LEITURA DIÁRIA
Segunda – ( Gênesis 1:1 - NO princípio criou Deus os céus e a terra.)
O nome
hebraico Elohim, "Deus", é plural, e isso vislumbra a Trindade
Terça – ( Gênesis 1:26 - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa
semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre
o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. )
A doutrina
da Trindade está implícita no Antigo Testamento desde o princípio
Quarta – ( Filipenses 2:11 - E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus
Pai. )
A Bíblia
ensina que o Pai é Deus
Quinta – ( João 1:1 - NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. )
As Escrituras
afirmam que o Filho é Deus
Sexta – ( Atos 5:3 - Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? )
( Atos 5:4 - Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por
que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. )
A Palavra
de Deus mostra a deidade do Espírito Santo
Sábado – ( Deuteronômio 6:4 - Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR. )
O nome
"Deus" ou "SENHOR" se aplica ao Deus Trino e Uno
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE
l Coríntios 12. 4-6; ll Coríntios 13.13
( I Corintios 12:4 - Ora, há diversidade de
dons, mas o Espírito é o mesmo. )
( I Corintios 12:5 - E há diversidade de
ministérios, mas o Senhor é o mesmo. )
( I Corintios 12:6 - E há diversidade de
operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. )
( II Corintios 13:13 - A graça do Senhor Jesus
Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós.
Amém. )
HINOS
SUGERIDOS:
HINOS SUGERIDOS: 10,185, 307 da HARPA
CRISTÃ
OBJETIVO
GERAL
Saber que
cremos em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas: o Pai,
o Filho e o Espírito Santo.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
I -
Explicar as construções bíblicas trinitárias;
II
- Mostrar que Deus é trino e único;
III
- Conhecer algumas crenças inadequadas a respeito da Trindade;
IV
- Apresentar algumas respostas às objeções acerca da Trindade.
INTERAGINDO COM O
PROFESSOR
Na lição de hoje estudaremos a respeito de uma das mais importantes e
cruciais doutrinas do pensamento cristão, a Trindade.
Não cremos na existência de três deuses, mas em um só que subsistente
em três pessoas distintas, eternas e que criaram todas as coisas.
É importante que você procure, no decorrer da lição, enfatizar que
embora não conste na Bíblia a palavra Trindade, vamos encontrar tanto no Antigo
Testamento quanto no Novo, evidências desta relevante doutrina.
Veremos na lição como o conceito de Trindade foi formulado. Segundo
Stanley Norton, "historicamente, a Igreja formulou a doutrina da Trindade
em razão do grande debate a respeito do relacionamento entre Jesus de Nazaré e
o Pai".
Que o Deus Trino e Uno abençoe sua aula e seus alunos de modo que eles
possam compreender e confessar ao mundo a fé em um só Deus, existente em si
mesmo como Pai, Filho e Espírito Santo.
INTRODUÇÃO
A
doutrina da Trindade é a verdade mais crucial do pensamento cristão, mas como
conciliar o monoteísmo revelado no
Antigo Testamento com a divindade de cada
pessoa da Trindade?
Esse é o
enfoque da presente lição.
I - CONSTRUÇÕES BÍBLICAS
TRINITÁRIAS.
1.A unidade na Trindade ( I Corintios 12:4 - Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. )
( I
Corintios 12:5 - E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. )
( I
Corintios 12:6 - E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. ).
Uma
leitura superficial dessa passagem pode levar alguém a argumentar que o texto
não diz que cada uma dessas pessoas é Deus, como costumam fazer determinados
grupos tidos como cristãos.
O
apóstolo Paulo se refere à Trindade usando outra linguagem.
Ele
afirma a unidade de Deus, uma só essência e substância, em diversidade de
manifestações de cada Pessoa distinta.
E declara que o Espírito é o mesmo, o Senhor é o mesmo e o Deus
Pai é o mesmo.
É a unidade na diversidade.
2.A bênção apostólica ( II Corintios 13:13 - A graça do Senhor Jesus Cristo, e o
amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém. ).
Há
aqui certo paralelismo com a bênção sacerdotal (Números 6:24 - O SENHOR te abençoe e te guarde; )
(Números
6:25 - O SENHOR faça
resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; )
(Números
6:26 - O SENHOR sobre ti
levante o seu rosto e te dê a paz. ).
Essa
saudação final não é comum nas epístolas paulinas.
Não
parece haver aqui intenção de explicar a doutrina da Trindade.
Trata-se do pronunciamento habitual do ministro de culto ao
despedir os fiéis no fim das reuniões nas primeiras décadas da história da
Igreja.
Se
isso puder ser confirmado, significa que os cristãos já estavam conscientes
dessa realidade divina desde muito cedo na vida da Igreja.
A
fonte da graça do Senhor Jesus é o amor de Deus no Espírito Santo.
É
uma saudação trinitária.
2.O Deus trino e uno revelado ( Efésios 4:4 - Há um só corpo e um só Espírito, como
também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; )
( Efésios 4:5 - Um só SENHOR, uma só fé, um só batismo; )
( Efésios 4:6 - Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e
por todos e em todos vós. ).
Temos
aqui a diversidade de operações e funções na unidade de Deus.
É
Deus quem nos chama por meio do Espírito Santo.
Jesus
é o nosso Senhor, a fonte de nossa fé e esperança.
O
Pai, o Filho e o Espírito Santo são iguais em poder, glória e majestade, que
subsistem desde a eternidade em uma só substância indivisível, mas manifestos
na história salvífica em formas pessoais e funções distintas ( I Pedro 1:2 - Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em
santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus
Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas. ).
Ponto Central:
Cremos em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO.
"O conceito do
Deus Trino e Uno acha-se somente na tradição judaico-cristã.
Esse conceito não
surgiu mediante a especulação dos sábios deste mundo, mas através da revelação
outorgada passo a passo na Palavra de Deus.
Em todos os escritos
dos apóstolos, a Trindade é implícita e tomada como certa ( Efésios 1:1 - PAULO,
apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso,
e fiéis em Cristo Jesus: )
( Efésios 1:2 - A vós graça, e
paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo! )
( Efésios 1:3 - Bendito o Deus
e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos
espirituais nos lugares celestiais em Cristo; )
( Efésios 1:4 - Como também
nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e
irrepreensíveis diante dele em amor; )
( Efésios 1:5 - E nos predestinou
para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de
sua vontade, )
( Efésios 1:6 - Para louvor e
glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, )
( Efésios 1:7 - Em quem temos
a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua
graça, )
( Efésios 1:8 - Que ele fez
abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência; )
( Efésios 1:9 - Descobrindo-nos
o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si
mesmo, )
( Efésios 1:10 - De tornar a
congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos,
tanto as que estão nos céus como as que estão na terra; )
( Efésios 1:11 - Nele, digo, em
quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o
propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade;
)
( Efésios 1:12 - Com o fim de
sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo; )
( Efésios 1:13 - Em quem também
vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa
salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da
promessa. )
( Efésios 1:14 - O qual
é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor
da sua glória. ); (I Pedro 1:2 - Eleitos segundo a presciência de
Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue
de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas. ).
Fica claro que o Pai, o
Filho e o Espírito Santo, existem eternamente como três Pessoas distintas, mas
as Escrituras também revelam a unidade dos três membros da Deidade.
As Pessoas da Trindade
têm vontades separadas, porém nunca conflitantes ( Lucas 22:42 - Dizendo: Pai,
se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a
tua.); ( I Corintios 12:11 - Mas um só e o mesmo Espírito opera todas
estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. ).
O Pai fala ao Filho,
empregando o pronome da segunda pessoa do singular: 'Tu és meu Filho amado; em
ti me tenho comprazido' (Hebreus 9:14 - Quanto mais o sangue de Cristo, que
pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as
vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo? ).
Declara que veio ‘não
para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou' ( João 6:38 - Porque eu
desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me
enviou. ) "
(HORTON, Stanley. Teologia Sistemática:
Uma perspectiva pentecostal. l.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, pp. 162-3).
Trindade
Do gr. trias, três;
do lat. trinitatem, grupo de três pessoas Doutrina bíblica segundo a qual a
divindade, embora uma em sua essência, subsiste nas Pessoas do Pai, do Filho e
do Espírito Santo.
Para conhecer mais, leia
Dicionário Teológico, CPAD, p.349.
II - 0 DEUS TRINO E UNO.
1. Uma questão crucial.
A
Bíblia mostra com clareza meridiana a divindade do Filho: "e o Verbo era
Deus" ( João 1:1 - NO princípio
era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. ).
Trata-se
de uma divindade plena e absoluta: (Colossenses 2:9 - Porque nele habita corporalmente toda a plenitude
da divindade;).
As
Escrituras afirmam também que o Espírito Santo é Deus: ( I Corintios 3:16 - Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o
Espírito de Deus habita em vós? ); e é também Senhor: "Ora, o SENHOR é
o Espírito" ( I Corintios 3:17 - Se alguém destruir o templo de Deus,
Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.), ARA).
Como
conciliar essa verdade com o monoteísmo ratificado pelo próprio Senhor Jesus? (
Marcos 12:29 - E Jesus
respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o SENHOR
nosso Deus é o único Senhor. )
(
Marcos 12:30 - Amarás,
pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo
o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. ).
Tal
não se trata de triteísmo, isto é, "três deuses", pois existe um só
Deus e Deus é um só ( I Corintios 8:6 - Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós
vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por
ele. ); ( Gálatas 3:20 - Ora, o medianeiro não o é de um só, mas Deus é
um. ).
A
única explicação é a Trindade.
2. A Trindade.
A
Trindade está presente na Bíblia desde o Antigo Testamento ( Gênesis 1:26 - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem,
conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves
dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se
move sobre a terra. ); (Gênesis 3:22 - Então disse o SENHOR Deus: Eis
que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda
a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente, ); ( Isaías
6:8 - Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem
há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. ).
O
Senhor Jesus apresenta o Pai e o Espírito Santo num tipo de relacionamento
"eu, tu ele" ( João 16:7 - Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não
for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. )
(
João 16:8 - E, quando ele vier,
convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. )
(
João 16:9 - Do pecado, porque
não crêem em mim; )
(
João 16:10 - Da justiça, porque
vou para meu Pai, e não me vereis mais; )
(
João 16:11 - E do juízo, porque
já o príncipe deste mundo está julgado. )
(
João 16:12 - Ainda tenho muito
que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. )
(
João 16:13 - Mas, quando vier
aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não
falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há
de vir. )
(
João 16:14 - Ele me glorificará,
porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar. )
(
João 16:15 - Tudo quanto o Pai
tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de
anunciar. )
(
João 16:16 - Um pouco, e não me
vereis; e outra vez um pouco, e ver-me-eis; porquanto vou para o Pai. ).
Antes
de sua ascensão ao céu, Jesus mandou que os discípulos batizassem ( Mateus 28:19 - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações,
batizando-os em nome
do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ).
Essa
é a passagem bíblica mais contundente em favor da Trindade.
Temos
aqui um conceito trinitário muito claro e vívido.
Trata-se
de um resumo da realidade divina ensinada durante seu ministério acerca de si
mesmo e do Pai ( Mateus 11:27 - Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o
Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o
Filho o quiser revelar. ) e do Espírito Santo (Mateus 11:28 - Vinde a
mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. ).
A Igreja, desde a antiguidade, resume essas passagens bíblicas
na fé em um só Deus que subsiste eternamente em três pessoas distintas.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"Trindade [Do
grego triasi do latim trinitatem, grupo de três pessoas] Doutrina segundo
a qual a Divindade, embora uma em sua essência, subsiste nas Pessoas do Pai, do
Filho e do Espírito Santo.
As Três Pessoas são
iguais nas substâncias e nos atributos absolutos, metafísicos e morais.
Apesar de o termo não
se encontrar nas Sagradas Escrituras, as evidências que atestam a doutrina são,
tanto no Antigo, como no Novo Testamento, incontestáveis.
A palavra Trindade
foi usada pela primeira vez, em sua forma grega, por Teófilo; e, em sua forma
latina, por Tertuliano.
O Credo Atanasiano
assim se expressa acerca da doutrina da Santíssima Trindade: 'Adoram os um Deus
em trindade, e a trindade em unidade, sem confundir as pessoas, sem separar a
substância"
(ANDRADE, Claudionor
Corrêa de. Dicionário Teológico. 8.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1999, p. 279).
III - AS
CRENÇAS INADEQUADAS.
1. Os monarquianistas dinâmicos.
Trata-se
de um movimento que surgiu após a metade do segundo século em torno do
monoteísmo cristão.
Tertuliano,
um dos líderes cristãos daquela geração, polemizou com eles, chamando-os de
monarquianistas (do grego, monarchia, "governo
exercido por um único soberano").
Eles
ensinavam que Jesus recebeu a dynamis,
"poder", em grego, por ocasião do seu batismo no rio Jordão; outros
afirmavam que Jesus se tornou divino por ocasião de sua ressurreição.
Todas
as ideias do movimento negavam a deidade absoluta de Jesus e contrariavam a
crença desde a Era Apostólica, que considerava Jesus "o verdadeiro Deus e
a vida eterna" ( I João 5:20 - E sabemos que já o Filho de Deus é
vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é
verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus
e a vida eterna. ).
Eles
são os ancestrais do arianismo.
2.
Os monarquianistas modalistas.
Esses são assim identificados porque
ensinavam que Deus aparece de modos diferentes.
Para eles, Deus aparece com a máscara
de Pai na obra criadora, com a máscara de Filho no seu nascimento e na
ascensão, e a partir daí aparece com a máscara de Espírito Santo.
Pai, Filho e Espírito Santo não são
três pessoas, mas três faces, semblantes ou máscaras.
É a doutrina unicista que nega a
Trindade.
Trata-se de um erro teológico crasso,
pois a Bíblia é clara na distinção dessas pessoas ( Mateus 3:16 - E,
sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e
viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. )
( Mateus 3:17 - E
eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. ); ( João 8:17 - E na vossa lei está
também escrito que o testemunho de dois homens é verdadeiro.), ( João 8:18 - Eu sou o que testifico
de mim mesmo, e de mim testifica também o Pai que me enviou.); ( II João 1:3 - Graça, misericórdia
e paz, da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo, o Filho do Pai, seja
convosco na verdade e amor. ).
O bispo Sabélio foi o principal
expoente dessa doutrina, por isso ela é conhecida como sabelianismo.
Seus herdeiros espirituais ainda estão
por aí.
O resumo teológico deles
é o seguinte: Deus é Jesus; no entanto, a Bíblia ensina que Jesus é Deus.
3.
O arianismo.
É o nome da doutrina formulada por
Ário e do movimento que ele fundou em Alexandria, Egito, no ano 318.
Sua doutrina contrariava a crença
ortodoxa seguida pelas igrejas desde o período apostólico.
Ário ensinava que o Senhor Jesus não
era da mesma substância do Pai; era criatura, criado do nada, uma classe divina
de natureza inferior, nem divina nem humana, uma terceira classe entre a
deidade e a humanidade.
A palavra de ordem de seus seguidores
era: "Houve tempo em que o Verbo não existia".
Mas o ensino bíblico sustentado pelas
igrejas desde o princípio afirma que o Filho é eterno ( Isaías 9:6 - Porque
um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus
ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da
Eternidade, Príncipe da Paz. ), pois
transcende a criação:
( Colossenses 1:17 - E
ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. ).
Subsidio TEOLÓGICO
"Arianismo
Heresia fermentada por
um presbítero do 4º século chamado Ário.
Negando a divindade de
Cristo, ensinava ele ser Jesus o mais elevado dos seres criados.
Todavia, não era Deus.
Por este motivo, seria
impropriedade referir-se a Cristo como se fora um ente divino.
Para fundamentar seus
devaneios doutrinários, buscava desautorizar o Evangelho de João por ser o
propósito desta Escritura, justamente, mostrar que Jesus Cristo era, de fato, o
Filho de Deus.
Os ensinos de Ário
foram condenados no Concílio de Niceia em 325"
( ANDRADE, Claudionor Corrêa de.
Dicionário Teológico. 8.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1999, p. 52 ).
IV -
RESPOSTA ÀS OBJEÇÕES ACERCA DA TRINDADE
1.Esclarecimento.
Os unicistas modernos
pregam que a doutrina da Trindade é uma invenção do Concílio de Niceia, por
ordem de um imperador romano pagão.
Mas esses movimentos
estão equivocados, pois mais de cem anos antes Tertuliano já havia formulado a
doutrina da Trindade.
Além disso, o tema do
referido Concílio, o Filho, reafirma a deidade de Jesus e a sua consubstancialidade
com o Pai.
O Credo não traz
informação alguma sobre o Espírito Santo.
O documento aprovado em
Niceia tornou-se ponto de partida, ao invés de ponto de chegada.
A controvérsia
prosseguiu por duas razões principais: a volta do arianismo e a indefinição
sobre o Espírito Santo.
2.A
definição de Tertuliano.
Ele foi o neologista da
Igreja que criou o termo “Trindade", na seguinte declaração: "Todos
são um, por unidade de substância, embora ainda esteja oculto o mistério da
dispensação que distribui a unidade numa Trindade, colocando em sua ordem os
três. Pai, Filho e Espírito Santo; três contudo, não em essência, mas em grau;
não em substância, mas em forma; não em poder, mas em aparência; pois eles são
de uma só substância e de uma só essência e de um poder só, já que é de um só
Deus que esses graus e formas e aspectos são reconhecidos com o nome de Pai,
Filho e Espírito Santo (Contra Práxeas, II).
Um só Deus, portanto, a
essência, a substância e o poder são um só; mas a diferença está no grau, na
forma e na aparência que chamamos de "pessoas" ( Mateus 28:19 - Portanto
ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do
Filho, e do Espírito Santo; ).
3.Formulação
definitiva da Trindade.
Isso só aconteceu no
Concílio de Constantinopla em 381, com base nos trabalhos de Atanásio que
combateram os arianistas e também os grupos contrários à doutrina do Espírito
Santo, como os pneumatomacianos e os tropicianos; e com base nas obras dos
chamados pais capadócios:
Basílio de Cesareia,
Gregório de Nissa e Gregório de Nazianzo.
O Credo Niceno-Constantinopolitano
reafirma o Credo de Niceia e define a divindade do Espírito Santo,
estabelecendo de uma vez por todas a doutrina da Santíssima Trindade.
SUBSÍDIO
TEOLOGICO
"Concílio de
Niceia e de Constantinopla Primeiro concílio ecumênico da história.
Convocado pelo
imperador Constantino, em 325, teve como objetivo solucionar os problemas que
dividiam a cristandade. Problemas esses causados pelo arianismo.
Buscando reafirmar a
unidade da Igreja, os participantes do concílio redigiram uma confissão
teológica, confirmando a ortodoxia doutrinária do Cristianismo.
Em 381, reuniram-se em Constantinopla
150 bispos, a pedido do imperador Teodócio I, com o objetivo de confirmar a
unidade da igreja no Oriente.
Terminado os trabalhos,
aquele segmento da cristandade livrava-se de mais de meio século de domínio
ariano"
(ANDRADE, Claudionor Corrêa de.
Dicionário Teológico. 8.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1999, pp. 88,89).
CONCLUSÃO
Diante do exposto, está claro que a
doutrina da Trindade é bíblica e está presente desde o Gênesis até o
Apocalipse.
Eu, Daniel B de Lima, agradeço a
todos do grupo da EBD do Whatsaap, que me ajudaram a preparar esta lição, para
o crescimento do povo de Deus, pois Honra, Glória, Poder e Majestade pertence a
Jesus.
Deus os abençoe...
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