segunda-feira, 30 de maio de 2016

Lição 10 - Deveres Civis, Morais e Espirituais. - Revista do Professor - CPAD.

Lição 10                          05 de Junho de 2016
Deveres Civis, Morais e Espirituais.

TEXTO ÁUREO

"Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus.”
Romanos 13.1

Verdade Prática

Diante da sociedade, o crente tem deveres civis, morais e espirituais.

Leitura Diária
Segunda - ( Romanos 13:1 - TODA a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus. )
É Deus que constitui as autoridades para que governem com justiça.

Terça - ( Romanos 13:2 - Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. )
Resistir ás autoridades é resistir ás ordenanças de Deus.

Quarta – ( Romanos 13:3 - Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela.)
As autoridades são constituídas para punir os que fazem o mal.

Quinta – ( Romanos 13:5 - Portanto é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência. )
Os crentes devem respeitar as autoridades.

Sexta ( Romanos 13:7 - Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra. )
( Romanos 13:8 - A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. )
Pagando os tributos e não devendo nada a ninguém, a não ser o amor.

Sábado – ( Atos 5:29 - Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens. )
A obediência a Deus deve vir sempre em primeiro Lugar.

Leitura bíblica em classe.

Romanos 13:1 – 8.
( Romanos 13:1 - TODA a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus.)
( Romanos 13:2 - Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. )
( Romanos 13:3 - Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela. )
( Romanos 13:4 - Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal. )
( Romanos 13:5 - Portanto é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência. )
( Romanos 13:6 - Por esta razão também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo sempre a isto mesmo. )
( Romanos 13:7 - Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra. )
( Romanos 13:8 - A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. )

Hinos sugeridos: 10, 185, 436 da Harpa cristã.

Objetivo Geral:

Conscientizar que o crente tem deveres civis, morais e espirituais para com a sociedade na qual está inserido.

Objetivos Específicos:

I = Apontar os deveres civis daqueles que foram alcançados pela graça divina;

II = Explicar os deveres civis dos crentes;

III = Relacionar os deveres espirituais dos crentes.

Interagindo com o professor.
Dando prosseguimento ao estudo da Epístola aos Romanos, estudaremos o capítulo 13.
Neste capítulo Paulo mostra que a nossa vida de fé em Jesus Cristo precisa ser revelada em nossos relacionamentos interpessoais e com as autoridades constituídas.
O crente deve respeitar e se submeter às autoridades legitimamente constituídas.

Porém, isso não significa que ele deva concordar com o pecado daqueles que estão em uma posição de liderança, como por exemplo, a corrupção, o roubo e leis que são contrárias a Palavra de Deus, como por exemplo, a legalização do aborto.

Somos cidadãos dos céus, mas enquanto vivermos neste mundo, precisamos pagar nossos impostos e seguir as leis estabelecidas (Romanos 13:1 - TODA a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus. )
( Romanos 13:2 - Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. )
( Romanos 13:3 - Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela. )
( Romanos 13:4 - Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal.)
( Romanos 13:5 - Portanto é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência. ).

Nosso respeito e submissão as autoridades revelam o quanto amamos e respeitamos o Todo-Poderoso e as suas Leis.


INTRODUÇÃO
Na lição de hoje estudaremos o capítulo 13 da Epístola aos Romanos.
Paulo trata neste capítulo a respeito da relação dos crentes com as autoridades.
Viver pela fé na justiça de Deus implica obedecer às leis, as autoridades governamentais, pagar impostos e seguir as regras e normas estabelecidas, demonstrando então que somos uma nova criatura.
A submissão do crente às autoridades revela seu amor e sua obediência às leis de Deus.

I - DEVERES CIVIS ( Romanos 13:1 - TODA a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus. )
( Romanos 13:2 - Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. )
( Romanos 13:3 - Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela. )
( Romanos 13:4 - Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal.)
( Romanos 13:5 - Portanto é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência. )
( Romanos 13:6 - Por esta razão também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo sempre a isto mesmo. )
( Romanos 13:7 - Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra. )

1.    A natureza do Estado.
O apóstolo Paulo parte do princípio de que toda autoridade é constituída por Deus. (Romanos 13:1 - TODA a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus.).
A tradução Almeida Corrigida Revisada Fiel usada aqui deixa ambíguo o sentido desse texto ao usar a palavra potestade em vez de autoridade.
O termo potestade dá uma conotação de que a referência seja a seres espirituais.
Todavia, o termo exousia ( autoridade ), que ocorre 102 vezes em o Novo Testamento grego, quatro vezes neste capítulo, possui o sentido, nesse contexto, de governantes civis.
A referência, portanto, diz respeito às autoridades civis, quer locais, quer nacionais.

O princípio da autoridade constituída, ou delegada, vem de Deus, e por isso o crente tem o dever de se submeter a ela.

Esse princípio é fartamente documentado no Antigo Testamento, onde é mostrado que nenhum governante exerce autoridade fora do domínio de Deus (Provérbios 8:15 - Por mim reinam os reis e os príncipes decretam justiça. )
( Provérbios 8:16 - Por mim governam príncipes e nobres; sim, todos os juízes da terra.); ( Daniel 2:21 - E ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; ele dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos entendidos. ); ( Isaías 45:1 - ASSIM diz o SENHOR ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão. )
( Isaías 45:2 - Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro. )
( Isaías 45:3 - Dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome. )
( Isaías 45:4 - Por amor de meu servo Jacó, e de Israel, meu eleito, eu te chamei pelo teu nome, pus o teu sobrenome, ainda que não me conhecesses. )
( Isaías 45:5 - Eu sou o SENHOR, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que tu não me conheças; )
( Isaías 45:6 - Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o SENHOR, e não há outro. )
( Isaías 45:7 - Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas. ).

Ponto Central
O crente tem deveres civis, morais e espirituais para com a sociedade.

2. O propósito do Estado.
A natureza espiritual de um governo civil está no princípio da autoridade a ele delegada.
O propósito da sujeição do crente à autoridade constituída, segundo Paulo, é especificado em ( Romanos 13:3 - Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela. )
( Romanos 13:4 - Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal.).
A razão dada é a promoção do bem e a punição do mal por parte da autoridade.
Em outras palavras, a manutenção da ordem.
Sem obediência a autoridade corre-se o risco de se cair numa anarquia.
É por isso que o apóstolo diz que o governo é ministro de Deus para a promoção do bem comum, bem como para frear o mal.
A palavra ministro, no grego, é diáconos, vocábulo que mostra o princípio divino por trás do governo humano.
São ministros a serviço de Deus, mesmo que sejam governantes pagãos, como, por exemplo, os imperadores Ciro e Nabucodonosor (Isaías 45:1 - ASSIM diz o SENHOR ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão. ); (Daniel 4:17 - Esta sentença é por decreto dos vigias, e esta ordem por mandado dos santos, a fim de que conheçam os viventes que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer, e até ao mais humilde dos homens constitui sobre ele. ).

3. A igreja e o Estado.
Paulo mostra que a sujeição por parte dos cristãos às autoridades deve-se primeiramente por razões de obediência.
Nesse caso o crente deve submeter-se ao poder coercitivo da lei, pagando impostos e tributos.
É interessante notar que Paulo fala de dois tipos de tributos nesse capítulo, phorose telos.
O primeiro termo é uma referência aos impostos diretos enquanto a segunda aos indiretos.
Paulo aconselhou os crentes a cumprirem seus deveres pagando seus impostos ( Mateus 22:21 - Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.  ).
Mas havia uma razão a mais para a submissão à autoridade - a consciência do crente.
O crente não deveria se sujeitar a autoridade simplesmente por medo da lei, mas por uma questão de consciência diante de Deus.
O princípio bíblico em relação às autoridades é que o cristão as respeite e as honre ( Romanos 13:7 - Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra. ).
A desobediência civil só se justifica no caso de conflito entre a lei humana e a divina (Atos 5:29 - Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.  ).
No caso de governos que decretam leis injustas e estados totalitários que privam o exercício da fé, o cristão, em razão da sua consciência para com Deus, deve moldar-se pela Palavra de Deus, para isso, estando disposto a assumir todas as consequências de seus atos.

SÍNTESE DO TÓPICO I
O crente tem deveres civis a cumprir.

Subsídio Bibliológico.

"Submissão as autoridades ( Romanos 13:1 - TODA a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus. )

'Toda alma esteja sujeita às potestades superiores'.

O apóstolo recomenda a submissão à autoridade constituída.

A seguir, o texto declara a razão por que devemos nos submeter às autoridades: 'Porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus'.

A palavra 'potestade' refere-se a 'autoridade, ou poder delegado'.

Neste parte do versículo, Paulo declara que toda a autoridade vem de Deus. (Romanos 13:2 - Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.).

Neste versículo, o resistir às autoridades significa resistir a Deus, por isso estamos legalmente obrigados a reconhecer e a obedecer às autoridades constituídas.
Resistir à autoridade é opor-se à lei divina, pois Deus mesmo reconhece a lei civil.
Quebrar a lei ou transgredi-la implica em consequências negativas, isto é, em condenação, não só da parte das autoridades civis, mas também da parte de Deus.
( Romanos 13:3 - Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela. ) ( Romanos 13:5 - Portanto é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência. ).
Note que Paulo declara que a autoridade civil é ministro de Deus (Romanos 13:4 - Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal. ), por isso, o crente deve orar a Deus pela autoridades constituídas e submeter-se a elas ( Romanos 13:5 - Portanto é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência. ).

Devemos nos submeter às autoridades por dever de consciência.

O crente obedece, não por medo de ser punido, mas porque sua consciência lhe mostra o que deve fazer.

( CABRAL, Elienai. Romanos: O Evangelho da Justiça de Deus. 5 .ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.139 ).


II - II DEVERES MORAIS - ( Romanos 13:8 - A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.)
( Romanos 13:9 - Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. )
( Romanos 13:10 - O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor. )

1.    A dívida que todos devem ter.
O apóstolo reconhece os deveres do cristão em relação ao Estado, e aconselhou a não ficarem em débito com ninguém: (Romanos 13:8 - A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. ).
Em palavras atuais, significa que o crente deve ter o "nome limpo na praça".
Por outro lado, Paulo reconhece outra natureza de dívida, esta não negativa, mas positiva para o crente.
A dívida do amor.

Não podemos dever nada a ninguém, exceto "o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei" ( Romanos 13:8 - A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. ).

Orígenes, um dos pais da igreja antiga, dizia que "a dívida de amar é permanente e nunca a saldamos; por isso devemos pagá-la diariamente, e sem dúvida, continuaremos devendo".

Amar o Semelhante é uma obrigação moral que temos para com a raça humana.

2. A segunda tábua da lei.
Paulo havia falado muito sobre a Lei nos capítulos anteriores, e aqui novamente ele volta a citá-la: [...] "quem ama aos outros cumpriu a lei" (Romanos 13:8 - A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. ).

A lei dada a Moisés no Sinai foi escrita em duas tábuas ( Êxodo 34:1 - ENTÃO disse o SENHOR a Moisés: Lavra duas tábuas de pedra, como as primeiras; e eu escreverei nas tábuas as mesmas palavras que estavam nas primeiras tábuas, que tu quebraste. ).

Os quatro primeiros mandamentos enfa­tizam o relacionamento vertical, isto é, entre Deus e os homens:

1 - Não ter deuses estranhos;

2 - não fazer imagens;

3 - não profanar o nome de Deus

4 - e guardar o sábado.

Por outro lado, os outros seis mandamentos são horizontais, isto é, enfocam o relacionamento entre as pessoas:

1 - Honrar os pais;

2 - não matar;

3 - não adulterar;

4 - não furtar;

5 - não dar falso testemunho

6 - e não cobiçar.

O interesse do apóstolo pelas relações interpessoais fica claro quando ele cita, em Romanos 13, esses mandamentos: "Com efeito: ( Romanos 13:9 - Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. )

3.O segundo grande mandamento.
Paulo reforça o seu argumento sobre a lei do amor citando ( Levítico 19:18 - Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR. )

Ele conclui dizendo que "o cumprimento da lei é o amor" ( Romanos 13:10 - O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor. ).
O mandamento do amor sintetiza todos os outros preceitos que promovem as relações ( Romanos 13:9 - Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. ).
SÍNTESE DO TÓPICO II
O crente precisa obedecer princípios morais estabelecidos por Deus.

Subsidio Bibliológico
Deveres Morais ( Romanos 13:11 - E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. )
( Romanos 13:12 - A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. )
( Romanos 13:13 - Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja.)
( Romanos 13:14 - Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências. )
Neste texto, encontramos um imperativo moral para um viver cristão autêntico.
É um apelo à vigilância cristã e à conscientização da urgência do tempo.

( Romanos 13:11 - E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. ).
E isto digo, conhecendo o tempo'.
Que há dentro desse tempo?
São os sinais predeterminados da vinda de Cristo.
Por isso, a continuação do versículo 11 é uma exortação ao despertamento espiritual contra toda a indiferença e frieza.
Estar despertado implica em estar de prontidão espiritual.

( Romanos 13:12 - A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. ).
As obras das trevas se contrapõem às obras da luz pois são originadas pelo príncipe das trevas, e suas obras são más e traiçoeiras.
Entretanto, o Senhor nos oferece as 'armas da luz' que são a graça, a bondade e a verdade do reino de Cristo.

( Romanos 13:13 - Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja.)
( Romanos 13:14 - Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências. ).
Andemos honestamente.
Diz respeito ao comportamento moral do crente, não em glutonaria, nem em bebedeiras, nem em desonestidade, nem em dissoluções, nem em contendas e invejas.
Ora, o padrão neotestamentário rejeita as obras da carne.
Deus abomina a licenciosidade e a intemperança.
Porém, no ( Romanos 13:14 - Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências. ) Paulo convida: Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo,
Significa recebê-lo no coração e deixá-lo dominar inteiramente a nossa vida.

Não há vitória moral fora de Cristo.

Estar revestido de Cristo é ter a presença pessoal do Espírito Santo dentro de nós, limpando e purificando o nosso interior.

( CABRAL, Elienai, Romanos; O Evangelho da Justiça de Deus, S.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.140 ).

Conheça Mais
Por causa da consciência ( Romanos 13:5 - Portanto é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência.)
Os governantes detêm o poder coercitivo que os habilita a fazer cidadãos de conformidade com as suas leis.
Segundo Paulo, nos sujeitamos à lei não por dever, mas porque isso é correto.
Os motivos são da responsabilidade de Deus.

Para conhecer mais leia Guia do Leitor da Bíblia.

III - DEVERES ESPIRITUAIS ( Romanos 13:11 - E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. )
( Romanos 13:12 - A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. )
( Romanos 13:13 - Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja. )
( Romanos 13:14 - Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências. ).

1. Consciência escatológica (Romanos 13:11 - E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. ).
Encabeçando a lista dos deveres de natureza espiritual, Paulo apresenta um de natureza escatológica: ( Romanos 13:11 - E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. ).

A palavra tempo, aqui, traduz o termo grego kairós, que significa tempo oportuno.

Para o apóstolo, a vinda de Jesus era uma realidade sempre presente na vida do crente.

2. Consciência da salvação e do Espírito Santo ( Romanos 13:11 - E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. )
 ( Romanos 13:14 - Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências. ).
Nos dois últimos versículos de Romanos 13, observamos que há a necessidade de uma consciência que seja soteriológica = ( Doutrina relativa à obra de salvação realizada por Jesus Cristo em favor da humanidade. Estudo do mistério da redenção cristã. ) e pneumatológica = ( Doutrina do Espirito Santo ) ( Romanos 13:11 - E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. ).
A referência direta ao Salvador está na palavra salvação e a referência indireta ao Espírito Santo está na frase: [...]" E não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências" ( Romanos 13:14 - Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.  ).
É o Espírito quem produz o fruto na vida do crente de forma que este possa vencer as concupiscências da carne ( Gálatas 5:19 - Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, )
( Gálatas 5:20 - Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, )
( Gálatas 5:21 - Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. )
( Gálatas 5:22 - Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. ).
Cabe ao cristão andar no Espírito para não satisfazer os desejos da carne.

PNEUMATOLOGIA – A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO

O Espírito Santo é uma das pessoas da Trindade Divina, sendo constituído da mesma essência da divindade e plenamente Deus, como Deus o Pai e Deus o Filho.
A palavra espírito tem sua origem no hebraico – RUAH – ou no grego – PNEUMA – de onde vem a palavra pneumatologia, a doutrina do Espírito Santo.

As doutrinas da Trindade e das pessoas da divindade não são passíveis de entendimento racional pela mente do homem finito, mas são claramente reveladas pela Escritura.
Por este motivo, é necessário buscar a confirmação bíblica de todas as afirmações referentes ao estudo da doutrina do Espírito Santo, a pneumatologia.

O Pai e o Filho são termos que indicam relacionamento, da mesma forma, o Espírito Santo é assim chamado pela sua natureza e pela sua operação como a causa da regeneração e santificação dos homens.
O Filho é a perfeita imagem de Deus, e o Espírito é a operação do poder de Deus.

O termo soteriologia
Vem do vocábulo grego 'soteria' e significa salvação, libertação de um perigo iminente, livramento do poder da maldição do pecado, restituição do homem à plena comunhão com Deus.

A salvação do ser humano é obtida pela graça, ou seja, é um dom gratuito e imerecido que o pecador recebe, ( Efésios 2:8 - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. )
( Efésios 2:9 - Não vem das obras, para que ninguém se glorie; )

SÍNTESE DO TÓPICO III
O crente precisa obedecer principios espirituais estabelecidos por Deus.
           
Subsídio Escatológico:

( Romanos 14:10 - Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo. )
( Romanos 14:11 - Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus. )
( Romanos 14:12 - De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. )

Cada um de nós dará contas do que faz a Cristo, não aos demais irmãos.
Embora a Igreja procure ser inflexível em sua posição contra certas atividades ou comportamentos expressamente proibidos pelas Escrituras (adultério, homossexualidade, assassinato e roubo), ninguém deve criar regras e regulamentos adicionais, concedendo-lhes uma condição semelhante à lei de Deus.

Muitas vezes, os cristãos baseiam seus critérios morais em opiniões, particularidades pessoais ou preceitos culturais, em vez de na Palavra de Deus.
Quando o fazem, mostram como sua fé é fraca e não imaginam como Deus é suficientemente poderoso para guiar seus filhos.

Quando nos colocamos perante Deus e prestamos contas de nossa vida, não nos preocuparemos com o que nosso vizinho cristão fez ( II Corintios 5:10 - Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. ).

( Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, p.1575 ).


Conclusão:
Nesta lição, vimos as responsabilidades que o cristão deve assumir, tanto no convívio social como espiritual.
Como ser social, temos deveres para com o Estado.
Devemos respeitar a ordem estabelecida.
Todavia, como ser moral e espiritual temos deveres para com o outro.
Não somos apenas cidadão do céu (Filipenses 3:20 - Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, ), somos também cidadãos da Terra.
Devemos investir nos relacionamentos horizontais, mantendo sempre em mente que o salvo em Cristo não é uma ilha.
Precisamos uns dos outros.

DD.BAL Computadores
E-mail: ddbaldedetizadora@gmail.com

Trabalhamos com manutenção e
Formatação de computadores
Consulte-nos
Daniel
celular  98548-5299    Fone  3974-7714
Não jogue fora o seu computador,
aceitamos
doações, retiramos no local

Por “Daniel Barros de Lima”
Professor da Escola Bíblica Dominical
Assembleia de Deus Vila Zatt.
Ministério de Perus.
Rua Prof. José Lourenço n° 845
Vila Zatt.
Dia 18 de Maio de 2.016.
Celular 98548-5299
Fone: 3974-7714


           



Nenhum comentário:

Postar um comentário