Sermão da
Montanha repetiu: ( Lucas 6:20 - E, levantando ele os olhos para os seus
discípulos, dizia: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de
Deus. ).
2-A principal razão para não desonrar o pobre ( Tiago 2:6 - Mas vós desonrastes o pobre. Porventura não vos oprimem os ricos, e não
vos arrastam aos tribunais?).
Apesar de Deus ter escolhido os pobres, a igreja do tempo de
Tiago fez a opção contrária.
Entretanto, o meio-irmão do Senhor traz à memória da igreja
que quem a oprimia era justamente os ricos.
Estes os arrastaram aos tribunais.
Como podiam eles desonrar os pobres, escolhidos por
Deus, e favorecer os ricos que os oprimiam?
É triste quando escolhemos o contrário da escolha de
Deus.
As Palavras de Jesus ainda continuam a falar hoje: ( Lucas
4:18 - O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os
pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, )
( Lucas 4:19 - A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos
cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do SENHOR. ).
Somos os seus discípulos?
Então para sermos coerentes com o Evangelho temos de encarnar
a missão de Jesus.
Desonrar o pobre é pecado!
2. Desonraram o Senhor.
Após lembrar a igreja da escolha de Deus em relação aos
pobres deste mundo, Tiago exorta os irmãos a reconhecerem o favoritismo que há
dentro da comunidade cristã: "Mas vós desonrastes o pobre" (Tiago 2:6
- Mas
vós desonrastes o pobre. Porventura não vos oprimem os ricos, e não vos
arrastam aos tribunais? ).
Já os ricos, são recebidos com toda a pompa = (Grande aparato,ostentação,luxo. ).
No versículo 7, o meio-irmão do Senhor pergunta: ( Tiago 2:7
- Porventura
não blasfemam eles o bom nome que sobre vós foi invocado? ).
Estamos frente a algo reprovável diante de Deus: a
discriminação social na igreja.
Por isso é
que o favoritismo, a parcialidade e quaisquer tipos de discriminação devem ser
combatidos com rigor na igreja local, principalmente pela liderança.
Esta deve
dar o maior dos exemplos.
SINOPSE DO TÓPICO 2
As Escrituras mostram
a principal razão para o crente não desonrar os pobres: Deus os escolheu aos
olhos do mundo.
III - A LEI REAL, A LEI MOSAICA E
A LEI DA LIBERDADE (Tiago 2:8 - Todavia, se cumprirdes, conforme a
Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis. )
( Tiago
2:9 - Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado,
e sois redargüidos pela lei como transgressores. )
( Tiago
2:10 - Porque qualquer que guardar toda a lei, e
tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. )
( Tiago
2:11 - Porque aquele que disse: Não cometerás
adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas
matares, estás feito transgressor da lei. )
( Tiago
2:12 - Assim falai, e assim procedei, como devendo
ser julgados pela lei da liberdade. )
(
Tiago 2:13 - Porque o juízo será sem
misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do
juízo. )
1-
A Lei Real.
A lei real é esta: (Tiago
2:8 - Todavia, se cumprirdes, conforme a
Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.
).
Essa é a conclamação de Tiago a que os crentes obedeçam a
verdadeira lei.
O termo "real", no versículo 8, refere-se aquilo
que é o mais importante da lei, a sua própria essência.
Portanto, quem faz acepção de pessoas está quebrando a
essência da lei.
O amor ao próximo é o coração de toda lei: "A ninguém
devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque
quem ama aos outros cumpriu a lei. [...] O amor não faz mal ao próximo; de
sorte que o cumprimento da lei é o amor" ( Romanos 13:8 - A ninguém devais
coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem
ama aos outros cumpriu a lei. )
( Romanos
13:9 - Com efeito: Não adulterarás, não
matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum
outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti
mesmo.)
( Romanos 13:10 - O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da
lei é o amor. ).
Só o amor é capaz de impedir quaisquer tipos de discriminação.
Quem ama, não precisa da lei (Gálatas 5:23 - Contra estas coisas
não há lei.).
2- A Lei Mosaica.
Na época em que a Epístola de Tiago foi escrita os judeus
faziam distinção entre as leis religiosas mais importantes e as menos
importantes, segundo os critérios estabelecidos por eles mesmos.
Os judeus julgavam que o não cumprimento de um só mandamento
acarretaria a culpa somente daquele mandamento desobedecido.
Mas quando a Bíblia afirma "Porque aquele que disse: Não
cometerás adultério, também disse: Não matarás", está asseverando o
aspecto coletivo da lei.
Isto é, quem desobedece um único preceito, quebra, ao mesmo
tempo, toda a lei.
Embora os crentes da igreja não adulterassem, faziam acepção
de pessoas. Eles não atendiam a necessidade dos órfãos e das viúvas e, por
isso, tornaram-se "transgressores de toda a lei".
No Sermão da Montanha, nosso Senhor ensinou sobre a
necessidade de se cumprir toda a lei ( Mateus 5:17 - Não cuideis que vim
destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. )
( Mateus 5:18 - Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra
passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido. )
( Mateus 5:19 - Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor
que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus;
aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. ); (Gálatas 5:23 - Contra estas coisas
não há lei.); (Tiago 2:10 - Porque
qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado
de todos. ).
3- A Lei da Liberdade.
A Lei da Liberdade é
o Evangelho.
Por ele o homem torna-se livre.
Liberto do pecado, dos preconceitos e da maneira mundana de
pensar (Romanos 6:18 - E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça. ).
Quem é verdadeiramente discípulo de Jesus desfruta,
abundantemente, de tal liberdade (João 8:36
36 - Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis
livres. ); (Gálatas 5:1 - ESTAI, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou,
e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão. ) ( Gálatas 5:13 - Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade.
Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos
outros pelo amor. ).
Entretanto, como orienta Tiago, tal liberdade deve vir
acompanhada da coerência: "Assim falai, e assim procedei" (Tiago 2:12
- Assim
falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade. ).
O crente pode falar, pode ensinar e até escrever sobre o
pecado de fazer acepção de pessoas.
Mas na
verdade, é a sua conduta em relação aos irmãos que demonstrará se ele é, de
fato, um liberto em Cristo ou um escravo deste pecado.
SINOPSE DO TÓPICO 3
A Lei Mosaica
destaca-se da Real e da Liberdade.
Estas representam a
nova Aliança de Deus com a humanidade: enquanto aquela, a antiga.
Conclusão:
O segundo capítulo da
Epístola de Tiago é uma voz do Evangelho a ecoar através dos tempos.
Ele rotula a acepção
de pessoas como pecado lembrando-nos de que Deus escolheu os "pobres deste
mundo para serem ricos na fé e herdeiros do Reino que prometeu aos que o
amam".
Assim, se a nossa
vontade estiver de acordo com a vontade de Deus, amaremos os pobres como a nós
mesmos.
E
conscientizar-nos-emos de que esse amor exige de nós ações verdadeiras,
sinceras, e não apenas de vãs palavras religiosas que até mesmo o vento se
encarrega de levar ( Tiago 2:15 - E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de
mantimento quotidiano, )
( Tiago 2:16 - E algum de vós lhes
disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas
necessárias para o corpo, que proveito virá daí? )
( Tiago 2:17 - Assim também a fé, se
não tiver as obras, é morta em si mesma.
).
Reflexão:
A
discriminação contra as pessoas de classe social inferior é vergonhosa e
ultrajante, principalmente, quando praticada no âmbito de uma igreja local.
Eliezer de Lira
Auxilio Bibliográfico I
Subsidio Teológico
“( Tiago 2:6 - Mas vós desonrastes o pobre. Porventura não vos oprimem os
ricos, e não vos arrastam aos tribunais? ).
A acepção de pessoas, no sentido desta passagem, por conta
das suas riquezas e da aparência exterior, é apresentada como um pecado muito
grave, em virtude dos prejuízos devidos á riqueza e grandeza mundanas, e a
tolice que há no fato de cristãos prestarem consideração indevida por aqueles
que não têm consideração alguma nem por seu Deus nem por eles: ( Tiago 2:6 - Mas vós desonrastes o
pobre. Porventura não vos oprimem os ricos, e não vos arrastam aos tribunais?)
( Tiago 2:7 - Porventura não blasfemam eles o bom nome que sobre vós foi
invocado?).
Considerai como é comum que as riquezas sejam incentivos aos
vícios e ao dano da blasfêmia e da perseguição.
Pensai nas muitas calamidades que vós mesmos tolerais, e nas
grandes afrontas que são lançadas sobre vossa fé e vosso Deus por homens de
posses, poder e grandeza mundanos; e isso vai fazer vossos pecados parecerem
extremamente pecaminosos e tolos, ao construirdes aquilo que tende a vos
destruir, e a destruir tudo que estais edificado, e a desonrar esse nome pelo
qual sois chamados. ‘O nome de Cristo é um nome digno: ele reflete honra, e dá
dignidade aos que o usam.
(HENRY, Matthew. Comentário Bíblico Novo Testamento: Atos a Apocalipse. Rio de Janeiro: CPAD, 2010. p. 833 ).
Por diácono Daniel Barros de
Lima
Dia 07 de Agosto
de 2.014
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