Lição 07 15 de Maio de 2016
A Vida Segundo
o Espírito.
TEXTO ÁUREO
"O mesmo
Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus."
Romanos 8.16
Verdade
Prática
Viver segundo o Espírito Santo significa estar sob o seu
domínio e seguir suas orientações.
Leitura Diária
Segunda - ( I Corintios 6:19 - Ou
não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo,
que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? )
Nosso corpo é morada do
Espírito Santo.
Terça - (
I Corintios 6:20 - Porque fostes comprados por bom
preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais
pertencem a Deus. )
Fomos comprados por bom preço, vivamos então para Deus.
Quarta – ( Romanos 8:14 - Porque
todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. )
Os filhos de Deus são guiados pelo Espirito Santo.
Quinta – ( João 16:13 - Mas, quando
vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque
não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que
há de vir. )
O Espirito Santo nos guia em toda verdade.
Sexta – ( I Corintios 2:10 - Mas
Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as
coisas, ainda as profundezas de Deus. )
O Espirito Santo examina todas as coisas, até mesmo as profundezas
de Deus.
Sábado – ( I Corintios 2:11 - Porque, qual
dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está?
Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. )
Ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espirito Santo.
Leitura bíblica em classe.
Romanos
8:1-17
( Romanos 8:1 - PORTANTO, agora nenhuma
condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne,
mas segundo o Espírito. )
( Romanos 8:2 - Porque a lei do Espírito de vida,
em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. )
( Romanos 8:3 - Porquanto o que era impossível
à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em
semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; )
( Romanos 8:4 - Para que a justiça da lei se
cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. )
( Romanos 8:5 - Porque os que são segundo a
carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito
para as coisas do Espírito. )
( Romanos 8:6 - Porque a inclinação da carne é
morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. )
( Romanos 8:7 - Porquanto a inclinação da carne
é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o
pode ser. )
( Romanos 8:8 - Portanto, os que estão na carne não
podem agradar a Deus. )
( Romanos 8:9 - Vós, porém, não estais na
carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se
alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. )
( Romanos 8:10 - E, se Cristo está em vós, o corpo,
na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da
justiça. )
( Romanos 8:11 - E, se o Espírito daquele que
dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos
ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu
Espírito que em vós habita. )
( Romanos 8:12 - De maneira que, irmãos, somos
devedores, não à carne para viver segundo a carne. )
( Romanos 8:13 - Porque, se viverdes segundo a
carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo,
vivereis. )
( Romanos 8:14 - Porque todos os que são guiados
pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. )
( Romanos 8:15 - Porque não recebestes o
espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o
Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. )
( Romanos 8:16 - O mesmo Espírito testifica com o
nosso espírito que somos filhos de Deus. )
( Romanos 8:17 - E, se nós somos filhos, somos
logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo
que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. )
Objetivo
Geral:
Mostrar que aqueles que pela fé em Jesus
Cristo foram salvos pela graça, precisam viver segundo o Espírito Santo.
Hinos sugeridos: 75, 155, 551 da Harpa
cristã.
Objetivos
Específicos:
I = Saber que
a vida no Espírito pressupõe a Lei do pecado;
II = Mostrar que
a vida no Espirito pressupõe oposição á natureza adâmica.
III = Explicar que
a vida no Espírito pressupõe oposição entre a nova ordem e a antiga.
Interagindo com o professor.
Professor, na lição de hoje estudaremos o capítulo oito da
Epístola aos Romanos.
Neste capítulo, o apóstolo Paulo apresenta um princípio que deve
reger a vida de todos os que foram alcançados pela graça divina: viver segundo o Espírito Santo.
A graça de Jesus é maravilhosa, pois transforma o homem pecador
em santo.
Como novas criaturas, o Consolador passa a morar em nós
concedendo-nos recursos para vivermos neste mundo de maneira santa e justa.
Aqueles que já experimentaram o novo nascimento já não vivem
mais na prática do pecado.
Nosso corpo se torna seu templo.
Sem o Espírito Santo não poderemos viver de modo a agradar ao
Pai.
Que possamos nos entregar totalmente a Deus, permitindo que o
seu Espírito nos guie.
INTRODUÇÃO
No capítulo
sete da Epístola aos Romanos, o apóstolo Paulo apresenta um pequeno esboço do
que ele iria tratar no capítulo seguinte.
Por todo o
capítulo oito, o apóstolo faz um contraste entre a velha vida, marcada pelo
pecado e sem condições de se libertar, com a nova vida no poder do Espírito
Santo, que Cristo nos proporcionou.
O que fora impossível à antiga aliança, regida pela Lei, agora se tornou
possível graças a uma nova lei — a lei do Espírito de Vida em Cristo Jesus.
Por
intermédio do Espírito Santo já temos uma visão prévia da alegria que, um dia,
viveremos ao lado do Senhor no céu.
Temos
também a garantia de que, no futuro, desfrutaremos da plenitude da salvação.
I - A VIDA NO ESPÍRITO PRESSUPÕE = ( Pronuncia-se: /pressupôr/.
Supor previamente; imaginar; conjecturar. ) OPOSIÇÃO À LEI DO PECADO ( Romanos 8:1 - PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus,
que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. )
( Romanos 8:2 - Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou
da lei do pecado e da morte. )
( Romanos 8:3 - Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava
enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do
pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; )
( Romanos 8:4 - Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não
andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. )
1. A enfermidade da lei.
Como pudemos
observar no capítulo sete, Paulo exclamou em tom desesperador quando vê diante
de si (e de todos os cristãos) o impiedoso jugo do pecado ( Romanos 7:24 - Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta
morte? ).
Esse grito
pertence a todos nós.
Mas qual
era a razão desse desespero?
É
necessário entendermos a argumentação do apóstolo em torno desse assunto.
Ele havia
dito que todos os homens, quer gentios quer gregos, estavam debaixo da
condenação do pecado.
Mesmo os judeus, a quem foi confiada à Lei Mosaica, não conseguiram
escapar desse cativeiro.
E por que não?
Porque a Lei, que fora dada para alertar os homens sobre a malignidade do
pecado, acabou servindo de instrumento para aguçar o desejo de pecar.
Dessa
forma, a Lei, que era uma coisa boa, acabou por se tornar inoperante diante de
outra lei — a lei do pecado e da morte.
Assim, a
Lei ficou doente.
Ponto Central
Como novas criaturas precisamos viver sob o domínio do
Espírito Santo.
2. A cura da cruz.
Ainda no
mesmo capítulo sete, já chegando ao seu final, Paulo dá outro grito, agora não
mais de desespero, mas de vitória pela graça de Deus revelada na pessoa de
Jesus Cristo.
O seu grito de vitória também é nosso grito ( Romanos 7:25 - Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso
Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a
carne à lei do pecado. ).
A mesma
argumentação, agora em sentido oposto pode ser feita.
Em vez do grito de desespero, Paulo dá um brado de vitória.
Mas o que
ocasionou esse grito de vitória?
A resposta
está na vida segundo o Espírito relatada em Romanos capitulo oito.
3. A lei do pecado é revogada.
A lei do
pecado e da morte, que havia neutralizado ou tornado ineficaz a Lei, agora
foram revogadas pela lei do Espírito da vida.
Essa nova
lei, muito mais poderosa, porque não operava baseado nas obras da carne, mas no
sacrifício de Jesus, o imaculado Cordeiro de Deus, tornou possível quebrar o
jugo da escravidão que a lei do pecado produzia.
Agora todos os filhos de Deus podem gozar da liberdade que vem da vida
segundo o Espírito.
SÍNTESE DO TÓPICO I
Como novas criaturas a lei do pecado foi revogada em nossas
vidas e agora podemos viver segundo o Espírito Santo.
Subsídio Teológico.
O capítulo 8 é o ponto alto,
o clímax, a conquista da vitória pelo Espírito Santo.
O ápice espiritual deste
capítulo, portanto, está na vitória do Espírito.
'Portanto, nenhuma
condenação há para os que estão em Cristo Jesus' (v. 1).
A palavra portanto no início
da declaração vitoriosa refere-se ao capítulo 7, na qual, Paulo argumentou a
batalha entre a carne e o espírito.
Uma luta que parece
infindável, se depara com a conquista da vitória no Espírito.
A palavra, portanto levanta
a bandeira do Espírito para o início da nova vida.
A declaração de que 'nenhuma
condenação há para os que estão em Cristo Jesus' indica que a Lei ( toda ela ),
que condenava os pecados, foi cumprida por Jesus.
Ele tomou sobre si essa
condenação justificando-nos perante Deus Pai ( Romanos 5:1 - TENDO
sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus
Cristo; ) e nos colocando sob a lei do
Espírito.
Portanto, o pecador
justificado está debaixo de uma nova lei espiritual que domina e rege a nova
vida em Cristo.
( Romanos 8:2 - Porque
a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da
morte. ).
Paulo fala nesta Carta de várias leis e as trata como: 'lei do pecado', 'lei do entendimento', ‘lei de Moisés', 'lei de Deus'.
Porém, no capítulo 8, ele
fala da 'lei
do espírito de vida'
que opera no interior do crente e o liberta do domínio da lei do pecado, da carne e da morte.
Há uma ligação profunda
entre o Espírito Santo e Jesus, pois a nova lei é chamada 'lei do espírito de
vida em Cristo Jesus'.
É a lei da vida de Jesus que
opera no íntimo do crente e o habilita a ter comunhão com Ele.
( CABRAL, Elienai. Romanos:
O Evangelho da Justiça de Deus. 5.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.88 ).
II - A VIDA
NO ESPÍRITO PRESSUPÕE OPOSIÇÃO À NATUREZA ADÂMICA (Romanos 8:5 - Porque os que são segundo a carne inclinam-se para
as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do
Espírito. )
( Romanos 8:6 - Porque a inclinação da carne é
morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. )
( Romanos 8:7 - Porquanto a inclinação da carne é
inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o
pode ser. )
( Romanos 8:8 - Portanto, os que estão na carne não
podem agradar a Deus. )
( Romanos 8:9 - Vós, porém, não estais na carne,
mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não
tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. )
( Romanos 8:10 - E, se Cristo está em vós, o corpo,
na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da
justiça. )
( Romanos 8:11 - E, se o Espírito daquele que dentre
os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos
ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu
Espírito que em vós habita. )
( Romanos 8:12 - De maneira que, irmãos, somos
devedores, não à carne para viver segundo a carne. )
( Romanos 8:13 - Porque, se viverdes segundo a
carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo,
vivereis. )
( Romanos 8:14 - Porque todos os que são guiados
pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. )
( Romanos 8:15 - Porque não recebestes o espírito de
escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de
adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. )
( Romanos 8:16 - O mesmo Espírito testifica com o
nosso espírito que somos filhos de Deus. )
( Romanos 8:17 - E, se nós somos filhos, somos logo
herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que
com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. )
1. A velha inclinação.
Paulo usa o verbo grego phroneo,
traduzido aqui como inclinar; com o sentido de
colocar a mente em algo.
A natureza adâmica, mesmo destronada continua
requerendo seu antigo lugar.
Na carta aos gálatas, Paulo mostra que a carne
milita, ou guerreia, contra o Espírito ( Gálatas 5:17 - Porque a carne cobiça contra o
Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que
não façais o que quereis. ).
Essa guerra acontece na esfera da mente, quando esta deseja (
gr. Epithymeo ) contra o Espírito.
Ainda na epístola aos crentes da Galácia, o apóstolo explica
que a carne e o Espírito são duas forças opostas entre si ( Gálatas 5:16-17 - Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a
concupiscência da carne. )
( Gálatas 5:17 - Porque
a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se
um ao outro, para que não façais o que quereis. ).
Todos os crentes salvos, quer sejam novos convertidos quer
não, são objetos dessa inclinação da antiga natureza.
Ceder a essa inclinação é ceder à morte ( Romanos 8:6 - Porque a inclinação da carne é morte; mas a
inclinação do Espírito é vida e paz. ).
Nessa inclinação interna da velha natureza, a
carne está no comando.
Quando a carne assume o controle o Espírito
fica de fora.
2. A nova
inclinação.
Em
oposição à velha natureza adâmica, também denominada de natureza
pecaminosa, ou ainda, de "velho homem",
Paulo mostra a inclinação do Espírito.
Ele
afirma que a inclinação do Espírito produz vida ( Romanos 8:6 -
Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e
paz. ).
A
palavra grega inclinação, usada aqui por Paulo é phrónêma, cuja raiz vem de phroneo, inclinar.
Fica bastante evidente a participação do crente no processo da salvação.
Ele precisa andar na esfera do Espírito afim de que não ceda aos desejos
da carne.
Assim
como o crente tem seu papel no processo da salvação, escolhendo, ou não,
receber a graça de Deus, da mesma forma ele, agora como regenerado em Cristo,
também tem a escolha para andar, ou não, no Espírito.
Assim
como respondemos ao chamado de Deus para a salvação, devemos da mesma forma
responder ao chamado de Deus para a santificação.
Nessa inclinação da nova criatura em Cristo, o Espírito está
por dentro, isto é, no comando, e a carne está por fora.
Não está mais no comando, pois foi destronada.
3. A nova
filiação.
Essa
nova inclinação a qual o apóstolo se referiu só se tornou possível porque os
justificados em Cristo Jesus passaram a ser guiados pelo Espírito de Deus: ( Romanos
8:14 - Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses
são filhos de Deus. ).
Esse privilégio, que tornou possível ao crente ser orientado
ou guiado pelo Espírito aconteceu porque Deus nos deu a adoção de filhos: (Romanos
8:15 - Porque não recebestes o espírito de escravidão,
para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de
filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. ).
Como
filhos, agora somos habitação do Espírito Santo, que em nosso interior dá
testemunho dessa nova filiação recebida ( Romanos 8:16 - O
mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. ).
SÍNTESE DO TÓPICO II
O Espírito Santo ajuda destronar a natureza adâmica em nossas vidas.
Subsidio Bibliológico
Para que a justiça da Lei se cumprisse em nós ( Romanos 8:4 -
Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não
andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. ).
Quando Cristo se fez o representante do homem
pecador, o poder condenatório do pecado foi desfeito, e, então a justiça foi
cumprida por Cristo.
Agora, uma vez libertos da lei do pecado, e vivendo segundo o
Espírito, a carne não tem mais direitos sobre nós.
Ainda que a inclinação da carne é para as coisas da carne, se
vivemos em Espírito, a carne estará sob domínio.
No versículo ( Romanos 8:4 - Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a
carne, mas segundo o Espírito. ), temos
a descrição daqueles que vivem segundo a carne ou segundo o Espírito.
No versículo ( Romanos 8:5 - Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne;
mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. ), Paulo mostra os que são conforme a carne
e conforme o Espírito.
De um lado temos aqueles que se ocupam na prática do pecado.
Por outro lado, temos aqueles que se ocupam em fazer a
vontade do Espírito e estar sob sua direção.
A vitória do Espírito ( Romanos 8:6 - Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida
e paz. )
( Romanos 8:7 - Porquanto a
inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus,
nem, em verdade, o pode ser. )
( Romanos 8:8 - Portanto, os que
estão na carne não podem agradar a Deus. )
( Romanos 8:9 - Vós, porém, não
estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós.
Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. )
( Romanos 8:10 - E, se Cristo está em
vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive
por causa da justiça. )
( Romanos 8:11 - E, se o Espírito
daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que
dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos
mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. )
( Romanos 8:12 - De maneira que,
irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne. )
( Romanos 8:13 - Porque, se viverdes
segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do
corpo, vivereis. )
Nestes versículos é destacada a operação do Espírito Santo na
vida do crente.
É a obra santificadora do Espírito Santo, na mente, no
espírito e no corpo do crente ( I Tessalonicenses 5:23 - E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e
alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de
nosso SENHOR Jesus Cristo. )
( I Tessalonicenses 5:24 - Fiel é o que vos
chama, o qual também o fará.).
O crente anda e vive no Espírito, pois não está
mais sob o domínio da carne.
Sua vida é regida e regulada pelo Espírito
Santo, que mora nele e governa o seu interior.
( CABRAL, Elienai. Romanos: O Evangelho da Justiça de Deus.
5.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.89 ).
III - A VIDA NO ESPÍRITO
PRESSUPÕE OPOSIÇÃO ENTRE A NOVA ORDEM E A ANTIGA ( Romanos 8:18 - Porque
para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para
comparar com a glória que em nós há de ser revelada. )
( Romanos 8:19 - Porque a ardente
expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. )
( Romanos 8:20 - Porque a criação
ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, )
( Romanos 8:21 - Na esperança de que
também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a
liberdade da glória dos filhos de Deus. )
( Romanos 8:22 - Porque sabemos que
toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. )
( Romanos 8:23 - E não só ela, mas nós
mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos,
esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. )
( Romanos 8:24 - Porque em esperança
fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê
como o esperará? )
( Romanos 8:25 - Mas, se esperamos o
que não vemos, com paciência o esperamos.
)
( Romanos 8:26 - E da mesma maneira
também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos
de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos
inexprimíveis. )
( Romanos 8:27 - E aquele que examina
os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus
intercede pelos santos. )
( Romanos 8:28 - E sabemos que todas
as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles
que são chamados segundo o seu propósito.
)
( Romanos 8:29 - Porque os que dantes
conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a
fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. )
( Romanos 8:30 - E aos que predestinou
a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que
justificou a estes também glorificou. )
( Romanos 8:31 - Que diremos, pois, a
estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? )
( Romanos 8:32 - Aquele que nem mesmo
a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará
também com ele todas as coisas? )
( Romanos 8:33 - Quem intentará
acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. )
( Romanos 8:34 - Quem é que condena?
Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual
está à direita de Deus, e também intercede por nós. )
( Romanos 8:35 - Quem nos separará do
amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a
nudez, ou o perigo, ou a espada? )
( Romanos 8:36 - Como está escrito:
Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas
para o matadouro. )
( Romanos 8:37 - Mas em todas estas
coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. )
( Romanos 8:38 - Porque estou certo de
que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as
potestades, nem o presente, nem o porvir, )
( Romanos 8:39 - Nem a altura, nem a
profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que
está em Cristo Jesus nosso Senhor. )
1. A manifestação dos
filhos de Deus.
Os versículos 18 a 30 de Romanos 8
mostram a certeza dos crentes quanto ao futuro: ( Romanos 8:18 - Porque
para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para
comparar com a glória que em nós há de ser revelada. ).
Fica evidente que quando o apóstolo
falava do futuro, ele também contemplava o passado.
O atual estado de coisas mostra os
sinais da velha ordem.
São marcas que fazem com que a criação
tenha gemidos por não poder por si mesma removê-las.
Por isso ela geme: ( Romanos 8:22 - Porque
sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.
).
Mas não só ela, nós também que temos as
primícias do Espírito também gememos ( Romanos 8:23 - E
não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos
em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. ).
A criação quer voltar ao seu estado original e
nós também.
O Espírito Santo sente o nosso drama,
sente a nossa angústia e também geme por nós ( Romanos 8:26 - E da
mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o
que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com
gemidos inexprimíveis. )
( Romanos 8:27 - E
aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que
segundo Deus intercede pelos santos. ).
O melhor é saber que em todas as coisas
Deus opera para o bem dos que o amam ( Romanos 8:28 - E
sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam
a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. ).
A palavra grega sünergei (de onde vem sinergismo) traduzida em Romanos 8.28 como
coopera, mostra que Deus trabalha, com os que o amam, em direção a seu
propósito.
2. Provas do grande amor
de Deus.
Os versículos ( Romanos 8:31 - Que
diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? )
( Romanos 8:32 - Aquele
que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como
nos não dará também com ele todas as coisas? )
( Romanos 8:33 - Quem
intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. )
( Romanos 8:34 - Quem
é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os
mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. )
( Romanos 8:35 - Quem
nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição,
ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? )
( Romanos 8:36 - Como
está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos
reputados como ovelhas para o matadouro.
)
( Romanos 8:37 - Mas
em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. )
( Romanos 8:38 - Porque
estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados,
nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,)
( Romanos 8:39 - Nem
a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do
amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. ), são na verdade o fechamento de tudo aquilo que o apóstolo
argumentou desde o capítulo cinco.
De pecadores perdidos e sem
esperança
passamos a filhos de Deus através da justificação pela fé.
De escravos do pecado passamos ao estado de filhos libertos
através da obra do Espírito Santo.
De membros de uma velha ordem passamos a ser participantes de uma nova
ordem no Espírito.
3. Deus é
conosco.
Deus
nos ama, nos redimiu em Jesus Cristo do jugo do pecado e está ao nosso lado.
Paulo afirma que (Romanos 8:31 - Que diremos, pois, a estas
coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? ).
Paulo
demonstra que nesta vida, enquanto permanecermos em Cristo, nada poderá nos
separar do amor de Deus.
Somos
o objeto de seu grande amor.
SÍNTESE DO TÓPICO III
Já fomos redimidos em Jesus Cristo do jugo do pecado, por isso, não
vivamos mais debaixo do jugo da antiga aliança.
Subsídio Bibliológico:
A trindade divina na obra da santificação ( Romanos 8:26 - E
da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não
sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por
nós com gemidos inexprimíveis. )
( Romanos 8:27 - E aquele que examina
os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus
intercede pelos santos. )
( Romanos 8:28 - E sabemos que todas
as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles
que são chamados segundo o seu propósito.
)
( Romanos 8:29 - Porque os que dantes
conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a
fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. )
( Romanos 8:30 - E aos que predestinou
a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que
justificou a estes também glorificou. )
( Romanos 8:31 - Que diremos, pois, a
estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? )
( Romanos 8:32 - Aquele que nem mesmo
a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará
também com ele todas as coisas? )
( Romanos 8:33 - Quem intentará
acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. )
( Romanos 8:34 - Quem é que condena?
Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual
está à direita de Deus, e também intercede por nós. ).
Nestes versículos, Paulo apresenta a Trindade divina
empenhada em ajudar o crente na sua esperança.
O capítulo 8 conduz o crente no caminho da santificação pela
operação do Espírito Santo.
Apresenta todos os obstáculos que se deparam com o crente.
Coloca o crente no campo de luta espiritual e dá-lhe as armas
espirituais para lutar, e finalmente, apresentar-lhe a razão dessa luta,
aconselhando e orientando-o em toda a sua jornada cristã.
O Espírito intercede em nós ( Romanos 8:26 - E
da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não
sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por
nós com gemidos inexprimíveis. )
( Romanos 8:27 - E aquele que examina
os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus
intercede pelos santos. ).
Esses dois versículos mostram a missão do Espírito dentro do
crente, trabalhando a seu favor.
Ele 'ajuda as nossas fraquezas’ (Romanos 8:26 - E
da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não
sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por
nós com gemidos inexprimíveis. ).
A que se referem as 'nossas fraquezas’?
Referem-se às nossas limitações temporais neste corpo mortal,
sujeito à natureza pecaminosa.
Enquanto estivermos enclausurados dentro deste 'tabernáculo' ( corpo
) terrenal, somos sujeitos às fraquezas da carne.
Por isso, o Espírito Santo habita dentro do crente para
ajudá-lo nas suas fraquezas.
A ajuda do Espírito dentro de nós é representada pela sua
intercessão.
A quem Ele intercede?
A Deus Pai, e a seu Filho Jesus Cristo.
( CABRAL, Elienai. Romanos: O Evangelho da Justiça de Deus.
5.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.94 ).
Conclusão:
A lição de hoje ajuda-nos a compreender que a graça de
Deus é realmente surpreendente.
Ela transformou ímpios em santos e nos colocou
em um nível de relacionamento com Deus jamais imaginado pelo seu antigo povo, e
a graça de ter o Espírito Santo habitando em nosso interior e o privilégio de
ser guiado por Ele.
Mas não é só isso, agora também somos herdeiros de Deus e
coerdeiros com Cristo.
Isso tudo se chama graça.
Por “Daniel Barros de Lima”
Professor da Escola Bíblica Dominical
Assembleia de Deus Vila Zatt.
Ministério de Perus.
Rua Prof. José Lourenço n° 845
Vila Zatt.
Dia 09 de Maio de 2.016.
Celular: 98548-5299
Fone: 3974-7714
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