quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Lição 06 - A Verdadeira Fé Não Faz Acepção de Pessoas.

Lição 06.                                           10 de Agosto de 2.014

A Verdadeira FÉ Não Faz Acepção De Pessoas.

TEXTO ÁUREO
Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.
Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redarguidos pela lei como transgressores.
Tiago 2:8-9

Verdade Prática
         Não podemos fazer acepção de pessoas, pois o Senhor não fez conosco.

Hinos sugeridos:
11, 17, 23.
Nas horas que passo pensando em Jesus
As trevas desfaço, buscando a luz;
Que horas de vida, tão doces p’ra mim,
Jesus me convida, que eu suba p’ra Si!

Da vida voando, sem nenhum temor;
Acima buscando do véu o amor;
Que doce ventura, que aspecto feliz,
Que nova natura minh’alma bendiz.

Do mar o bramido, da brisa o langor
Da ave o carpido de doce amor,
Me falam sentidos acordes dos céus,
Me trazem aos ouvidos os hinos de Deus!

Minh’alma ansiosa já quer percorrerA senda gloriosa que eu hei de ver;
Que coisa tão bela; oh! que luz sem véu!
Jesus me revela mistérios do céu.

Leitura Diária
Segunda - ( Deuteronômio 1:17 - Não discriminareis as pessoas em juízo; ouvireis assim o pequeno como o grande; não temereis a face de ninguém, porque o juízo é de Deus; porém a causa que vos for difícil fareis vir a mim, e eu a ouvirei. )
Diante de Deus, somos iguais.

Terça – ( Atos 2:44 - E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. )
Uma igreja solidária.

Quarta( Jó 5:16 - Assim há esperança para o pobre; e a iniqüidade tapa a sua boca. )
Esperança para o pobre.

Quinta ( I Corintios 1:28 - E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; )
O paradoxo divino.

Sexta – ( Filipenses 2:5 - De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, )
( Filipenses 2:6 - Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, )
( Filipenses 2:7 - Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; )
( Filipenses 2:8 - E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. )
Nosso referencial de humildade.

Sábado – ( I Pedro 2:9 - Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; )
Das trevas para a luz.

Estatística desta lição
INTRODUÇÃO

I – A fé não faz acepção de pessoas. ( Tiago 2:1 - MEUS irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas. )
( Tiago 2:2 - Porque, se no vosso ajuntamento entrar algum homem com anel de ouro no dedo, com trajes preciosos, e entrar também algum pobre com sórdido traje, )
( Tiago 2:3 - E atentardes para o que traz o traje precioso, e lhe disserdes: Assenta-te tu aqui num lugar de honra, e disserdes ao pobre: Tu, fica aí em pé, ou assenta-te abaixo do meu estrado, )
( Tiago 2:4 - Porventura não fizestes distinção entre vós mesmos, e não vos fizestes juízes de maus pensamentos? )

1. Em Cristo a fé é imparcial.

2. O amor de Deus tem de ser manifesto na igreja local.

3. Não sejamos perversos ( Tiago 2:4 - Porventura não fizestes distinção entre vós mesmos, e não vos fizestes juízes de maus pensamentos? )

II – Deus escolheu os pobres aos olhos do mundo. ( Tiago 2:5 - Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?)
( Tiago 2:6 - Mas vós desonrastes o pobre. Porventura não vos oprimem os ricos, e não vos arrastam aos tribunais? )
( Tiago 2:7 - Porventura não blasfemam eles o bom nome que sobre vós foi invocado? )

1. A soberana escolha de Deus.

2. A principal razão para não desonrar o pobre ( Tiago 2:6 - Mas vós desonrastes o pobre. Porventura não vos oprimem os ricos, e não vos arrastam aos tribunais? )

3. Desonraram o Senhor.

III – A Lei real, a lei Mosaica e a lei da liberdade.  ( Tiago 2:8 - Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis. )
( Tiago 2:9 - Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redargüidos pela lei como transgressores. )
( Tiago 2:10 - Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. )
( Tiago 2:11 - Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei. )
( Tiago 2:12 - Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade. )
( Tiago 2:13 - Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo. )

1. A lei Real.

2. A Lei Mosaica.

3. A Lei do Evangelho.

Conclusão.

Auxílio Bibliográfico.
Subsidio Teológico.

Leitura bíblica em classe.

Tiago 2: 1 - 13.

( Tiago 2:1 - MEUS irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas. )
( Tiago 2:2 - Porque, se no vosso ajuntamento entrar algum homem com anel de ouro no dedo, com trajes preciosos, e entrar também algum pobre com sórdido traje, )
( Tiago 2:3 - E atentardes para o que traz o traje precioso, e lhe disserdes: Assenta-te tu aqui num lugar de honra, e disserdes ao pobre: Tu, fica aí em pé, ou assenta-te abaixo do meu estrado, )
( Tiago 2:4 - Porventura não fizestes distinção entre vós mesmos, e não vos fizestes juízes de maus pensamentos? )
( Tiago 2:5 - Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam? )
( Tiago 2:6 - Mas vós desonrastes o pobre. Porventura não vos oprimem os ricos, e não vos arrastam aos tribunais? )
( Tiago 2:7 - Porventura não blasfemam eles o bom nome que sobre vós foi invocado? )
( Tiago 2:8 - Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis. )
( Tiago 2:9 - Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redargüidos pela lei como transgressores. )
( Tiago 2:10 - Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. )
( Tiago 2:11 - Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei. )
( Tiago 2:12 - Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade. )
( Tiago 2:13 - Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo.  )

Interação:
Quem é o pobre deste mundo?
Esta é uma pergunta que exige uma resposta complexa.
Naturalmente não poderemos respondê-la satisfatoriamente neste espaço.
Entretanto, nós temos a tendência de enxergar o pobre apenas sob a perspectiva econômica.
Este não deixa de ser um olhar verdadeiro e correto.
Por outro lado, precisamos levar em conta que o conceito de pobre não se aplica á perspectiva econômica, mas igualmente á perspectiva educativa, psicológica ou de outras áreas.
Em tese, o pobre é o desprotegido.
O analfabeto, por exemplo, pode ter dinheiro, mas encontra–se vulnerável podendo ser ludibriado.
Apesar de o texto de Tiago se referir ao aspecto econômico da sua época, é importante refletirmos sobre outros tipos de injustiças e pobrezas no mundo contemporâneo.


Objetivos

Após esta aula o aluno deverá estar apto a:
·         Destacar o ensino de Tiago de que a fé não faz acepção.

·         Apontar a escolha de Deus pelos pobres aos olhos do mundo.

·         Distinguir a Lei Mosaica das Leis Real e da Liberdade.

Orientação pedagógica:
            Professor, leve para a sala de aula recortes de revistas ou jornais sobre temas que revelem as diversas classes sociais no Brasil.
Divida a turma em grupos.
Em seguida, peça aos grupos para escolherem uma reportagem e identificarem a classe social por ela representada.
Dê um tempo para que os alunos leiam e debatam a matéria em grupo.
Encerrando o tempo de discussão, faça as perguntas para os grupos de acordo com o esquema da página seguinte.
Ouça as respostas e conclua dizendo que no Brasil há diversas classes sociais – hoje classificadas em A, B, C, D e E.
Isso significa que o nosso pais é plural.
Afirme que as Escrituras são taxativas quanto ao pecado de discriminação de pessoas socialmente menos abastadas.


 Introdução
A discriminação contra as pessoas de classe social inferior é vergonhosa e ultrajante, principalmente, quando praticada no âmbito de uma igreja local.
Nesta lição estudaremos sobre a fé que não faz acepção de pessoas.
Veremos que erramos - e muito - quando julgamos as pessoas sob perspectivas subjetivas tais como a aparência física, posição social, status, a bagagem intelectual, etc.
Isso porque tais características não determinam o caráter ( Lucas 12:15 - E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui. ).
Assim, a lição dessa semana tem o objetivo de mostrar, pelas Escrituras, que a verdadeira fé e a acepção de pessoas são atitudes incompatíveis entre si e, justamente por isso, não podem coexistir na vida de quem aceitou ao Evangelho (Deuteronômio 10:17 - Pois o SENHOR vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas; );  ( Romanos 2:11 - Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas. ).

Palavra-chave
Acepção:
Predileção = ( Significa Preferência,  ) por alguém, tendência em favor de pessoa (s) por sua classe social.


I - A FÉ NÃO PODE FAZER ACEPÇÃO DE PESSOAS ( Tiago 2:1 - MEUS irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas. )
( Tiago 2:2 - Porque, se no vosso ajuntamento entrar algum homem com anel de ouro no dedo, com trajes preciosos, e entrar também algum pobre com sórdido traje, )
( Tiago 2:3 - E atentardes para o que traz o traje precioso, e lhe disserdes: Assenta-te tu aqui num lugar de honra, e disserdes ao pobre: Tu, fica aí em pé, ou assenta-te abaixo do meu estrado, )
( Tiago 2:4 - Porventura não fizestes distinção entre vós mesmos, e não vos fizestes juízes de maus pensamentos?  )

1.   Em Cristo a fé é imparcial.
O primeiro conselho de Tiago para a igreja é o de não termos uma fé que faz acepção de pessoas ( Tiago 2:1 - MEUS irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas. ).
Mas é possível haver favoritismo social onde as pessoas dizem-se geradas pela Palavra da Verdade?
As Escrituras mostram que sim.
Aconteceu na igreja de Corinto quando da celebração da Ceia do Senhor ( I Corintios 11:17 - Nisto, porém, que vou dizer-vos não vos louvo; porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior. )
( I Corintios 11:18 - Porque antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio. )
( I Corintios 11:19 - E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós. )
( I Corintios 11:20 - De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor. )
( I Corintios 11:21 - Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome e outro embriaga-se. )
( I Corintios 11:22 - Não tendes porventura casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo.)
( I Corintios 11:23 - Porque eu recebi do SENHOR o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; )
( I Corintios 11:24 - E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. )
( I Corintios 11:25 - Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. )
( I Corintios 11:26 - Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha. )
( I Corintios 11:27 - Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. )
( I Corintios 11:28 - Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. )
( I Corintios 11:29 - Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do SENHOR. )
( I Corintios 11:30 - Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem. )
( I Corintios 11:31 - Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. )
( I Corintios 11:32 - Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo. )
( I Corintios 11:33 - Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros. )
( I Corintios 11:34 - Mas, se algum tiver fome, coma em casa, para que não vos ajunteis para condenação. Quanto às demais coisas, ordená-las-ei quando for. ).
Hoje, não são poucos os relatos de pessoas discriminadas devido a sua condição social na igreja.
Ora, recebemos uma nova natureza em Cristo ( Colossenses 3:10 - E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; ), pois Ele derrubou o muro que fazia a separação entre os homens (Efésios 2:14 - Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, )
( Efésios 2:15 - Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, ) tornando possível a igualdade entre eles, ou seja, estando em Jesus, (Colossenses 3:11 - Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos. ).
É, portanto, inaceitável e inadmissível que exista tal comportamento discriminatório e preconceituoso entre nós.  

2-O amor de Deus tem de ser manifesto na igreja local.
Havia na congregação, do tempo de Tiago, a acepção de pessoas.
Segundo as condições econômicas, "um homem com anel de ouro no dedo, com trajes preciosos" era convidado a assentar-se em lugar de honra, enquanto o "pobre com sórdido traje" era recebido com indiferença, ficando em pé, abaixo do púlpito ( Tiago 2:2 - Porque, se no vosso ajuntamento entrar algum homem com anel de ouro no dedo, com trajes preciosos, e entrar também algum pobre com sórdido traje, )
( Tiago 2:3 - E atentardes para o que traz o traje precioso, e lhe disserdes: Assenta-te tu aqui num lugar de honra, e disserdes ao pobre: Tu, fica aí em pé, ou assenta-te abaixo do meu estrado, ).
Tudo isso acontecia num culto solene a Deus!
A Igreja de Cristo tem como princípio eterno produzir um ambiente regado de amor e acolhimento, e para isto  ( Gálatas 3:28 - Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. ).

2-Não sejamos perversos ( Tiago 2:4 - Porventura não fizestes distinção entre vós mesmos, e não vos fizestes juízes de maus pensamentos? ). 
A expressão "juízes de maus pensamentos" aplicada no texto bíblico para qualificar os que discriminavam o pobre nas reuniões solenes, não se refere às autoridades judiciais, mas aos membros da igreja que, de acordo com a condição social, se faziam julgadores dos próprios irmãos.
O símbolo da justiça é uma mulher de olhos vendados, tendo no braço esquerdo a balança e, no braço direito, a espada.
Tal imagem simboliza a imparcialidade da justiça em relação a quem está sendo julgado.
Portanto, a exemplo do símbolo da justiça, não fomos chamados a ser perversos "juízes", mas pessoas que vivam segundo a verdade do Evangelho.
Este nos desafia a amar o próximo como a nós mesmos ( Marcos 12:31 - E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. ).

SINOPSE do tópico I

Em Cristo, o crente não pode se mostrar parcial e, por isso, o amor de Deus deve ser manifestado na igreja local através dele.
O crente não pode ter um coração perverso.


II - DEUS ESCOLHEU OS POBRES AOS OLHOS DO MUNDO ( Tiago 2:5 - Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam? )
( Tiago 2:6 - Mas vós desonrastes o pobre. Porventura não vos oprimem os ricos, e não vos arrastam aos tribunais? )
( Tiago 2:7 - Porventura não blasfemam eles o bom nome que sobre vós foi invocado?  )

1 - A soberana escolha de Deus. 
É bem verdade que muitas pessoas ricas têm sido alcançadas pelo Evangelho.
Mas ouçamos com clareza o que a Bíblia diz acerca dos pobres.
Deus é soberano em suas escolhas.
E de acordo com a sua soberana vontade Ele escolheu os pobres deste mundo.
De maneira retórica, Tiago afirma: (Tiago 2:5 - Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam? ).
É possível que as igrejas às quais Tiago dirigiu a Epístola talvez tivessem se esquecido de que é pecado fazer acepção de pessoas.
Ainda hoje não podemos negligenciar esse ensino!
O Senhor Jesus falou dos pobres nos Evangelhos ( Lucas 4:18 - O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração ); ( Mateus 11:4 - E Jesus, respondendo, disse-lhes: Ide, e anunciai a João as coisas que ouvis e vedes: )
( Mateus 11:5 - Os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho. ) e, mais tarde, no Sermão da Montanha repetiu: ( Lucas 6:20 - E, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus. ).     

2-A principal razão para não desonrar o pobre ( Tiago 2:6 - Mas vós desonrastes o pobre. Porventura não vos oprimem os ricos, e não vos arrastam aos tribunais?). 
Apesar de Deus ter escolhido os pobres, a igreja do tempo de Tiago fez a opção contrária.
Entretanto, o meio-irmão do Senhor traz à memória da igreja que quem a oprimia era justamente os ricos.
Estes os arrastaram aos tribunais.
Como podiam eles desonrar os pobres, escolhidos por Deus, e favorecer os ricos que os oprimiam?
É triste quando escolhemos o contrário da escolha de Deus.
As Palavras de Jesus ainda continuam a falar hoje: ( Lucas 4:18 - O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, )
( Lucas 4:19 - A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do SENHOR. ).
Somos os seus discípulos?
Então para sermos coerentes com o Evangelho temos de encarnar a missão de Jesus.
Desonrar o pobre é pecado!

2.   Desonraram o Senhor. 
Após lembrar a igreja da escolha de Deus em relação aos pobres deste mundo, Tiago exorta os irmãos a reconhecerem o favoritismo que há dentro da comunidade cristã: "Mas vós desonrastes o pobre" (Tiago 2:6 - Mas vós desonrastes o pobre. Porventura não vos oprimem os ricos, e não vos arrastam aos tribunais? ).
Já os ricos, são recebidos com toda a pompa = (Grande aparato,ostentação,luxo. ).
No versículo 7, o meio-irmão do Senhor pergunta: ( Tiago 2:7 - Porventura não blasfemam eles o bom nome que sobre vós foi invocado?  ).
Estamos frente a algo reprovável diante de Deus: a discriminação social na igreja.
Por isso é que o favoritismo, a parcialidade e quaisquer tipos de discriminação devem ser combatidos com rigor na igreja local, principalmente pela liderança.
Esta deve dar o maior dos exemplos.
Quem discrimina não compreendeu o que é o Evangelho!

SINOPSE DO TÓPICO 2

As Escrituras mostram a principal razão para o crente não desonrar os pobres: Deus os escolheu aos olhos do mundo.
III - A LEI REAL, A LEI MOSAICA E A LEI DA LIBERDADE (Tiago 2:8 - Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis. )
( Tiago 2:9 - Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redargüidos pela lei como transgressores. )
( Tiago 2:10 - Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. )
( Tiago 2:11 - Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei. )
( Tiago 2:12 - Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade. )
( Tiago 2:13 - Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo. )

1-   A Lei Real. 
A lei real é esta: (Tiago 2:8 - Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis. ).
Essa é a conclamação de Tiago a que os crentes obedeçam a verdadeira lei.
O termo "real", no versículo 8, refere-se aquilo que é o mais importante da lei, a sua própria essência.
Portanto, quem faz acepção de pessoas está quebrando a essência da lei.
O amor ao próximo é o coração de toda lei: "A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. [...] O amor não faz mal ao próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor" ( Romanos 13:8 - A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. )
( Romanos 13:9 - Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.)
( Romanos 13:10 - O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor. ).
Só o amor é capaz de impedir quaisquer tipos de discriminação.
Quem ama, não precisa da lei (Gálatas 5:23 - Contra estas coisas não há lei.).

2-   A Lei Mosaica. 
Na época em que a Epístola de Tiago foi escrita os judeus faziam distinção entre as leis religiosas mais importantes e as menos importantes, segundo os critérios estabelecidos por eles mesmos.
Os judeus julgavam que o não cumprimento de um só mandamento acarretaria a culpa somente daquele mandamento desobedecido.
Mas quando a Bíblia afirma "Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás", está asseverando o aspecto coletivo da lei.
Isto é, quem desobedece um único preceito, quebra, ao mesmo tempo, toda a lei.
Embora os crentes da igreja não adulterassem, faziam acepção de pessoas. Eles não atendiam a necessidade dos órfãos e das viúvas e, por isso, tornaram-se "transgressores de toda a lei".
No Sermão da Montanha, nosso Senhor ensinou sobre a necessidade de se cumprir toda a lei ( Mateus 5:17 - Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. )
( Mateus 5:18 - Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido. )
( Mateus 5:19 - Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. ); (Gálatas 5:23 - Contra estas coisas não há lei.); (Tiago 2:10 - Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. ).   

3-   A Lei da Liberdade.
A Lei da Liberdade é o Evangelho.
Por ele o homem torna-se livre.
Liberto do pecado, dos preconceitos e da maneira mundana de pensar (Romanos 6:18 - E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça. ).
Quem é verdadeiramente discípulo de Jesus desfruta, abundantemente, de tal liberdade (João 8:36
36 - Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. ); (Gálatas 5:1 - ESTAI, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão. ) ( Gálatas 5:13 - Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. ).
Entretanto, como orienta Tiago, tal liberdade deve vir acompanhada da coerência: "Assim falai, e assim procedei" (Tiago 2:12 - Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade. ).
O crente pode falar, pode ensinar e até escrever sobre o pecado de fazer acepção de pessoas.
Mas na verdade, é a sua conduta em relação aos irmãos que demonstrará se ele é, de fato, um liberto em Cristo ou um escravo deste pecado.

SINOPSE DO TÓPICO 3

A Lei Mosaica destaca-se da Real e da Liberdade.
Estas representam a nova Aliança de Deus com a humanidade: enquanto aquela, a antiga.


Conclusão:
O segundo capítulo da Epístola de Tiago é uma voz do Evangelho a ecoar através dos tempos.
Ele rotula a acepção de pessoas como pecado lembrando-nos de que Deus escolheu os "pobres deste mundo para serem ricos na fé e herdeiros do Reino que prometeu aos que o amam".
Assim, se a nossa vontade estiver de acordo com a vontade de Deus, amaremos os pobres como a nós mesmos.
E conscientizar-nos-emos de que esse amor exige de nós ações verdadeiras, sinceras, e não apenas de vãs palavras religiosas que até mesmo o vento se encarrega de levar ( Tiago 2:15 - E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, )
( Tiago 2:16 - E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? )
( Tiago 2:17 - Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. ). 

Reflexão:
A discriminação contra as pessoas de classe social inferior é vergonhosa e ultrajante, principalmente, quando praticada no âmbito de uma igreja local.

Eliezer de Lira

Auxilio Bibliográfico I
Subsidio Teológico
( Tiago 2:6 - Mas vós desonrastes o pobre. Porventura não vos oprimem os ricos, e não vos arrastam aos tribunais? ).
A acepção de pessoas, no sentido desta passagem, por conta das suas riquezas e da aparência exterior, é apresentada como um pecado muito grave, em virtude dos prejuízos devidos á riqueza e grandeza mundanas, e a tolice que há no fato de cristãos prestarem consideração indevida por aqueles que não têm consideração alguma nem por seu Deus nem por eles: ( Tiago 2:6 - Mas vós desonrastes o pobre. Porventura não vos oprimem os ricos, e não vos arrastam aos tribunais?)
( Tiago 2:7 - Porventura não blasfemam eles o bom nome que sobre vós foi invocado?).
Considerai como é comum que as riquezas sejam incentivos aos vícios e ao dano da blasfêmia e da perseguição.
Pensai nas muitas calamidades que vós mesmos tolerais, e nas grandes afrontas que são lançadas sobre vossa fé e vosso Deus por homens de posses, poder e grandeza mundanos; e isso vai fazer vossos pecados parecerem extremamente pecaminosos e tolos, ao construirdes aquilo que tende a vos destruir, e a destruir tudo que estais edificado, e a desonrar esse nome pelo qual sois chamados. ‘O nome de Cristo é um nome digno: ele reflete honra, e dá dignidade aos que o usam.

(HENRY, Matthew. Comentário Bíblico Novo Testamento: Atos a Apocalipse. Rio de Janeiro: CPAD, 2010. p. 833 ).


Por diácono Daniel Barros de Lima
Dia 07 de Agosto de 2.014


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