terça-feira, 3 de maio de 2016

Lição 06 - A Lei, a Carne e o Espirito. - Revista do Professor CPAD.

Lição 06                            08 de Maio de 2016
A Lei, a Carne e o Espirito.

TEXTO ÁUREO

"Dou graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. Assim que eu mesmo, com o entendimento, sirvo à lei de Deus, mas, com a carne, à lei do pecado."
Romanos 7.25

Verdade Prática

A luta entre a carne e o espírito é uma realidade na vida de todo crente, mas a dependência da graça de Deus fará com que tenhamos uma vida vitoriosa.

Leitura Diária
Segunda - ( Romanos 6:2 - De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? )
( Romanos 6:3 - Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? )
O poder do pecado foi aniquilado por Jesus Cristo e não pela Lei.

Terça - ( Romanos 6:11 - Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. )
Nossa antiga natureza está morta, agora estamos vivos para Deus.

Quarta – ( Romanos 6:12 - Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; )
Não podemos permitir que o pecado assuma o controle de nossas vidas.

Quinta – ( Gálatas 5:13 - Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. )
Não usemos da liberdade para dar lugar á carne.

Sexta ( Gálatas 5:16 - Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. )
( Gálatas 5:17 - Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. )
( Gálatas 5:18 - Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. )
( Gálatas 5:19 - Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, )
( Gálatas 5:20 - Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, )
( Gálatas 5:21 - Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.)
Já não somos mais dominados pelas obras da carne.

Sábado – ( Gálatas 5:22 - Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.)
O fruto do Espírito na vida do crente.

Leitura bíblica em classe.

Romanos 7. 1 - 15
( Romanos 7:1 - NÃO sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive? )
( Romanos 7:2 - Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido. )
( Romanos 7:3 - De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido. )
( Romanos 7:4 - Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus. )
( Romanos 7:5 - Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte. )
( Romanos 7:6 - Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.)
( Romanos 7:7 - Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás. )
( Romanos 7:8 - Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, operou em mim toda a concupiscência; porquanto sem a lei estava morto o pecado. )
( Romanos 7:9 - E eu, nalgum tempo, vivia sem lei, mas, vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri. )
( Romanos 7:10 - E o mandamento que era para vida, achei eu que me era para morte.)
( Romanos 7:11 - Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou, e por ele me matou. )
( Romanos 7:12 - E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom. )
( Romanos 7:13 - Logo tornou-se-me o bom em morte? De modo nenhum; mas o pecado, para que se mostrasse pecado, operou em mim a morte pelo bem; a fim de que pelo mandamento o pecado se fizesse excessivamente maligno. )
( Romanos 7:14 - Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. )
( Romanos 7:15 - Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço. )

Objetivo Geral:

Mostrar que a luta entre a carne e espírito é uma realidade na vida de todo crente.

Hinos sugeridos: 155, 432, 491 da Harpa cristã.

Objetivos Específicos:

I = Explicar a analogia do casamento ilustrada na Lei;

II = Mostrar a analogia da solidariedade da raça ilustrada em Adão;

III = Discorrer a respeito da analogia entre a carne e espírito.


Interagindo com o professor.

Na lição de hoje estudaremos o capítulo sete da Epístola aos Romanos.
Este capítulo trata a respeito da libertação da Lei.
Para que os romanos compreendessem bem o assunto, Paulo faz uma analogia entre a Lei e o casamento.
O apóstolo mostra que enquanto o marido viver, a esposa está ligada a ele mediante a lei do matrimônio.
Mas, morto o marido a esposa se torna livre, podendo até mesmo contrair novas núpcias.
Com esta analogia, Paulo mostra que os salvos em Cristo, pela fé, já estão livres da lei do pecado e agora pertencem a Jesus Cristo.
Em Cristo, estamos mortos para a lei do pecado.
O apóstolo precisou tratar deste assunto porque os judeus tinham dificuldades de se libertarem das amaras da Lei.
Livres da lei do pecado temos condições de nos relacionarmos com Deus e vivermos uma vida de santidade.
Segundo Lawrence Richards "a libertação da Lei não promove o pecado, mas a justiça".


INTRODUÇÃO
Na lição de hoje estudaremos o papel do cristão em relação à Lei, a carne e o Espírito.
Paulo apresenta um estudo a respeito desses temas no capítulo sete.
Ele se utiliza de três analogias para discorrer sobre os assuntos:

a analogia do casamento,

a analogia de Adão no paraíso e a

analogia da carne versus o espírito.

Como devemos nos comportar diante da lei?
Como explicar, que mesmo depois de já termos recebido a graça de Deus, passamos por conflitos espirituais internos?
O que isso significa?
É o que vamos procurar responder neste estudo.

I - A LEI ILUSTRADA NA ANALOGIA DO CASAMENTO (Romanos 7:1 - NÃO sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive? )
(Romanos 7:2 - Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido. )
(Romanos 7:3 - De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido. )
(Romanos 7:4 - Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus. )
(Romanos 7:5 - Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte. )
(Romanos 7:6 - Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra. )

1. A metáfora do casamento.
O apóstolo Paulo mostra que homem algum pode ser salvo pela Lei, até mesmo aqueles que a guardam com zelo e devoção.
Aqueles que já possuem uma nova natureza também não serão guardados do pecado por observarem a Lei.
A insistência de Paulo, que se estende desde o capítulo seis com respeito à função da Lei, agora o conduz a usar o casamento como uma analogia que contrasta o viver através dos preceitos da Lei e a nova vida em Cristo ( Romanos 7:1 - NÃO sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive?).
Paulo usou o casamento para mostrar o nosso relacionamento com a Lei.
O apóstolo ressalta que o contrato de casamento perde sua validade quando um dos cônjuges morre.
Segundo a Bíblia de Aplicação Pessoal, "ao morrermos com Cristo, a Lei não pode mais nos condenar; estamos unidos a Cristo". ( II Corintios 5:17 - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. )

Ponto Central
Jesus Cristo nos libertou do jugo da Lei, do pecado e das obras da carne, por isso, podemos andar em Espírito.

2. A metáfora da mulher viúva
Os versículos ( Romanos 7:2 - Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido.)
( Romanos 7:3 - De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido. ), concluem a analogia do apóstolo a respeito do casamento.
Paulo afirma que vivendo o marido, se a mulher se casar novamente com outro homem, ela será considerada adúltera.
Mas, se o marido morrer ela está livre para se casar novamente.
A intenção era mostrar que a morte de Cristo na cruz, e os cristãos juntamente com Ele ( Efésios 2:5 - Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), )
( Efésios 2:6 - E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; ), rompeu os votos de obediência aos preceitos legais da lei mosaica ( Romanos 7:4 - Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus. ).

3. Mortos para a lei.
A expressão "mortos para a lei pelo corpo de Cristo" é entendida pelos intérpretes como uma referência à morte de Cristo e a nossa identificação com Ele.
O biblicista C. Marvin Pate observa que "Paulo usa a analogia da morte de um cônjuge no casamento para ilustrar a morte do crente para a lei, pelo fato de ele estar unido com Cristo ( Romanos 7:1 - NÃO sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive? )
( Romanos 7:2 - Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido. )
( Romanos 7:3 - De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido. )
( Romanos 7:4 - Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus. )
( Romanos 7:5 - Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte. )
( Romanos 7:6 - Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra. ) .

SÍNTESE DO TÓPICO I
Paulo utiliza a analogia do casamento para mostrar que fomos libertos do jugo da Lei e do pecado.

Subsídio Teológico.

Livre
Um cônjuge não está mais ligado pela lei matrimonial com o consorte falecido.
A morte liberta a ele ou a ela dessa lei.
Semelhantemente, a morte de Cristo, que compartilhamos em nossa união com Ele, nos liberta de todas as obrigações legais constantes na Lei de Deus.
Algumas pessoas ficam atemorizadas com a ideia de que o cristão não tem obrigação alguma de guardar a Lei.
Paulo deixa claro que precisamos estar livres dessas obrigações.
Por quê?
A Lei diz respeito à nossa natureza pecaminosa e proclama: 'Não'.
O resultado não foi uma repreensão do desejo de pecar, mas o surgimento de nossas paixões pecaminosas.
Pecamos, ao 'produzir frutos da morte'.
Deus agora nos chama para nos relacionarmos diretamente com Ele através do Espírito.
O Espírito falará à nossa natureza, nos estimulando a servir e, assim, a ‘produzir frutos para Deus'.

( RICHARDS, Lawrence. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capitulo. 10. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p.743. )


II - ADÃO ILUSTRADO NA ANALOGIA DA SOLIDARIEDADE DA RAÇA (Romanos 7:6 - Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra. )
( Romanos 7:7 - Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás. )
( Romanos 7:8 - Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, operou em mim toda a concupiscência; porquanto sem a lei estava morto o pecado. )
( Romanos 7:9 - E eu, nalgum tempo, vivia sem lei, mas, vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri. )
( Romanos 7:10 - E o mandamento que era para vida, achei eu que me era para morte. )
( Romanos 7:11 - Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou, e por ele me matou. )
( Romanos 7:12 - E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom. )
( Romanos 7:13 - Logo tornou-se-me o bom em morte? De modo nenhum; mas o pecado, para que se mostrasse pecado, operou em mim a morte pelo bem; a fim de que pelo mandamento o pecado se fizesse excessivamente maligno. )

1. De volta ao paraíso.
Paulo considerava Adão o cabeça e o representante da humanidade.
A sua Queda levou todos os homens a caírem com ele.
Aqui o objetivo do apóstolo é vincular a desobediência de Adão à humanidade.
Adão pecou, logo todos pecaram.
Uma leitura cuidadosa das palavras de Paulo em Romanos 7 a 11 mostrará a estreita relação que elas têm com os fatos ocorridos em Gênesis capítulo 3.
Por exemplo, a expressão não "cobiçarás" é uma alusão a ( Gênesis 3:1 - ORA, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? )
( Gênesis 3:2 - E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, )
( Gênesis 3:3 - Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. )
( Gênesis 3:4 - Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. )
( Gênesis 3:5 - Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. )
( Gênesis 3:6 - E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. ).

Por outro lado, as palavras de Paulo "eu vivi sem lei" ( Romanos 7:9 - E eu, nalgum tempo, vivia sem lei, mas, vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri. ), só têm sentido se aplicado na vida de Adão, pois Paulo como fariseu e judeu que era vivia a lei desde a infância ( II Timóteo 3:15 - E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. ).
Aqui Paulo, como ser humano, se via em Adão.
As expressões "eu morri" e o "pecado me enganou" ganham paralelo com ( Gênesis 2:17 - Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. )  e (Gênesis 3:13 - E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi. ).

2. Lembranças do Sinai.
Outra razão, no entendimento de muitos intérpretes da Bíblia, que levou o apóstolo a se ver em Adão está na crença judaica de que o primeiro homem viveu os princípios da Torá (lei), mesmo tendo existido muito antes da sua promulgação no Sinai.
De fato, essa é uma crença muito bem documentada na literatura rabínica.
Filo de Alexandria, filósofo judeu, por exemplo, dizia que a cobiça, pecado praticado por Adão no paraíso, era a raiz de todos os males.

3. A lei dada a Adão.
O fato é que Adão estava debaixo do mandamento, da ordenança de não comer da árvore do conhecimento do bem e do mal (Gênesis 2:17 - Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. ).
A intenção do apóstolo é fazer um paralelo entre o Paraíso e o Sinai, entre a lei de Moisés e a ordenança que foi dada a Adão.
O mandamento que foi dado a Adão para trazer vida se converteu através da ação da antiga serpente, personificação do Diabo, em morte.
Da mesma forma, a Lei de Moisés que foi dada para trazer vida, mas o pecado, como personificação do mal, a transformou em um instrumento de morte.

SÍNTESE DO TÓPICO II
Paulo mostra que Adão é o cabeça e representante da raça humana.

Subsidio Bibliológico
Professor, reproduza o esquema abaixo e utilize-o para enfatizar o que dispomos como descendência de Adão e como filhos de Deus.


III - O CRISTÃO ILUSTRADO NA ANALOGIA ENTRE CARNE E ESPÍRITO ( Romanos 7:14 - Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. )
( Romanos 7:15 - Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço. )
( Romanos 7:16 - E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. )
( Romanos 7:17 - De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. )
( Romanos 7:18 - Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. )
( Romanos 7:19 - Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.)
( Romanos 7:20 - Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. )
( Romanos 7:21 - Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. )
( Romanos 7:22 - Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; )
( Romanos 7:23 - Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. )
( Romanos 7:24 - Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? )
( Romanos 7:25 - Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado. )

1.    A santidade da lei.
Um interlocutor atento poderia argumentar que o apóstolo estaria desqualificando a Lei, reduzindo-a a algo extremamente mal.
Paulo se adianta e responde: ( Romanos 7:12 - E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom. ).

Não há nenhum problema com a Lei.

A Lei é boa e seu propósito também.

O problema, portanto, não estava na Lei, mas naqueles que se regiam por ela.
Como o apóstolo já havia argumentado, o problema estava dentro do homem, no pecado que habitava nele, e não na existência de uma lei externa ( Romanos 7:18 - Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. ).

2. A malignidade da carne.
Não há dúvida que todo cristão entende bem essas palavras de Paulo em ( Romanos 7:22 - Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; )
( Romanos 7:23 - Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. ).
Essas palavras revelam o conflito entre a nossa nova natureza em Cristo e o "velho homem" residente em nós.
É a guerra entre a carne e o espírito.
A quem essas palavras de Paulo se destinam?
O contexto parece não deixar dúvidas de que Paulo tinha em mente os crentes que, pelo fato de serem cristãos, acreditavam que poderiam viver vitoriosamente sem o Espírito Santo.
Embora Paulo tenha deixado para tratar sobre o ministério do Espírito Santo no capítulo 8 de Romanos, ele já chama aqui a atenção para o viver "em novidade do Espírito" ( Romanos 7:6 - Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra. ) como forma de vencer as inclinações da carne.

3. A velha natureza.
Nossa antiga natureza está constantemente tentando rebelar-se contra Deus.
Não temos como lutar contra o pecado usando a nossa força.
O Espírito Santo, que habita em nós, ajuda-nos a vencer a velha natureza.

SÍNTESE DO TÓPICO III
Paulo faz uma analogia para mostrar a luta da carne com o Espírito.
           
Subsídio Bibliológico:

"O conflito entre a Lei e o pecado (Romanos 7:14 - Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. )
( Romanos 7:15 - Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço. )
( Romanos 7:16 - E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. )
( Romanos 7:17 - De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. )
( Romanos 7:18 - Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. )
( Romanos 7:19 - Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. )
( Romanos 7:20 - Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. )
( Romanos 7:21 - Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. )
( Romanos 7:22 - Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; )
( Romanos 7:23 - Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. )
( Romanos 7:24 - Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? )
( Romanos 7:25 - Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado. )

Esse conflito é inevitável.
Duas leis se chocam — a lei do pecado e a lei de Deus.
Podemos chamá-las de lei carnal e lei espiritual.
Entretanto, esse conflito pode ser facilmente dominado pelo crente, se ele dominar o pecado pela lei espiritual.
O campo de batalha entre essas duas forças é interior ao homem. Paulo ilustra o coração como o interior de nossas vidas para mostrar esse conflito.
A lei é espiritual ( Romanos 7:14 - Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. ).
Mais uma vez o apóstolo declara que o problema não está na lei de Deus, mas na natureza pecaminosa do homem.
Quando ele declara 'sou carnal' está, na verdade, dizendo que ele é feito carne, isto é, sujeito à lei do pecado que opera na carne.
Ele diz, também, que é 'vendido sob o pecado', ou, à escravidão do pecado.
Significa que, queira ou não, está na sua carne, a tendência pecaminosa que o escraviza a faz de sua natureza pecaminosa a sede de operações para o pecado.
Essa escravidão envolve toda a personalidade do homem.
Porém, esse envolvimento encontra uma barreira para o domínio total do pecado, que é a lei espiritual.
O conflito entre lei e o pecado (Romanos 7:15 - Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço. ).
Nestas palavras o apóstolo se sente o centro do conflito no seu interior, e não consegue entender porque pratica certos atos que contrariam sua real vontade.
Ele vê o conflito entre o bem e o mal, e, às vezes, esse conflito é tão intenso que ele não consegue descobrir o 'porquê' desse conflito que o leva fazer certos atos"

( CABRAL, Elienai. Romanos: O Evangelho da Justiça de Deus. 5.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, pp.85,86 ).

Conclusão:

Mesmo vivendo debaixo da graça o crente experimenta o conflito entre sua antiga natureza e sua nova vida em Cristo. 
A resposta do crente está na compreensão de que a solução a esse conflito está em responder positivamente à nova vida espiritual, dependendo inteiramente da graça de Deus.

Por Irmão “Daniel Barros de Lima”
Professor da Escola Bíblica Dominical
Assembleia de Deus Vila Zatt.
Ministério de Perus.
Rua Prof. José Lourenço n° 845
Vila Zatt.
Dia 03 de Maio de 2.016.
Celular: 98548-5299



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